Homem em busca do sentido da vida

Como evitar querer ser sempre perfeito

Otimize-se. Por trás disso estão, na verdade, questões como: Quem sou eu? O que eu quero? Como posso fazer o melhor uso possível do meu potencial e maximizar minhas oportunidades?

Perguntas muito inteligentes para as quais você certamente não é o único procurando respostas. Numerosos workshops, ofertas de autoconsciência e conselheiros psicológicos querem ajudá-lo a descobrir quem você realmente é – e, claro, a melhorá-lo também.

A auto-otimização, o esforço para obter o melhor de si mesmo, está na boca de todos. Você sabe que o presente oferece mil possibilidades. Teoricamente. É por isso que você está determinado a tirar o máximo proveito de sua existência. Porque só então, um consenso aparentemente não falado, você pode levar uma vida consciente e plena. E é claro que você realmente quer isso. Afinal, você só tem uma coisa. Sua vida favorita deve ser perfeita, por favor.

Eu mesmo irei mostrar a você várias maneiras no soulsweet de como você pode aumentar sua felicidade , reduzir seu estresse e desenvolver seu potencial. Isso pode facilmente levar a um mal-entendido. É por isso que este artigo é tão importante para mim. O que você não deve esquecer de toda essa coisa de otimização: a felicidade não depende de uma vida objetivamente perfeita. ( Aqui  você descobrirá cerca de 3 possíveis caminhos errados em sua busca pela felicidade.) Sem dúvida, todos estão forjando sua própria felicidade: Você pode fazer muito para torná-lo mais e mais feliz. No entanto, isso não significa que você pode forçá-lo procurando receitas secretas que irão otimizar você e todas as áreas de sua vida!

Este artigo, portanto, pretende evitar que você caia na mania de auto-otimização, agora quase socialmente prescrita, que permite que você supere seu desejo real de uma vida plena . E ajudá-lo a encontrar um meio saudável de trabalhar consigo mesmo que abra o caminho para sua própria felicidade pessoal.

Auto-otimizadores observam, medem, disciplinam – e melhoram?

A tendência de avaliar, comparar, otimizarNós todos temos. Acho que hoje a orientação competitiva pode ser sentida em quase todas as áreas da vida. E começa muito cedo na vida. Pense na escola. Imagine Josephine, de 9 anos, que escreveu 2+ em matemática. Em vez de ficar feliz com isso, o primeiro olhar dela vai para a pessoa sentada ao seu lado, Jens. Só assim, ela pôde ver de relance o bilhete dele: 1-. E então a euforia com sua boa nota se foi. No próximo trabalho de matemática, definitivamente serei melhor do que Jens, ela pensa. E se ela não pensa assim, então seus pais, que realmente só querem o melhor para seu filho. A continuação do curriculum vitae dá-se no decorrer dos estudos: Mais uma optativa, um semestre no estrangeiro, vários estágios de renome. Para ser capaz de fazer tudo isso, o seguinte é devidamente otimizado: Sobre a estratégia de aprendizagem. Na gestão do tempo. Sobre autogestão. Porque tudo parece possível com isso. Mais eficiente no trabalho? Sempre funciona! Ainda mais bonito ou mais ajustado? Mesmo se você usar apenas os aplicativos de fitness certos, selecione os melhores programas nutricionais e documente diligentemente …

Menina bem alta
Menina bem alta

Bem-vindo à era da auto-otimização

Você não está ciente de que está se colocando sob pressão com essa mentalidade de eficiência, precisamente porque todo mundo faz isso. As possibilidades de medir, observar e analisar a si mesmo tornaram-se quase ilimitadas devido ao rápido progresso da digitalização e da tecnologia. Parece que não há nada que seu smartphone não possa fazer. Não importa se você está contando seus passos ou suas calorias, medindo sua qualidade de sono ou seus batimentos cardíacos. Com apenas um clique, quase todas as informações imagináveis ​​sobre você estão disponíveis para você. Então, por que não usar esse conhecimento extra?

Observar-se e trabalhar sobre si mesmo certamente não é novidade. Achei muito empolgante quando descobri que já existiam essas tentativas nos tempos antigos. Foram encontrados protocolos e documentos antigos que indicam que os antigos também observavam muito de perto o que estavam fazendo. E claro que isso é bom, porque a regra é: autorreflexão? Sim por favor!

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No entanto, esse foco no ego alcançou uma dinâmica inimaginável que agora quase se superou: o protótipo do indivíduo moderno vivendo em uma época de culto à consciência . Todos se esforçam para ter consciência de tudo: comer conscientemente, respirar conscientemente, tomar decisões conscientes, relaxar conscientemente. Em nossa sociedade, corremos o risco de que a consciência e a conscientização se tornem uma estratégia de vida profissional e legal. A principal prioridade para o autocontrole é! E, pior ainda: na pior das hipóteses, você faz com que sua autoestima dependa de ter alcançado os objetivos que seu aplicativo de condicionamento físico mostra.

Sentimentos de impotência são estresse incontrolável que você gostaria de evitar

Você tem boas razões para estar totalmente ciente de sua vida e querer controlá-la na próxima etapa. Há uma explicação simples de que você geralmente prefere a previsibilidade à incerteza, especialmente sobre sua própria vida. Controle e segurança estão entre as necessidades básicas elementares que todas as pessoas compartilham.

Assim que você percebe que não está completamente no controle das coisas que afetam diretamente você e sua vida, você fica nervoso. Se então ocorrerem experiências negativas, você se sentirá indefeso e exposto à suposta arbitrariedade da vida. Ser capaz de influenciar o que está acontecendo em sua vida é uma parte fundamental do seu bem-estar. Se esta necessidade de exercer influência for violada, sua campainha de alarme toca, porque a incontrolabilidade leva à impotência e ao desamparo. O mesmo se aplica quando todos indicam em voz alta que você pode moldar sua vida de maneira maravilhosa e independente. Então, se você não fez o melhor possível, a culpa é sua. Outra coisa desagradável que você não quer sentir. Porque quem quer ser culpado por não ter aproveitado todas as oportunidades ?!

Claro, como todas as pessoas que se sentem assim, você tenta colocar esses sentimentos de lado.

O resultado: Cuidado, armadilha de auto-otimização!

Ou melhor: fazer tudo com antecedência para que não ocorram situações que não podem ser influenciadas. E, neste ponto, muitas vezes existem equívocos e a falácia de que o encenamento perfeito e a auto-otimização podem fazer algo contra essas avaliações incontroláveis ​​ou supostamente negativas de seu ambiente que são avaliadas como negativas e ameaçadoras.

Na verdade, porém, você deve simplesmente resignar-se ao fato de que há coisas fora de seu controle. Mas, uma vez que é ensinado em todos os lugares que você só tem uma vida única e que deve usá-la da melhor forma possível, a armadilha da auto-otimização se abre exatamente neste ponto: aqui se escondem as expectativas utópicas de uma vida perfeita, porque supostamente completamente controlável .

Perfeito = mais feliz?

A exigência de si mesmo torna-se especialmente problemática quando você está convencido de que o mundo está aos seus pés com um eu perfeito: você teria o emprego dos seus sonhos, o parceiro de vida ideal, a propriedade mais linda do mundo, os melhores amigos – se você aqui e isso seria um pouco melhor. Porque então você atribuirá todo fracasso à insuficiência que experimentou, o que, é claro, o torna tudo menos feliz. Quanto mais você se esforça pela perfeição, mais inadequado você é ou se sente.

Auto-otimização como caminho para a felicidade? A dose faz o veneno!

Por favor, não me entenda mal: a crença fundamental de que você pode mudar alguma coisa e se considerar autossuficiente é desejável e importante!

Definitivamente, você não é uma marionete, nem um brinquedo de influências e forças externas, mas pode e deve influenciar e moldar ativamente sua vida. Fico feliz em ajudá-lo!

No entanto, isso não significa ficar louco com tudo e qualquer coisa e querer controlar tudo. Às vezes, é sensato apenas aceitar as coisas e se preocupar menos. Isso também se aplica a você.

É claro que a auto-observação, o autoconhecimento e a autorreflexão são componentes indispensáveis ​​de todo desenvolvimento e desenvolvimento posterior da personalidade e, portanto, de uma vida plena e satisfatória de longo prazo. No entanto, isso não significa uma autoavaliação de 24 horas, na qual ideias de autoaperfeiçoamento são geradas a cada minuto.

A autoconsciência permanente geralmente causa mais danos do que ajuda, porque sua atenção é na verdade muito mais limitada do que você provavelmente pensa: se você se concentrar forte e conscientemente em algo, geralmente funciona muito pior do que se você o fizer automaticamente e intuitivamente. Pensar demais pode, portanto, ter um efeito negativo. Na ciência cognitiva, isso é chamado de  efeito paradoxal do pensamento . Quanto mais você se concentrar mentalmente, piores serão os resultados. Claro, isso nem sempre se aplica, mas com mais frequência do que você pensa! Se você conseguir deixar o assunto de lado e desligar, uma boa ideia ou solução de problema surge de repente.

Outro exemplo, que você provavelmente já viu, em que atenção demais faz mal, é a dor. Se você direcionar sua atenção para ele e pensar continuamente sobre seu sofrimento, a dor não diminui, mas aumenta. Da mesma forma, muita autoconsciência pode ser prejudicial. O foco exagerado em si mesmo, no controle e na eficiência bloqueia você, impede você de entrar no fluxo e de sentir momentos felizes.

Menina feliz
Menina feliz

O que isso significa para você agora?

É claro que isso não significa que você deva viver ingenuamente até o dia seguinte, nunca pensar sobre suas decisões, erros e acertos e não ter desejos de maior desenvolvimento e autoaperfeiçoamento. Afinal, todo mundo tem isso. Há muito a ser dito sobre a auto-otimização:

  • Medir a si mesmo motiva você.
  • O sucesso é um incentivo e te faz feliz.
  • A introspecção cria um senso de identidade. Você se conhece melhor, vive mais conscientemente.
  • A auto-otimização pode treinar você para a autodisciplina, o que é mais do que útil com a superabundância de ofertas de hoje.

A única coisa importante em tudo isso é que você – como com muitas outras coisas – consiga encontrar um meio-termo saudável.

Auto-otimização SIM, mas por favor com senso de proporção!

Certifique-se de não exagerar em termos de controle e auto-otimização e de que não haja “overdose”. Porque isso inibe sua espontaneidade e muitas vezes tem um efeito contraproducente na vida cotidiana. Lembre-se sempre: se você levar a otimização mental muito a sério, conseguirá exatamente o oposto. Auto-otimização SIM, mas por favor com senso de proporção!

Se você fosse mais propenso a se considerar entre aquelas pessoas que têm grande necessidade de autocontrole, tenho uma tarefa para você aqui: Resolva-se a ser espontâneo.

É certo que este pedido é um pouco paradoxal :-). Em princípio, trata-se simplesmente de aproveitar os momentos livres ou criar a si mesmo em que você possa se desligar completamente. Quando eu desligo completamente, quero dizer tempo que não precisa ser “usado”. Em vez disso, você simplesmente se permite uma pausa de si mesmo e de seus pensamentos egocêntricos. Seja ouvindo música, praticando esportes ou ioga, ou simplesmente entrando em um ônibus e vendo onde isso o deixa sair. O principal é que você não tem expectativas em relação a si mesmo ou ao trabalho. ( Você pode encontrar mais algumas inspirações aqui.) Experimente, vale a pena e protege você de cair na armadilha da auto-otimização. Quanto mais você se concentra nele, mais o sapato pressiona ;-).

Se você achar o assunto empolgante, posso recomendar o maravilhoso livro Healthstyle 2 l Uma tendência está crescendo: A era dos auto- otimizadores, de Corinna Mühlhausen e Peter Wippemann. Você pode encontrar   aqui .

Estou muito curioso sobre seus comentários e sugestões: Como você consegue obter o equilíbrio certo entre “otimizar-se” e deixar a vida viver? Qual é a sua dica para bagunçar os drogados, cuja mania pela perfeição os deixa mais infelizes do que realmente pretendiam ???

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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