Menina em espectro

Como manter a gratidão durante toda a vida

Admito que a recomendação soa como uma lição de acusação da época da vovó:  mostre mais gratidão e finalmente aprenda a valorizar o que você tem! 

E ainda há muito nesta chamada. Está ligado a algo que todos desejamos profundamente em nossos corações: reconhecimento e apreço. E a gratidão também tem um bom efeito colateral: é uma das garantes da felicidade.

Você se pergunta o que gratidão tem a ver com felicidade? Neste artigo você aprenderá porque é o melhor e ao mesmo tempo o mais nobre caminho para uma vida feliz e plena. Pesquisei vários estudos para você. Você ficará surpreso com o efeito que a gratidão tem. Além disso, no final do dia, darei a você dois exercícios à prova de balas com os quais você poderá receber com segurança a gratidão e a felicidade em sua vida cotidiana a partir de amanhã. Certifique-se de verificar o vídeo no final – é fantástico.

Então vamos começar …

O que é gratidão?

Você se lembra da última vez em que foi grato?

E com isso não quero dizer um simples “obrigado” quando alguém lhe entregou a geléia ou fez qualquer outro favor. Quando criança, seus pais lhe diziam para dizer sempre “por favor” e “obrigado”?

Ótimo, então você se tornou uma pessoa educada!

No entanto, não é dessa gratidão de que falamos hoje. A gratidão a que me refiro não é uma indicação de boas maneiras e um bom berçário, mas pode ser descrita como um tipo de atitude perante a vida , uma atitude . No qual você então sente uma sensação de calor e conforto em seu estômago.

Gratidão é o sincero apreço e apreço por uma condição ou afeto que você recebeu de outra pessoa.

Claro, você também pode sentir uma gratidão sincera e honesta por algo material, por qualquer presente. No entanto, é uma gratidão imaterial da qual você se beneficia a longo prazo – que expressa e cultiva uma atitude positiva em relação à vida, por exemplo, quando você é grato por estar saudável. Ou que você tem um ótimo emprego ou uma família maravilhosa. A gratidão pode então ser descrita como sua atitude interior com a qual você percebe ou encontra coisas e pessoas.

Menina muito pensativa
Menina muito pensativa

A gratidão genuína não está vinculada a nenhuma condição, recompensa ou bônus (se então). Mas ainda mais valioso por isso! Porque a gratidão pode realmente mudar sua vida – para melhor, é claro. Quem é grato experimenta um profundo sentimento de alegria na existência, frugalidade e felicidade. Você não acredita em mim? Então continue a ler 🙂
(Se você são geralmente perguntando como você pode se tornar mais feliz, eu ter recolhido 12 estratégias de felicidade que você pode usar para si mesmo e sua vida.)

A gratidão vale a pena para você? A ciência diz algo sobre SIM!

Com o advento da psicologia positiva, a ciência moderna lidou intensamente com o fenômeno da gratidão. A gratidão realmente afeta nossa saúde e bem-estar? Em caso afirmativo, como isso pode ser explicado? Desde então, uma grande variedade de pesquisadores e instituições realizaram numerosos estudos sobre essas e outras questões. Em quase todos os estudos, pode-se confirmar: Sim, a gratidão faz alguma coisa!

A gratidão como atitude básica, como atitude interior perante a vida, tem inúmeros efeitos positivos na sua saúde, no seu cérebro e na sua satisfação com a vida. Resumi as descobertas mais importantes para você aqui:

1. A gratidão te faz feliz e saudável

Em um experimento simples, Robert Emmons e Michael McCullough (2003) designaram aleatoriamente 192 alunos a um de três grupos diferentes. Nesses grupos, os sujeitos receberam instruções diferentes nas 10 semanas seguintes: as pessoas do grupo de gratidão foram solicitadas a refletir por alguns minutos, uma vez por semana, sobre o que eram gratas em suas vidas; Pessoas no grupo de raiva sobre o motivo de sua raiva; As pessoas no grupo do evento devem apenas pensar sobre as coisas que aconteceram naquela semana. Além disso, eles devem registrar a frequência dos estados relacionados à emoção vividos na semana anterior, como calma, interesse, gratidão, estresse ou raiva. Além disso, foram registradas informações sobre queixas físicas (como dor de cabeça ou dor de garganta). Os sujeitos do teste também declararam com que freqüência eles estavam dispostos a garantir ajuda e apoio a outras pessoas se eles fossem solicitados a fazê-lo. O resultado do experimento surpreendeu até os cientistas: em comparação com os outros dois grupos, o grupo de gratidão mostroumenos desconforto físico , era mais ativa nos esportes e mais otimista em relação às expectativas para a semana seguinte. (Você também pode descobrir como você pode desenvolver uma atitude mais otimista aqui .) Além disso, o grupo de gratidão revelou ter um nível mais alto de estados afetivos positivos do que os outros dois (um método maravilhoso que fortalece seus sentimentos positivos, tenho em este Artike l descrito para você.) a Dankbarkeitsintervention impactado além benéfico para o comportamento pró-social,de membros do grupo: Em questionários, eles afirmaram que haviam apoiado outras pessoas com mais frequência com problemas pessoais. 

2. A gratidão fortalece seu coração e diminui seus níveis de estresse

Em um estudo de 2015 realizado por uma grande equipe de pesquisadores da América, foi demonstrado que a gratidão diminuiu o risco de um ataque cardíaco , enquanto aumentou a variabilidade da frequência cardíaca (se você quiser ler o estudo, clique aqui) A variabilidade da frequência cardíaca descreve até que ponto você é capaz de alterar a frequência de seu ritmo cardíaco. Mesmo que muitas vezes você tenha a sensação de que seu coração está batendo em um ritmo constante, exatamente o oposto é o caso. Mesmo quando você está em repouso, você pode observar mudanças espontâneas no tempo entre os batimentos cardíacos. Em um organismo saudável, a frequência cardíaca é ajustada aos requisitos atuais o tempo todo: quando você se esforça e está muito ativo, como durante os exercícios, sua frequência cardíaca aumenta, de modo que seu coração começa a palpar ou até mesmo disparar. Por outro lado, quando você relaxa, seu batimento cardíaco desacelera novamente. A variabilidade suficiente da frequência cardíaca é, portanto, uma expressão de um alto nível de adaptabilidade às necessidades externas e, portanto, uma indicação de saúde. Por outro lado, pessoas com variabilidade limitada da freqüência cardíaca trabalham apenas em áreas estreitas e são rapidamente oprimidas por grandes flutuações na vida. O estresse rapidamente os leva ao limite de sua capacidade de regular. Se o coração não consegue mais se adaptar com flexibilidade às cargas externas e internas, é provável que doenças como problemas cardíacos, hipertensão ou depressão se desenvolvam a longo prazo. O estresse rapidamente os leva ao limite de sua capacidade de regular. Se o coração não consegue mais se adaptar com flexibilidade às cargas externas e internas, o desenvolvimento de doenças como problemas cardíacos, hipertensão ou depressão é provável a longo prazo. O estresse rapidamente os leva ao limite de sua capacidade de regular. Se o coração não consegue mais se adaptar com flexibilidade às tensões externas e internas, o desenvolvimento de doenças como problemas cardíacos, hipertensão ou depressão é provável a longo prazo.

Menina com olhos fechados
Menina com olhos fechados

A pesquisa de Martin Seligman e Tracy Stehen, da Universidade da Pensilvânia, foi capaz de mostrar que a gratidão torna você ainda mais resistente ao estresse : Pessoas agradecidas foram capazes de reduzir o estresse percebido e também foram mais resistentes a doenças mentais em geral (se você quiser saber se o seu nível de estresse pessoal na vida cotidiana é muito alto, tenho um artigo adequado para você aqui.)

3. Gratidão ajuda com problemas de sono

Este, por sua vez, é o resultado dos estudos de um dos pesquisadores da gratidão mais famosos do mundo, Alex M. Wood, da Universidade de Manchester. Ele e sua equipe de pesquisa foram capazes de mostrar que pessoas gratas dormem melhor e mais profundamente e também  adormecem com mais facilidade . Em comparação com os grupos de controle, os participantes do estudo de recompensa sofreram significativamente menos de distúrbios do sono  e, portanto, tiveram um desempenho total ( aqui para saber mais sobre).

Abrindo espaço para a gratidão – 2 exercícios que o ajudarão a cultivar a gratidão

Infelizmente, o problema com a gratidão é o seguinte: em sua agitada vida cotidiana, muitas vezes você não lhe dá tempo suficiente para que todos os seus grandes efeitos funcionem em você.

Você provavelmente é como muitas outras pessoas: na vida cotidiana, o negativo está mais em primeiro plano. É fácil ignorar as coisas positivas e os dons da vida. Você também dá como certo a maior parte do que experimenta ou do que acontece com você – especialmente quando se repete.

Freqüentemente, primeiro precisamos de um tapa na cara no verdadeiro sentido da palavra, que nos confunde a tal ponto que inevitavelmente não percebemos mais as coisas cotidianas que são consideradas naturais.

Você deve realmente sentir essa gratidão, que surge em tais situações, todos os dias (ou pelo menos significativamente mais frequentemente do que trimestralmente) – isso garantiria uma porção extra de joie de vivre. A gratidão pode ser comparada aos seus músculos – infelizmente, temos que dizer neste ponto. Se não for exercitado regularmente, ele cairá. Para que isso não aconteça com você, eu coloquei duas grandes e extremamente eficazes exercícios para você, com o qual você pode fortalecer sua gratidão, tanto no curto prazo e no longo prazo.

O exercício dos 5 dedos: um agradecimento com cada dedo

O primeiro método maravilhoso e incrivelmente simples que gostaria de apresentar a você vem da psicóloga Elsbeth Martindale. A melhor parte: você não precisa de nada além da sua mão! O exercício pode, portanto, ser realizado perfeitamente a qualquer hora e em qualquer lugar e nunca deixa de ter um efeito!

Elsbeth Martindale recomenda: “Se você está mais uma vez insatisfeito ou precisa de um pequeno chute motivacional, apenas conte os dedos e lembre-se de coisas bonitas, satisfatórias e encorajadoras em sua vida …”

Dedo mindinho:
diga uma coisa pela qual você é profundamente grato em sua vida.

Dedo anelar:
lembre  se de uma época e de uma pessoa que você ama ou amou do fundo do coração, assim como de outras pessoas que são muito importantes para você.

Dedo médio:
pense em algo que você fez por outra pessoa que o faz se sentir bem. Pense em com quem repetir isso. O melhor de tudo hoje 😉
Indicador:
aponte para algo bonito na natureza. Procure e encontre algo em seu ambiente que o inspire e entusiasme.

Polegar para cima (😉): diga
algo de que você se orgulha. Mostre-se um dos seus pontos fortes e / ou talento – e tenha orgulho de si mesmo!
Para que você possa memorizar melhor as perguntas, criei uma planilha especialmente para você, que você pode simplesmente baixar :-).

A carta de agradecimento

Para este exercício, você precisará de uma caneta e um pedaço de papel, além de você e sua mão. Você também deve permitir-se pelo menos 15 minutos sem ser perturbado.

Quando estiver pronto, feche os olhos e pense em alguém de quem você gosta. Quem mudou você para melhor e a quem você ainda não agradeceu por isso.

Agora pegue a folha de papel e a caneta e comece: Escreva uma carta para essa pessoa expressando sua gratidão. Tente ser o mais específico possível: o que exatamente essa pessoa fez? Como isso mudou sua vida de forma positiva? Você não precisa escrever um romance – 200-400 palavras bastam. E se você estiver no fluxo da escrita, deixe-o sair e goste de escrever mais. O que for mais adequado para você. Se desejar, sinta-se à vontade para incluir por que está escrevendo esta carta e como está se saindo.
Assim que terminar a carta, entre em contato com a pessoa e diga-lhe que gostaria de vê-la – mas não diga a ela especificamente por que ou do que se trata. Quando chegar a hora e você ver a pessoa, tome um tempo e leia a carta para ela. Certamente exigirá muito esforço e será estranho da primeira vez – mas tente ler a carta mesmo assim. Se não for possível encontrar a pessoa em um futuro próximo, você pode ler a carta para ela por telefone ou, se necessário, enviá-la para ela.

Sonja Lyubomirsky e colegas (2011) descobriram em um estudo que apenas escrever uma carta sem nem mesmo entregá-la ou enviá-la dá um verdadeiro impulso de felicidade.

Achei um ótimo vídeo sobre a carta de agradecimento e seus efeitos que você definitivamente deveria conferir !!! Isso me tocou muito e você verá que imediatamente tem vontade de começar a escrever :-).

Espero ter conseguido convencê-lo neste artigo de que definitivamente vale a pena você dar à gratidão mais tempo e espaço em sua vida cotidiana no futuro. A melhor coisa a fazer é tentar ambos os meus métodos diretamente uma vez (para o melhor efeito, o primeiro é melhor todos os dias por pelo menos 1 semana – pense em construir músculos 😉) e escreva para mim como você se deu com eles e o que você pensa neles. Aguardo suas sugestões e comentários. E lembre-se sempre:

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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