10 Exercícios para melhorar seu humor rapidamente

Você está se perguntando como pode lidar com o estresse e os pensamentos negativos de uma forma “cotidiana”? Como você sai de um baixo nível emocional o mais rápido possível?

Tada, aqui está! Neste artigo, vou apresentar a você 10 exercícios de incorporação que podem ser usados ​​de uma forma muito relaxada. Você não precisa de muito tempo, nem precisa estar em nenhum lugar específico. Você verá que lidar com o estresse pode até ser divertido na vida cotidiana! Porque os exercícios físicos são verdadeiros impulsionadores da energia e do bom humor que dissipam as preocupações e as tensões de uma forma muito natural!

Mulher alegre
Mulher alegre

Como seu corpo e seu humor afetam um ao outro

Você já prestou atenção à sua postura quando está de mau humor ou estressado ? No verdadeiro sentido da palavra, você “pendura” praticamente lá: sua coluna está torta, sua cabeça e ombros pendurados em direção ao chão e você mal consegue respirar.

Mas fica pior – e é isso que você provavelmente notará: isso automaticamente o faz pensar negativamente, você é pessimista e preto no branco. E não é incomum você agir desfavoravelmente e tudo que você enfrenta parece dar errado.

Mas como é quando você está de bom humor e feliz? Então você está ereto, sua coluna está reta e seu queixo se endireita sozinho. Você pode ver o que está acontecendo ao seu redor muito melhor, você fica mais atento e pode respirar profundamente.

Isso anima e inspira seu pensamento. Você fica mais calmo, mais relaxado e reage com muito mais calma .

Muitos médicos e neuropsicólogos estão atualmente lidando exatamente com essa conexão. Eles resumiram suas descobertas sob o termo abrangente incorporação. Em última análise, este termo descreve a estreita conexão e relacionamento mútuo entre seu corpo e seus sentimentos (e pensamentos).

Se você quiser saber mais sobre essa conexão emocionante, posso recomendar fortemente esta palestra de Maja Storch. Eu mesmo ouvi em uma convenção. É salpicado com muitos exemplos práticos e aproxima você da história da incorporação de uma forma atraente. Um pequeno aviso: a palestra dura 60 minutos. Mas vale a pena – palavra de honra dos índios.

O que isso significa para você e como você pode usar o conhecimento da interação entre corpo e emoções na prática?

Muito simples: alterando a ordem.

Não deixe seu estado de espírito afetar seu corpo como no exemplo acima.

Use esta conexão e influencie seu humor através de seu corpo!

Na verdade, existem exercícios físicos muito simples com os quais você pode melhorar seu bem-estar, sua maneira de pensar e suas ações em questão de segundos, quase com o apertar de um botão. Antes de apresentar uma seleção desses exercícios, vamos dar uma olhada rápida em seu cérebro milagroso para que você possa entender por que funciona. Na melhor das hipóteses, isso o motivará a começar a fazer os exercícios imediatamente.

O que seu supercérebro pode fazer

O sistema nervoso é composto pelo cérebro (também chamado de sistema nervoso central) e por todas as vias nervosas que direcionam os estímulos e impulsos vindos do cérebro para todas as partes do corpo. Nos músculos, vasos sanguíneos e órgãos (também conhecidos como sistema nervoso periférico). Todos os tratos nervosos em seu cérebro formam uns inacreditáveis ​​5,8 milhões de quilômetros de comprimento.

Isso corresponde a 145 vezes a circunferência da Terra!

Inconcebível, não é?

Em seu próprio cérebro, você pode distinguir aproximadamente 3 áreas:

  • seu cérebro, o centro de sua consciência, sua percepção, seu pensamento e ação,
  • o diencéfalo, no qual surgem seus sentimentos como alegria, mas também medo e dor,
  • e o cerebelo, importante para o equilíbrio e a coordenação dos movimentos.

Todas essas funções estão inter-relacionadas. É assim que seu humor e sentimentos surgem da interação de seu sistema nervoso.

A informação é passada diretamente do corpo para o cérebro. É por isso que você pode influenciar seus sentimentos por meio de sua postura. E faça uso das complicadas interconexões entre seu cérebro e seus 5,8 milhões de vias nervosas com exercícios físicos direcionados!

Se você atribuir ao seu cérebro uma tarefa amigável sobre o seu corpo, ela será realizada em segundos por meio de seus tratos nervosos e neurônios. E então chega ao seu centro emocional no cérebro, onde faz você se sentir melhor emocionalmente e mentalmente.

Você gostaria de experimentar? Então faça isso com estes exercícios.

Mulher realizada
Mulher realizada

10 exercícios de emergência para estresse, raiva e mau humor

Os exercícios levarão você no máximo um minuto. Às vezes, apenas alguns segundos. Você pode fazer isso em qualquer lugar. De pé, sentado ou caminhando, de manhã, durante o dia ou à noite, no escritório ou no carro, sozinho ou no meio de pessoas.

Há um problema: para que os exercícios desenvolvam seus efeitos positivos, é importante praticar, praticar, praticar. Porque apenas quando você faz algo cerca de mil vezes, isso é finalmente e firmemente ancorado em seu sistema nervoso, de modo que você pode chamá-lo a qualquer momento.

Exercício 1: cabeça para cima e peito para fora

Você certamente conhece a frase “Anime-se” quando quer dar conforto e esperança a outras pessoas. Parece que sabemos intuitivamente que essa postura é boa para você – mental e emocionalmente.

Então: levante a cabeça. Deixe que a coluna cervical se estique e levante um pouco o queixo. É melhor começar pela manhã e continuar durante o dia. Mas especialmente quando você percebe que um mau humor está se aproximando.

É por isso que funciona:

Os órgãos dos sentidos mais importantes estão localizados no rosto: nariz, olhos, boca e ouvidos. Ao manter a cabeça erguida, você expande sua percepção sensual. Também alonga o pescoço e a garganta e ajuda a respirar melhor.

É ainda melhor se você combinar tudo com “seio para fora”. Seus ombros e coluna torácica irão ajudá-lo com isso. Estenda seu esterno em direção ao céu e abra. Principalmente quando você se sente desanimado e pequeno. Imagine que você é um atleta e acaba de ganhar uma medalha que deseja exibir com orgulho. Se você tirar esse “seio medalhão” da postura, a área do seu peito aumentará e você poderá absorver melhor o oxigênio. Isso, por sua vez, tem um efeito positivo em seu cérebro / pensamento e humor.

Exercício 2: agite-se livremente

Fique de pé com as pernas abertas e sacuda-se para cima e para baixo.

Imagine como você vai se livrar de todo estresse, preocupações e tensão.

Não há certo ou errado. Se você sacode o corpo todo vigorosamente, ou primeiro suas mãos, depois seus braços e se movendo cada vez mais para baixo a partir da parte superior do corpo, isso depende de você.

Faça exatamente da maneira que achar melhor para você. E tão longo e intenso quanto você precisar.

moça feliz e realizada
moça feliz e realizada
É por isso que funciona:

Ao sacudir os músculos, você pode se soltar e sua energia pode fluir livremente novamente. Ao fazer isso, você não apenas libera as tensões externas – mas também as internas. Abandone a obstinação e aspereza e torne-se livre e aberto para coisas novas e positivas.

Exercício 3: acenando

Levante o antebraço, endireite os dedos e apenas mexa o pulso.

Acene, acene.

Primeiro com a direita. Depois com a esquerda.

Idealmente, a primeira coisa pela manhã com seu reflexo no espelho.

Beam para você e acene para você. Você vai ficar feliz e começar bem o dia.

É por isso que funciona:

Se alguém acena para você, é um gesto amigável. Ele ou ela lhe envia saudações e tem boas intenções com você. Movendo-se, os músculos de todo o braço são mais bem supridos com sangue. Isso é transmitido ao seu cérebro também.

Ele se concentra na coordenação do movimento da mão (mesmo que o movimento pareça totalmente simples para você): não há espaço para pensamentos pessimistas. Você notará como um sentimento relaxado e alegre se espalha dentro de você.

Portanto: acene para a felicidade.

Exercício 4: faça o jumping jack

Você provavelmente se lembra disso da sua infância.

O macaco saltador. Novo Jumping Jack alemão.

Caso você tenha se esquecido de como fazê-lo: você fica em uma posição ereta, seus pés estão próximos um do outro, seus braços estão próximos ao seu corpo, suas palmas estão voltadas para frente.

E agora vamos começar a pular. Pule e abra as pernas para os lados, com calma, um pouco mais do que a largura dos ombros. Ao mesmo tempo, você levanta os braços até que as mãos se toquem acima da cabeça.

Então você volta para a posição inicial.

É por isso que funciona:

Durante o exercício, todo o seu corpo fica maravilhosamente grande e largo: os braços e as pernas ficam retos, a cabeça e as costas ficam retas.

Pular e pular também cria uma maravilhosa sensação de leveza. Não é à toa que as crianças adoram essa sequência de movimentos.

Então, dê um exemplo e recarregue suas baterias com alegria e energia.

Oh, a propósito, você pode sorrir para os polichinelos também! O que nos leva ao próximo exercício.

Casal na floresta
Casal na floresta

Exercício 5: sorrir

Espero que saiba fazer isso: solte os lábios, abra um pouco a boca e puxe os cantos da boca para cima.

Melhor fazer de novo imediatamente!

É ideal se você se olhar no espelho enquanto faz isso. Aposto que você vai parecer muito diferente em um momento.

Imagine esse sorriso atingindo todas as partes do seu corpo, aquecendo e fazendo você brilhar.

Deixe tudo sorrir em você e dentro de você.

É por isso que funciona:

O movimento relaxa as articulações da mandíbula e todo o rosto. Este relaxamento muscular chega ao cérebro ou ao centro emocional através dos inúmeros nervos faciais, onde garante o relaxamento mental e a produção dos hormônios da felicidade.

Sorrir pode abrir o coração – o dos outros, mas também o seu!

Exercício 6: endireite a coluna  

Faça-se tãããão longo. A melhor coisa a fazer é esticar os braços e as pernas o mais longe possível de você.

Seja sentado, deitado ou em pé: alongue-se e endireite-se. Principalmente depois de se levantar ou durante o intervalo para o almoço, você recarregará as baterias.

É por isso que funciona:

Quando vocês estão agrupados, seu cérebro recebe o sinal: tudo pequeno, tudo em segundo plano. Você se sente miserável e assustado.

Se, por outro lado, você se torna grande e largo, seus nervos transmitem o sinal ao seu cérebro: “Estou presente e me sinto autoconfiante”. Em nenhum momento você sentirá uma atitude diferente em relação à vida.

Exercício 7: Você gostaria de uma pequena massagem na cabeça?

Use os dedos de uma ou ambas as mãos para massagear o couro cabeludo.

Com prazer e devagar, da testa à nuca.

Por exemplo, você pode fazer pequenos movimentos circulares com a ponta dos dedos. Ou círculos maiores.

Aplique pressão suficiente para sentir algo, mas não para se sentir desconfortável ou mesmo para doer. A melhor coisa a fazer é fechar os olhos. Então você pode ir melhor em uma jornada de descoberta e descoberta.

É por isso que funciona:

Ao tocar, você sinaliza ao seu corpo, mas especialmente à sua cabeça, que ele pode relaxar. Isso aumenta a liberação do hormônio oxitocina. O resultado: uma agradável sensação de confiança e segurança se espalha dentro de você, o que aumenta ainda mais o relaxamento e a redução do estresse.

Também estimula o crescimento do cabelo, mas especialmente o fluxo sanguíneo como um todo. Como resultado, os resíduos podem ser removidos muito mais rapidamente por meio do sangue. Assim, você acelera o processo natural de limpeza e cura de seu corpo.

Uuuund, claro, uma massagem na cabeça ajuda contra enxaquecas e dores de cabeça e promove sua concentração em um dia longo e agitado de trabalho.

Se isso não fosse argumentos suficientes … levante os dedos.

Menina tocando
Menina tocando

Exercício 8: Deixe sua flor de lótus crescer

Este belo gesto vem originalmente do ioga e faz parte de várias sequências de movimentos e fluxos de ioga. Mas você também pode fazer isso sozinho.

A flor de lótus que você molda com as mãos durante o exercício tem um significado importante e profundo na Índia. Significa um novo começo, abertura, pureza e abundância.

Você pode fazer o exercício sentado ou em pé – mas suas costas devem estar retas e os ombros relaxados em qualquer posição. Respire fundo algumas vezes em seu estômago. Em seguida, junte as mãos na frente do coração, como se estivesse orando. Palma na palma da mão.

Pressione as pontas dos dedos dos polegares e mindinhos com um pouco mais de pressão. Então, seus dedos e palmas restantes podem se abrir.

Isso cria um cálice – uma flor de lótus aberta. Você o segura na frente do coração por algumas respirações e depois o deixa subir. Para fazer isso, levante lentamente os braços até que estejam totalmente estendidos.

Imagine como sua flor de lótus brilha e agora você está dando essa luz para fora.

Se quiser, você pode dizer a si mesmo: “Eu me abro para coisas novas”, “Eu crio espaço para a renovação”.

É por isso que funciona:

Na vida cotidiana, você é frequentemente pego na roda do hamster e em velhos padrões de pensamento e avaliação. Através da combinação da respiração abdominal e do efeito simbólico deste gesto, você cria espaço para novas possibilidades, novas, mais amorosas e mais positivas visões. Você traz mais facilidade em situações sombrias e momentos de estresse.

Exercício 9: risos

Eu sei que parece paradoxal e difícil – especialmente se você absolutamente não tiver vontade de rir. Mas, especialmente quando a raiva ou o estresse o mantém sob controle, isso faz maravilhas.

Então vamos:

Ha-ha-ha! Hi-Hi-Hi! Ho-Ho-Ho!

Você acha constrangedor?

Boba?

Não importa!

Rir.

Fique na frente do espelho e dê uma risada com seu reflexo. Ria de ficar envergonhado.

É por isso que funciona:

Não é à toa que se diz que o melhor remédio é o riso. Porque isso produz hormônios da felicidade – seu antidepressivo natural, por assim dizer. Mas sem quaisquer efeitos secundários – e também totalmente gratuito!

Exercício 10: Circulando e movendo os braços

Deixe seus braços balançarem ao andar. Como uma espécie de balanço: comece com um pequeno balanço e depois abra bem os braços. E eu garanto: haverá uma sensação maravilhosa de decolar e voar.

Quando você está em sua mesa, sentado em uma cadeira, seus braços ficam felizes em fazer movimentos circulares. Por exemplo, comece com pequenos círculos que você continua crescendo.

Primeiro em uma direção, depois na outra.

Se você não tiver muito espaço, pode apenas deixar seus braços balançarem um pouco para a frente e para trás.

Menina na floresta
Menina na floresta
É por isso que funciona:

Como articulações esféricas, as articulações dos ombros são incrivelmente flexíveis. Eles não querem apenas carregar cargas pesadas e ficar pendurados sem vida em seu corpo. Então você também se sente fraco e oprimido.

No entanto, se seus braços puderem se mover, tudo será estimulado: seu corpo e seu humor também ganharão impulso.

Você se torna corajoso, confiante, exultante e sente leveza e energia.

Para navegar mais

Se você está interessado em encarnação, posso recomendar alguns autores e seus livros. Em particular, Maja Storch, Gerald Hüther e Claudia Croos-Müller.

Claudia Croos-Müller desenvolveu o método Body2Brain e resumiu seus exercícios em “mini-livros” práticos e amorosamente desenhados. Se você quer exercícios práticos acima de tudo, você veio ao lugar certo. Eu acho que isso e aquilo foi um grande sucesso.

A propósito, também há um aplicativo gratuito maravilhoso disponível. É chamado de “Body2Brain”. Lá você encontrará uma seleção de exercícios para diferentes situações e “estados emocionais”. De inquieto a insone, a ansioso, estressado ou com raiva. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Agora é hora de implementar!

Espero que tenha gostado da minha pequena seleção de exercícios. Espero ainda mais que você esteja transbordando de motivação, inspiração e energia, que queira começar com os exercícios físicos imediatamente ou que já os tenha experimentado durante a leitura e sentido um efeito.

Pense em quando e como você deseja incorporar os exercícios à sua vida cotidiana. Por exemplo, você pode fazer um exercício todos os dias e várias vezes ao longo do dia. Talvez em algum momento você queira pendurar os do dia anterior nas costas. Ou você pode integrá-los à sua rotina matinal   – se você tirar apenas 10 minutos, poderá facilmente fazer todos os 10 exercícios.

Então coloque suas desculpas, preguiça e / ou procrastinação de lado e comece. E você vai descobrir que se sente melhor. Talvez um pouco no começo. Mas então um pouco mais, e um pouco mais …

Certifique-se de me avisar

  • como você se sente ao fazer os exercícios físicos
  • e, claro, se e que efeito eles têm sobre você e seu bem-estar.

Você consegue se imaginar integrando ativamente tais exercícios como ferramentas e companheiros em sua vida feliz e realizada a longo prazo?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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