10 Sentimentos positivos para aumentar seu bem estar

O que você tem em mente no final do dia? Aquele engarrafamento sem fim na cidade? O idiota que assumiu o direito de passagem? Ou o caixa que o cumprimentou muito bem ou o café delicioso na cafeteria da esquina? Eu acho que sei sua resposta …

Em nossa vida cotidiana, muitas vezes é fácil deixar o negativo dominar você e ignorar o positivo. São precisamente esses sentimentos positivos que são fontes de força que promovem o seu bem-estar e a sua alegria de viver.

Vou apresentar 10 sentimentos positivos que você definitivamente deve incorporar em sua vida cotidiana se quiser estar mais satisfeito. Vou mostrar o porquê dessas dez coisas e dar dicas úteis sobre como colocá-las em sua vida.

É da sua natureza focar no negativo

Por que você primeiro se lembra de todas as coisas ruins que aconteceram com você durante o dia? Por que os eventos negativos o mantêm sob controle?

Existe uma explicação muito simples para isso. A vida era muito mais arriscada na Idade da Pedra do que agora. O homem estava constantemente em guarda para não se transformar na refeição do próximo predador. Mesmo um farfalhar nos arbustos pode significar seu próprio fim. Ao menor sinal de perigo, o alarme interno disparou. Pode acontecer que nossos ancestrais tenham ignorado as lindas flores ao longo do caminho.

Hoje, é claro, não se pode falar de um perigo para sua vida em todos os eventos negativos. Se alguém lhe mostrar o pássaro no carro, isso pode significar que sairá e o confrontará. Mas está longe disso que ele vai te matar. Desde os tempos primitivos, seu cérebro (seu sistema límbico, para ser mais preciso) ainda está programado de tal forma que superestima automaticamente os desvios negativos do “normal”. Quase lembra os velhos tempos e quer fazer você acreditar que essa informação é extremamente importante para a sua sobrevivência neste momento. Por causa disso, eventos negativos em particular ficam gravados em sua memória.

No entanto, é muito importante para você que sinta emoções positivas. Toda criança sabe que emoções positivas são boas.

Mas por que exatamente?

Menina tocando
Menina tocando

O efeito de desfazer: como as emoções positivas ajudam você a superar sentimentos negativos

Barbara Fredrickson, um dos principais expoentes da psicologia positiva , realizou um experimento que mostra claramente o poder das emoções positivas.

Ela primeiro mostrou aos participantes de seu estudo um filme no qual um homem ameaçava cair de um arranha-céu. Este filme despertou medo na maioria dos participantes do estudo. Em seguida, os pesquisadores mostraram a eles outro filme. Havia três filmes para escolher, projetados para evocar sentimentos positivos, neutros ou negativos. O filme positivo mostrou um cachorrinho fofo. O filme neutro reproduziu a mesma sequência indefinidamente, em que varetas coloridas foram empilhadas. No filme negativo, um garotinho era mostrado em frente ao leito do pai doente e chorando. A frequência cardíaca dos indivíduos foi registrada ao longo do estudo.

Qual foi o resultado?

Os participantes que viram o filme do filhote se recuperaram muito rapidamente da ansiedade gerada pelo primeiro filme. Sua freqüência cardíaca voltou ao normal após um curto período. A situação era diferente para os participantes do estudo que haviam assistido ao menino chorando após o primeiro filme: Eles se recuperaram muito mais lentamente do primeiro filme. Sua freqüência cardíaca permaneceu elevada por muito mais tempo. A partir disso, Barbara Fredrickson concluiu que os sentimentos positivos podem dissolver os sentimentos negativos (daí o efeito de “desfazer”). Eles ajudam a desviar o foco dos sentimentos negativos.

O que isso significa para você?

Emoções positivas são doadoras de força

Quando se trata de lidar com situações difíceis, os sentimentos positivos são cruciais! Eles ajudam você a se manter estável em momentos de estresse porque lhe dão força e energia e liberam sua tensão interior. Mas esta não é a única razão pela qual é importante que você dê a eles espaço suficiente em sua vida cotidiana. Eles também o tornam mais criativo e mais aberto a novas ideias. Quando você está de bom humor, achará mais fácil enfrentar tarefas difíceis ou encontrar motivação para seguir em frente. As emoções positivas aumentam sua produtividade ao liberar bloqueios internos que, de outra forma, o deixariam parado.

Os 10 sentimentos positivos mais importantes para mais gosto pela vida e bem-estar

Vamos entrar nas 10 emoções positivas mais importantes! Para mim, quanto mais diferenciado você conhece e pode nomear sentimentos positivos, mais fácil é para você procurá-los especificamente ou criar situações em que possa vivenciar determinados sentimentos.

1. Alegria

A alegria é a sua resposta emocional a um belo momento, a uma grande pessoa ou a uma memória positiva. Se você está feliz do fundo do seu coração, você está bem e seu corpo transborda de sentimentos de felicidade. Em alguns momentos, quando você está simplesmente satisfeito e sorri baixinho para si mesmo, fica quieto e discreto. Freqüentemente, porém, ele se revela em saltos no ar ou gritos de viva. Por exemplo, quando você finalmente consegue a aceitação para o emprego dos sonhos para o qual se candidatou e que teve que esperar pelo que pareceu uma eternidade.

Os momentos de alegria não apenas aumentam o seu bem-estar no momento, mas também formam um monumento interno de memórias que você pode usar em situações críticas. É por isso que é útil preservar o sentimento de alegria e lembrá-lo continuamente.

Uma revisão positiva do dia o ajudará com isso. Todas as noites, à noite, escreva três coisas boas e belas que você experimentou e que lhe deram alegria. Perceba com que parte você contribuiu para esses eventos. 

Menina muito pensativa
Menina muito pensativa

2. Gratidão

Quando você é grato, você aprecia todas as coisas boas em sua vida e reconhece seu valor. Por exemplo, você pode ser grato por ter um teto sobre sua cabeça. Ou para um bom amigo que está sempre pronto para te ouvir. Se você se conscientizar do valor das coisas que se supõe serem óbvias, sua visão do que o cerca e seu estado emocional mudarão.

A gratidão fortalece o vínculo com as pessoas ao seu redor, pois promove o respeito e a apreciação mútuos. Além disso, por meio de uma atitude de gratidão, você aprende a valorizar as pequenas coisas da vida. Se você é grato e automaticamente toma consciência de como está em muitos lugares, você reclamará menos de pequenas coisas e, assim, reduzirá a ocorrência de sentimentos negativos. Você intensifica seus relacionamentos porque deseja retribuir e mostrar-se com apreço.

Um método que gostaria de apresentar a você para obter mais gratidão na vida cotidiana é o exercício dos 5 dedos. O método funciona assim: você conta os dedos e com cada dedo você se lembra de certas coisas em sua vida que te encorajam e te dão força. Quando você pensa no dedo mínimo, você pensa em algo pelo qual é profundamente grato. O dedo anelar deve lembrá-lo das pessoas que você ama. No dedo médio, pense em algo que você fez por outra pessoa e pense com quem você pode repetir. Aponte o dedo indicador para algo inspirador ao seu redor. Finalmente, com o polegar, tome consciência de uma força ou de um de seus talentos pelos quais você é grato.

Como funciona exatamente a gratidão, uma planilha com este exercício e as instruções para uma carta de gratidão podem ser encontradas em meu artigo “Gratidão: Sua Chave Suprema para a Felicidade”.

3. Serenidade (serenidade)

A serenidade ou serenidade permite que você se sinta seguro, protegido e confortável. Nesses momentos, nada nem ninguém pode tirá-lo do curso, mas você está completamente com você e neste momento. É por isso que a alegria anda de mãos dadas com a calma e a satisfação interiores.

Criar momentos de serenidade despreocupada é de importância central, especialmente em nossa época agitada. Porque muitas vezes você está mentalmente no futuro, já tem um pânico interior antes da próxima tarefa, embora ainda não tenha terminado a atual. Se você conseguir ficar calmo, poderá organizar seus pensamentos com mais facilidade e refletir melhor seus sentimentos. A alegria é uma das chaves para viver no aqui e agora e aproveitar a vida como ela é neste momento.

Você já conhece o exercício de “um minuto”? Você conscientemente gasta um minuto três vezes ao dia e não faz nada além de respirar. Sem avaliação, sem fazer nada de especial. Você apenas registra que está inspirando e expirando. Você pode fazer o exercício no escritório, a caminho de casa ou na cama à noite. Respirar por um minuto leva a qualquer lugar e é quase imperceptível. O exercício o ajuda a treinar sua atenção plena e a praticar “viver o momento”. Você pode ler aqui por que é tão útil regularmente tirar um tempo da agitação da vida cotidiana por meio de meditações .

4. Interesse (curiosidade)

Se você está interessado em algo, significa que está prestando atenção em algo que o fascina e o entusiasma. Não importa a que seu interesse se relaciona. Você pode estar curioso sobre uma determinada área de assunto na qual gostaria de aprender e se aprofundar. Ou se interessar por seus semelhantes.

Se você perseguir seus interesses, não apenas continuará a se educar (o que alimenta seu sentimento de orgulho), mas provavelmente também experimentará momentos de fluxo que realmente aumentam seu bem-estar. Um momento de fluxo é aquele momento em que você se levanta completamente e esquece o tempo ao seu redor.

De agora em diante, reserve uma a duas horas por semana em sua agenda nas quais você possa perseguir seus interesses sem ser perturbado. É importante que você use esse tempo. Pergunte a si mesmo se existem grupos de interesse, como grupos de trabalho ou associações, onde você pode aprofundar seus interesses. Porque é muito mais divertido junto com outras pessoas! E se você não encontrou nada que realmente lhe interessa, faça uma busca. Por exemplo, folheie o catálogo do centro de educação de adultos local e veja se há um sentimento agradável de curiosidade sobre algum assunto.

Mulher pensando
Mulher pensando

5. Esperança

Você espera ter uma atitude otimista em relação aos problemas e obstáculos no futuro. Você fica então confiante, confia no bem e em suas habilidades com as quais pode superar os obstáculos futuros.

Você conhecerá situações em que sentiu esperança. Por exemplo, antes de um exame importante que você esperava obter um bom resultado. A esperança também pode se referir a eventos futuros que você não pode influenciar por si mesmo. Por exemplo, sobre o clima ou o resultado de um jogo de futebol.

Existem algumas indicações de que você deve incorporar mais a esperança em sua vida cotidiana. Se você espera algo, automaticamente fará mais para que isso aconteça. No entanto, se você desistir antes mesmo de algo acontecer, as chances de se comprometer são menores. E com isso a probabilidade de que algo saia de acordo com seus desejos.

Na próxima vez que você sentir que algo vai dar errado ou que você não pode fazer isso, anote uma série de problemas importantes do seu passado que não estão mais em sua mente hoje. Talvez naquela época você tivesse a sensação de que eles eram intransponíveis, mas de alguma forma você ainda conseguiu fazer isso? Use este pedaço de papel em situações críticas e lembre-se de ter esperança.

Você pode usar um treinamento de esperança e confiança mais extenso? Então, este artigo pode ser do seu interesse.

6. Orgulho

Você fica orgulhoso quando atinge uma meta e pode realmente aceitar o sucesso merecido. Como resultado de seus esforços e suas habilidades – sua realização pessoal. Você tem consciência do seu próprio valor e está satisfeito consigo mesmo e com seus serviços e características.

Os momentos em que você se sente orgulhoso de si mesmo aumentam sua autoestima e seu valor. Quando você sente orgulho, está consciente de seus pontos fortes e os aprecia. Isso aumenta sua coragem para aceitar desafios futuros e dominá-los por conta própria.

Ser orgulhoso pode ser exercido da mesma forma que você pode treinar sua confiança . Escreva 10 coisas das quais você se orgulha. Estas podem ser suas características, seus pontos fortes, eventos ou suas realizações. Certifique-se de escrever sobre por que você pode se orgulhar dessas coisas. Mantenha essa lista à mão (na carteira, por exemplo) e consulte-a sempre que começar a duvidar de si mesmo.

Você também pode adotar posturas de confiança para treinar seu orgulho e confiança. As chamadas “posturas de poder” fazem com que a testosterona (hormônio de dominância) aumente e os hormônios do estresse diminuam. Um deles é a “cadeira do chefe”. Sente-se em uma cadeira, incline-se para trás como um chefe e coloque as mãos atrás da cabeça. Coloque uma perna no chão e a outra com o tornozelo apoiado no joelho. Os efeitos são mais fortes se você tomar essa postura regularmente por 2 minutos.

7. Prazer

O prazer é certamente uma das emoções positivas mais perceptíveis. Você está feliz, está se divertindo, está rindo, está relaxado? Você pode ver o prazer como uma faceta do prazer. A diferença é que o prazer tem um componente social muito forte. Por exemplo, porque você está rindo com seus amigos ou rindo de uma piada, você se diverte com o mesmo filme ou compartilha piadas internas.

O prazer pode ajudá-lo em muitas situações. Por exemplo, você sabia que o riso é usado na terapia de transtornos de ansiedade e ajuda imediatamente a reduzir os sentimentos de raiva? Quando estiver se divertindo, encontrará maneiras mais fáceis e criativas de resolver problemas. Porque neste estado você está mais aberto e mais receptivo a coisas novas.

Você não tem um amigo que é particularmente bom em se divertir e brincar? É importante se cercar regularmente de pessoas com quem você possa se divertir muito e esquecer suas preocupações. É por isso que você deve reservar um tempo regularmente para encontrar essa pessoa e se divertir com ela.

Cachorro com mal humor
Cachorro com mal humor

8. Inspiração

Se você está inspirado, está fervilhando de novas idéias e sugestões. Algo que o inspira ilumina seus pensamentos e traz novas percepções que também o ajudarão pessoalmente. Você pode se inspirar em uma ampla variedade de coisas: em uma determinada pessoa, em uma atividade especial ou na beleza da natureza.

A inspiração aumenta sua motivação e seu ímpeto. Ela sempre fornece novas informações e ideias para você experimentar coisas novas. Isso o impede de pisar no local e se tornar ativo. Você sai da sua zona de conforto com mais frequência e pode progredir na vida. Porque a energia positiva e ativadora de sua fonte de inspiração passa para seus pensamentos e ações.

Para ter a oportunidade de se desenvolver, você deve recorrer regularmente à sua fonte pessoal de inspiração. Talvez você já a tenha encontrado? Pode ser alguém que você admira, por exemplo: Fale com eles regularmente. Ou um lugar único na natureza: faça uma visita regular.

9. Temor

Você fica maravilhado e surpreso quando experimenta algo inesperado, particularmente belo ou único. A admiração é frequentemente associada a esse sentimento de ser oprimido por algo e de profundo respeito. Por exemplo, você pode manter seu filho recém-nascido com medo. Pessoalmente, fico maravilhado em minhas viagens na natureza quando fico sem palavras diante do espetáculo natural. Em momentos de admiração, muitas vezes você fica muito quieto e se sente oprimido. Essa mistura de espanto, respeito, admiração e às vezes trepidação. Isso é o que tem tudo a ver com admiração.

A admiração é tão importante porque nesses momentos você reconhece o que seu ambiente tem a oferecer como algo grande e valioso. Em tais situações, você percebe a beleza que a vida reserva para você e muitas vezes se percebe como parte de algo todo. Se você se sentir maravilhado, automaticamente se tornará mais humilde e não pensará mais em si mesmo. Parece um pouco patético, mas a admiração faz de você uma pessoa melhor.

A admiração surge automaticamente nos momentos em que algo grande está acontecendo ao seu redor. Mas você também pode permitir que mais desse sentimento se transforme em sua vida cotidiana. Tente procurar coisas que pareçam óbvias, para dar como certo todos os dias para se maravilhar. Faça um esforço consciente para procurar pequenas coisas que, de outra forma, você poderia negligenciar. Como as folhas que mudam de cor. Ou o pássaro que voa pelo ar. Não é realmente extraordinário que existam seres vivos que podem simplesmente voar pelo ar, não é? Seu ambiente diário guarda milhares e milhares de pequenos milagres reservados para você. Você apenas tem que olhar com atenção.

10. amor

O amor é o sentido mais profundo de conexão. Quando você está apaixonado, você deseja dar o máximo que puder ao seu ente querido. Afeto, segurança, segurança – todas essas são coisas com as quais você deseja “prover” essa pessoa. O amor aumenta quando você compartilha com uma pessoa todos os sentimentos que você já conheceu. Claro, você pode experimentar um amor profundo não apenas por um parceiro, mas também por seus filhos, seus pais ou um amigo. Mesmo com seu animal de estimação.

Amar e ser amado é uma das coisas mais belas e mais importantes de todas. Se houver amor suficiente em sua vida, ele terá um efeito direto em sua saúde e em seu sistema imunológico. Numerosos estudos provam que pessoas solitárias são mais propensas a doenças. Por exemplo , pessoas idosas cujo parceiro já havia morrido mostraram uma função imunológica muito reduzida. Em contraste, a função defensiva das pessoas cujo parceiro ainda estava vivo permaneceu inalterada. Ser amado e amar te fortalece e te dá força.

Para que você possa viver a vida com mais amor: Pegue todos os dias uma coisinha com a qual queira fazer algo de bom para alguém de sua família. Nem sempre precisa ser um buquê ou um presente. É o suficiente se você preparar chá para seu parceiro após um longo dia de trabalho. Você logo perceberá que isso cria uma espiral na qual “mais” do seu parceiro volta. Pequenos gestos são sinais silenciosos de amor e intensificam a intimidade. Ao escolher seus gestos, lembre-se de que as pessoas falam linguagens de amor muito diferentes. Leia meu artigo “5 línguas do amor” .

Felicidade
Felicidade

Torne sua vida cotidiana melhor

Espero que agora você tenha uma visão geral maravilhosa dos vários sentimentos positivos. Talvez você tenha adicionado algumas emoções que você realmente não tinha na tela antes? Talvez você só precisasse ser lembrado dela mais uma vez.

O que é importante para mim: não se trata de trabalhar todas as dez emoções todos os dias e criar listas de afazeres emocionais. Tente tomar consciência deles e criar ativamente pequenas situações aqui e ali nas quais você possa senti-los. Trata-se de projetar sua vida cotidiana de tal forma que seja convidativa a sentimentos positivos e que eles cheguem a você como se estivessem sozinhos. Uma etapa final e importante é necessária para isso. Desenvolvendo um foco positivo.

O efeito Tetris: como você inconscientemente confirma suas expectativas

Para concluir, deixe-me apresentar um estudo. Os participantes de um experimento jogaram Tetris por vários dias. Você certamente sabe disso também, não é? Após o estudo, eles viram formas possíveis que combinavam entre si em todos os lugares do ambiente e imaginaram como poderiam ser usadas para construir uma parede. Por exemplo, você pode colocar postes de cerca próximos uns dos outros em uma cerca viva. Parece loucura, certo?

Na verdade, este estudo reflete apenas um automatismo completamente natural do seu cérebro. Por meio do que passa pela sua cabeça todos os dias, você desenvolve certas expectativas e padrões de pensamento. Dessa forma, seu cérebro constrói um foco em sua percepção. Sem você perceber. Por exemplo, se você está trabalhando em um projeto de carro vermelho, é mais provável que veja um carro vermelho do que verde na estrada. O mesmo efeito ocorreu no estudo Tetris. E também se aplica a seus sentimentos e sua experiência emocional.

Desenvolva um foco positivo

Se você mantiver o foco nas coisas que nota negativamente, é mais provável que perceba coisas negativas do que positivas em sua vida cotidiana. No entanto, se você influencia sua expectativa procurando conscientemente por impressões e eventos positivos, você desvia sua atenção das coisas negativas.

Seu foco muda para uma direção positiva, tornando mais fácil para você perceber pequenas coisas positivas. O congestionamento da cidade não vai incomodar na hora de admirar o pôr do sol. E o homem que lhe mostrou o pássaro no carro não ficará mais na sua memória se você curtir a bela música no rádio em vez de ficar com raiva dele.

Não se trata de procurar grandes momentos avassaladores. Porque eles são raros. E não se trata de sentir grandes emoções às vezes, mas sim de experimentar pequenos sentimentos positivos com a maior regularidade e frequência possível. Portanto, preste atenção aos pequenos momentos positivos (assim como a música no rádio) que ocorrem com muito mais frequência e mude seu foco no longo prazo. Você logo sentirá mais gosto pela vida e pelo bem-estar se prestar mais atenção às pequenas coisas positivas de sua vida cotidiana.

Estou interessado em: Qual das 10 emoções positivas você já sente regularmente em sua vida cotidiana ou você as convida? A quais sentimentos você não prestou tanta atenção até agora? Você teve um momento aha durante a leitura ou resultou em uma resolução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.