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15 Dicas para aprender a amar a si mesmo

Você gosta de se olhar no espelho? Você sempre se sente bem quando se olha no espelho por um longo tempo? Apenas muito poucos podem responder a essas perguntas de forma clara e afirmativa.

“Acho que sou muito bom” é uma pequena frase com um impacto muito grande.

E ao mesmo tempo é um verdadeiro desafio dizer esta frase para você e ainda mais difícil de dizer.

Você já se perguntou por quê? Tem a ver com autoaceitação, autoconsciência e, o mais importante, amor próprio . Você, como muitos outros, certamente está familiarizado com a autoaceitação ; mas você realmente faz isso ativamente e faz algo a respeito? Neste artigo, quero convencê-lo de que é extremamente importante aceitar-se e amar a si mesmo. Porque todas as tentativas de tornar sua vida mais livre de estresse e mais feliz e de construir força interior falharão se sua atitude para com você mesmo estiver errada.

Portanto, vamos começar a rastrear sua autoimagem e trabalhar em seu amor-próprio. Reuni 15 dicas que irão ajudá-lo com isso.

O que é amor próprio, afinal

Em relação ao amor-próprio, você certamente encontrou alguns termos relacionados, alguns dos quais são usados ​​como sinônimos, mas na verdade todos significam algo diferente. Para desvendar essa mistura de termos, gostaria de apresentar a você componentes importantes que influenciam sua autoimagem e, em última análise, decidem se você ama a si mesmo.
Seu primeiro passo em direção ao amor próprio é a autoconsciência . Você pode interpretar este termo literalmente, porque não significa nada além de que você está ciente de si mesmo. Somente quando você tem clareza sobre o que o define, quando sabe com quem está lidando, pode desenvolver uma atitude em relação a si mesmo. Portanto, a primeira pergunta crucial a se fazer é:Quem sou eu realmente?
O próximo subcomponente do amor próprio é a autoconfiança ou autoaceitação . Trata-se de desenvolver uma confiança básica em si mesmo e em seus pontos fortes; deixe claro para si mesmo que você está “fazendo tudo certo” com o que está fazendo. A base da autoconfiança está na resposta à pergunta: O que posso fazer?
Outro requisito essencial para o amor-próprio é o que é conhecido como auto – estima ou respeito próprio . Por trás disso está o conhecimento de que você é valioso e merece ser bem tratado pelos outros e por você mesmo. Para descobrir como está a sua auto-estima, pergunte-se o seguinte:O que eu valho

Se você juntar agora os subcomponentes e requisitos do amor-próprio, também saberá o que realmente é o amor-próprio. É a capacidade de aceitá-lo com amor, de respeitá-lo, de aceitá-lo e de valorizá-lo com todos os seus cantos e arestas que estão bem cientes de você. Quando você ama a si mesmo, você se sente bem em sua própria pele. 

Menina feliz
Menina feliz

Por que sua autoimagem (positiva) é tão importante

A imagem do que você tem de si mesmo e sua atitude básica para consigo mesmo têm uma influência decisiva em toda a sua vida. A maneira como você se julga, como se relaciona consigo mesmo afeta seu sucesso no trabalho, se tem um relacionamento feliz e como lida com os desafios. 

Quando você tem uma autoimagem forte e positiva, acredita que tem habilidades importantes e está disposto a correr riscos porque não está atribuindo apenas a si mesmo os fracassos em potencial. Você se sente preparado para os desafios da vida. Especialmente em vista dos tempos de mudança acelerada, sua vida cotidiana estressante, as inseguranças e as inúmeras tarefas que você tem que enfrentar todos os dias, é ainda mais importante que você possa pelo menos definitivamente confiar em uma coisa: E isso é você. você se ama, você percebe que merece investir ativamente tempo e energia para moldar sua vida: você está convencido de que tem direito à felicidade e que pode fazer valer seus desejos, pensamentos e necessidades. Uma autoimagem bem fundamentada e positiva é, portanto,sua garantia de satisfação com a vida, saúde e sucesso .

Infelizmente, ao contrário, uma autoimagem negativa tem um efeito extremamente desfavorável em sua vida, bloqueia suas oportunidades e pode levar a problemas sérios. Quando você pensa mal de si mesmo, você duvida de suas habilidades. Isso geralmente significa que você está relutante em lidar com tarefas difíceis ou nem mesmo. As falhas o desencorajam, visto que você “não pode fazer nada”, geralmente as atribui às suas próprias transgressões. Como resultado, você desiste muito rapidamente, desiste e fica insatisfeito. Se você não pensa muito sobre si mesmo, na maioria das vezes também não está mostrando o que pode. Portanto, é lógico que seus semelhantes e colegas o classifiquem como menos competente e, muitas vezes, o subestimem. Mesmo em sua vida privada, uma autoimagem negativa torna difícil para você ter uma vida feliz e plena: Se você duvida muito de si mesmo, depende de uma confirmação permanente, que muitas vezes é muito desgastante e estressante para seu parceiro de vida e seus amigos. Estudos mostram que as pessoas que duvidam de si mesmas estão mais insatisfeitas com seus relacionamentos do que as que amam a si mesmas. Eles também têm maiores receios quanto à sobrevivência da parceria.


Portanto, se você está fundamentalmente insatisfeito consigo mesmo, será menos notado e menos propenso a ter uma sensação de realização. Como você tende a ficar em segundo plano e não dá à vida nenhuma chance de se convencer do contrário, não pode ter experiências encorajadoras de se conhecer e amar de outro lado. Um círculo vicioso que não apenas o torna mais consciente do estresse, mas também torna mais difícil lidar com ele.

Agora que você sabe como é importante ficar satisfeito consigo mesmo, tenho uma boa notícia para você neste ponto: o amor-próprio pode ser treinado . Você sabe por quê Porque a sua autoimagem não está gravada em pedra. Pelo contrário. Simplesmente surge em sua mente, é simplesmente uma ideia que você tem de si mesmo. Não é uma verdade realista, mas uma imagem subjetiva. Uma imagem que pode ser alterada. E sua mudança tem efeitos de longo alcance em toda a sua vida. Portanto, deixe que sua auto-imagem se torne seu escudo protetor interno, a base de sua força interior e não deixe que pensamentos negativos e relacionados a si mesmo roubem de você toda a alegria e felicidade na vida. Não desacelere. Ou, como disse Maxwell Maltz:

Para que você consiga soltar o freio de mão em tempo hábil, se estiver acionado, coletei algumas dicas para você que devem ajudá-lo a recuperar a sua autoimagem.

15 dicas para praticar o amor-próprio saudável

1. Ria de si mesmo

Não se leve tão a sério e não tente causar uma impressão infalível – você é apenas uma pessoa que pode estar errada e cometer erros. Uma postura relaxada o ajuda a enfrentar desafios e seus medos. O que vai acontecer grande? Você fica totalmente nervoso na reunião, bagunçando e tagarelando toda vez que fala – e continua? Eu prometo a você, se você pode rir de si mesmo e levar tudo com humor, os outros também o farão. Porque o humor é irresistivelmente contagiante 😉

2. Aceite elogios com alegria e honestidade

Qual é a sua resposta séria a um elogio? Se o seu colega elogiar você pela apresentação que você fez na reunião de equipe, você se pegará pensando como “Ela não poderia ter falado sério”. Pare de analisar e questionar elogios e sutilezas e sempre procurar uma pegadinha. Pode acontecer que as pessoas ao seu redor simplesmente apreciem você e o que você faz. Portanto, diga adeus a uma reação defensiva e, em vez disso, apenas aproveite.

Mulher sorrindo
Mulher sorrindo

3. Conheça e visualize seus pontos fortes

Mostre seus pontos fortes e sucessos diante de seus olhos. Algumas pessoas têm dificuldade em saber no que são realmente boas. Se você se sente da mesma forma, é melhor pensar em situações específicas nas quais você se orgulhava de si mesmo e anote em que você contribuiu. Se você não consegue pensar em nada ou se acha que tais situações não existem, pergunte a sua família ou amigos sobre seus pontos fortes. Aposto que você obterá muitas respostas.

4. Acalmou seu crítico interno

Da próxima vez que você for muito duro consigo mesmo e se sentir um fracassado, tente olhar para a situação com objetividade, ou seja, de fora. Basta mudar de perspectiva: como você reagiria se a mesma coisa tivesse acontecido com um amigo e não com você? Aposto que sua avaliação será menos implacável. Com outras pessoas você reage com muito mais compreensão, tolerância e descontração do que quando vai ao tribunal consigo mesmo.

5. Pare de se comparar com os outros

Uma maneira muito eficaz de minar sua própria auto-estima é compará-la com a dos outros. Por que não sou tão bem-sucedido quanto meu chefe, apesar do meu trabalho árduo? Por que não consigo equilibrar minha vida privada e profissional tão bem? Por que não posso lidar casualmente com as críticas e o estresse como meu colega?
Com essas comparações, você sempre consegue se sentir inferior de alguma forma. Eles o deixam infeliz a longo prazo e estimulam a dúvida. Ao fazer comparações, você tende a fazer a outra pessoa parecer melhor do que realmente é. Você não vê o quadro geral, apenas as áreas em que se sente inferior. Você não precisa ser perfeito. Você nem mesmo precisa ser melhor do que os outros. Sua auto-estima deve vir de dentro, de quem você é. Portanto, pare de tentar fazer melhor do que os outros. Lembrar:

6. Recompense e comemore a si mesmo e suas conquistas

Muito raramente reservamos tempo para celebrar e celebrar o que conquistamos. Especialmente as pessoas com baixa auto-estima são mais propensas a se concentrar em seus fracassos. Portanto, tome uma decisão consciente para mudar isso: Reconheça seus pequenos sucessos diários e celebre esses belos momentos extensivamente – não há razão para não fazer isso 😉

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Você sempre resolve cuidar melhor de si mesmo, mas a vida cotidiana o atrapalha? Se você quiser transformar o seu “Eu realmente deveria cuidar de mim mesmo” em “Vou fazer isso agora!” Obtenha meu kit de ferramentas de planejamento e rastreamento de autocuidado gratuito  . Neste kit de ferramentas, um planejador, 2 rastreadores de hábitos e 30 ideias de autocuidado nítidas ajudam você a começar.

7. Arme-se para situações críticas

Todos já passaram por uma situação que abalou sua autoestima. Como ser insultado ou rejeitado por outros. A melhor maneira de lembrar tal situação é aquela que ocorre com frequência. Quando você tiver uma situação em mente, repasse-a mentalmente. Por exemplo, seu chefe, que muitas vezes bate abaixo da cintura em suas críticas. Muitas vezes, quando esses casos surgem, você fica insatisfeito com sua própria reação a eles. Como você gostaria de ter reagido? Defina um limite para você que seu chefe também não deve ultrapassar. É melhor definir as palavras com antecedência que você desejará responder. Isso dá segurança e aumenta a probabilidade de você realmente ter sucesso na situação, dizendo ao seu chefe o que você realmente quer dizer.

Mulher no campo
Mulher no campo

8. Deixe-se contagiar por pessoas com atitudes positivas

Se você continuar lidando com reclamantes e pessimistas, acabará se tornando um. Quanto mais as pessoas reclamam, mais você se envolve na situação e gradualmente assume essa visão negativa das coisas automaticamente. Você perde a capacidade de colocar tudo em perspectiva e de ver e avaliá-lo em um contexto apropriado. Em vez disso, cerque-se de pessoas positivas e mantenha contato com esses otimistas . Porque, assim como o humor negativo, o positivo também é contagioso.

9. Faça o que você ama com a maior freqüência possível

O que você gosta e o que você ama o preenche e cria satisfação interior. Especialmente quando você está em sintonia com seus valores, você se sente bem. Portanto, certifique-se de que não haja nenhuma lacuna entre o que você faz e o que deseja. Porque é isso que o torna infeliz e infeliz consigo mesmo.

10. Ajude seus companheiros seres humanos

Quando você apóia os outros e está ao seu lado, você está fazendo algo bom para si mesmo ao mesmo tempo. Porque a experiência de ajudar o próximo aumenta enormemente a sua auto-estima: você se sente valorizado, necessário, importante e dá a si mesmo e à sua vida sentido e apoio.

11. Trabalhe em sua linguagem corporal

Você certamente notará algo positivo nas outras pessoas quando alguém tiver um comportamento convincente e exigente e expressões faciais expressivas. Então, no máximo, metade depende do que a pessoa diz. Se você não tem certeza, isso se reflete principalmente em sua linguagem corporal. Não se faça pequeno na frente dos outros. Evite gestos nervosos, como morder o lábio superior ou acariciar o cabelo ao falar. Olhe seu homólogo diretamente nos olhos durante a conversa. Você verá como essas posturas de poder de expressão de poder têm um efeito positivo em sua auto-imagem – talvez você se surpreenda consigo mesmo no início. Pratique as expressões faciais e os gestos apropriados primeiro em um ambiente privado.

12. Construir relacionamentos

Quando você tem pessoas ao seu redor em quem você pode confiar, que o encorajam e apoiam, você será fortalecido por dentro. Eles fazem você se sentir bem por não estar sozinho. Como você sabe que essas pessoas o valorizam, isso fortalece sua autoconfiança e tem uma influência positiva em sua autoimagem.

13. Estabeleça limites e expresse seus desejos

Treine-se conscientemente para dizer não e para se destacar. Por medo de prejudicar seu relacionamento com seus colegas, você pode não ter coragem de recusar seus pedidos e solicitações de vez em quando. No entanto, se você deixar tudo acontecer com você, você não será respeitado pelos outros, mas sim explorado. E isso faz você se sentir estúpido consigo mesmo. Especialmente se você gostaria de dizer não e o sim sai de seus lábios mais externamente do que autodeterminado, isso tem um efeito negativo em sua auto-estima e na avaliação de suas habilidades. Portanto, coloque seus interesses em primeiro plano. É perfeitamente normal pensar sobre si mesmo em certas situações.
Da mesma forma, você não deve hesitar em mencionar coisas que o incomodam. Se você acha que algo poderia ser melhor, não hesite em dizer exatamente isso a seus colegas de trabalho, chefe, amigos ou parceiro. No primeiro momento certamente custará a você superar, mas você será responsável por si mesmo. Você mostra aos outros que tem certos interesses e certifique-se de não ser ignorado.

14. Permita-se cometer erros

Pare de se criticar por erros que você cometeu. Com isso, você está constantemente sacudindo seu ego e alimentando muitas dúvidas sobre si mesmo. Em vez disso, tente mudar sua atitude e percepção dos erros: veja-os como uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal. Se você olhar ao redor do seu ambiente profissional e privado, verá que outros cometem erros de vez em quando. É normal que erros sejam cometidos. A questão é que você o abrace e descubra como ele surgiu para aprender com ele.

15. Um pequeno exercício simples com um grande impacto

Finalmente, tenho um pequeno exercício para você que você pode fazer facilmente em casa. Tudo que você precisa é um espelho, uma cadeira e você.

Sente-se em frente a um espelho, olhe-se e olhe-se nos olhos. Em seguida, diga seu nome e o seguinte para si mesmo:  “Você é uma pessoa maravilhosa e valiosa. Você parece bem. Você tem muitos pontos fortes. Você já conquistou muito. Gosto de você!”

Sim, isso parece estranho para você no início, provavelmente até constrangedor. Mas quanto mais difícil for para você, mais inseguro você será e menos capaz de se aceitar completamente. Supere-se de qualquer maneira e repita este exercício – eu prometo que ficará mais fácil com o tempo e você terá uma sensação cada vez melhor 🙂

É isso, minhas 15 dicas para você sobre o amor-próprio. Espero que tenha havido algumas idéias e sugestões úteis para você. Nesse caso, tente implementar o máximo possível no futuro. Sinta-se à vontade para me escrever como você está indo.

Por fim, gostaria de lhe dar o seguinte material para reflexão: Você deve parar de se preocupar se não for como as outras pessoas . Porque você é algo completamente novo neste mundo. Eu prometo a você que nunca antes, desde o início dos tempos, houve alguém que fosse igual a você.

Na verdade, você é incrível e maravilhosamente único – tenha orgulho disso 

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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