Menina pensando

17 Efeitos negativos do estresse na inteligência emocional

O estresse crônico também é o seu tópico? Então você deve fazer algo sobre isso rapidamente. Falar sobre o estresse ou ter uma mentalidade de “eu só tenho que passar por isso” realmente não está na moda em vista dos efeitos negativos do estresse.

1. O estresse crônico é um assassino absoluto do prazer.

Logo no início você tem que ser muito forte: muito estresse tem um efeito negativo em sua vida sexual.

É isso mesmo, porque os níveis consistentemente elevados de hormônios do estresse no sangue dificultam outros ciclos hormonais. Altas concentrações de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, afetam negativamente a produção de estrogênio e testosterona. Menos é feito. Resultado: Você não sente mais tanto prazer, porque o estrogênio e a testosterona são hormônios sexuais responsáveis ​​pelo seu comportamento em relação ao tema sexo!

Além disso, há outro assassino do prazer muito óbvio: você correu como um hamster em uma bicicleta o dia todo. Você está cheio de vigor e com vontade de fazer sexo à noite? Provavelmente não. O que você quiser, caia na cama, feche os olhos e adormeça imediatamente. Claro, também não é favorável a momentos íntimos se você tiver os últimos itens pendentes em sua cabeça, em vez de pensamentos românticos ou sujos.

Jovem sem saber o que quer
Jovem sem saber o que quer

2. O estresse muda sua percepção da dor.

“Eu tenho costas!” Uma frase que você e eu ouvimos muitas vezes. Talvez sejam suas costas que o estão incomodando agora?

Sob estresse, graças à reação de luta e fuga da Idade da Pedra ao estresse, nossos músculos ficam tensos com mais intensidade. Por exemplo, se você se sentar estressado em sua cadeira com uma grande dor de estômago porque está prestes a fazer uma apresentação importante e não decolar, seu corpo terá câimbras. Quer sejam dores de cabeça, de pescoço ou de mandíbula – todas podem surgir do stress e colocar-lhe uma grande pressão!

Mas uma coisa acontece sob estresse: você só percebe quando é tarde demais!

Por quê?

Porque sua percepção da dor muda sob estresse crônico.

Se você passa por muito estresse, seu corpo despeja adrenalina além de cortisol quando em estado de alerta. A adrenalina mobiliza todas as forças e regula muito a sensação de dor. Além disso, a mudança na pressão arterial diminui a percepção da dor. 

Então pode acontecer que você não sinta por causa de todo o estresse …

  • como sua mão está tensa, mas só perceba quando você tem tendinite
  • que sua dor de estômago é mais do que apenas excitação e só a nota realmente quando uma doença gastrointestinal crônica está chegando
  • como suas costas estão com problemas e só perceba a dor quando você está prestes a ter uma hérnia de disco

Sentir dor é um dos melhores avisos sobre como proteger nossas vidas. Se for suprimido pelo estresse, você estará constantemente se colocando em risco.

Vicio emocional
Vicio emocional

3. O estresse promove irritação na pele.

Na próxima vez que você estiver tentando lidar com uma espinha ou defeito com uma arma maravilhosa cosmética, pare por um momento e pergunte ao seu reflexo se um pouco de relaxamento não poderia ser mais eficaz.

Você agora está se perguntando o que seus cuidados com a pele têm a ver com listas superlotadas de tarefas, colegas irritantes ou prazos cada vez mais apertados?

O hormônio do estresse cortisol não afeta apenas o metabolismo, o sistema hormonal e o sistema imunológico, mas também está envolvido na produção de óleo da pele. Muito estresse significa muito cortisol, o que, por sua vez, significa muito óleo para a pele. 

Em combinação com o efeito supressor do sistema imunológico do cortisol, exatamente uma coisa é criada: O terreno fértil perfeito para impurezas cutâneas desagradáveis!

4. O estresse crônico aumenta o risco de diabetes.

Quando estamos estressados, gostamos de comer alimentos não saudáveis ​​de todos os tipos, seja o doce da padaria pela manhã, o currywurst da lanchonete ou a barra de chocolate à noite.

O motivo dos seus desejos tem 5 letras: Poder!

Força é exatamente o que seu corpo precisa em momentos de estresse.

  • Potência suficiente para cuidar de tarefas urgentes para o chefe.
  • Força para evitar cair na cama exausto antes de seu filho.
  • E potência para atender todas as suas expectativas.

No geral, seu corpo se ajusta a um maior consumo de energia. Para ter certeza de obter esse poder o mais rápido possível, ele conta com fast food e doces como fornecedores rápidos. Porque o açúcar entra na corrente sangüínea de maneira particularmente rápida e pode fornecer energia ao cérebro. Portanto, as tentações doentias não permanecem em sua cabeça por acidente.

Infelizmente, muito açúcar tem consequências ruins:

  1. A probabilidade de ficar acima do peso aumenta. Porque você provavelmente não consegue queimar essa quantidade de calorias – e seu corpo armazena algumas “almofadas de energia” em seu estômago.
  2. Seu risco de desenvolver diabetes aumenta. Porque o cortisol aumenta o nível de açúcar no sangue e o corpo também libera substâncias mensageiras relacionadas ao estresse que reduzem o efeito da insulina. Isso torna mais difícil regular o nível de açúcar no sangue. Por causa disso, seu risco de desenvolver diabetes tipo II aumenta se o estresse crônico for o seu problema.

5. Seu cérebro está encolhendo – não apenas figurativamente.

Você provavelmente sabe que às vezes o cérebro parece muito pequeno para todas as entradas. Mas você sabia que o estresse pode afetar o tamanho real do seu cérebro?

O estresse massivo como resultado de eventos críticos da vida pode levar ao corte das conexões individuais das sinapses no cérebro e à redução da chamada massa cinzenta. Como resultado, o volume do seu cérebro diminui, seu cérebro encolhe. 

Esse encolhimento acontece especialmente em regiões do cérebro onde você não estará nada feliz com isso. Estas são as regiões responsáveis ​​pelo controle de suas emoções, mas também por funções fisiológicas importantes (por exemplo, regular a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue).

O chamado córtex pré-frontal também pode ser afetado por mudanças estruturais no cérebro. Ruim, porque essa área do cérebro é responsável, entre outras coisas, pela sua capacidade de concentração, de se envolver em contatos sociais ou de tomar decisões.

Felizmente, esses efeitos não são irreversíveis. Estresse positivo ou prevenção de estresse direcionado (por exemplo, através da meditação ou outras técnicas de gerenciamento de estresse) pode até promover a massa cinzenta no cérebro.

Cachorro com mal humor
Cachorro com mal humor

6. Você dorme pior.

Quase metade das pessoas com altos níveis de estresse afirma ter problemas para dormir. Este foi o resultado de uma pesquisa representativa do Techniker Krankenkasse. Alguns não conseguem adormecer, outros acordam à noite e não conseguem dormir bem.

Mas por que isso?

  1. Por um lado, existem fatores externos. Por exemplo, a higiene do sono de pessoas cronicamente estressadas costuma ser muito pior do que a de pessoas sem estresse. Freqüentemente, trabalham até tarde e ficam com o celular, a televisão ou outros dispositivos eletrônicos à sua volta até tarde. A luz de todos esses dispositivos sozinha atrapalha nosso ciclo de sono-vigília, porque suprime a liberação do hormônio do sono melatonina.
  2. Acrescente a isso hábitos de sono desfavoráveis, uma discussão pouco antes de deitar ou ruminar sobre os problemas e a falta de relaxamento que permitem que seu corpo se desligue e se prepare para uma boa noite de sono.

Isso leva a um círculo vicioso: o estresse crônico deixa você cansado, você não dorme bem, então você fica mais facilmente estressado, o que o torna ainda mais difícil para dormir.

(Se dormir é um problema para você. Aqui estão 10 dicas para uma boa noite de sono.)

7. Seu ciclo está ficando louco.

Você sabia que o estresse pode afetar negativamente outro ciclo além do seu ciclo diurno e noturno? Sua menstruação é intencional.

Sob estresse, pode acontecer que a sua menstruação demore muito a chegar ou mesmo que não aconteça de forma alguma. Não é de admirar, porque o estresse cria muita confusão em seu corpo.

Em seu estudo de 1991, Sioban Harlow e Genevieve Matanoski examinaram a duração do ciclo feminino. Eles descobriram que as mulheres com uma alta pontuação de estresse percebido tinham quase 2 vezes mais probabilidade de ter ciclos mais longos. [6]

Isso, por sua vez, é negativo para sua fertilidade. Sem um ciclo intacto, é mais difícil engravidar. Sem mencionar o que significa para seu corpo e sua psique quando seu equilíbrio hormonal é tão prejudicado.

8. Você se torna alguém que não quer ser.

“Espelho, espelho na parede: diga-me quem é a pessoa mais cínica, irritadiça e tensa de todo o país?”

Ok, eu admito, você provavelmente não será o primeiro em seu país nessas posições. Mas é completamente suficiente se você e aqueles ao seu redor não se reconhecem mais.

O fato é: o estresse não revela necessariamente o seu lado mais bonito. No longo prazo, ele provavelmente até mostrará lados que você mesmo não conhece ou que nunca pensou serem possíveis.

Acontece que você …

  • apenas ouvindo pela metade, porque você já está dez passos à frente,
  • reage mais irritado a uma pergunta do que realmente deseja, porque sua paciência está tensa para rasgar
  • Seja cínico sobre os problemas das outras pessoas

A questão é: você realmente quer ser assim?

Como tomar boas decisões
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9. Você de repente se torna um especialista em procrastinação

Na verdade, você realmente deve fazer algo agora para o próximo exame. Em vez disso, você deita no sofá com a consciência pesada e desliza direto para a próxima maratona do Netflix.

A procrastinação é um problema sério. O comportamento popularmente conhecido como “procrastinação” descreve uma forma de comportamento de evitação.

Seu comportamento de evitação pode ser influenciado por uma ampla variedade de fatores.

  • Por exemplo, você escolheu uma montanha que é muito grande para ser conquistada ou está tendo problemas para colocar suas tarefas na ordem correta de prioridade.
  • A perspectiva de alguns minutos de espaço livre irá tentá-lo a adiar suas tarefas e geralmente leva ao estresse.
  • Por causa da grande preocupação de não ser capaz de gerenciar sua carga de trabalho de qualquer maneira ou porque você não consegue ver a montanha por causa das árvores, pode acontecer de você nem mesmo começar seus projetos ou começar a trabalhar tarde demais.
  • O resultado? Experimente ainda mais estresse …

10. O estresse faz você se esquecer.

O que suas chaves, sua carteira e sua máscara de corona têm em comum?

Todos esses itens são muitas vezes esquecidos ao deixar o apartamento sob pressão de tempo. Esquecer algo sob estresse não é incomum. Seja a famosa chave da porta da frente ou o aniversário da sua tia.

Existem várias razões para isso:

  1. Se você está sempre mentalmente dois passos à frente e nunca no aqui e agora, está menos atento. Você vai perder onde colocou o telefone celular ou a máscara corona.
  2. O hormônio do estresse cortisol muda de concentração. Isso tem consequências para os processos de memória, que na verdade são organizados durante o sono. Quando você sonha, você processa experiências cotidianas. Seus sonhos também são importantes para aplicar estratégias que você já aprendeu a novos problemas. Se você dorme pior ou se o cortisol muda seus sonhos, isso não fica sem efeitos em seus processos de memória. 

11. O estresse crônico promove a demência.

Suspeita-se que o estresse crônico favorece o Alzheimer e a demência vascular.

Robert Wilson e seus colegas das universidades de Chicago e Filadélfia coletaram e avaliaram os dados de 600 pessoas que inicialmente não sofriam de demência ao longo de vários anos. Seu resultado terrível? O grupo estressado teve um risco 2,7 vezes maior de desenvolver Alzheimer .

Um estudo longitudinal em mulheres com mais de 35 anos mostrou resultados semelhantes. Quanto mais e mais constantemente as mulheres relatam estresse, maior será o risco posterior de desenvolver demência .

12. O sistema imunológico sofre e seu corpo está em greve.

Lidar com o estresse às vezes parece uma luta e você adoraria fugir de sua montanha de tarefas para uma ilha deserta?

Assim que você coloca estresse em seu corpo, é uma condição permanente para ele. A adrenalina e o cortisol liberados preparam todo o seu organismo para lutar ou fugir.

Isso em si não é um problema. Somente quando é um estresse crônico e você não consegue compensar o estresse, torna-se difícil para todo o seu corpo. (Leia mais sobre isso aqui.)

Porque o estresse (crônico) afeta, entre outras coisas …

  • seu sistema imunológico
  • sua digestão
  • os músculos
  • seu sistema cardiovascular

No longo prazo, o cortisol enfraquece o sistema imunológico e o torna mais suscetível a bactérias e vírus. A produção de ácido estomacal também é estimulada, e é por isso que azia e problemas semelhantes podem ocorrer com mais frequência.

Em experimentos com animais, os efeitos do estresse na permeabilidade intestinal (isto é, a permeabilidade do intestino) e na flora intestinal foram demonstrados. Ambos os fatores são importantes para a doença inflamatória intestinal .

Seus músculos estão, no verdadeiro sentido da palavra, sob tensão – geralmente isso se expressa em dores nas costas ou dores de cabeça. O estresse também afeta a pressão arterial, por isso não é de surpreender que possam surgir problemas cardiovasculares de todos os tipos. Exemplos são hipertensão, palpitações ou problemas circulatórios. O risco de ataques cardíacos também aumenta.

Mulher sozinha
Mulher sozinha

13. Seu risco de ficar doente mental aumenta.

O estresse crônico é considerado um fator de risco para muitas doenças mentais. Incluindo depressão e transtornos de ansiedade, duas das doenças mentais mais comuns.

Claro, vários fatores desempenham um papel no desenvolvimento de um transtorno mental.

A amígdala é particularmente importante do ponto de vista do estresse. Ele está localizado no sistema límbico, parte do cérebro.

Pense na amígdala como um sensor de perigo. Ele desencadeia reações como medo e ansiedade. Quando estressado, ele é ativado e soa o alarme para protegê-lo. O estresse crônico, entretanto, leva à ativação excessiva e permanente da amígdala.

Isso indica constantemente que algo está errado. A longo prazo, isso é emocional, mental e fisicamente exaustivo. Essa condição favorece o desenvolvimento de doenças mentais. [11]

14. Não apenas sua vida é afetada, mas também a de seus filhos.

Deixe-me adivinhar: o fato de o estresse afetar o ambiente familiar não é nenhuma novidade para você, não é?

O que pode ser novo para você, no entanto, é que sua percepção do estresse também afeta o desenvolvimento do seu filho ainda não nascido.

Anja Huizink e seus colegas da Universidade de Utrecht descobriram que o estresse crônico que você sente pode afetar seu filho ainda não nascido em certas áreas do desenvolvimento.

Nas mães que sofrem estresse crônico durante a gravidez, pode-se observar um atraso no desenvolvimento motor e mental em bebês com 8 meses de idade. O estresse é um fator de risco para problemas de desenvolvimento posteriores, como reações retardadas ou desenvolvimento da linguagem.

Se você aprender a lidar com o estresse com sucesso, não estará fazendo apenas algo bom para si mesmo, mas também para seu filho (por nascer).

15. Você negligencia seus amigos e aumenta seu nível de estresse ainda mais.

Amizades são boas, mas também precisam de um pouco de cuidado. Precisamente este último consome um tempo que as pessoas com estresse crônico muitas vezes não têm.

Se você se sentir preso agora, as linhas a seguir devem ser um pequeno empurrãozinho na direção do cinema, restaurante, café ou conversa de sofá!

O ombro para chorar, o conselho da sua namorada ou a risada comum contribuem positivamente para os seus sentimentos. Muitos momentos estressantes poderiam ser atenuados dessa forma, e muitos problemas poderiam ser resolvidos por meio da troca.

Além disso, seu corpo libera o hormônio oxitocina, o “hormônio do abraço”, quando você está com seus entes queridos. Ele reduz a liberação do hormônio do estresse cortisol e ativa seu sistema de recompensa. Portanto, se você passa tempo com seus amigos (ou outras pessoas queridas), você tem um amortecedor eficaz contra o estresse .

Mas é exatamente isso que você está perdendo quando dificilmente vê seus amigos por causa do “pouco tempo”.

Mulher com autoestima
Mulher com autoestima

16. Seus genes estão mudando.

O kit de todo o seu corpo está ancorado no seu DNA. É aqui que seus cromossomos e seus genes são encontrados.

Pense da seguinte maneira: se o seu DNA fosse uma biblioteca, seus cromossomos representariam os livros contidos nela. Seus genes são as páginas individuais desses livros.

O momento em que a página é aberta ou um capítulo totalmente saltado depende, entre outras coisas, das influências ambientais. Isso também inclui estresse!

A epigenética se preocupa em saber se um gene está ativado ou silenciado. Pesquisas nesta área mostraram que o estresse afeta suas informações epigenéticas. Simplificando: o estresse crônico altera a expressão de seus genes. Isso ocorre porque o estresse interfere no controle da atividade genética do próprio corpo. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio de uma ativação alterada de certas enzimas.

Por que isso é importante para você, você se pergunta?

Muito simplesmente: se certos genes são ativados ou desativados, o risco de doenças ou alterações patológicas em seu cérebro aumenta. O estresse crônico afeta o controle de genes que são suspeitos de estarem ligados a doenças influenciadas geneticamente.

Felizmente, esses processos são reversíveis por meio do treinamento de gerenciamento de estresse [15] .

17. Seu desempenho no trabalho está diminuindo rapidamente

Você sabe disso: sua agenda está cheia de compromissos e uma enorme montanha de coisas para fazer está esperando por você. Para trabalhar tanto quanto possível, você começa de manhã cedo. Uma rápida olhada no relógio de repente diz que já é meio-dia. Mas o processamento ainda não foi tão produtivo quanto o esperado.

Resultado: você se sente ainda mais estressado e pior!

Um pequeno consolo: você provavelmente não pode fazer nada por seu baixo desempenho no trabalho sob estresse.

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique descobriram em um experimento com ratos que o estresse social leva a uma redução no desempenho. Depois que os ratos foram expostos ao estresse, por exemplo, eles não conseguiam mais se lembrar de caminhos previamente aprendidos em um labirinto. [16]

Para você, isso significa que, no futuro, menos é mais!

Se você conseguir lidar melhor com o estresse, terá uma boa chance de aumentar a produtividade.

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