3 Dicas para derrotar o crítico interno

Você provavelmente conhece seu crítico interno. Essa voz negativa que constantemente critica e rebaixa você.

Seu crítico interior o impede de aceitar a si mesmo, perseguir seus objetivos e viver uma vida plena.

Neste artigo, você aprenderá três métodos psicologicamente comprovados para silenciar seu crítico interior.

Aqui vamos nós.

AFINAL, O QUE É O “CRÍTICO INTERNO”?

O crítico interno é a sua voz interior que destaca suas fraquezas, falhas e erros, critica você e constantemente o rebaixa.

Seu crítico interior gosta de afirmar que você não vale nada, que não é atraente, que não pode fazer nada e que nunca alcançará nada.

Você encontrará esta voz crítica em todas as áreas da vida:

  • No trabalho: “Você simplesmente não é inteligente e trabalhador o suficiente. Você nunca será promovido porque seus colegas fazem tudo melhor de qualquer maneira. “
  • Em seu relacionamento: “Seu parceiro não te ama de jeito nenhum, caso contrário, ele o trataria de forma diferente. Você simplesmente não é gentil. Em algum momento, seu parceiro vai descobrir quem você realmente é e fugir. “
  • Com seus objetivos: “Você nem precisa começar a se exercitar. Você é um porco gordo e não vai conseguir perder peso de qualquer maneira. Você nunca faz nada. E agora vá para a cozinha e coma uma barra de chocolate. “

Seu crítico interior está sabotando seus relacionamentos, seu trabalho e sua agenda geral. Ela rouba muita alegria de viver, é uma das principais causas da baixa autoestima e impede que você desenvolva sua força interior .

Moça mentalmente focada
Moça mentalmente focada

O crítico interno não tem nada a ver com o seu sucesso real

O crítico interno faz você se sentir inútil. Frases como “Não sou bom o suficiente”, “Os outros são melhores” ou “Não consigo fazer nada” que fazem você se sentir mal e com baixa autoestima.

E talvez agora você esteja pensando:

“Mas é verdade! Olhe para os outros. Você é mais atraente, mais bem-sucedido e mais disciplinado. Eles alcançam tudo o que se propõem a fazer. Na verdade, não sou tão bom quanto você … “

Então, por favor, esteja ciente do seguinte: Seu crítico interior não tem nada a ver com seu sucesso real.

A verdade é esta: você pode ser atraente, bem-sucedido e famoso e ainda assim se sentir inútil. Há um número suficiente de pessoas famosas e bem-sucedidas que sofrem de depressão, acreditam que são um fracasso ou até mesmo se suicidam.

A razão para isso é que o que você sente não depende de seu sucesso externo, mas apenas de sua autoestima. É por isso que existem muitas pessoas bem-sucedidas ou atraentes que sofrem muito com seu crítico interior.

Seu crítico interno sempre encontrará algo para criticá-lo

Para silenciar seu crítico interno, não ajuda você ser mais bem-sucedido, parar de cometer erros, perder peso ou se tornar mais disciplinado .

Porque não importa o que você realize ou o que mude, seu crítico interior certamente encontrará algo pelo qual rebaixá-lo. Afinal, esse é exatamente o seu trabalho.

Muitas vezes, as pessoas se preparam para não serem bem-sucedidas, não serem amadas o suficiente ou serem gordas demais. Eles então investem anos de sua energia e tempo tentando ganhar mais dinheiro, ser amados pelos outros ou obter um corpo excelente. Mas a insatisfação persistente. Afinal, o crítico interno sempre encontra algo novo que não é bom o suficiente para ele ou que poderia ter sido feito melhor.

Derrotar seu crítico interno não é mudar algo externo. Mas por dentro. Agora vamos ver três etapas para fazer isso.

ETAPA 1: IDENTIFIQUE SEUS PENSAMENTOS CRÍTICOS

Certamente, existem certas situações em que seu crítico interno é particularmente forte. E seu crítico interno provavelmente também gosta de usar certas palavras (por exemplo, estúpido, inútil, inútil, perdedor, etc.).

Portanto, o primeiro passo para parar sua crítica interior é reconhecer seus pensamentos típicos de autocrítica.

O que seu crítico interior vive dizendo a você? Que palavras ele usa? Em que situações ele gosta de falar abertamente?

Aqui estão alguns exemplos:

  • No que diz respeito à sua aparência: “Você é muito gordo / velho / feio. Como alguém pode achar você atraente? Dê uma olhada em si mesmo! “
  • Em relação ao seu desempenho no trabalho: “Você simplesmente não tem o que é preciso como os outros. Eles são simplesmente melhores. Você nunca terá sucesso, você se tornará um perdedor! “
  • Se você cometer um erro: “Você não pode fazer nada! Você é um inútil e simplesmente estúpido. “
  • Se você é preguiçoso ou improdutivo: “Você é apenas um porco preguiçoso. Você nunca se tornará nada. “
  • Se seus filhos fazem bobagens ou têm problemas na escola: “ Você é uma mãe / pai ruim. Você é realmente uma vergonha e nada vai acontecer de seus filhos. “

Anote quais são seus pensamentos típicos de autocrítica. Quer seja no trabalho, em relação à sua aparência, no trato com outras pessoas, na educação dos seus filhos ou quando você faz novos planos ou erros.

Menina com medo
Menina com medo

Certamente, existem algumas coisas típicas que seu crítico interior gosta particularmente de dizer a você. A “melhor” autocrítica, por assim dizer.

Se você estiver ciente disso (você também pode anotar), continue com a etapa 2.

ETAPA 2: RESPONDA AO SEU CRÍTICO INTERNO

As afirmações do seu crítico interno raramente são verdadeiras, mesmo que pareça isso para você no momento. Na grande maioria dos casos, são exageros e generalizações.

Digamos que você cometa um erro no trabalho e seu gerente o diga a você. Seu crítico interno agora relata:

“Eu sou um péssimo. Não estou fazendo nada certo. Eu sou um idiota! Tenho certeza que serei demitido em breve. “

Claro, mesmo que essas palavras pareçam verdadeiras agora, elas são uma visão completamente distorcida das coisas.

Só porque você cometeu um erro – ou vários – não é bom para você. Se você fosse realmente um mau funcionário, já teria perdido o emprego há muito tempo. E certamente você também não está fazendo nada de errado em sua vida.

O problema é que seu crítico interno está no comando agora, ele está terrivelmente distorcido e excessivamente exagerado. Neste momento você não consegue mais pensar racionalmente e se perder em seus pensamentos negativos .

Portanto, esteja ciente de que sua conversa interna negativa é completamente exagerada. E comece a responder racionalmente ao seu crítico interno.

Abaixo estão 3 exemplos.

Exemplo 1

Situação: você bateu em outro carro enquanto estacionava.

Crítico interior: “Que merda! Você realmente não pode fazer nada. Que idiota completo você é. Você sabe mesmo como vai ser caro? “

Resposta racional: “Sim, isso foi estúpido agora. Mas no final, isso é apenas um pequeno arranhão. Isso pode realmente acontecer com qualquer pessoa. E só porque agora causei um pequeno arranhão, isso não significa que não posso fazer nada ou que não sou bom. “

Exemplo 2

Situação: seu parceiro volta do trabalho irritado e não quer falar com você.

Crítico interno: “Veja, você simplesmente não é gentil. Certamente você será abandonado em breve. E porque você simplesmente não é bom o suficiente, você se sentirá solitário e sozinho. “

Resposta racional: “O fato de meu parceiro estar estressado e irritado não tem nada a ver comigo. Ele apenas teve um dia ruim, assim como todo mundo tem um dia ruim. Vou apenas dar-lhe o espaço e o tempo que ele precisa para relaxar. “

Exemplo 3

Situação: você foi convidado para uma festa onde mal conhece ninguém

Crítico interior: “Ninguém vai querer falar comigo? Eu sou chata, insegura e provavelmente vou corar e apenas dizer bobagens. “

Resposta racional: “É normal para mim ficar um pouco nervoso. E certamente há um ou outro que gostaria de conversar comigo. Afinal, sou um bom ouvinte, faço perguntas interessantes e já vi uma série de histórias. “

ETAPA 3: CHEGA DE PERFECCIONISMO

Essas declarações fazem sentido?

  • Todo mundo comete erros de vez em quando.
  • Ninguém é perfeito.
  • Todo mundo tem pontos fortes e fracos.
  • Ninguém está sempre feliz, sempre disciplinado ou sempre de bom humor.

Acho que você vai concordar comigo nessas declarações.

Mas será que você espera perfeccionismo de si mesmo? Que você não se permite cometer erros? Que você se julga por suas fraquezas? Que você acha que sempre tem que estar motivado, confiante ou feliz ?

Você alimenta e fortalece seu crítico interno com perfeccionismo. Você coloca a fasquia tão alta que o seu crítico interior sempre tem do que reclamar – não importa o que você conquiste ou o quanto tente.

Enquanto você esperar perfeccionismo de si mesmo, não será capaz de derrotar seu crítico interior. Então, que tal diminuir um pouco suas expectativas?

Quando você se permite cometer erros. Quando você aceita suas fraquezas em vez de se julgar por elas. Quando você aceita que é até humano.

Da próxima vez que seu crítico interno entrar em contato, responda:

“Eu sei que não sou perfeito. Pelo contrário, estou longe disso. Mas estou trabalhando em mim mesma. Procuro melhorar, crescer e aprender com meus erros. E essa é a única coisa que importa. Não se trata de quão rápido estou progredindo, mas de me mover na direção certa. Roma também não foi construída em um dia. “

Você está bem do jeito que está. Não esqueça isto.

A causa de sua crítica interna

Seu crítico interno é o resultado de seus pensamentos. Em vez de se permitir cometer erros, de enfrentar racionalmente a sua voz crítica e pensar orientado para o processo, você se perde em pensamentos negativos, dúvidas sobre si mesmo e crenças limitantes.

O ponto-chave é este: sua mente é uma ferramenta incrivelmente poderosa. Se você aprender a lidar melhor com seus pensamentos, não só vencerá sua crítica interior, mas também transformará sua vida aos poucos.

Por esse motivo, escrevi o guia Mindset gratuito . Nele você aprenderá 4 maneiras de pensar que o ajudarão enormemente a derrotar seu crítico interior e a desenvolver um eu forte.

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