4 Estratégias para sair da espiral de reclamações

No artigo da semana passada, você leu por que deveria pensar duas vezes no futuro, se quer reclamar para si mesmo e para sua vida cotidiana com choramingos, indignação, reclamações e companhia. Como prometido, neste artigo apresento dicas e estratégias que surgiram de uma vez por todas. Sua saúde física e mental vão saltar de alegria.

Com qual melodia básica você segue na sua vida?

Deixe a pergunta derreter em sua boca. Com qual melodia básica você segue na sua vida? Que resposta espontânea você desenvolve?

Você está despreocupado, feliz e com facilidade em movimento? Ou um sentimento constante de frustração, insatisfação ou desapontamento se espalhou?

Posso dizer por que estou fazendo essa pergunta. Eu vejo cada vez mais pessoas que passam pela vida cotidiana com um humor básico do tipo tudo-é-terrivelmente exaustivo e estou-sempre-aborrecido.

Esta situação aqui é um excelente exemplo disso: eu tinha feito minhas compras semanais de frutas e vegetais no mercado e queria voltar para casa. Choveu muito naquele dia e um pai estava andando na minha frente com suas filhas pequenas, acho que de 8 a 10 anos, carregadas de mochilas e guarda-chuvas. Ele estava visivelmente irritado com as compras e dizia às garotas para se apressarem e irem mais rápido.

Tanto sua linguagem verbal quanto não-verbal não deixavam dúvidas sobre o quão zangado, irritado e insatisfeito ele estava.

Suas duas filhas correram atrás dele ansiosamente. Em lindos trajes de chuva rosa, sobre cada um deles um guarda-chuva roxo-rosa com unicórnios. Eles não estavam de mau humor ou tinham uma expressão pessimista no rosto. Pelo contrário!

Eles riram um do outro. Eles falaram sobre como crianças diferentes de suas turmas riam e como soam suas risadas. Um dos dois demonstrou o respectivo ruído de riso e o outro juntou-se aos risos.

Eu posso te dizer, eu segui com um sorriso constante e tomei cuidado para não me desviar. Isso foi tão contagiante! Tive que rir junto e ter cuidado para não falar muito alto e chamar a atenção …

Enquanto observava a cena, ficou claro para mim que atitude imensamente diferente os dois filhos têm em relação à vida em relação ao pai. Enquanto as duas meninas passam pela vida cheias de curiosidade, alegria e entusiasmo, o pai dá a impressão de que a vida é um esforço, uma luta que de alguma forma deve ser superada .

Menina pensando
Menina pensando

Por que estou dizendo tudo isso quando você está apenas esperando por dicas sobre como parar de choramingar?

Muito simplesmente: antes de lidarmos com as “soluções”, é importante saber que tipo de “problema” se trata.

Nesse caso, que tipo de choradeira.

Porque faz uma grande diferença se você choramingar de vez em quando quando estiver se sentindo mal. Por exemplo, se você não se atreve a ir até alguém e dizer certas coisas para essa pessoa. Então você sabe que seria inconveniente ou duvidoso que pudesse mudar alguma coisa.

OU se você tem um sentimento básico de que tudo é uma merda e exaustiva e todos estão contra mim (ou algo parecido) conforme descrito acima.

Se você preferir se colocar na segunda categoria, a probabilidade é cerca de 100 vezes maior de que muitas vezes você reclame, reclame ou lamente e fique indignado. Que você solidificou uma estrutura habitual de arrependimento, que está associada a uma atitude básica de indignação e frustração.

Menina florista
Menina florista
Então pare por um momento e pergunte-se honestamente aqui hoje como você está indo.

Você diria que é apenas um dos lamentadores quando algo realmente ruim e difícil vem até você do lado de fora? Ou vai tão longe que você não consegue mais distinguir entre o que o incomoda e o que o frustra? Que seu sistema sempre inicia “por precaução” e que choramingar, indignação ou reclamação passou despercebido e involuntariamente um tipo de vida e atitude básica?

Nesse caso, as dicas maravilhosas que estou prestes a apresentar a você provavelmente não serão suficientes para você por si só. Não porque eles não sejam úteis e eficazes em si mesmos, mas simplesmente porque você está falando sobre outra coisa.

Ou seja, para mudar seu humor básico. Para garantir que você (novamente) traga mais alegria, vivacidade, diversão, facilidade e prazer em sua vida.

Porque, na verdade, esse estado de luz e afirmação da vida que as crianças irradiam no exemplo é o nosso estado natural. Se você tem a sensação de que caiu na direção do peso, da falta de interesse e da tristeza , dê uma olhada na minha apostila “Felicidade não é questão de sorte” . Você aprenderá como trazer mais alegria e satisfação para sua vida cotidiana.

Então, chega de prefácio. Vamos ver as dicas e estratégias reais que o ajudarão a deixar de lamentar, lamentar e co. Para trás.

4 dicas e estratégias com as quais você pode deixar as reclamações para trás

1. Fale com você e diga PARE

Você pode ver esta dica como um primeiro passo e um nível superior.

Você se lembra: no artigo da semana passada, dei a você uma tarefa de observação no final. Você deve descobrir mais sobre seus gatilhos típicos para reclamações. Se ainda não o fez, aconselho-o a fazê-lo.

Pegue uma caneta e papel e anote situações, pessoas ou circunstâncias que o fazem chorar, reclamar ou reclamar fácil e rapidamente. Se quiser, fique atento a uma semana inteira e continue fazendo anotações.

É saber exatamente quando sua reclamação automática começa na sua vida cotidiana .

Portanto, uma dose saudável de atenção plena (esforço) está na ordem do dia.

Assim que você perceber que a espiral de reclamações está começando, você dirá no futuro: PARE!

Dependendo de onde você está, você pode dizer isso em voz alta ou parar em sua mente.

Isso não é tão fácil, especialmente no início, pois estamos muito presos em processos inconscientes. Portanto, realmente ajuda se você estiver ciente de suas situações típicas de reclamação de antemão. Isso torna mais fácil para você capturar os momentos decisivos, porque você já os espera até certo ponto.

Independentemente de você ser um detetive experiente ou de ter dificuldades no início – a principal prioridade em tudo é que você se trate com amor!

É sobre observar você e seus padrões de infortúnio (!). Sem o seu crítico entrar no palco e se julgar.

Nem no sentido de: “Não consigo nem fazer besteira para não reclamar”, nem “Nem consigo perceber quando reclamo ou reclamo”.

Se você se contiver, seja amigável e diga: “Ah, olha só, aí está o modo reclamação de novo.”

Mesmo que você descubra à noite que não percebeu qual é a situação: dê a si mesmo um abraço compassivo . Fique ligado. Você verá como progredir como detetive!

Menina feliz
Menina feliz

2. Entre em ação e volte-se para o que está por trás!

É claro que há algo na afirmação de que você não deve comer tudo dentro de si. Nunca se trata de engolir algo em você ou empurrá-lo para longe.

Mas voltando-se para o que está em você.

Mesmo quando você reclama, obviamente há algo dentro de você. Freqüentemente, há uma tarefa por trás disso , uma necessidade negligenciada que precisa ser vista. Por exemplo, o apreço de seu chefe quando ele só aceita seus rascunhos com um aceno de cabeça. Ou um “obrigado” de seus filhos que você não recebeu porque facilita o dia a dia com as tarefas domésticas, mantém a ordem e cria um belo lar para eles.

É importante para mim não nos interpretar mal: sim, sempre tem algo a ver com você quando você pula nele. No entanto, certamente existem situações e momentos em que você reclama “com razão”. Por exemplo, quando outra pessoa fez algo realmente impróprio ou prejudicial, ou o ignora permanentemente ou o aterroriza.

Portanto, pode haver coisas diferentes por trás de um choramingo.

Por exemplo, autopiedade ou um desejo firme de mudança. Portanto, verifique o que está realmente atrás quando você reclama.

O que você espera disso? (Ou qual é a parte que lamenta promissora?)

O que você realmente quer? O que você acha realmente difícil, o que realmente te incomoda e onde você “usa” a choradeira para outros fins?

Não importa o que saia dessas perguntas. É importante que você reserve um tempo para lidar com isso. Para se tornar ativo e entrar em uma orientação de ação .

Existem várias possibilidades.

Dependendo do que é bom para você, do que você precisa e dependendo da situação, isso pode significar que você está expressando o fervilhar por dentro. Mas não para outras pessoas. Então, seu corpo é uma válvula de escape maravilhosa. Por exemplo, quando você está sozinho, você pode bater os pés vigorosamente. Ou bufar, suspirar, gritar. Cerre os punhos e sinta conscientemente a energia e o poder por trás do seu “gemido”.

Se outras pessoas estiverem envolvidas: faça o oposto do que você está fazendo agora. Pense sobre o comportamento que a outra pessoa não espera e como você poderia “surpreendê-la”. Então veja como o outro reage.

Como um sistêmico, adoro esses “jogos de irritação” e, por experiência própria, eles são extremamente úteis. Independentemente de a outra pessoa mudar ou não de comportamento, posso garantir que isso fará muito por você. Porque você se sente autoeficiente, livre e independente do comportamento de terceiros e sente quanto espaço de manobra e possibilidades você realmente tem.

Quais são os motivos típicos pelos quais você pode rapidamente cair de novo na reclamação e tornar-se ativo e cair no esquecimento?

Com os meus muitos anos de experiência em coaching, posso contar a você, por exemplo, as seguintes armadilhas comuns, que você também pode conhecer em sua vida cotidiana:

  1. Você não se destaca nem diz não a alguém ou algo quando deveria. 
  2. Existe um conflito entre você e outra pessoa. Em vez de seguir um curso de solução, você prefere chutar coisas com uma pessoa inocente sobre o que o outro fez de forma terrível e ruim. 
  3. Repetidamente, você se pega tentando agradar aos outros e se deixa cair para trás. 
  4. Você não tem tempo suficiente para si mesmo, mas não pode mudar nada. Embora você ache que tudo é demais para você, você reclama que não há nada que você possa fazer a respeito em vez de cuidar de si mesmo. O que você pode fazer? 

Esta lista não afirma ser completa. Mas era importante para mim que você pudesse imaginar algo sob minhas descrições. Se você se pegou em um lugar ou outro, tanto melhor. Cada vez que você notar na vida cotidiana que está caindo na armadilha da miséria, de agora em diante, na melhor das hipóteses, um sino de lembrete interior tocará e amorosamente pedirá que você aja.

3. Exagere! Lamente o mais forte que puder.

Sim, você leu corretamente. A técnica do exagero vem da terapia provocativa. Eu a conheci pessoalmente em relação ao meu treinamento como terapeuta sistêmico.

Se, por exemplo, um dos meus clientes se queixar de um grande stress, proveniente em particular do trabalho, pude ver com ele quais as desvantagens e dar-lhe uma espécie de “proibição de horas extraordinárias” por um determinado período de tempo. Mas, provocativamente, também poderia escolher um caminho diferente. Ou seja, aconselhando-o a trabalhar mais horas extras. Talvez até defina um número (trabalhe mais x horas todos os dias).

O que costuma acontecer: Devido ao grande exagero, os clientes percebem o quão absurdos são seus comportamentos ou certos pensamentos e depois saem facilmente ou podem desligá-los.

Isso é exatamente o que eu recomendo a você quando se trata do assunto da miséria.

Menina pulando
Menina pulando
Exagere sua autocomiseração e a causa da miséria de forma tão desproporcional que você não pode mais levar as duas coisas a sério.

Por exemplo, você pode dizer a si mesmo que com certeza morrerá sozinho e abandonado. Ou você pode se convencer de que seu chefe faz você parecer estúpido todas as vezes na reunião na frente da equipe reunida e realmente usa cada segundo para fazer isso. Na verdade, vai chover TODOS OS DIAS do resto de sua vida.

Você perceberá que muda automaticamente sua perspectiva, leva tudo com mais facilidade e, no final, talvez sorria para si mesmo ou para a situação.

4. Mude seu foco para a gratidão.

Parece simples. Isto é!

Não conheço nenhuma arma secreta mais simples e eficaz que o catapulta mais rápida e intensamente para a bem-aventurança ou o tira do modo de infortúnio de longo prazo do que a gratidão.

A ciência também concorda com os efeitos duradouros e surpreendentes que a gratidão tem em nossas vidas. Para citar apenas um dos que parecem mil estudos até o momento: Cientistas da Universidade da Califórnia mostraram que seu nível de cortisol (um hormônio do estresse) diminui em 23% quando você passa pela vida com gratidão e otimismo.

Portanto, certifique-se de manter seu foco!

Assim que você perceber que está preso no ciclo do choramingo, feche os olhos por um breve momento e responda à seguinte pergunta:

Por que, por que pequenas e grandes coisas, sou realmente grato em minha vida?

Está chovendo e você dormiu mal. Mas você tem uma cama quente e aconchegante na qual pode se deitar todas as noites e 4 paredes ao seu redor, nas quais você pode fazer o que quiser.

Ao responder a esta pergunta, você pode “enlouquecer” mentalmente – deixe sua imaginação correr solta. Quanto mais você fizer o pequeno exercício, mais coisas você pensará, pelas quais você pode ser profundamente grato e que irá apreciar e desfrutar mais .

Mais energia, uma mente mais feliz e menos estresse parecem mais atraentes do que a jammerite crônica, não é?

Essas foram minhas 4 dicas para você.

Agora é sua vez de implementar o que disse.

Para fazer isso, role novamente rapidamente pelas estratégias individuais e veja qual delas agrada mais a você. Em seguida, tome a decisão vinculativa de implementar o comportamento descrito por pelo menos uma semana.

Deixe-me e ao resto da comunidade saber qual dica anti-jammer você escolheu e, claro, especialmente qual é a sua experiência com ela! Você já está percebendo rachaduras em seus padrões habituais de sofrimento?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.