4 Estratégias simples para lidar com pessoas difíceis

Certamente você também tem pessoas em sua vida que tornam tudo menos fácil para você. Onde, depois de um encontro, você já se pegou suspirando uma ou duas vezes com o pensamento de como às vezes seria mais fácil sem eles. Seja seu filho púbere, que puxa fortemente sua paciência com seus comentários provocativos. O chefe colérico que cambaleia do nada e vai direto para o teto a partir de agora. O colega que só reclama de manhã à noite e transfere todo o trabalho possível para você. O homem egocêntrico que faz suas coisas independentemente da perda. Ah sim, e claro não esquecer: a sogra. Que de alguma forma interpreta mal cada frase sua como um ataque pessoal

Independentemente de estar em uma das constelações mencionadas acima ou em uma forma ligeiramente modificada, você provavelmente está mais familiarizado com um ou outro tipo de incômodo do que gostaria. Por mais diferentes que sejam, eles têm algo em comum. Eles são complicados, difíceis de avaliar, difíceis de lidar e roubam muita força e energia.

Evitar pessoas tão árduas é certamente uma estratégia. Na maioria dos casos, entretanto, isso não é tão fácil. Porque o que você faz com o chefe ou com os colegas de trabalho se não quiser mudar de emprego? Ou mesmo com familiares?

Portanto, a questão permanece:

Treinamento mental
Treinamento mental
Como você pode lidar com essas pessoas para ficar bem e não perder?

Eu quero dar a você estratégias que você pode usar quando egocêntricos, coléricos ou rainhas do drama atacam. Essas recomendações têm como objetivo principal mudar sua atitude em relação a essas pessoas difíceis – tanto em situações específicas quanto em geral.

Como assim?

Muito simplesmente: porque, em última análise, sua atitude interior decide como você pode lidar com essas pessoas de fora. Ao expandir e mudar seu mundo interior, você automaticamente amplia e enriquece seu horizonte de ação! Além disso, dicas de comunicação muito específicas estão esperando por você neste artigo.

O autocuidado também pode ir além de apenas lidar com você mesmo

Antes de compartilhar dicas específicas com você, gostaria de lembrar novamente por que é tão importante aprender a lidar bem com pessoas “tóxicas”.

Você provavelmente já percebeu que não se sente nada bem após esses encontros. Talvez você esteja com raiva e chateado . Ou machucado. Confuso, taciturno e tentando entender em retrospecto o que acabou de acontecer aqui.

Cuidar bem de si mesmo no dia a dia significa mais do que apenas pausas , relaxamento e recreação.

O autocuidado também inclui a construção de relacionamentos com outras pessoas. Também tem a ver com a proteção de suas necessidades e sentimentos. E defenda-se. Certificando-se de que você está bem no geral. Preserve suas necessidades, limites e sua integridade. Por exemplo, na forma de um não autodeterminado se o seu colega quiser colocar o trabalho em cima de você novamente. Cuidar de si mesmo também significa verificar, para seu próprio bem, como você pode se proteger das influências externas prejudiciais e encontrar maneiras de lidar com elas.

Portanto, vamos ver o que você pode fazer por si mesmo e pelos outros ao mesmo tempo, se essas pessoas reclamarem de sua vida cotidiana.

Menina jovem
Menina jovem

4 estratégias para lidar com pessoas difíceis

Estratégia # 1: Mostre compaixão e tente realmente compreender a outra pessoa

Mesmo que seja tudo menos fácil: desenvolver compaixão o ajudará a se colocar no lugar da outra pessoa. Lembre-se de que você também tem um mau dia ou mau humor de vez em quando. Que você também pode ser injusto e reagir com temperamento explosivo.

Talvez você esteja pensando agora: “Sim, também acontece comigo uma vez, mas não 24 horas por dia.”

Você já está acostumado com esse comportamento dessa pessoa. Portanto, uma palavra ou frase na direção esperada geralmente é suficiente para você explodir internamente. O que torna ainda mais difícil desenvolver a compreensão do outro. É por isso que tenho uma frase maravilhosa para você como uma dica interna. Você sempre pode dizer isso a si mesmo quando perceber como a resistência e a raiva em relação à outra pessoa estão crescendo.

A frase é: “Deve ser difícil …”

Por exemplo: “Deve ser difícil para meu chefe ter tão pouca paciência, calor e controle sobre seus sentimentos.”

Ou: “Deve ser difícil para minha sogra ter o sentimento de lutar pelo amor, apreço e reconhecimento de seu filho. E é por isso que sempre faço nome para mim, competir comigo e competir ”.

Se você também tem um ladrão de energia ao seu redor, pare agora por um momento. Formule mentalmente esta frase para a pessoa de quem está falando. Formule diferentes opções até ter a sensação de que encontrou uma frase para a qual não disse imediatamente “Sim, mas …” interiormente. Mas parte de você realmente diz: “Sim, isso mesmo, isso é difícil.”

O que realmente está por trás disso?

Se você conseguir mitigar seus impulsos de contra-ataque ou indignação interior, poderá se perguntar honestamente o que está realmente por trás do comportamento do outro. Porque mesmo que não apareça – basicamente nada mais é do que uma expressão do fato de que a pessoa atualmente não é capaz de se cuidar de uma forma que está bem.

Ela aparentemente é incapaz de reconhecer as necessidades insatisfeitas e negligenciadas por trás de seu comportamento. E que passos ela teria que dar para atender às suas próprias necessidades. ( Dê uma olhada aqui . Lá eu descrevi em detalhes como você pode perceber suas necessidades e atendê-las.)

Você pode ser capaz de conversar com a outra pessoa sobre o que ela realmente trata. Por que ela está pirando de novo ou reclamando sem parar.

Depois de identificar a necessidade oculta, você pode começar a resolver o problema juntos. Embora essa última etapa possa não ocorrer, você estará mais bem preparado para o comportamento da outra pessoa se tentar compreender o ponto de vista dela. Não importa a aparência de sua conversa e interação. Ela definitivamente ficará melhor quando você estiver pronto para realmente ver a outra pessoa.

Menina pensando
Menina pensando

Estratégia # 2: destaque-se e não leve nada para o lado pessoal  

Nem sempre será possível ou apropriado ter uma conversa esclarecedora e de apoio no nível das necessidades. Por exemplo, se não houver tempo para isso. Ou você não tem coragem nem força para isso neste momento. Presumivelmente, seu oponente extenuante nem sempre se envolve. Ou você não tem uma conversa de verdade, mas ele ou ela apenas o empurra para um comentário mal-humorado quando você passa, o que o deixa fervendo por dentro.

E agora?

Todos nós tendemos a encarar o comportamento ou as declarações dos outros como algo pessoal. Sei que no começo é muito difícil não fazer mais isso. Existem muitos automatismos inconscientes em ação. Quando o chefe colérico o irrita porque você fez isso mais rápido ou melhor. Quando seu filho púbere lhe repreende que deseja sua paz e sossego e que você é “totalmente irritante”. Ou quando o colega sabe-tudo faz você parecer uma vadia incompetente com um comentário precoce na frente da equipe reunida.

Mas: Se você relatar o que foi dito a si mesmo, isso só pode levar a uma situação em que todos perdem

Você se envolve no modo de defesa ou ataque. Você continua se balançando cada vez mais alto. E distancie-se cada vez mais do tema real.

Mas como você pode ter sucesso em NÃO ver o comportamento do outro como um ataque a você pessoalmente?

Percebendo que o que uma pessoa diz ou faz tem muito mais a ver com ela e diz muito mais sobre ela do que sobre você.

Digamos que seu chefe resmungue, resmungue e estenda a mão. O que quer que você faça; nada é certo e bom o suficiente para ele. Isso provavelmente tem menos a ver com seu desempenho real e mais a ver com sua “constituição interna”. Ele pode não ser capaz de lidar com a discussão que teve com sua esposa (ou qualquer coisa ruim que aconteceu com ele) de uma maneira boa e saudável para ele. Isso é responsabilidade inteiramente DELE.

Ou seu chefe é um perfeccionista na frente do cavalheiro que dificilmente consegue agradar a si mesmo. E que se desvaloriza regular e permanentemente .

Em ambos os casos, seu comportamento diz mais sobre si mesmo do que sobre você. Talvez este pensamento o ajude a delimitar-se deliberadamente nas referidas situações. Por exemplo, você pode dizer a si mesmo: “Não tem nada a ver comigo. Ele / ela está lutando internamente. “

Casal na natureza
Casal na natureza

Estratégia # 3: Não se faça pequeno e mantenha sua integridade 

Especialmente quando o comportamento de outra pessoa desencadeia sentimentos e impulsos violentos em você, é ainda mais importante ficar COM VOCÊ. Para se concentrar no domínio do poder, ou seja, nos aspectos do seu encontro que você tem em mãos.

Por um lado, isso inclui o que você recebe. Mesmo que você não possa influenciar o que os outros lhe dizem, é você que decide o que permite e com que intensidade. Você é o único a determinar se e em que medida o que a outra pessoa diz ou faz afeta você. Tome consciência de seu poder e liberdade de escolha.

Ninguém te machuca sem o seu consentimento.

Sua segunda maior área de influência está naquilo que você envia e no que dá. Em sua reação. Nesse caso, por “ficar com você”, quero dizer ficar calmo (respirar fundo ajuda!) E assumir uma posição clara. Isso também inclui conhecer seus limites. E mostrar claramente o sinal de pare para a outra pessoa quando eles forem ultrapassados. Por exemplo, sinalizando com “Não quero que fale assim comigo” que você pode ir tão longe e não mais.

Para isso, é útil ter consciência de si mesmo, de seus valores, forças e limites. Se você não os tiver prontos, sinta-se à vontade para pegar papel e caneta neste momento e pensar sobre eles. Com uma SEBST-CONSCIÊNCIA saudável, você fica menos à mercê de pessoas difíceis. Além disso, lidar com eles não o desgasta, porque você não é tão facilmente desequilibrado por causa de sua força e firmeza interiores.

“Estou bem – você está bem”

Neste ponto, gostaria de enfatizar que NÃO se trata de se tornar forte “às custas do outro”.

Tem muito a ver com desenvolver uma “posição interior”, de modo que você seja emocionalmente independente do comportamento de outras pessoas, sobre as quais você não tem nenhuma influência. No entanto, isso não deve ser feito menosprezando e desvalorizando seu interlocutor. Porque aí existe o perigo de tratar o outro de cima. Posso garantir que, neste caso, sua comunicação se moverá rapidamente em uma direção que está a quilômetros de um bom resultado para ambos os lados.

Todas as estratégias que apresentei até agora visam chegar a uma atitude que pode ser melhor descrita como: “Estou bem – você está bem”. Se você estiver no nível “nós dois estamos bem”, uma estrutura maravilhosa foi criada para que sua interação possa continuar positivamente.

Finalmente, quero mostrar especificamente como você pode fazer sua parte.

Estratégia # 4: preste atenção à sua comunicação; irradie serenidade pacífica

É sabido que recompensar igual não é a melhor estratégia. Você provavelmente já percebeu em sua vida. Não se envolva em brigas e discussões. Se você pular no cavalo por causa da raiva, lamentação, negatividade ou provocação, só colherá ainda mais frustração, desânimo e mau humor.

Escolher não lutar não significa que você está cedendo, se submetendo ou mostrando fraqueza de qualquer forma.

Pelo contrário.

Em vez disso, mostra grandeza e mostra que você não dá poder a uma pessoa que não o merece. Que você prefere contar com harmonia e calma. E não deixe que argumentos degenerados e desnecessários o arrastem para a energia negativa.

Mulher na liberdade
Mulher na liberdade

Como você praticamente faz isso agora?

Deixe-me dar-lhe algumas ferramentas de comunicação com as quais você não só tirará o vento das velas dessa pessoa difícil, mas também o ajudará a cultivar a necessária serenidade interior. Porque com pequenos truques verbais e externos você pode convencer seu cérebro em nenhum momento que você está atrás de harmonia e paz.

Use apenas mensagens I

Para você, mas especialmente para a outra pessoa, faz uma grande diferença se você diz: “O que você diz está errado” ou “Eu percebi e experimentei de forma diferente”. Isso reduz a probabilidade de que o seu O oposto entre em modo de justificação e reprovação

Evite generalizações

Risque generalizações à la: “Você nunca pode agradar a você”, “Você está sempre atrasado.” Isso aumenta o potencial de conflito enormemente.

Preste atenção à sua linguagem corporal

Com isso, quero dizer que você evita especialmente a linguagem corporal provocativa (apontar o dedo, gesticular descontroladamente, revirar os olhos, expressões faciais de desprezo). É mais útil se você se mover com calma e falar devagar e em um tom suave.

Minha dica de livro para ler

Você gostaria de ler mais sobre o assunto? Recomendo um livro de François Lelord e Christophe André. Chama-se “A loucura normal: lidar com pessoas difíceis”. O livro foi escrito com amor e diversão. Ele contém dicas úteis para você e para lidar com todos os tipos de pessoas. Como eles podem ser estressantes.

Como terapeuta treinado sistematicamente, quase sempre vejo as atribuições fixas no sentido de “alguém é de um jeito ou de outro” como críticas. No entanto, vejo o valor agregado do livro precisamente no fato de que dez tipos problemáticos de personalidade são destacados. Na verdade, o tipo que todo estudante de psicologia em psicologia clínica encontra como transtornos de personalidade. No final de cada capítulo, há um teste para todos os tipos de personalidade. Isso permite que você verifique se possui traços da personalidade apropriada. Portanto, você aprenderá mais dicas ao longo do livro. E você reconhece se tem traços de uma certa personalidade crítica em você.

Um bom resumo e complemento do artigo. Aqui está o livro.

Espero sinceramente que uma ou outra medida o ajude a aceitar a energia dos vampiros e os aborrecimentos de sua vida cotidiana. E não se perder de vista no processo. Prometa-me que não será deixado para trás entre as pessoas cansativas e cansativas.

No final, como sempre, estou curioso. Escreva-me sobre uma situação com uma pessoa que é difícil para você. O que torna uma pessoa uma pessoa “difícil” para você? Quais estratégias ou dicas você acha que são particularmente adequadas ao lidar com essa pessoa?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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