4 Etapas comprovadas para dissolver as crenças negativas

Quase nada tem mais influência na qualidade de sua vida do que suas crenças.

Suas crenças têm um grande impacto sobre o que você faz (e o que não faz), como se sente e o que realiza em sua vida.

Crenças negativas o impedem – como quando você dirige com o freio de mão puxado. As crenças positivas, por outro lado, impulsionam você, aumentam sua autoconfiança e são a base para uma vida de sucesso.

Neste artigo, você aprenderá como resolver crenças negativas e desenvolver crenças positivas em 4 etapas.

Você vai descobrir:

  • O que são crenças e de onde vêm?
  • Reconhecer crenças negativas (prática)
  • Dissolva as crenças negativas em 4 etapas
  • Desenvolvendo Crenças Positivas (uma sigla)

O QUE SÃO CRENÇAS? E DE ONDE ELES VÊM?

Suas crenças são suposições que você tem sobre si mesmo, outras pessoas e a vida. Assim, eles descrevem a maneira como você vê e interpreta o mundo.

Imagine que você tem óculos de sol com lentes ligeiramente azuladas. Tudo o que você vê tem um leve tom azulado. E agora você coloca óculos de sol com lentes verdes. Grande surpresa: agora tudo está com um leve tom de verde.

Com os dois óculos você pode ver a realidade, mas um pouco descolorida. E é assim que suas crenças funcionam. Mude suas crenças sobre como você percebe a realidade.

No entanto, não existem apenas vidros azuis ou verdes, mas todas as cores possíveis. Existem também copos com goma, copos que distorcem as coisas, etc.

Simplificando, existem dois tipos de crenças: positivas e negativas (isso também é conhecido como crenças limitantes).

Por meio de crenças positivas, você tem mais motivação , autoconfiança e alegria de viver. Você se vê bem, pode enfrentar desafios e não desiste só porque as coisas ficam difíceis.

As crenças positivas são como um bom amigo que lhe dá coragem, dá um tapinha no seu ombro e diz: “Vamos, você consegue! Eu acredito em você.”

As crenças negativas, por outro lado, são como uma bola de ferro em sua perna. Eles o levam a duvidar de si mesmo, a se sentir inferior e a ter pouca confiança em si mesmo. Eles o retêm enormemente e o limitam em todas as áreas da vida.

Aqui estão alguns exemplos de crenças positivas e negativas.

Crenças Positivas

  • Eu sou bom / atraente / inteligente o suficiente
  • Eu mereço ser feliz e bem sucedido
  • O mundo é um bom lugar
  • Nas mãos certas, o dinheiro é uma coisa muito boa
  • Eu posso fazer isso se eu tentar muito
  • As pessoas tendem a ter boas intenções
  • Eu tenho o poder de mudar coisas na minha vida

Crenças Negativas

  • Eu não sou bom / atraente / inteligente o suficiente
  • Eu não mereço ser feliz e bem sucedido
  • O mundo é um lugar muito perigoso
  • Dinheiro é uma coisa ruim
  • Eu não vou conseguir de qualquer maneira
  • As pessoas têm más intenções, ninguém deve ser confiável
  • Não tenho controle sobre minha vida e não posso mudar nada

Muitas crenças negativas são exageros ou generalizações. 

Jovem apreensiva
Jovem apreensiva

De onde vêm as crenças e como elas surgem?

As crenças não surgem simplesmente, é claro. Eles não estão em nosso DNA, nem foram trazidos pelo Papai Noel (quem diria).

As crenças são resultado de seu ambiente, suas experiências e seus hábitos de pensamento . Vejamos brevemente os três fatores para que você possa entender melhor a coisa toda.

Seu ambiente

Inconscientemente, adotamos muitas de nossas crenças de nossos pais, da escola e de nosso círculo de amigos. Olhamos para as outras pessoas e nos orientamos por seu comportamento, suas opiniões e suas crenças. (Não é à toa que costumamos dizer que somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo.)

Outras pessoas nos influenciam por toda a vida. Mas essa influência é particularmente forte em uma idade jovem. Muitas das suas crenças – positivas e negativas – têm origem na sua infância.

O fato de outras pessoas nos influenciarem não precisa ser necessariamente ruim. Afinal, também podemos adotar crenças muito positivas de outras pessoas. Mas, em muitos casos, também adotamos crenças negativas e obstrutivas.

Imagine que seus pais se importassem muito com o que as outras pessoas pensam deles. Eles sempre falaram sobre o que os outros pensam deles e o que podem fazer para causar uma melhor impressão nos outros.

Isso torna muito provável que você esteja dando muito valor às opiniões dos outros. Você acredita que o que os outros pensam de você é muito importante e você sempre tenta agradar aos outros. É claro que essa crença tem um grande impacto em sua vida, tornando difícil para você dizer não e construindo sua autoimagem com base nas reações dos outros.

Seus hábitos de pensamento

Em média, as pessoas têm entre 50.000 e 60.000 pensamentos por dia (embora algumas pessoas se perguntem se não está perto de 50 a 60 …).

O interessante?

Freqüentemente, esses pensamentos não são novos. Isso significa que geralmente temos os mesmos pensamentos continuamente.

Todo mundo tem seus próprios hábitos de pensamento.

Esses hábitos de pensamento, é claro, afetam suas crenças.

Por exemplo, se você continuar pensando que pode alcançar (quase) qualquer coisa por meio do trabalho duro, essa atitude se tornará cada vez mais sua.

É por isso que muitas vezes as pessoas tentam mudar suas crenças por meio de afirmações positivas, o que é difícil, pois esse método raramente penetra no subconsciente .

Suas experiências

Claro, suas experiências na vida também têm uma enorme influência sobre suas crenças. Experiências positivas ou negativas afetam o que você acredita sobre si mesmo, sobre outras pessoas e sobre a vida em geral.

Em alguns casos, uma única experiência nova é suficiente para mudar toda uma crença.

Digamos que você foi à academia 5 anos atrás e não gostou nada. Desde então, você acredita firmemente que a academia não é para você. Não importa o quanto os outros elogiem isso e quantos bons argumentos eles tenham, você sabe que não é para você.

Mas depois que um bom amigo tenta persuadi-lo por semanas, um dia você desiste e vai treinar com ele. Para sua surpresa, você se diverte muito e adora treinar com seu namorado. Em seguida, você se registrará e se exercitará regularmente.

Uma única experiência nova foi suficiente para transformar uma velha crença.

Acima de tudo, seus hábitos – ou seja, todas as coisas que você faz regularmente – têm um grande impacto em sua autoimagem e suas crenças (mais sobre isso mais tarde).

Menina otimista
Menina otimista

Como as crenças afetam sua vida

As crenças são extremamente poderosas porque as consideramos verdadeiras. Esteja você dizendo a si mesmo que pode ou não pode, para você é a realidade. Suas crenças são fatos para você.

Portanto, não é exagero afirmar que as crenças têm um impacto enorme na qualidade de nossas vidas.

Em última análise, as crenças são histórias que contamos a nós mesmos. Essas histórias podem nos motivar, nos dar coragem e nos fazer felizes. Mas também podem nos desmotivar, nos intimidar e nos deixar infelizes.

Todo mundo tem pensamentos negativos de vez em quando . E todo mundo tem uma ou outra crença que está um pouco confusa. No entanto, é problemático se você tiver muitas crenças muito fortes ou negativas.

Porque o que acontece se você continuar dizendo coisas negativas a si mesmo?

Por um lado, você se sente inferior, estressado ou infeliz. Porque o que você diz a si mesmo tem um grande impacto em como você se sente. Por outro lado, essas histórias mentais se tornam cada vez mais sua realidade. Quanto mais você diz algo a si mesmo, mais você acredita. E isso é um grande problema quando você diz a si mesmo um monte de merdas negativas.

Portanto, para quebrar suas crenças negativas e substituí-las por positivas, o principal é mudar as histórias que você conta a si mesmo.

Em vez de dizer a si mesmo repetidamente que não pode, não pode fazer algo, não é bom o suficiente ou não merece, você deve desenvolver crenças fortalecedoras e positivas .

E agora vemos o passo mais importante nesse sentido.

O PASSO MAIS IMPORTANTE: RECONHECER AS CRENÇAS NEGATIVAS

Cada uma de suas crenças é resultado de suas experiências, hábitos de pensamento e seu ambiente. Isso significa que você também pode dissolver ou mudar qualquer uma de suas crenças. Não importa o quão negativos e limitadores eles possam ser. Mas, para isso, você precisa reconhecer suas crenças.

Imagine entrar em seu carro. Você liga o motor e sai dirigindo. Mas de alguma forma o carro dirige um pouco estranho. Tem menos potência do que o normal. Você se pergunta se o motor está quebrado. Ou se você tiver um pneu furado. Ou o que há de errado com a caixa de câmbio …

Então, de repente, você percebe que o freio de mão ainda estava acionado. Não admira que o carro não tenha energia!

Tal como acontece com o travão de mão, o mesmo ocorre com as suas crenças.

O que estou tentando dizer a você: você não pode resolver suas crenças negativas se não estiver ciente delas.

E é aqui que fica complicado.

Como regra, nós, humanos, somos muito bons em observar os outros e ver o que há de errado com eles. Mas, quando se trata de nos analisarmos, somos tão sem noção quanto um adolescente foi na primeira vez.

Portanto, o maior problema em resolver crenças é descobri-las primeiro. Porque muitas vezes percebemos que algo não está funcionando em nossa vida, mas não conseguimos encontrar o “freio de mão” .

Isso se deve ao que os psicólogos chamam de “erro de confirmação” .

Como o erro de confirmação afeta suas crenças

O erro de confirmação é um erro de pensamento que descreve a tendência humana de ver apenas o que corresponde às nossas visões anteriores e de ignorar os contra-jogos.1

Digamos que você acredite que ter muito dinheiro é uma coisa ruim. Você acha que os ricos são superficiais, arrogantes e infelizes.

Essa crença (que não é tão incomum) é, obviamente, um grande bloqueio interno que pode levar ao fato de que você inconscientemente se sabota repetidas vezes .

O problema?

Devido ao erro de confirmação, você sempre estará procurando ativamente por exemplos que reforcem sua visão de mundo. E, ao mesmo tempo, você ignorará os contra-exemplos.

Portanto, você só verá os ricos que são superficiais, arrogantes e infelizes. E, inconscientemente, ignore todas as pessoas ricas que são pessoais, profundas e felizes.

jovem sorrindo
jovem sorrindo

Encontrando Crenças Limitadoras: Um Exercício Simples

Pense em como você está se saindo nessas áreas da vida:

  • Finanças
  • amor
  • saúde
  • Liberdade / aventura
  • Amizades
  • (Outra área da vida que é importante para você)

Agora escolha uma área da vida com a qual você está insatisfeito ou que deseja mudar. E pense sobre quais crenças e crenças você associa a ele (ou ainda melhor: escreva suas crenças).

Tomemos o assunto “finanças e sucesso” como exemplo . Talvez estes ou pensamentos semelhantes surjam em você:

  • Não sou inteligente o suficiente para ter sucesso.
  • Não merecia ter sucesso e ganhar muito dinheiro.
  • Dinheiro é uma coisa ruim
  • Somente aqueles que se abrem por décadas podem ter sucesso.
  • Se ainda não o fiz, também não o farei no futuro.

Claro, essas crenças o impedem enormemente. Mas provavelmente você nem estava ciente deles. Eles tocavam ao fundo, como a música chill-out em um bar chique.

Se você fizer este exercício, provavelmente ficará surpreso com as crenças limitantes que descobrirá.

Algumas crenças podem ser resolvidas apenas estando ciente delas e mantendo-as em mente.

No entanto, esta é a exceção e não a regra. Porque as crenças costumam ser tão persistentes quanto a má reputação após a última festa. Então, vamos ver agora como você pode resolver as crenças negativas em 4 etapas.

DISSOLVA AS CRENÇAS NEGATIVAS EM 4 ETAPAS

Com esses 4 passos você pode dissolver qualquer crença. No entanto, não espere que isso aconteça em 10 minutos. Eu sei que é isso que alguns “especialistas” prometem. Mas, pessoalmente, não confiaria em ninguém que alega tal coisa.

Sim, algumas crenças se dissolvem no momento em que você se torna consciente delas. Para outras crenças, entretanto, você precisa de tempo.

Se você acreditou por 10 anos que as opiniões de outras pessoas são mais importantes do que a sua, provavelmente não mudará essa crença em 10 minutos.

Isso não significa que você não pode mudar isso. Porque você pode. Você só precisa de um pouco mais de tempo.

Com esse ponto esclarecido, vamos começar.

1. Questione logicamente suas crenças negativas

Por que as crenças negativas controlam tanto você? Porque você pensa que são fatos. Suas crenças correspondem à realidade para você.

Mas, em última análise, suas crenças são apenas sua opinião. Eles representam uma das muitas perspectivas possíveis.

Pode ser que suas crenças sejam muito persistentes porque você as convenceu durante anos. Mas isso não significa que correspondam à realidade. E é por isso que você deve começar a questioná-los.

Alguns exemplos:

Crença: “Eu não posso fazer isso.”

Possíveis perguntas a se fazer:

  • Por que eu acho que não posso?
  • Não consegui muito no passado?
  • Eu ainda tentei?
  • Eu me permiti cometer erros e aprender com eles?

Crença: “Não sou bom o suficiente.”

Possíveis perguntas a se fazer:

  • O que significa ser bom o suficiente?
  • Por que eu tenho que fazer qualquer coisa para ser bom o suficiente?
  • Por quais valores estou me medindo atualmente?
  • E se eu for bom o suficiente só porque existo?

Crença: “Não posso mudar nada mesmo.”

Possíveis perguntas a se fazer:

  • Por que acho que não posso mudar nada?
  • Eu ainda tentei?
  • Se outras pessoas podem mudar algo, por que eu não deveria ser capaz de fazer isso também?
  • Mudar frequentemente leva tempo – será que eu mesmo me dei tempo para realmente mudar alguma coisa ?

Questionando logicamente suas crenças, você provavelmente encontrará exemplos de por que suas crenças não são verdadeiras. E isso geralmente ajuda a enfraquecer um pouco suas crenças.

casal unido
casal unido

2. Dê ao seu sistema de crenças uma pequena atualização

Você sabe o que a pesquisa moderna sobre felicidade sugere ser um dos fatores mais importantes no bem-estar psicológico? A sensação de que podemos mudar e influenciar as coisas.2

É por isso que as crenças negativas são tão estressantes. Porque nos fazem sentir que as coisas não podem ser mudadas.

Por exemplo, quando você acredita que não pode fazer algo, que não é bom o suficiente ou que não alcançará algo, você sente que o fará para sempre. E isso faz você se sentir impotente e inferior.

O que você pode fazer para tirar seu pescoço do laço?

Perceba que as coisas não são permanentes. Nada nesta vida é para sempre. E mesmo que você não saiba ainda, tudo pode ser mudado.

Portanto, você deve atualizar suas crenças:

  • Eu não posso fazer isso -> Eu não posso fazer isso ainda.
  • Eu sou pouco atraente -> Atualmente, sou pouco atraente.
  • Eu não posso fazer isso -> Eu acho que agora eu não posso fazer isso.
  • Eu não sou bom o suficiente -> Eu sinto que não sou bom o suficiente agora.

Da próxima vez que você estiver preso a uma crença negativa, remodele-a um pouco. Perceba que é apenas um estado momentâneo e nem sempre será assim.

Isso puxa um pouco seu próprio cabelo do pântano. A propósito, esse método também ajuda muito se você deseja superar sua crítica interna .

3. Não se identifique com suas crenças

Muitas vezes, as crenças são difíceis de resolver porque fazem parte da nossa identidade. (As crenças estão associadas a uma parte do cérebro que é responsável pela autoimagem – o córtex pré-frontal ventromedial.3 )

Por isso, muitas vezes nos identificamos com nossas crenças e as tornamos parte de nós como se fossem um dedo ou a orelha esquerda.

Mudar uma crença também significa mudar sua identidade. E isso nem sempre é fácil.

Não é incomum que as pessoas construam toda a sua vida em torno de uma crença:

  • O dinheiro te deixa infeliz.
  • Outras pessoas simplesmente se aproveitam de mim.
  • É muito importante que os outros pensem bem de mim.
  • Não devo falhar em absoluto, do contrário sou uma pessoa má.

Existem crenças que influenciam significativamente sua vida e suas decisões. Mudar isso significa mudar a si mesmo. E muitas pessoas são orgulhosas demais para isso.

Engula seu orgulho

Todos nós precisamos de uma visão positiva de nós mesmos. Queremos sentir que somos consistentes – que nosso comportamento é consistente com nossas crenças.

Desistir de uma crença implica admitir para si mesmo que você estava errado. Talvez até por anos ou décadas. E isso pode ser difícil como o inferno.

Porque significa abrir mão de parte da sua identidade. É como desistir de um dedo ou da orelha esquerda. Mas é necessário.

Sem mudar sua identidade, você também não pode mudar suas crenças.

O que pode ajudá-lo nessa difícil etapa?

Engula seu orgulho

Admita para si mesmo que você estava errado. Que você cometeu um erro Que você não é perfeito

No momento em que você desiste de seu orgulho, pode mudar sua identidade e, portanto, suas crenças.

4. Tenha novas experiências

É aqui que a maioria das crenças e crenças são insuficientes.

Os passos 1-3 podem ajudá-lo a abalar ou enfraquecer suas crenças negativas. Mas para dissolver completamente uma crença, você deve substituí-la por uma nova.

E para isso você precisa de provas.

Via de regra, você só internaliza uma crença quando tem novas experiências que confirmam sua crença. Essa também é a razão pela qual você não pode simplesmente mudar suas crenças, como acontece com a roupa íntima.

Você pode dizer a si mesmo todos os dias que é uma pessoa confiante. Mas é apenas quando você repete a experiência que esse sistema de crenças se torna parte de sua identidade.

É por isso que as afirmações positivas têm uso limitado quando se trata de mudar suas crenças e sua autoimagem. Não importa quantas vezes você possa dizer a si mesmo o quanto você se ama na frente do espelho. No entanto, se você deixar de falar o que pensa, estabelecer limites e dizer não, sua autoimagem ficará pouco fortalecida.

É semelhante ao PNL (Programação Neuro-Linguística). Os exercícios são frequentemente realizados em seminários de PNL para ajudar a dissolver crenças. Mas fazer um exercício em um seminário de fim de semana não é o mesmo que ter novas experiências da vida real.

A questão é que nossa identidade é amplamente formada pela observação de nossas próprias ações.

Se você agir com coragem repetidamente, com o tempo você se verá cada vez mais como pessoas corajosas. A coragem, portanto, torna-se parte de sua identidade e você também desenvolverá crenças correspondentes.

Se você pratica esportes todos os dias, você se vê cada vez mais como uma pessoa atlética. O esporte passa a fazer parte da sua identidade.

caminho do amor
caminho do amor

Em seu best-seller Atomic Habits, James Clear explica que nossos hábitos têm um grande impacto em nossas identidades. E ele está certo.

Porque o que fazemos regularmente influencia significativamente a forma como nos vemos:

  • Eu sou o CEO.
  • Eu sou mãe.
  • Eu sou vegano

Novas experiências = novas crenças

Para mudar suas crenças, em última análise, você precisa ter novas experiências. Em alguns casos, uma única experiência é suficiente para dissolver ou, pelo menos, invalidar gravemente uma crença.

Um exemplo:

Você acredita que sempre deve ser legal com seu chefe e não contradizê-lo. É por isso que você não desenha linhas nem diz não. Como resultado, seu chefe frequentemente lhe dá mais trabalho do que você pode gerenciar, considera sua opinião sem importância e o vê no mesmo nível que a faxineira.

Mas chega o dia em que você está literalmente farto do fato de que ele se aproveita de você e não o respeita. Você resolve se defender e defender sua opinião mais a partir de agora e não aturar tudo.

Agora você imagina como seu chefe vai gritar com você e enlouquecer completamente por você o contradizer. Mas na próxima boa oportunidade, tome toda a coragem, contradiga seu chefe, dê-lhe sua opinião e explique seu ponto de vista a ele.

Para sua surpresa, ele não reage negativamente a isso. Ele apenas ouve você com atenção e respeita sua opinião.

Estrondo!

Uma única experiência que abala tremendamente suas crenças anteriores. Mesmo que seu chefe tivesse reagido negativamente, você descobriria que contradizê-los é desconfortável, mas não significa o fim do mundo.

Fazer novas experiências é a base para mudar suas crenças limitantes e substituí-las por outras positivas.

Existe uma abreviatura?

A melhor maneira de mudar uma crença é substituí-la por uma nova crença. (Na melhor das hipóteses, a nova crença é, obviamente, mais positiva e útil do que a antiga.)

A coisa toda pode funcionar.

O problema com isso, entretanto, é que muitas pessoas desejam substituir uma crença muito negativa por uma muito positiva. Você está tentando ir de um extremo ao outro, o que na maioria dos casos não funciona.

Se você se considera uma pessoa pouco atraente, não pode simplesmente substituir essa crença pela crença “Eu sou atraente” .

No entanto, existem algumas crenças básicas que podem aumentar sua confiança, auto-estima e motivação. Muitas vezes, as pessoas podem adotar essas crenças com relativa facilidade porque não são radicais.

Por esse motivo, criei o guia Mindset gratuito. Nele você aprenderá 4 dessas crenças que fornecem a base para mais autoconfiança e motivação.