5 Dicas eficazes para se livrar dos pensamentos negativos

Pensamentos negativos podem ser debilitantes. Eles sobrecarregam você, roubam de você toda vitalidade e distorcem sua visão da realidade.

Portanto, é freqüentemente recomendado substituir pensamentos negativos por positivos.

Isso parece ótimo em teoria. Na maioria das vezes não funciona na prática (como você mesmo deve ter notado).

Você não pode simplesmente transformar pensamentos negativos em positivos, como se você fosse uma fada mágica com uma varinha de ouro brilhante. Você também não pode parar os pensamentos negativos com o premir de um botão.

Neste artigo, você aprenderá 5 dicas psicologicamente comprovadas para se livrar de pensamentos negativos.

Mas primeiro deixe-me explicar brevemente qual é a verdadeira causa de seus pensamentos negativos, preocupações e dúvidas.

Mulher cheia de confiança
Mulher cheia de confiança

AS CAUSAS DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Por que costumamos pensar negativamente? Porque nosso cérebro está programado para isso!

Além disso, existem 6 outras razões para pensamentos negativos (tenho certeza que você se encontrará em pelo menos um dos pontos).

1. Compare-se com os outros

Os psicólogos descobriram que comparar-se com os outros é uma necessidade humana.

O problema?

Em muitos casos, nós nos comparamos de maneiras que nos fazem parecer mal.

Deixe-me adivinhar: normalmente você só vê que os outros podem fazer algo melhor do que você, que eles merecem mais ou que são mais inteligentes.

Digamos que um amigo seu mereça mais do que você. Isso faz você se sentir inferior. Mas você não vê que ele também tem mais estresse e trabalha muito mais do que você.

Como diz o ditado: a grama dos vizinhos é sempre mais verde. E sua esposa mais bonita. E seu carro maior.

2. A opinião dos outros

Não importa como você faça isso, você não pode controlar como os outros reagem a você. Não importa o quão amigável e cortês você seja, você não agradará a todos.

E essa é uma descoberta importante.

Porque muitas pessoas tornam sua autoimagem dependente das opiniões dos outros.

O problema? Quando os outros não respondem bem a eles, eles se sentem inferiores e pequenos. E isso, por sua vez, leva a pensamentos negativos e dúvidas.

O que me leva ao próximo ponto.

3. Dúvida própria

Você conhece essas dúvidas ou dúvidas semelhantes?

  • Eu não posso fazer isto.
  • Eu não posso fazer isto.
  • Eu não sou bom o suficiente.

Quase nada impede mais as pessoas de seus objetivos do que a dúvida. O problema? A maioria das pessoas não questiona suas dúvidas. Você aceita isso como a verdade.

Mas quanto mais você aceita suas dúvidas em vez de enfrentá-las, mais fortes elas ficam.

4. Seu passado

Por muito tempo, houve um anúncio de TV de Fielmann no qual dois homens idosos sentam-se à beira de um lago e olham pensativos para a distância.

Então um pergunta ao outro: “Se você pudesse viver sua vida novamente, você faria tudo de novo?”

O outro responde: “Não exatamente. Eu compraria meus óculos da Fielmann desde o início. “

(A propósito: não sou patrocinado pela Fielmann.)

Deixe-me adivinhar: você se sente diferente. Se você pudesse viver sua vida novamente, você faria algumas coisas de forma diferente. Talvez você escolha uma profissão diferente. Case com outra pessoa. Viva em um lugar diferente. Seja mais corajoso. Siga seu próprio caminho. Leia mais artigos de Anchu Kögl.

Não abandonar o passado muitas vezes leva as pessoas a se perderem em culpas e pensamentos negativos.

5. A sensação de que você não pode mudar nada

Martin Seligmann é um psicólogo americano. Ele é uma espécie de Elvis Presley da psicologia positiva.

Ele fez uma descoberta interessante no início dos anos 1960: por meio de experiências negativas, as pessoas podem desenvolver a convicção de que não podem mais mudar suas vidas. E essa crença muitas vezes leva à depressão. (Este fenômeno é conhecido como ” desamparo aprendido “.)

De acordo com a pesquisa moderna sobre felicidade, dificilmente nada é mais importante para o nosso bem-estar do que a sensação de controle. Portanto, precisamos ter a sensação de que somos capazes de moldar ativamente nossas vidas.

Se não temos esse sentimento ou se o perdemos, afundamos em pensamentos negativos.

6. Suas expectativas

Na maioria dos casos, não são as experiências negativas que tornam a vida difícil para nós. Mas nossas expectativas.

Acreditamos que as coisas têm que ser de uma forma ou de outra. E quando as coisas acontecem de maneira diferente (o que geralmente é o caso), ficamos extremamente decepcionados. Então, afundamos na autopiedade, duvidamos de nós mesmos e nos perdemos em espirais de pensamentos negativos.

A propósito: Como se livrar dessas “merdas do cérebro”, pensar mais positivamente e finalmente se livrar dos seus pensamentos negativos, você vai descobrir no meu guia Mindset . Você pode baixar o guia aqui gratuitamente .

CONTROLANDO PENSAMENTOS NEGATIVOS – POR QUE O TIRO SAI PELA CULATRA COM FREQUÊNCIA

De acordo com os pesquisadores, os humanos têm uma média de 50.000 a 60.000 pensamentos por dia.

Muitos desses impulsos de pensamento são inconscientes. Eles jorram de você como água de uma fonte.

O ponto crucial da questão?

Você tem muito menos controle sobre o fluxo de seus pensamentos do que pensa. Você pode influenciar seus pensamentos, mas essa influência é relativamente pequena.

No final, isso é lógico.

manhã feliz
manhã feliz

Como você vai controlar 50.000 ou mais impulsos de pensamento por dia? Parece mais fácil contar todos os grãos de areia da praia de Maiorca …

Se você tentasse controlar cada pensamento, não estaria ocupado com mais nada. E duvido muito que o faça.

Além disso, mudar ou querer controlar fluxos de pensamento só faz com que se tornem ainda mais fortes na maioria dos casos.

Rejeitar pensamentos negativos não funciona

Sua mente é como uma criança travessa. Quanto mais você disser a ele o que não fazer, mais divertido será para ele fazer exatamente isso.

Em termos concretos, isso significa:

Quanto mais você tenta não pensar em algo, mais forte o pensamento geralmente se torna.

Isso ocorre porque é mais provável que os pensamentos voltem quando você os suprime.1

Essa também é uma das razões pelas quais o pensamento positivo faz com que muitas pessoas se sintam ainda pior. Se quiser pensar de forma mais positiva, você tentará suprimir, mudar ou, de outra forma, se livrar de seus pensamentos negativos. No entanto, isso fará com que você se concentre ainda mais neles, o que na maioria dos casos os torna ainda mais fortes.

Em suma, seu desejo de pensar de forma mais positiva fará com que você se concentre mais em seus pensamentos negativos, tornando-os ainda mais fortes. Ironia da vida.

Sim, a vida seria muito mais fácil se cada um de nós pudesse controlar nosso pensamento 100%. Mas não podemos.

Você provavelmente está pensando consigo mesmo agora:

Está tudo muito bem, Anchu! Mas como faço para me livrar dos pensamentos negativos agora? E como posso parar o carrossel de pensamentos na minha cabeça? E como posso ter outros pensamentos?

Bom que você perguntou.

O truque é não se identificar com seus pensamentos …

OS PENSAMENTOS SÃO APENAS PENSAMENTOS! PARE DE SE IDENTIFICAR COM ELES

Por mais surpreendente que possa parecer, o que você pensa não é o problema.

O problema é que você se identifica com os pensamentos e acredita em tudo neles.

No mundo ocidental, temos muita fixação mental. Nós mantemos nossos pensamentos pela verdade – ou pior, nós os mantemos para nós mesmos.

Mas a verdade é: nem sempre correspondem à verdade, nem você.

Por exemplo, agora você pode ficar na frente do espelho e se convencer de que é Mark Zuckerberg. Ou Batman. Ou um alienígena com 3 olhos, 4 braços e apenas uma perna. Mas não corresponde à realidade.

Não estou nem perto de ser o primeiro a dizer que a identificação com nossos pensamentos leva a muito sofrimento.

Muitos professores espirituais, filósofos e grandes pensadores antes de mim reconheceram isso.

Um dos mais conhecidos é provavelmente Eckhard Tolle .

Em seu livro mundialmente famoso “Now”, ele explica que muitas pessoas sofrem desnecessariamente porque são escravas de seus próprios pensamentos.

Ele vê a vida aqui e agora como a chave para a felicidade .

Por mais surpreendente que possa parecer para você agora, no final você pode decidir por si mesmo se acredita ou não em seus impulsos de pensamento.

casal unido
casal unido

Você pode escolher se quer acreditar nos seus pensamentos

Muitas vezes esquecemos que nossos fluxos de pensamento são apenas suposições, imagens e histórias em nossa cabeça – e estas não precisam corresponder à verdade.

Mas um pensamento é apenas um pensamento.

Às vezes é verdade, mas muitas vezes não é.

Você já pensou nisso:

  • Eu não sou bom o suficiente.
  • Minha opinião não é importante.
  • Eu nunca vou conseguir.
  • Por que todo mundo é melhor do que eu?
  • Ninguém gosta de mim.
  • Eu sou pouco atraente.
  • Eu sempre tenho que ser legal.

Bem, nenhuma dessas formas de pensar corresponde à realidade. É apenas uma opinião que você tem sobre si mesmo.

E assim como você nem sempre deve acreditar no que diz um revendedor de carros usados, também não deve acreditar sempre em seus próprios pensamentos.

PARE DE PENSAMENTOS NEGATIVOS POR MEIO DO OBSERVADOR NEUTRO

O que você está pensando agora?

  • Este artigo vai me ajudar?
  • Este Anchu Kögl não tem cabelo, mas escreve ótimos artigos … (Obrigado!)
  • Qual série devo assistir hoje à noite?
  • A Amazon já entregou meu novo xampu de aloe vera?
  • Sou um fracasso total e não posso fazer nada.

Não importa o que você esteja pensando, você acabou de observar seus próprios pensamentos!

Essa habilidade é chamada de “eu consciente” na psicologia e também no budismo. E aí está a chave para lidar com correntes de pensamento desconfortáveis.

Você não pode controlar seus pensamentos, mas pode deixá-los ir

Como já explicado, uma grande parte de seus pensamentos está inconsciente e você dificilmente pode controlá-los.

O que você pode controlar muito bem, entretanto, é o seu pensamento consciente. Sempre que quiser, você pode observar seus próprios pensamentos.

No momento em que você observa seu pensamento, eles perdem muito de seu poder.

Você cria uma certa distância entre você e seus fluxos de pensamento e deixa de se identificar com eles.

Se você apenas observar seus pensamentos negativos – sem julgá-los, mudá-los ou tentar transformá-los em pensamentos positivos – mais cedo ou mais tarde eles irão embora.

Sempre que você tiver uma mentalidade perturbadora da próxima vez, coloque-se na posição de observador neutro. Em vez de avaliar seu pensamento, se perder nele ou se julgar por ele, apenas observe.

Você verá que isso o afeta muito menos do que antes!

Isso sempre funciona? Não!

Às vezes, um pensamento é muito persistente. Mesmo eu, nem sempre consigo observar meus pensamentos de maneira neutra.

Felizmente, existem 5 outras dicas muito eficazes contra o pensamento negativo.

5 DICAS EFICAZES CONTRA PENSAMENTOS NEGATIVOS

Já vimos a base para lidar melhor com formas desagradáveis ​​de pensar:

Não se identifique com seus pensamentos e aprenda a observá-los com neutralidade.

Quanto melhor você puder fazer isso, menos pensamentos negativos o sobrecarregarão.

Dito isso, essas 5 dicas irão ajudá-lo.

1. Livre-se de pensamentos negativos: reconheça seus pensamentos recorrentes

Muitos de nossos pensamentos ruins, preocupações e dúvidas se repetem. Portanto, cada um de nós tem histórias mentais que vivemos contando uns aos outros.

Por exemplo, a história “Não sou bom o suficiente”, a história “Não consigo fazer isso” ou “Vou perder meu emprego, meu parceiro vai me deixar e eu vou morrer de uma doença terrível ”história.

Se essas histórias surgirem, você pode agradecer à sua sanidade por elas.

Por exemplo, digamos que você queira ir à academia regularmente para perder peso.

Agora sua mente está lhe dizendo: “Você não pode fazer isso de qualquer maneira. Você tentou tantas vezes e sempre falhou. Você está apenas perdendo seu tempo. “

O melhor que você pode fazer agora é agradecer a sua mente: “Obrigado, mente. Obrigado pela história do não posso fazer. “

Ao agradecer à sua mente, você percebe que é apenas uma história mental e você não se perde nela.

casal sempre unido
casal sempre unido

2. Pare de pensamentos negativos: contradiz logicamente impulsos de pensamento perturbadores

Da próxima vez que você pensar mal, questione logicamente.

Pegue o pensamento: “Não estou confiante”, como exemplo.

Agora questione isso logicamente:

  • O que significa estar confiante?
  • Nunca fui confiante e corajoso em minha vida?
  • As pessoas costumam ser mais autoconfiantes do que eu porque simplesmente têm mais experiência em determinada coisa?

E agora encontre respostas lógicas para suas perguntas.

  • Talvez autoconfiança não signifique que estou sempre 100% autoconfiante.
  • Pode ser que eu não seja a pessoa mais autoconfiante do mundo, mas também fui corajosa na minha vida!
  • Também posso ficar mais confiante sobre certas coisas se apenas praticar mais.

Importante: também tente evitar o pensamento preto e branco .

3. Livrar-se de pensamentos ruins: Perceba que é apenas um pensamento

Outra coisa que pode ser muito útil para evitar que você se identifique com seu fluxo de pensamentos é remodelar seus impulsos de pensamento.

Considere, por exemplo, o pensamento “Eu não valho nada”.

Agora transforme “Eu não valho nada” em “Eu apenas pensei que não valho nada” .

Isso o ajudará a se distanciar mais de seus pensamentos e a conscientizá-lo de que é apenas um pensamento.

Claro, isso não funciona apenas com pensamentos do tipo “Eu sou …”, mas também com outras formas negativas de pensar, como:

  • Eu não posso fazer isso.
  • Eu não valho nada
  • Só estou perdendo meu tempo.
  • Nada vai mudar de qualquer maneira.
  • Eu não sou gentil

Colocar na frente de cada forma de pensar “Estou apenas pensando que …” .

Como resultado, você se distancia cada vez mais de seus pensamentos e se identifica menos com eles.

4. Livre-se de pensamentos negativos: preste atenção a informações menos desfavoráveis

Eu não assisti quase nenhuma notícia principal por 5 anos (e ainda sou muito bom no que está acontecendo no mundo)

Como assim?

Porque as notícias apresentam uma imagem muito distorcida da realidade.

Todos os dias há apenas notícias de terror.

Claro que nem tudo está indo bem no mundo. Mas se você acredita nas notícias, estamos à beira de uma catástrofe climática, a terceira guerra mundial está chegando e cada segunda pessoa é um assassino, estuprador ou fraudador.

Homem determinado
Homem determinado

Porém, quando saio para a rua, não há sinal de guerra, as crianças brincam e muitas pessoas são simpáticas e prestativas.

Esteja ciente de que muitos meios de comunicação têm um impacto negativo sobre você. Portanto, preste atenção ao seu consumo de mídia (isso também se aplica a filmes e redes sociais, a propósito).

5. Pare de pensamentos negativos: distraia-se

Você gostaria de ter outras idéias? Livre-se do pensamento negativo? Livrar-se de impulsos de pensamento perturbadores?

Então se distraia!

Se você for muito inteligente agora e o carrossel de pensamentos estiver girando cada vez mais rápido, é melhor fazer outra coisa.

Essas atividades ajudam muito bem:

  • Exercício ou exercício.
  • Assista a um filme edificante.
  • Faça algo de que goste (ler, dançar, caratê, cozinhar, etc.).
  • Chame um bom amigo e converse com ele por pelo menos 10 minutos.
  • Pense em como você pode fazer outra pessoa feliz.

Por exemplo, acho que o melhor é o esporte. Quando vou para a academia, corro ou ando de mountain bike, meus pensamentos ruins vão embora.

Também foi demonstrado que o treino de corrida ou condicionamento físico ajuda a lidar melhor com sentimentos desagradáveis.

Qualquer corredor após o trabalho também poderá lhe contar um pouco sobre como o esporte é bom para ele.

Importante! Distrair-se de correntes de pensamento perturbadoras não significa que você deva fugir dos problemas em sua vida .

Lidando melhor com o pensamento negativo

Vimos este artigo sobre o que fazer quando você está sofrendo de pensamentos negativos.

Essas dicas são como uma espécie de alívio de emergência.

Para se livrar de pensamentos negativos e dúvidas a longo prazo, no entanto, você deve cuidar da causa (crenças negativas).

Por esse motivo, escrevi o guia Mindset gratuito. Nele você aprenderá como desenvolver uma mentalidade forte e positiva e, assim, ficar mais relaxado, mais confiante e mais feliz.

Basta inserir seu endereço de e-mail e eu lhe enviarei o guia em PDF gratuitamente. 

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