Como manter a calma

5 Dicas para se manter calmo em qualquer situação

Você fica chateado com muita frequência? Você fica animado com pequenas coisas e bate no teto? Então você veio ao lugar certo – porque neste artigo vou te contar 5 dicas que vão te manter calmo mesmo nos momentos mais difíceis.

  • Talvez seja essa pessoa que fica cada vez mais quente. Quem pode fazer você perder a paciência em poucos minutos.
  • Talvez certas situações da vida o façam reagir ansioso, nervoso ou irracional – embora na verdade você não tenha motivo para isso.
  • Ou talvez você apenas se deixe absorver pelas ondas e ondas de sua vida. Em vez de manter a cabeça limpa, você entra em pânico com muita frequência. E antes que você perceba, você não é mais capaz de qualquer ação razoável.

De qualquer maneira que você terminou com este artigo – você está aqui porque quer exalar mais calma e serenidade . Porque você quer ficar calmo mesmo em situações estressantes. Resumindo – porque você quer ficar calmo quando as coisas ficam difíceis.

Você aprenderá como fazer isso nos parágrafos a seguir.

Menina pensando positivamente
Menina pensando positivamente

1. MANTENHA A CALMA: CONCENTRE-SE EM SUA RESPIRAÇÃO

O estresse quase sempre tem causas psicológicas.

Como você deve estar ciente, entretanto, o corpo e a mente estão inextricavelmente ligados . O estresse que surge em você em uma situação de maior tensão ou desgaste psicológico – ou seja, quando você quer ficar calmo, mas não consegue – está, portanto, sempre ancorado em seu corpo.

Portanto, se quiser ficar calmo mesmo em situações difíceis, certifique-se de aliviar o estresse .

Por exemplo, concentrando-se em sua respiração por alguns segundos no momento da ação .

Esteja você se apresentando para uma grande multidão, tendo uma conversa desagradável com o chefe ou olhando para um colega de escola que o intimidou no passado – da próxima vez que se encontrar em uma situação desafiadora, pare por um momento.

  • Faça de cinco a dez respirações profundas, começando inalando lentamente pelo nariz, então prendendo a respiração por alguns instantes e, finalmente, exalando pela boca com um leve som sibilante.
  • Durante este exercício de respiração, imagine como você está extraindo energia da terra, do solo. Como o ar sobe pelos seus pés, pernas e parte superior do corpo conforme você inspira, até que finalmente flui para a cabeça e o pescoço. E como o ar que você expira segue o mesmo caminho de volta às profundezas da terra.
  • Agora sinta seu corpo. Sinta o relaxamento que se instala lentamente. E observe com curiosidade aquelas áreas que ainda estão tensas e firmes.

Respirar fundo algumas vezes é o truque mais antigo do mundo para manter a
calma

Concentrando-se na respiração e conectando-se com o corpo , você libera alguns de seus níveis de estresse atuais. Você deixa os pensamentos de medo em sua cabeça e, em vez disso, se fundamenta no sentimento, na percepção de seus sentidos.

Você notará como isso cria mais equilíbrio e serenidade em você.

E você manterá a calma com muito mais frequência em momentos difíceis.

A propósito: prestar atenção a uma respiração profunda e saudável não o ajudará apenas em situações estressantes. Como respiramos muito superficialmente e agitadamente hoje em dia, isso tornará sua vida mais fácil e reduzirá o estresse diário se você prestar atenção à sua respiração de vez em quando ao longo do dia.

2. MANTENHA A CALMA: RECONHEÇA SEUS PADRÕES

Para resolver um problema, primeiro você precisa identificar qual é o problema.

Se quiser ficar calmo em situações estressantes, você deve primeiro descobrir o que está te chateando:

  • Quais são as situações que o deixam nervoso, com raiva ou excitado?
  • Que pessoas conseguem colocá-lo continuamente em um estado de inquietação?
  • Que medos passam por sua cabeça quando você se encontra em tal estado?

Quanto melhor você identificar suas situações pessoais estressantes , mais fácil será para você lidar com essas situações de forma adequada.

Você sabe que antes de um encontro você quase sempre fica animado?

Em seguida, tome medidas com antecedência para minimizar seu entusiasmo:

  • Fique em um estado de espírito poderoso e positivo com sua música favorita.
  • Passe um tempo com um amigo que te incentiva e diz que tudo vai dar certo porque você é uma pessoa legal mesmo assim.
  • Tome um banho relaxante ou exercite-se tanto que saia da cabeça e entre no corpo.

Com a preparação certa, você pode tirar muita pressão e estresse de situações que normalmente seriam muito desafiadoras para você. Portanto, em vez de preocupar-se com o medo de antemão, prepare-se para as situações que o incomodam.

Menina rezando
Menina rezando

Quais são seus padrões

E o que você faz quando percebe que ainda não consegue manter a calma no momento da ação?

Ajuda imediata para situações estressantes

Você pode não ter percebido isso antes – mas nunca é uma situação em si que desencadeia essa sensação irritante de inquietação e nervosismo em você. Em vez disso, são os pensamentos e sentimentos que você associa a essa situação que, em última instância, estressam e perturbam você.

Se você deseja neutralizar seus pensamentos e sentimentos prejudiciais e irradiar mais calma interior no momento do evento , você deve se perguntar o seguinte:

  • A situação em que estou agora é realmente tão dramática quanto penso?
  • É possível que eu esteja dando muita importância à situação? Se eu vejo a situação no contexto da minha vida futura e mudo para uma visão panorâmica por um momento – quão justificado é que eu esteja tão chateado ou reagindo de forma tão nervosa?
  • O que posso fazer agora para reagir com a maior confiança possível à situação? Como posso aproveitar ao máximo o momento presente?

Assim que responder a essas perguntas, você descobrirá que as coisas ficaram muito altas em sua cabeça. Muitas vezes, um momento de silêncio e questionamento crítico de seus pensamentos negativos é o suficiente para quebrar esse ciclo de saltos. E sentir um pouco mais de calma e serenidade novamente.

Afinal, quase nada é tão dramático quanto você pensa.

Se você quiser manter a calma, deve estar ciente desse fato.

(Leia também: Aprendendo a ser sereno )

3. MANTENHA A CALMA: PRATIQUE A ACEITAÇÃO

Estresse crônico não é saudável. Da mesma forma, terá um efeito prejudicial em sua satisfação com a vida se você se deixar perturbar por cada pequena coisa. E seus relacionamentos interpessoais também sofrem quando você vai direto para o teto por causa de cada pequena provocação de um amigo.

No entanto, você também é apenas humano. E isso significa que você tem pontos fortes e fracos.

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que passa pela vida com menos calma do que as outras, tudo bem. Porque mesmo que você possa trabalhar consigo mesmo e trazer mais paz interior para sua vida – você nunca alcançará um estado a partir do qual possa reagir com total confiança e calma a todas as situações da vida.

Sempre haverá momentos em que você está inquieto, nervoso ou com medo.

Aceitação significa ser capaz de suportar momentos desagradáveis

Assim que você começar a aceitar esse fato, paradoxalmente , você passará pela vida com mais calma Porque no final é a exigência de você ter sempre que reagir com calma e descontração, bastante restritivo.

Quem disse que você não pode reagir com vergonha, medo ou mal ter um pensamento claro por causa da inquietação?

Certo – nenhum.

Portanto, aprenda a relaxar em sua preguiça . E você descobrirá que é muito mais fácil manter a calma quando é importante.

Mulher deitada
Mulher deitada

4. MANTENHA A CALMA: SAIA DA SITUAÇÃO

Sempre que você se encontra em uma situação que o deixa desconfortável, você tem três opções:

  1. Você pode mudar a situação.
  2. Você pode aceitar a situação como ela é.
  3. Você pode deixar a situação.

Você não tem mais opções.

Uma vez que já tratamos da primeira e da segunda opções, devemos tratar agora do terceiro ponto.

Em última análise, sua incapacidade de exalar calma e serenidade em certas situações costuma ser um guia para suas próprias necessidades e valores .

Este guia sempre lhe dará um empurrãozinho emocional se você se encontrar em uma situação que não seja boa para você.

E quando isso acontece, às vezes é melhor simplesmente sair da situação .

Às vezes é melhor simplesmente virar as costas para o que está estressando você

Digamos que você continue discutindo com seu parceiro sobre cada pequena coisa. Você agora está se perguntando febrilmente como pode manter a calma nessas situações de discussão. E assim acabando com suas disputas.

Mesmo que essa abordagem seja justificada (afinal, um relacionamento está sempre ligado ao trabalho), você pode estar completamente perdido nesta situação.

Se você entrar em situações de conflito com a mesma pessoa repetidamente, isso pode ser uma indicação de que vocês dois simplesmente não andam juntos. Nesse caso, você deve ter a coragem de seguir seu próprio caminho .

E para se separar do que está incomodando você.

5. MANTENHA A CALMA: RIA DISSO

O humor é o melhor remédio contra a seriedade da vida.

E como você basicamente não faz nada além de levar a vida muito a sério, se você pode facilmente se tornar inseguro, deve começar a encarar a si mesmo e a vida de uma forma mais divertida.

Portanto, tente algumas das seguintes coisas se quiser ficar calmo em situações complicadas:

  • Imagine sua contraparte nua. E assim tire a pressão da situação em que você se encontra.
  • Tente estar ciente da voz interior que tenta sussurrar palavras que induzam o pânico em você. Imagine como essa voz muda – e continua em um tom de voz totalmente ridículo (por exemplo, o do Mickey Mouse).
  • Aprenda a rir de si mesmo com mais frequência, especialmente em situações embaraçosas ou estressantes. Porque quanto menos você se levar a sério, mais fácil será manter a calma.

A piada e a auto-ironia são armas fortes contra a sua inquietação interior

Na terceira parte da série Harry Potter , JK Rowling encontrou uma parábola maravilhosa sobre o poder do bom humor.

Neste livro, que como todos os livros da série gira em torno das aventuras do jovem bruxo Harry, há um capítulo que gira em torno do chamado falso .

Menina calma
Menina calma

Essas criaturas sempre conseguem se transformar no medo personificado de sua contraparte .

Bogus só pode ser derrotado com o feitiço “Riddikkulus!”, Que garante que eles adquiram uma forma completamente ridícula. O amigo de Harry, Neville, por exemplo, consegue encantar seu falso – que assumiu a forma de seu temido professor Snape – de modo que de repente ele veste as roupas de sua avó.

Combater o medo e a insegurança com humor pode ser muito poderoso – especialmente se você quiser manter a calma em situações difíceis.

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