5 Hábitos que vão mudar sua vida para sempre

Neste artigo, vou falar sobre 5 hábitos que mudarão sua vida para melhor.

E não, não são coisas como “praticar esportes todos os dias” ou “acordar mais cedo”. Esses hábitos podem ser úteis, mas estão um pouco desgastados.

Os 5 hábitos deste artigo são pouco conhecidos. Mas eles terão um impacto positivo em todas as áreas de sua vida.

Aliás, esses 5 hábitos também me ajudaram muito a ficar mais relaxado, mais bem-sucedido e um pouco mais feliz. O quinto hábito em particular mudou muito minha vida.

Vamos começar.

1. CONCENTRE-SE NO PROCESSO

À primeira vista, parece lógico: quanto mais energia e tempo você investe em algo, mais você deseja que funcione:

  • Quando você está de dieta, deseja perder peso.
  • Quando você se inscreve em um site de namoro online, você quer ter encontros.
  • Ao meditar regularmente, você deseja ficar mais calmo e relaxado por dentro .
  • Se você faz um bom trabalho, quer ser recompensado por ele (mais salário, reconhecimento dos colegas, etc.).

Mas esse foco no resultado financeiro, mais cedo ou mais tarde, leva à frustração, à dúvida e à falta de motivação.

Em um mundo perfeito, nossos esforços seriam imediatamente refletidos nos resultados. Mas não vivemos em um mundo perfeito.

Seus esforços nem sempre aparecem em resultados. E é por isso que você deve pensar orientado para o processo de agora em diante.

Em vez de apenas olhar para o resultado final, concentre-se inteiramente no processo. Portanto, concentre-se em fazer as coisas que o aproximam de seu objetivo. Porque não importa como você faça isso, você não pode controlar o resultado. Se algo funciona ou se você tem sucesso depende de muitos fatores que estão além do seu controle.

Digamos que você queira encontrar um parceiro. Focar no processo aqui significaria conhecer novas pessoas regularmente, vestir-se melhor, elogiar a si mesmo, convidar para sair, etc. Essas coisas estão em seu poder. Mas nem tudo o mais. Porque no final você não pode controlar se vai conhecer a pessoa certa ou certa.

Ou digamos que você tenha um exame. Você pode planejar fazer anotações em sala de aula e ser cuidadoso, repassar o material da aula todos os dias em casa e se preparar para o exame com antecedência. Se você será aprovado ou não no exame, está além do seu controle.

Se você se concentrar no processo, poderá se sentir satisfeito e confiante, mesmo que não esteja obtendo os resultados desejados.

No entanto, se você se concentrar apenas nos resultados, você se tornará um peão de circunstâncias que não pode controlar.

Mulher sorrindo
Mulher sorrindo

2. QUESTIONE SEUS PENSAMENTOS

Temos uma média de 50.000 a 60.000 pensamentos por dia. E, de acordo com a psicologia moderna, muito disso parece ser uma besteira.

Muitos de nossos pensamentos diários são preocupação , dúvida ou autocrítica.

E o melhor de tudo é que muitos desses pensamentos nem são novos. São sempre os mesmos pensamentos negativos com os quais lidamos dia após dia.

Infelizmente, você não pode se livrar de todos os seus pensamentos negativos. Os pensamentos jorram de você como a água de uma fonte.

O que você pode (e deve) fazer, no entanto, é questionar seus pensamentos. Porque muitos de seus pensamentos negativos são completamente irracionais e exagerados:

  • Só porque seu parceiro estava com raiva de você na noite passada, não significa que ele o deixará imediatamente e você passará o resto de seus dias solitário e sozinho.
  • Só porque você cometeu um erro recentemente não significa que você seja um fracasso total e não esteja fazendo nada certo.
  • Só porque você ganhou 3 quilos desde o ano passado não o torna preguiçoso, indisciplinado e pouco atraente.

Se você tiver o hábito de questionar seus pensamentos, descobrirá que muitas vezes eles fazem pouco sentido. E quanto mais conscientemente você lidar com seus pensamentos, melhor se sentirá e melhor será sua autoimagem.

Se você costuma lutar com pensamentos negativos, preocupações e dúvidas sobre si mesmo, participe do meu seminário online gratuito. Nele você aprenderá 3 métodos para transformar seus pensamentos negativos:

3. COMECE ANTES DE SE SENTIR PRONTO

Provavelmente há algo que você deseja mudar em sua vida:

  • Levante-se mais cedo e pratique esportes pela manhã.
  • Medite por 15 minutos por dia.
  • Terminando um relacionamento doentio.
  • Pare de fumar (ou jogar ou beber).
  • Mude de emprego.

Não importa o que você queira mudar ou começar: em 99% dos casos, não há momento certo para isso.

Por quê?

Porque nunca nos sentimos prontos para fazer algo que nos assuste, que seja desafiador ou que faça uma grande diferença.

Eu sei que você provavelmente pode pensar em uma dúzia de razões pelas quais este não é o momento certo para uma mudança. Ainda não me sinto pronto. Estou muito estressado agora. Eu tenho que ler mais sobre o assunto primeiro. Vou começar no mês que vem, quando as estrelas estiverem mais baratas.

Sua mente é mestre em dar desculpas e racionalizar seu comportamento.

Portanto, crie o hábito de começar antes de se sentir pronto.

Porque você adquire coragem, motivação e novas habilidades depois de começar, não antes. Portanto, pare de esperar mais. O momento certo não chegará.

criancas brincando
criancas brincando

4. DEFINA MENOS METAS

A maioria dos especialistas em motivação e gurus de autoajuda aconselham você a definir metas em todas as áreas importantes da vida. Isso é contraproducente.

Paradoxalmente, um dos maiores perigos para alcançar seu objetivo são seus outros objetivos. Deixe-me explicar

Você tem tempo, energia e força de vontade limitados por dia. Quanto mais objetivos você perseguir ao mesmo tempo, menos tempo, energia e força de vontade terá para cada objetivo individual. E é menos provável que você realmente alcance seus objetivos.

Os psicólogos também se referem a esse fenômeno como competição ao alvo.

O problema é que, quando definimos novas metas, ficamos incrivelmente motivados no início e nos superestimamos completamente:

Imaginamo-nos levantando todos os dias às 5 da manhã para praticar esportes, depois meditar por 15 minutos, tomar um banho frio e tomar um café da manhã saudável. Depois que nosso trabalho terminou, ficamos muito motivados para ir ao curso de espanhol e à noite lemos por uma hora para nos educarmos. E no fim de semana ainda estamos trabalhando em nossa mais recente start-up que mudará o mundo.

Acho que não preciso mencionar aqui que essa ideia é um conto de fadas.

A verdade é que a maioria de nossos objetivos requer muito mais tempo, energia e força de vontade do que imaginávamos.

Estou aprendendo russo há algum tempo (que agora é minha quinta língua estrangeira). E eu sempre fico surpreso com o quão difícil é para mim ser

Ir às aulas vezes por semana e fazer a lição de casa em outro dia.

amigos sorrindo
amigos sorrindo

Quando deixamos de atingir nossos objetivos, muitas vezes acreditamos que somos muito preguiçosos ou que simplesmente não podemos fazer isso. Mas, na maioria dos casos, assumimos demais.

Portanto, crie o hábito de sempre definir uma nova meta. Por exemplo, medite por 10 minutos pela manhã. Ou fazer exercícios duas vezes por semana. Ou ser social e falar com outras pessoas por 10 minutos todos os dias.

Depois de atingir sua meta ou desenvolver o hábito que o levará a ela, você pode definir uma nova meta para si mesmo. Mas não antes!

Não se trata de atingir cinco novos objetivos de uma vez (e então falhar à força). Mas para tomar uma decisão consciente sobre o que é realmente importante para você e, em seguida, perseguir um único novo objetivo com total energia e foco.

BOM HÁBITO # 5: LIDANDO COM A DOR

Muitas pessoas passam a vida inteira tentando evitar todas as piadas. O que, em última análise, só os leva a sentir ainda mais dor.

A verdade é: não importa como você se comporta, você terá experiências dolorosas repetidas vezes em sua vida. Separações, fracassos, decepções, perdas, rejeições.

Lidar, processar e aprender com essas e outras experiências dolorosas é fundamental para avançar na vida. Do contrário, você andará em círculos, enfrentará os mesmos problemas continuamente e provavelmente sofrerá.

A questão é: uma vida boa e gratificante não significa que seja livre de experiências negativas e dor. Significa que você dá sentido à sua dor, aprende com ela e, por fim, a usa para criar uma vida melhor para você.

Diz um ditado bem conhecido: a dor é inevitável, o sofrimento é voluntário.

Quando você abraça sua dor, a aceita como parte da vida e, por fim, a usa para aprender com ela, você a transforma em algo positivo.

Se você se apegar à sua dor, mergulhar na autopiedade e se convencer de que é a única pessoa com essa dificuldade, você sofrerá.

Comece a ver a dor sob uma nova luz. Em vez de amaldiçoá-lo e evitá-lo, veja-o como uma oportunidade de crescimento e transformação.

MUDE SUA MENTALIDADE E VOCÊ MUDARÁ SUA VIDA

O quão bem você lida com os desafios, o que você alcança na sua vida e o quanto você confia em si mesmo depende da sua mentalidade.

Quanto melhor for sua mentalidade, melhor você será e mais conquistas terá em sua vida.

A maioria das pessoas tenta mudar algo em sua vida – sua forma física, seu trabalho, seus relacionamentos, seus hábitos – mas esquece sua mentalidade no processo.

Cada mudança começa por dentro. Somente com uma atitude positiva e a atitude certa você é capaz de mudar permanentemente algo em sua vida e alcançar seus objetivos.

É exatamente por isso que escrevi o guia Mindset gratuito. Nele você aprenderá 4 mentalidades que o ajudarão a avançar enormemente em sua vida.

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