Mulher com autoestima

5 Melhores dicas para melhorar sua autoestima

Nem todos nós somos naturalmente confiantes. E está tudo bem – porque no artigo a seguir direi como você pode usar 5 dicas simples, mas eficazes, para fortalecer sua auto-estima e, finalmente, viver a vida com confiança.

Auto-estima saudável torna sua vida mais fácil em muitos níveis. Quando você se sente valioso e confiante:

  • você acha mais fácil construir relacionamentos interpessoais reais em pé de igualdade .
  • você pode ser mais honesto sobre seus próprios valores e necessidades e se distanciar das pessoas que os magoam.
  • você se sente mais feliz e mais equilibrado porque nem sempre tem a sensação de que precisa melhorar algo em si mesmo.

Parece bom, certo?

Na realidade, porém, muitas vezes parece muito diferente. Muitos de nós não temos uma auto-estima particularmente forte. As feridas emocionais de nosso passado e os desafios de nossa vida cotidiana significam que muitas vezes duvidamos de nosso valor e de nossas habilidades.

Além disso, vivemos em um sistema econômico que nutre em nós um sentimento de carência. Afinal, uma pessoa que está contente e feliz o dia todo não pode vender itens de luxo destinados a aumentar a auto-estima.

Portanto, se você estava previamente convencido do contrário – você não é o único que de vez em quando duvida de seu valor próprio.

No entanto, como desejo do fundo do meu coração que você viva sua vida com confiança e força, reuni cinco dicas nos parágrafos a seguir que você pode usar para fortalecer sua auto-estima.

Amor proprio
Amor proprio

Essas dicas complementam meu artigo anterior sobre autoconfiança .

Vale a pena ler este artigo antes de prosseguir com a leitura – porque lá irei abordar algumas coisas básicas que não mencionarei novamente aqui. No entanto, se você está simplesmente curioso para saber quais conselhos adicionais eu tenho guardado para você nas linhas a seguir para uma forte auto-estima, continue lendo.

1. FORTALEÇA A AUTO-ESTIMA: RECONHEÇA O MENTIROSO EM VOCÊ

Há uma voz dentro de você que mente para você todos os dias. Esta voz quer que você saiba que no seu estado atual você nunca é o suficiente :

  • Que você só ficará satisfeito quando encontrar o emprego perfeito.
  • Que você só pode se sentir valioso se sempre fizer tudo certo.
  • Que sua vida só comece realmente quando você alcançar seu próximo grande objetivo.
  • Que você só pode se acalmar quando tiver um relacionamento de sonho.

Em suma, que você ainda precisa de uma coisa para se sentir forte, confiante e completo.

A voz que quero dizer é a necessidade . É feito de seus medos, feridas, compulsões e desejos neuróticos muito pessoais – e se você não tomar cuidado, ele o escravizará com a sugestão de que você é fraco e inútil até o fim da vida.

Você conhece a lamentável criatura Gollum do Senhor dos Anéis?

Gollum é uma criatura lamentável que durante séculos foi possuída e mutilada pelo anel do poder – um símbolo de ganância, medo e desespero. Depois que Gollum finalmente perde o anel, seu desejo de recuperá-lo o deixa quase louco.

Quase caminhando sobre os cadáveres e ignorando seus próprios votos de lealdade, Gollum cegamente persegue o anel . Cada vez mais ele perde de vista seu eu original, seu lado bom, sua força e independência originais.

No final da história, ele consegue remover o anel do protagonista Frodo. Tarde demais, Gollum percebe que o anel o traiu. Cego pela alegria da vitória, ele desconsidera a ravina que se abre ao lado dele. Eventualmente, ele cai na lava ardente de Mount Doom (o lugar onde o anel deveria ser destruído) e chega ao fim lá junto com o anel.

Sua carência é uma criatura lamentável – que basicamente só quer ser amada

Basicamente, a história de Gollum é uma parábola maravilhosa.

  • Assim como ele, a voz de sua necessidade é completamente irracional.
  • Assim como Gollum é uma criatura aleijada, sua carência também nasceu da necessidade, da dor e do desespero.
  • Assim como Gollum é movido pelo desejo pelo anel, sua carência também o leva a correr atrás de coisas que, em última análise, não o tornam mais forte, apenas mais dependente.

E assim como Gollum tem uma parte dele que ainda não foi corrompida pelo poder corrosivo do anel, também existem lados fortes e poderosos em você .

Porque a maior mentira que sua carência lhe diz é que não há nada em você além dela.

Sua carência é apenas parte de você. E quanto menos você se identifica com essa parte, quanto mais distância você ganha dessa parte, mais forte e mais confiante você se torna.

Mulher com uma nova vida
Mulher com uma nova vida

Eu quero dizer a você para ignorar a voz interior de sua necessidade?

Sem chance.

Trate seus medos, fraquezas e dúvidas de auto-estima com amor. Incentive sua parte fraca com compaixão, ouça suas mensagens – mas não cometa o erro de se identificar com essa parte.

Porque assim você fortalecerá sua auto-estima de maneira sustentável.

Também interessante: coaching de autoconfiança

2. FORTALEÇA A AUTO-ESTIMA: MUDE SUA PERSPECTIVA

Muitas vezes, a baixa auto-estima surge naqueles momentos em que você se compara aos outros seres humanos – e então chega à conclusão de que é de alguma forma inferior a eles.

Se quiser neutralizar essas comparações desfavoráveis ​​e fortalecer sua auto-estima, você tem duas opções:

1. Você percebe que já é o suficiente

Independentemente de quais habilidades ou conquistas você tem que mostrar.

  • Independentemente de você ter feito sua rotina matinal hoje ou não.
  • Independentemente de seus amigos ganharem mais dinheiro do que você.
  • Independentemente de você ter relações sexuais dez vezes por semana ou não.

Talvez você já tenha ouvido dizeres como “ Você não precisa fazer nada para ser valioso como pessoa” ou “Basicamente, você já é perfeito!” .

Há muita verdade nesses provérbios. Em última análise, o valor é uma construção feita pelo homem. E porque você é, em última análise, a pessoa que tem (ou deveria ter) mais voz na sua vida, você também é a pessoa que pode escolher ser infinitamente valiosa .

Se fosse assim tão fácil …

Mesmo que isso o ajude definitivamente a fazer você perceber que você não tem nenhuma razão para se sentir fraco: seu sentimento Selbstwer ainda é um problema muito emocional . E as emoções raramente podem ser alteradas com palavras racionais.

Portanto, mesmo que o que você leu acima possa parecer significativo e lógico para você, isso apenas fortalecerá sua auto-estima em um grau muito limitado.

Em vez disso, como você pode ganhar mais confiança?

2. Você se torna uma pessoa que dá

Nós, humanos, somos a espécie mais social (bem – às vezes também a mais anti-social) que existe. Portanto, não é surpreendente que aumentemos nossa autoconfiança ajudando outras pessoas .

Assim que percebemos que há algo em nós que podemos levar para o mundo – algo com o qual criamos um valor agregado real – automaticamente nos percebemos como mais valiosos.

Satisfação
Satisfação

Pratique dar se quiser aumentar sua auto-estima

Portanto, se você deseja aumentar sua autoestima, comece a dar:

  • Seja um pilar e um guia para aquelas pessoas que estão em situação pior do que você. Pessoas mais confusas, medrosas e solitárias. Aqueles que cresceram em condições piores ou que não tiveram tanta sorte na vida como você. Ajude essas pessoas com pequenas ou grandes ações – sem se sacrificar.
  • Descubra no que você é realmente bom. Que presente único é o seu presente para a humanidade. E então encontre uma maneira de enriquecer a vida de outras pessoas com esse dom.
  • Nas interações com outras pessoas, não se pergunte se você está parecendo estranho ou até que ponto é inferior ou superior à outra pessoa. Direcione seu foco muito mais para o presente que você pode dar ao seu homólogo com a sua presença. E o que você pode levar do seu tempo juntos.

Praticar o ato de dar mais trará uma mudança na sua consciência . Não só fará você se sentir mais valioso e necessário. Você também se torna automaticamente mais humilde.

Concentrar-se em seus semelhantes e no que você pode dar a eles mostrará que existem outras pessoas no mundo além de você . E, como resultado, você deixará de se preocupar consigo mesmo e com sua autoestima o tempo todo.

Eckhart Tolle , um dos maiores mestres espirituais do presente, encontra em seu livro Eine Neue Erde uma abordagem completamente diferente e muito interessante do assunto da doação:

“Dê aos outros o que você acredita que eles estão negando de você – elogio, reconhecimento, apoio, afeição amorosa, etc. Você não pode dar isso? Apenas finja que pode e tudo fluirá para você.

Logo depois de começar a dar, você receberá. Você não pode receber o que você não dá. O que sai determina o que entra. O que quer que você pense que o mundo escondeu de você, você já tem, mas se você não der nada, você nem sabe que tem. ”(Eckhart Tolle, Eine Neue Erde, 3ª edição, página 219)

A mensagem dessas frases é: Somente dando, você tem acesso aos seus tesouros interiores e torna-se consciente de seu verdadeiro valor.

Portanto, se você deseja fortalecer sua auto-estima e descobrir o poder que está adormecido dentro de você, comece a doar.

Leia também: Crie confiança em 3 etapas simples

3. FORTALEÇA A AUTO-ESTIMA: CUIDE DO SEU CORPO

Hoje estamos cientes de que corpo e mente estão inextricavelmente ligados. Portanto, é surpreendente que raramente tenhamos a idéia de resolver problemas mentais de forma física.

Você provavelmente já esteve realmente deprimido em um ponto ou outro. Se você se esforçar um pouco, provavelmente também poderá se lembrar em que estado seu corpo estava nesta situação:

  • Sua cabeça estava inclinada para frente.
  • Seu olhar foi abaixado.
  • A parte superior de seu corpo estava mole.
  • Seu andar era lento e impotente.
  • Suas expressões faciais e gestos foram congelados.

É esse estado físico que associamos instintivamente à fraqueza e desesperança. Normalmente presumimos que as emoções estão no início da cadeia de causa e efeito – primeiro nos sentimos tristes, depois deixamos nossos ombros caírem.

Desenvolvimento de personalidade
Desenvolvimento de personalidade

O exercício tem um forte impacto na sua autoestima

O psicólogo americano William James e o fisiologista dinamarquês Carl Lange descobriram que isso não era verdade já no século XIX. Os dois cientistas propuseram a teoria de que as emoções humanas surgem em resposta a processos físicos.

Mesmo que essa teoria seja considerada incompleta hoje e a gênese das emoções humanas seja de fato muito mais complexa, um fato não pode ser negado:

O modo como você se move tem um grande impacto no seu humor.

Portanto, se você quiser aumentar sua autoestima, experimente:

  • Adquira o hábito de andar pelas ruas com a postura ereta, o peito para fora e a cabeça erguida.
  • Faça exercícios uma vez por semana. Sinta toda a sua força e vitalidade exaurindo-se totalmente.
  • Encontre um lugar tranquilo no parque mais próximo ou em seu apartamento. E então deixe sair o que está dentro de você dançando, gritando e movendo-se livremente para o conteúdo do seu coração.

Emoções negativas e sentimentos de fraqueza ou inutilidade são freqüentemente armazenados em seu corpo. Assim que encontrar sua própria maneira pessoal de expulsar essas emoções de seu corpo, você sentirá uma enorme liberdade interior – e fortalecerá de forma sustentável sua auto-estima.

Porque viver com autoconfiança também significa sentir sua autoconfiança por todo o corpo.

4. FORTALEÇA A AUTOESTIMA: ENFRENTE SEUS DESAFIOS

Vamos ser completamente honestos – você e eu vivemos em um mundo bastante confortável:

  • Quando foi a última vez que você passou fome por um longo período de tempo?
  • Quando foi a última vez que sua integridade física correu sério perigo?
  • Quando foi a última vez que você teve que tomar uma decisão com consequências realmente graves?

Você provavelmente vai a cada uma dessas perguntas com um ” Não me lembro de mim” resposta E isso é bom – afinal, é um privilégio maravilhoso viver em um país cheio de conforto, luxo e liberdade .

Por outro lado, nosso mundo confortável também tem suas armadilhas. A evolução nos treinou para estarmos constantemente à procura de perigos. Alguns milênios atrás, o mundo em que vivíamos era muito mais difícil. Um erro na caça e você será classificado pela mãe natureza.

Você está ciente de que sua situação parece diferente hoje – mas principalmente no nível racional, não no emocional. Por isso você se preocupa com cada coisa inútil  hoje  :

  • Sua autoconfiança afunda se sua paixão não escrever para você no WhatsApp.
  • Você se sente fraco e sem valor quando é derrotado em seu esporte favorito.
  • Você começa a suar quando a outra pessoa o desafia verbalmente ou questiona seus valores.

Resumindo – você torna sua auto-estima dependente de coisas que são pequenas e insignificantes.

Felizmente, há uma maneira de você recuperar o senso do essencial e fortalecer sua auto-estima.

jovem sorrindo
jovem sorrindo

Mesmo que às vezes pareça impossível,
você pode enfrentar os desafios da sua vida

Este caminho consiste em enfrentar os desafios reais da sua vida e fazer coisas que lhe custam muito esforço:

  • Do que você tem mais medo agora? Enfrente esse medo e descubra o que está acontecendo com você.
  • Que coisas você nunca ousou dizer abertamente para alguém próximo a você? Agora é a hora de uma honestidade corajosa e intransigente.
  • Que decisões na vida você adiou até agora porque estava com medo de fazer a coisa errada? Assuma o controle de sua vida e lide com essas decisões. Porque, mesmo que seja difícil para você no início, enfrentar a vida com determinação aumentará sua autoconfiança a longo prazo.

Quanto mais você se supera e enfrenta os desafios de sua vida pessoal, mais entra em contato consigo mesmo e com a vida. Também o ajuda a desenvolver uma autoconfiança saudável, porque você percebe que pode fazer coisas que achava impossíveis .

Portanto, comece a enfrentar os desafios da sua vida se quiser fortalecer sua auto-estima e, finalmente, ter autoconfiança .

Também significa tomar decisões ousadas. Mais sobre isso aqui: O que devo fazer?

5. FORTALEÇA A AUTO-ESTIMA: ACEITE O SEU FRACASSO

Haverá momentos em que sua vida não sairá de acordo com o planejado – por exemplo, porque você falhou miseravelmente em um de seus objetivos ou porque as coisas saíram muito diferentes do que esperava. Em situações como essas, você deve decidir:

Ou você continua a se apegar ao seu perfeccionismo e às idéias obsessivo-compulsivas sobre como você e a vida deveriam ser.

Ou você percebe que é uma pessoa com pontos fortes e fracos. E que o mundo não vai acabar se você falhar de vez em quando.

Você provavelmente está ciente de que é a segunda possibilidade que acabará por fortalecer sua auto-estima. Por isso, você deve começar a abandonar seu perfeccionismo .

Melhores dicas para ser feliz
Melhores dicas para ser feliz

Em vez de se preparar para não fazer tudo certo novamente, pergunte-se por que você afirma ter que ser perfeito:

  • Você aprendeu quando criança que só será amado e reconhecido se fizer tudo certo?
  • A conclusão meticulosa de tarefas e a realização exemplar de seus objetivos lhe dão uma sensação de segurança e controle?
  • Você está convencido de que algum infortúnio acontecerá ou de que será exposto como um vigarista se não parecer competente?

O que quer que esteja por trás do seu perfeccionismo (se houver) – tente descobrir. Porque só então você será capaz de se libertar de expectativas irrealistas de si mesmo.

Todo mundo falha às vezes – e isso está perfeitamente bem

A propósito: a suposição de que você sempre deve se sentir valioso e autoconfiante é uma espécie de perfeccionismo. Porque basicamente é perfeitamente normal que você se sinta fraco e inseguro de vez em quando. Afinal, você é apenas humano.

Portanto, perceba que você também é imperfeitamente perfeito.

Que você é o suficiente, mesmo que cometa outro erro.

Quando você realmente entender esse fato, ficará mais confiante do que pensava ser possível.

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