Homem com pensamentos negativos

5 Métodos eficazes de superar a apatia

Superar a indiferença é mais fácil dizer do que fazer.

Na verdade, você quer fazer centenas de coisas ao mesmo tempo: deixar o apartamento em boas condições, praticar esportes, continuar o seu trabalho, encontrar amigos, educar-se …

Mas você literalmente não consegue levantar sua bunda.

Por isso você tem uma consciência pesada.

É normal se sentir apático, apático e preguiçoso de vez em quando.

No entanto, apatia não deve ser confundida com preguiça: se você está fazendo apenas o mínimo necessário no momento e se sente em casa, você é simplesmente preguiçoso.

Uma tarde preguiçosa no sofá, um fim de semana na cama? Todos nós precisamos de dias como este. Isso está perfeitamente bem.

O cansaço e a apatia constantes são outra coisa.

Fadiga, fraqueza e apatia tornam-se um problema se você constantemente falta energia para lidar com as coisas.

Quando você gostaria de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas não consegue fazer nada.

Neste artigo, darei 5 dicas para ajudá-lo a superar sua apatia e ser produtivo novamente!

Mas, primeiro, vamos dar uma olhada nas causas subjacentes da indiferença.

Somente se você conhecer seu gatilho pessoal, poderá evitar essa condição no futuro.

Serenidade
Serenidade

FADIGA, FRAQUEZA, APATIA: 8 CAUSAS

Existem razões muito diferentes para o cansaço, a fraqueza e a apatia. Em primeiro lugar, a boa notícia: a apatia em si não é uma doença.

A indiferença é um sintoma. Pode haver gatilhos muito diferentes por trás disso: psicológico e físico.

Quando você souber mais sobre o pano de fundo, será mais fácil combater sua apatia.

Apático, apático, preguiçoso? A indiferença tem muitas faces

Aqui estão as 8 causas mais comuns de apatia.

Pode haver vários motivos para sua indiferença. É melhor ler todos os pontos com atenção.

1. Estresse

Muitas vezes, o estresse é a razão pela qual nos sentimos apáticos e cansados.
O estresse surge de demandas excessivas.

Às vezes, um desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal também é a causa.
Você trabalha horas extras o tempo todo? Está agitado no escritório? Você está estudando e fazendo um trabalho paralelo?

Se muitas demandas são feitas para você em um curto espaço de tempo, isso o esgota. Você apenas se sente cansado e apático.

Talvez você esteja dando o máximo de si ultimamente profissionalmente. Em algum momento, as baterias acabarão.

Então a cabeça e o corpo precisam de uma pausa.

2. Síndrome de burn-out

Se você continuar indo além de seus limites, pode se esgotar. Você constantemente se sobrecarrega e se exaure completamente.

O sociólogo Helmut Rosa diz: Não é o trabalho o culpado pelo esgotamento. Mas que vivemos na era da otimização sem limites.

Nunca chegamos lá. Sempre há algo que pode ser ainda melhor.
Você se encontra nele?

3. Falta de objetivo

Você pode não cair na armadilha da otimização.

Talvez você esteja cansado e apático porque não tem nenhum objetivo.

Você pode estar se perguntando por que vai se exercitar. Por que desistir da escola? Concluiu sua graduação? Faça um aprendizado? Esforce-se para a independência? Dá para trabalhar todos os dias?

Nesse caso, você não tem o porquê.

Mudando de vida
Mudando de vida

4. Pensamentos negativos

Se você se atormenta internamente com autocensura e dúvida, não tem forças.

Você acredita em si mesmo e em seus objetivos? Ou você acha que não vai chegar a lugar nenhum de qualquer maneira?

A perda de impulso também surge da negatividade.

Você está se batendo por dentro? Você se sente inútil porque não pode fazer tudo o que se propôs a fazer?

Aqui está o que você pode fazer sobre pensamentos negativos:

Livrar-se de pensamentos negativos

5. Doenças mentais

Por trás de sua apatia, pode haver uma dor não processada ou uma doença mental como a depressão.

Portanto, aqui vai uma observação muito importante: Se minhas dicas não ajudarem você, procure ajuda profissional!

Fale com seu médico. Obtenha um encaminhamento para um terapeuta. Leve este conselho a sério, porque só assim você obterá a ajuda de que precisa!

Agora chegamos às causas físicas.

6. Doenças físicas

A perda de impulso pode ser um sinal de doença física.

Sua tireoide está funcionando corretamente?

Fadiga, fadiga e apatia podem indicar hipofunção ou uma doença auto-imune, como tireoidite de Hashimoto.

Isso pode ser esclarecido com um exame de sangue no seu médico de família.

7. Estilo de vida sedentário

A falta de exercício é uma causa comum de apatia.

Quando o corpo está subestimado, seus músculos regridem. Como resultado, você não tem força e resistência. Isso até torna subir escadas uma proeza de força.

Que tal exercícios e esportes na vida cotidiana?

8. Dieta

Pode haver falta de alguns nutrientes em sua dieta, como vitamina B 12, iodo, ferro ou vitamina D.

A deficiência pode ser a razão de sua indiferença. Mas sua dieta em geral também desempenha um papel importante.

Como eu disse: Não é um problema se você se sentir cansado e mancando de vez em quando.

Mas quanto mais essa condição dura, mais difícil se torna vencê-la por conta própria.

Em algum momento você não será mais capaz de se motivar. A letargia torna você passivo.

Isso resulta em mais canteiros de obras:

  • Talvez você durma pior. Mas é precisamente um sono de alta qualidade e um sono suficiente que são importantes. Seu corpo e seu cérebro precisam de tempo para se regenerar.
  • Talvez você esteja atormentado por pensamentos negativos e ansiedade constante.
  • Quanto mais pressão você coloca sobre si mesmo ( “Eu deveria …” , “Eu deveria …” , “Por que todo mundo pode fazer isso, exceto eu …” ), pior fica.

Um círculo vicioso.

Não se preocupe: você pode superar sua apatia e levar uma vida feliz (de novo) .

E agora vou mostrar como fazer!

Dicas motivacionais que funcionam
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O QUE FAZER SE VOCÊ ESTIVER APÁTICO 5 DICAS PARA FAZER SUA VIDA ANDAR DE NOVO

A seguir estão as 5 dicas mais eficazes contra a apatia.

Se você também deseja descobrir minhas dicas eficazes para mais automotivação, clique aqui:

Auto-motivação

1. Pare de se bagunçar por dentro

Aceite seus sentimentos. Agora você se sente apático. Você não está apático. Essa é uma grande diferença.

Você pode lutar contra sua apatia.

Imagine a bateria do seu smartphone: se o seu celular tem apenas 10% de carga restante, você não espera mais o melhor desempenho do dispositivo.

Assistindo vídeos do YouTube ou ouvindo podcasts por horas? Não funciona mais.

Em seguida, ele é completamente esvaziado em nenhum momento. Ainda é bom para emergências. Mas nada mais. A bateria precisa de eletricidade.

Se suas baterias acabarem, é exatamente o mesmo. Antes de fazer algo ótimo novamente, você precisa de uma pausa. Mime-se com este período de descanso.

Você deve evitar qualquer coisa que o empurre para baixo. Conscientemente, faça algo bom para você: deite-se na banheira. Leia um livro inspirador. Escutar musica. Chame um amigo.

Resumindo: preencha o seu armazenamento de energia!

Isso torna mais fácil vencer sua apatia.

Aceite que você está dando pequenos passos no começo. Virando de repente toda a sua vida de zero a cem? Se sua apatia estiver sobrecarregada, não funcionará. Não cometa o erro de se sobrecarregar novamente.

O que também é importante aqui: não se compare aos outros. Você é você. Feito.

Aceite-se por quem você é. Quanto mais cedo você tiver sucesso, mais fácil será perdoar a si mesmo. Não importa o que os outros sejam, façam ou façam. Você tem seus próprios recursos. Você trabalha com eles.

E acredite em mim: basta!

2. Tire uma folga regular

Você não pode trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Caso contrário, não é de se admirar que você esteja atormentado pelo cansaço, fraqueza e apatia.

Você precisa de pausas para descanso.

Um pouco de preguiça não faz mal. De vez em quando, reserve um tempo conscientemente para recarregar as baterias. Esta pode ser uma tarde de folga ou um fim de semana relaxante. Ou dê um passeio. Talvez uma soneca curta seja o suficiente. O principal é limpar a cabeça novamente.

Só então você pode ser criativo.

Por exemplo, gosto de quebra-cabeças. Esta é a melhor forma de desligar o trabalho. Uma técnica de relaxamento como meditação, ioga ou treinamento autogênico pode ajudar.

3. Mude seu estilo de vida

Você já ouviu a dica a seguir muitas vezes sob garantia. Vou dar a você de qualquer maneira. Simplesmente porque é importante.

A perda de impulso significa ficar parado. Passividade. Nada parece importar. Você quer sair desse estado. O mais breve possível. (Caso contrário, você não estaria lendo este artigo.)

Provavelmente, o exercício é particularmente difícil para você agora. Mas você não precisa correr uma maratona. Trata-se de um pequeno passo: comece a se mover novamente.

Pegue sua jaqueta e dê um passeio.

Ar fresco e exercícios são bons para você. Seu ciclo continua. Seu cérebro recebe uma boa dose de oxigênio.

Outra vantagem: seu corpo produz vitamina D e serotonina por meio da luz solar. A falta desses hormônios pode causar desânimo, cansaço e humor depressivo. 15 minutos por dia são suficientes para repor suas reservas de vitamina D. (Certifique-se de que os raios do sol alcancem seu rosto e mãos!)

Há mais uma descoberta empolgante que você fará quando estiver fora de casa: quando seu corpo se move, seus pensamentos também se movem. Isso permite que você libere bloqueios internos .

Seu pensamento ganha uma nova direção.

Mulher com uma nova vida
Mulher com uma nova vida

O que uma dieta saudável tem a ver com apatia

O próximo ponto importante são seus hábitos alimentares.

O que você come? Rico em carboidratos com muito açúcar? Com toda a franqueza: também não consigo andar com combustível assim. O dia já havia acabado de manhã.

Você precisa de alimentos de verdade que lhe dêem força e forneçam a seu corpo vitaminas e nutrientes essenciais.

Parece complicado?

Não é: Evite alimentos produzidos industrialmente. As refeições prontas contêm gorduras ruins. Produtos de farinha branca, como pães e doces, estão cheios de carboidratos vazios.

Você se sente cansado e apático após cada refeição? Essa é a razão.

Você obtém energia de muitos vegetais frescos e saladas. Além disso, frutas e produtos de grãos inteiros devem estar em seu menu. Além disso, de vez em quando, carne magra de aves e peixes gordurosos. Preste atenção à qualidade orgânica da carne e do peixe. Cozinhe você mesmo, então você saberá exatamente o que está consumindo.

Depois de um curto período de tempo, você notará que está fisicamente muito melhor!

O que também é importante: beba bastante. A água fornece fluidos ao seu cérebro. Se você não beber o suficiente, você se sentirá fraco e cansado.

4. Cultive bons hábitos

Bons hábitos significam estabilidade. Eles dão estrutura ao seu dia. Eles ajudam você a viver a vida que deseja viver.

Você não pode fazer isso com força de vontade. Ninguém consegue.

Tenho certeza que você conhece esta situação: você ainda tem grandes planos pela manhã. No entanto, durante o dia, sua força de vontade diminui cada vez mais.

Por que é que? Muito simplesmente: a força de vontade não é um recurso infinito. Ele diminui mais e mais. Em algum ponto, sua resistência a estímulos externos é quebrada.

Você volta aos velhos hábitos que realmente queria mudar.

  • Na verdade, você quer se levantar às sete da manhã. Às nove, você ainda está em “soneca” .
  • Na verdade, você queria cozinhar fresco todos os dias, mas cheira tão bem para levar.
  • Na verdade, você decidiu fazer exercícios pelo menos duas vezes por semana. Mas amanhã e depois de amanhã também é um dia.

Um dia de cada vez se passa.

Muda … Exatamente: nada!

Isso frustra e leva à dúvida e à autocrítica.

Os hábitos ajudam você. Depois de criar bons hábitos firmemente em seu dia, você não precisa mais pensar. Você está executando no piloto automático.

E você pode programá-lo como quiser.

Como funciona? Por meio da repetição e da disciplina. Faça um plano e siga-o teimosamente. A cada dia que você passar por isso, será mais fácil para você.

Além disso, mostre o porquê.

Você quer se exercitar duas vezes por semana. Por quê?

Talvez porque você finalmente queira se sentir bem e saudável em seu corpo.

Porque você está farto de ser solteiro e quer ser atraente para a pessoa “certa” .

Porque quando você se exercita, você sente que pode se superar e se tornar mais autoconfiante.

Com um objetivo específico, torna-se mais fácil solidificar o hábito .

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5. Descubra o porquê

Eu admito, essa dica tem tudo. Você precisa de um objetivo.

O escritor americano Mark Twain disse uma vez: “Se você não sabe para onde está indo, não se surpreenda se não chegar lá.”

Em outras palavras, se você não sabe o que ganha para ganhar todos os dias, o que você trabalha e quanto gasta, falta motivação.

O dinheiro não é suficiente. Se você simplesmente se levantar e trabalhar para pagar suas contas, estará desperdiçando sua vida.

Você pode superar sua apatia se tiver um forte motivo. Isso, por sua vez, tem a ver com seus valores e com o que é importante para você.

Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • O que é importante para mim
  • Para que estou vivendo
  • O que eu quero alcançar na vida?

Esteja ciente do objetivo mais elevado que está por trás de seus desejos. Então você conseguirá superar o cansaço e a apatia constantes.

O MAIS IMPORTANTE: ENTRE EM AÇÃO

Se você me conhece, sabe que às vezes aconselho exatamente o contrário do que outros especialistas sugerem.

Esta dica parecerá familiar para você:

Comece a tarefa mais difícil o mais cedo possível pela manhã. Então você os tem atrás de você.

Isso faz você se sentir bem. Afinal, você já conquistou algo incrível. As outras tarefas, então, parecem óbvias.

Isso funciona quando você deseja manter seu lado mais fraco sob controle.

Também funciona para pessoas que têm prioridades erradas: em vez de enfrentar a tarefa difícil, fazem as tarefas mais fáceis e sem importância.

Faça pequenas tarefas

Se você está se sentindo apático, no entanto, é exatamente isso que você não está fazendo. Você se senta na cama ou no sofá. Esse é o problema.

Portanto, minha dica: comece com uma pequena tarefa que precisa ser concluída.

Isso o colocará de volta à ação.

Você pode usar a regra dos 5 minutos: Faça uma meta de trabalhar em algo por apenas cinco minutos. Você pode administrar cinco minutos, mesmo se estiver cansado, apático e mole.

Depois de começar, há uma boa chance de você persistir.

O começo costuma ser o mais difícil.

Depois de fazer isso, você se sentirá orgulhoso e satisfeito. Você conseguiu! Você se libertou da rigidez e superou sua indiferença!

Experiências de sucesso como essa fazem você crescer.

Com o tempo, você se atreve a fazer mais de novo. Em algum momento, a grande e difícil tarefa que estava diante de você como o Monte Everest perdeu seu horror.

Então você vai enfrentá-lo – e dominá-lo.

Em pequenos passos.

E agora não espere mais, comece!

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