6 Melhores exercícios de auto aceitação

“Sou muito perfeccionista”, “Minhas pernas estão muito bambas”, “Sou uma pessoa má porque me enganei”. Existem muitos motivos supostos para julgar e criticar a si mesmo. Você pode pensar muito também, certo? O fato de que todo mundo o derruba hoje em dia, de que você tem que amar a si mesmo – aconteça o que acontecer – pode parecer opressor. Mas ei você sabe o que Você não tem que amar suas fraquezas e erros incondicionalmente. Apenas aceite que eles são parte de você. E que você está bem com eles também. Auto-aceitação é a palavra mágica. Para dar um grande passo em termos de “me aceitar como sou”, preparei para você um maravilhoso desafio de auto-aceitação. Você está pronto para um pequeno desafio?

O que auto-aceitação NÃO significa

Amor próprio, autoestima, valor próprio, autoconfiança, autocompaixão, …

Com tantos termos, não é fácil controlar as coisas. Talvez seja por isso que a auto-aceitação é tão frequentemente mal compreendida.

É importante para mim que você entenda exatamente o que quero dizer com essa palavra antes de iniciar o desafio da autoaceitação. É por isso que estamos esclarecendo dois equívocos que eu encontro repetidamente quando se trata de autoaceitação.

Boneco andando
Boneco andando

1. Tenho que amar tudo sobre mim.

Auto-aceitação NÃO significa que você tem que amar tudo sobre você e amar incondicionalmente.

Como todo mundo, você tem fraquezas, falhas e falhas. É natural que você possa achar algumas coisas menos importantes sobre você do que outras. É crucial que você pare de brigar constantemente, julgar e ficar com raiva de si mesmo por causa de todas as coisas que você não gosta em si mesmo.

Aceitação significa apenas aceitar o que está lá.

Você não tem que comemorar por suas fraquezas. Você nem mesmo precisa gostar dela. Apenas aceite.

2. Tudo tem que ficar como está.

“Se eu aceitar algo, não tenho que deixar como está?”

Sei que algumas pessoas fazem essa pergunta quando se deparam com o termo autoaceitação. Minha resposta é muito clara: Não!

É importante não confundir aceitação com resignação. Se você aceita a si mesmo e a seu valor porque tem alguns quilos a mais em suas costelas, isso não significa que precisa parar de tentar perder peso.

Porque a aceitação se relaciona exclusivamente com o presente . É assim que é. Não adianta lutar agora e se preparar para isso. Faz muito mais sentido lidar com a questão de como você pode mudar sua condição no futuro . E ainda mais importante entender que o seu valor como pessoa não tem nada, realmente nada a ver com isso.

Três razões pelas quais vale a pena trabalhar na sua autoaceitação

O que você ganha com o desafio? Por que você deve trabalhar para se aceitar?

1. Você reconhece seus pontos fortes e passa pela vida de forma mais positiva

Quando ouvimos a palavra “autoaceitação”, sempre pensamos rapidamente sobre nossos erros e fraquezas. Aceitar a si mesmo não significa apenas se livrar da auto-acusação e da auto-rejeição. Também significa que você reconhece e aceita seus próprios pontos fortes e positivos . Infelizmente, nós os esquecemos com muita frequência.

Auto-aceitação significa que às vezes você se elogia. Que você se encoraje e se endireite. E que você passa pela vida com uma atitude em que sabe exatamente no que é bom – e também reconhece isso.

Homem andando
Homem andando

2. Auto-rejeição e reprovação tornam sua situação pior

Você pode ficar chateado com seu peso, aparência, caráter e maus hábitos de manhã à noite. Insultar a si mesmo com afirmações como: “Eu sou uma batata podre, simplesmente não consigo levantar minha merda” ou “Eu sou tão estúpido, não posso fazer este trabalho de qualquer maneira”.

A questão é que isso não vai te levar um centímetro.

Custa-lhe muita energia, puxa-o para baixo e só o deixa infeliz. Você se sente péssimo e, no pior dos casos, até se prepara para isso. Você realmente acha que neste estado ainda pode fazer algo? Não. Porque você está em uma espiral descendente, como está no livro.

3. Auto-aceitação tira o poder de seu crítico interno

Você provavelmente também percebeu que não tomou a decisão consciente de querer se considerar estúpido. Não é você que o rejeita – é a voz em sua cabeça, seu crítico interior .

Ele está dizendo que você não é bom o suficiente. Ele o repreende quando você comete um erro. E, infelizmente, muitos de nós acreditamos em cada palavra que ele diz. Isso pode se tornar um problema real se você permitir que ele se enfureça descontroladamente em sua cabeça.

É por isso que é ainda mais importante praticar a autoaceitação. Porque quando você está ciente de seus lados negativos e consegue aceitá-los e aceitá-los, você se liberta das palavras de seu crítico interior. Eles perdem seu significado – e ele perde seu poder.

Seu desafio de auto-aceitação

Agora basta com a escaramuça preliminar. Tenho certeza que você está animado com o desafio.

6 dias, 6 exercícios diferentes com os quais tem a garantia de fortalecer a sua auto-aceitação.

É deliberadamente menos de uma semana. Porque é um período de tempo administrável, mas suficiente para você sentir as primeiras mudanças. Essas tarefas esperam por você:

Dia 1: uma mensagem adorável

Dia 2: Pró-autocompaixão

Dia 3: Uma pitada de auto-adulação

Dia 4: Fraqueza severa

Dia 5: Postura é tudo

Dia 6: Sua explosão de coragem

Tenho um extra muito legal para você: Você pode encontrar exatamente esse desafio comigo no Instagram. Basta dar uma olhada na hashtag #seidirselbsteinguterfreund e obter inspiração e motivação.

Se você ler o artigo posteriormente, siga-me mesmo assim. Para que eu possa sempre fornecer alimentos para reflexão, impulsos de coaching e dicas práticas. E quem sabe, talvez o próximo desafio chegue para você em breve?

É claro que você também pode iniciar o desafio de autoaceitação por si mesmo. Vou explicar tudo que você precisa saber aqui. Aqui vamos nós…

Menina otimista
Menina otimista

Dia 1: uma mensagem adorável

Começamos com uma tarefa pequena e simples de grande impacto. Para fazer isso, pegue uma caneta e um papel e escreva uma mensagem adorável para si mesmo, que pode ser um post-it para colar na borda da tela do PC. Ou uma pequena nota no espelho.

Talvez você tenha feito algo recentemente de que se orgulhe. Ou você pode pensar em algo que considere bonito ou bom em você. Basta dar um elogio a si mesmo, não importa o quê. O principal é que põe um sorriso no seu rosto.

Deixe o bilhete em um local de destaque pelo resto da semana ou guarde-o na carteira para que você possa lê-lo indefinidamente.

E toda vez que você se olhar no espelho esta semana, elogie a si mesmo. Não importa se você está em casa, no banheiro no trabalho ou em uma maratona de compras. Você é maravilhoso – é hora de perceber isso.

Dia 2: Pró-autocompaixão

Auto-aceitação não é apenas comemorar seus pontos fortes. Mas também sobre como lidar de forma construtiva com seus erros e fraquezas .

O segundo dia do desafio é, portanto, conscientizar-se de que não há problema em ser imperfeito. Cada um de nós tem falhas – é isso que nos torna humanos. Suas arestas fazem de você a pessoa que você é. Eles são parte de você e têm uma razão de ser, assim como seus pontos fortes.

Pegue outro pedaço de papel e uma caneta e escreva uma fraqueza que você vê em si mesmo e que você não gosta. Ou um erro que você cometeu e pelo qual se julga.

Então pense por que é normal e humano ter (cometido) esse erro. Você verá, depois você imediatamente se sentirá um pouco mais confortável com isso.

Aqui está um exemplo para que você saiba como fazer.

Este é o erro que cometi: abandonei um amigo que me pediu um favor.

E isso é humano porque: eu estava muito esgotado naquele ponto e não tinha energia para ajudar outra pessoa. Não posso estar sempre disponível para todos os outros e tudo bem.

Jovem bem confiante
Jovem bem confiante

Dia 3: Uma pitada de auto-adulação

Freqüentemente, nos concentramos em nossos problemas. Nossas fraquezas estão muito mais presentes do que nossas forças. É por isso que o terceiro dia trata simplesmente de se achar realmente bom .

Pegue uma moeda, lance-a e complete uma das duas partes da frase:

  • Head: Eu gosto dessa qualidade em mim …
  • Número: Eu acho isso sexy sobre mim …

Claro, você pode repetir este exercício quantas vezes quiser. Afinal, é muito bom dar uma festa, não é?

Dia 4: A força na fraqueza

Você já pensou que uma fraqueza nem sempre precisa ser ruim? Que talvez haja mais do que você pensa?

Encontre outra fraqueza sua. No que você não é tão bom? O que está incomodando você sobre você?

Você tem algo? Muito bem!

Sua tarefa no quarto dia do desafio é ter uma nova perspectiva e olhar para essa fraqueza de forma objetiva e à distância.

Talvez isso também seja um ponto forte?

Por exemplo, se você se considera perfeccionista demais, seu ponto forte pode ser prestar atenção aos detalhes e cometer menos erros descuidados do que os outros.

Usando este princípio, analise os 5 pontos fracos com os quais você luta com mais frequência. Escreva de acordo com o esquema:

  • Minha fraqueza: …
  • É aqui que reside esta força: …

Você pode então colocar a nota em algum lugar claramente visível ou colocá-la no bolso e levá-la com você. Para que você olhe para isso repetidamente e reconheça que por trás de suas fraquezas também existem grandes forças das quais você pode se orgulhar.

Dia 5: Eu (não) estou bem ou do bálsamo dourado

O penúltimo dia é sobre sentir conscientemente a diferença entre autoaceitação e auto-rejeição com seu corpo.

Pegue duas folhas de papel A4 para isso. Você escreve “Estou bem” em um e “Não estou bem” no outro. Coloque-os no chão à sua frente e divida as duas áreas com uma linha divisória (por exemplo, uma corda, um cabo, um pedaço de fita Tesa, um fio de lã, etc.)

Agora vagueie para frente e para trás entre esses dois campos. Experimente como é quando você está do lado ok, o que muda no lado não ok e como é ficar na fronteira entre os dois campos.

Tente sentir conscientemente dentro de si mesmo. Como você se sente ao entrar na auto-aceitação? Como no outro lugar?

Se você demorar, você definitivamente sentirá a diferença. Será que seus joelhos tremem quando você está no campo “Não estou bem”? Assim como o choque de força que atravessa seu corpo quando você está no campo “Estou bem”?

Agora você pode mergulhar mais fundo nesse sentimento de “estou bem”.

Para fazer isso, imagine uma grande tigela dourada. Este é preenchido com um bálsamo que tem exatamente a consistência que você acha agradável. Talvez seja fofo e espumoso. Ou cremoso e nutritivo.

Seu bálsamo também é exatamente da cor que você gosta e que é bom para você agora. Sua temperatura é ideal para você e tem o cheiro de todas as coisas que você ama.

Sinta dentro de você o que é certo para você. O bálsamo é exatamente como você gosta neste momento. E então comece a se servir da tigela.

Pegue o bálsamo que precisar e esfregue-o por todo o corpo, de cima a baixo. Até que o envolva completamente.

Esta concha fortalece você e permite que você sinta a sensação de “estou bem” de forma ainda mais intensa e poderosa. E isso o lembra de cuidar bem de si mesmo e tratá-lo com gentileza e amor pelo resto do dia.

Dia 6: Sua explosão de coragem

Às vezes, é preciso coragem para se aceitar. Em um mundo em que nos comparamos constantemente, em que sempre queremos ser melhores que os outros, é preciso coragem para se aceitar.

Então vá em frente: tenha a coragem de se aceitar como você é! Porque você é adorável.

E é exatamente isso que você deve trazer ao mundo no último dia do desafio.

Fique em frente à sua janela e grite em voz alta “Estou ótimo”, “Eu sou adorável” ou “Estou bem”.

Talvez você possa pensar em uma frase que se adapte melhor a você.

Ouse gritar esta mensagem em voz alta, não importa o que os vizinhos ou transeuntes pensem.

Deixe a auto-rejeição e o medo para trás e aproveite sua liberdade recém-descoberta e o espaço que ela cria.

Em suas marcas, preparar, vai!

Agora você tem tudo em mãos para iniciar o desafio imediatamente.

Então faça! É hora de deixar de lado suas dúvidas e as censuras eternas e aceitar a si mesmo – com tudo o que isso acarreta.

Desejo a você um desafio emocionante e eficaz – e, claro, muita diversão!

Se você agora deseja trabalhar na sua autoaceitação e também no seu autocuidado em geral, dê uma olhada na caixa da alma . Com valiosos impulsos de coaching e exercícios práticos, ela mostra o caminho para uma abordagem mais consciente de si mesmo e o ajuda a cuidar bem de si mesmo a longo prazo. Você pode obter todas as informações aqui.

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