7 Melhores benefícios da meditação segundo a ciência

Sentado em travesseiros o dia todo e meditando, de que adianta?
Você acha que meditação é apenas o que asiáticos, esoteristas e hippies? Que você não é espiritual o suficiente, muito inquieto para isso? Ou que essa bobagem de guru não funciona de qualquer maneira – pelo menos não para você?
Se você se sente abordado por essas perguntas, ou melhor, pelos clichês, com certeza deveria continuar lendo e se deixar ser ensinado melhor. Porque o interesse pela pesquisa em torno da meditação não aumentou em vão ultimamente. Os cientistas estão descobrindo efeitos cada vez mais fascinantes da meditação. No corpo e na mente. E existem alguns deles. A redução do estresse ou o alívio da dor são apenas dois.

No artigo de hoje, reuni as descobertas mais importantes da pesquisa científica em 7 argumentos imbatíveis para você. Eles mostram como o treinamento do Extremo Oriente realmente é eficaz. Eles lhe darão respostas convincentes à pergunta “por que meditar?” E quem quer que comece já amanhã ;-).

Do que se trata a meditação?

Em primeiro lugar, devemos ter certeza de que você e eu estamos falando sobre a mesma coisa. Porque meditação não é o mesmo que meditação. Especialmente com um termo tão debatido, a compreensão do que ele significa varia amplamente. Por muito tempo, a meditação foi confundida com o esoterismo. Talvez você também o associe a ele em parte. A melhor prova de que não é esse o caso é o fato de que, entre outras coisas, se consolidou nas últimas décadas como um método eficaz de relaxamento.

Agora está ficando cada vez mais claro que a meditação é muito mais do que isso. Um treinamento mental com eficácia impressionante. O fato de a meditação, sem dúvida, ter raízes religiosas, mas de forma alguma se reduzir a elas, também confirma a origem da palavra. “Meditação” vem do latim. “Meditari” significa algo como pensar, ponderar, considerar.

mulher pensativa sentada
mulher pensativa sentada
Portanto, trata-se de se colocar em um estado de consciência de si mesmo, voltando-se para dentro

Meditar significa estar presente, ou seja, estar no aqui e agora. Como observador, uma testemunha silenciosa, sem avaliar o que aconteceu. Significa apenas estar lá. Sem objetivos, intenções e tarefas, sem ter que fazer nada. Também significa deixar o fluxo constante de seus pensamentos descansar e praticar a plena atenção e a consciência para a vida cotidiana e seus sentimentos. Para aceitar o que está no momento e experimentar o silêncio, o vazio, a liberdade, o ser e a paz.

Como você pode ver nesta descrição, a meditação também funciona sem problemas, sem espiritualidade excessiva. Não é apenas um empreendimento estrito, rígido e religioso que é reservado apenas para uma elite de monges e monjas ou discípulos ultra-espirituais de ioga. Pelo contrário: o caminho para a meditação está aberto a todos.

Agora chegamos à questão “por que meditar”. O que você ganharia se encontrasse uma forma adequada de meditação e a deixasse entrar em sua vida?

1. A meditação reforça os sentimentos positivos e põe em movimento a sua espiral de felicidade

Em seu estudo Como as emoções positivas constroem a saúde física (2013 ) , a pesquisadora de bem-estar Barbara Fredrickson investigou os efeitos curativos da meditação. 65 funcionários de escritório realizaram a chamada meditação da bondade amorosa (também conhecida como meditação da bondade amorosa ) por 6 semanas, de acordo com as instruções .

Em uma posição sentada ereta, você deve expressar a si mesmo pensamentos de gentileza relacionados ao seu próprio bem-estar durante 15 minutos por dia. Frases como “Que eu esteja cheio de alegria” ou “Que eu seja feliz e satisfeito”. Esses pensamentos se expandem a cada semana. Depois de pensamentos que se concentram em você, entes queridos, conhecidos e, finalmente, toda a humanidade serão gradualmente incluídos. Isso funciona com frases como estas:

  • “Que aqueles que amo sejam cheios de alegria.”
  • “Que meus amigos e também estranhos sejam felizes.”
  • “Que todas as pessoas sejam alegres.”

O resultado foi claro. Seis semanas após o treinamento, os participantes perceberam significativamente mais alegria, esperança, gratidão, amor e menos sentimentos negativos do que os não participantes.  Afinal, eles também vivenciaram  relacionamentos com outras pessoas de forma mais positiva e mais perto. Isso, por sua vez, resultou em mudanças físicas positivas no sistema nervoso autônomo. Os participantes do treinamento apresentaram maior atividade do nervo vago, o que é um sinal objetivo de saúde e relaxamento. Porque o nervo vago está ativo quando órgãos como o coração ou o abdome relaxam. Um maior nível de atividade, portanto, significa relaxamento e bem-estar e é um marcador de saúde física. Esses resultados levaram a pesquisadora a concluir que a meditação desencadeia uma espiral de bem-estar. Sentimentos positivos, boa união, nervo vago ativo, que por sua vez permite sentimentos ainda mais positivos.

O estudo também fornece uma explicação de por que a meditação funciona: Porque os sentimentos de alegria são ativados e você se torna mais envolvido na comunidade . Também mostra que você pode melhorar ativamente sua saúde física com exercícios diários relativamente simples.

2. A meditação melhora a atividade genética

Pela primeira vez, uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu provar em um novo estudo que a atenção plena e a meditação também deixam rastros no nível genético. No estudo, eles compararam pessoas que participaram de uma meditação intensiva de atenção plena por um dia com aquelas que se envolveram em atividades calmas, mas não meditativas, pelo mesmo período de tempo.

Depois de apenas oito horas de meditação consciente, já havia uma série de diferenças genéticas e moleculares nos meditadores. Mas não com o grupo de controle.

“O mais interessante sobre nossas observações é que as mudanças afetam exatamente os genes que os medicamentos antiinflamatórios e analgésicos têm como alvo”, explica o Dr. Perla Kaliman do Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona.

Assim, por meio da meditação, os genes que promovem a inflamação são regulados para baixo ou suprimidos. No futuro, estudos futuros devem, portanto, mostrar até que ponto as doenças inflamatórias crônicas podem ser tratadas por meio da meditação.

Desenvolvimento de personalidade
Desenvolvimento de personalidade

3. A meditação reduz sua pressão arterial e, portanto, o risco de ataque cardíaco

Uma equipe de pesquisa liderada por Robert H. Schneider da Maharishi University em Fairfield realizou um estudo de longo prazo durante 5 anos e meio. A equipe analisou como a meditação afeta a pressão alta. Eles designaram aleatoriamente 201 pacientes com doença arterial coronariana a um grupo de meditação ou um grupo de educação em saúde. Os participantes do grupo de meditação praticavam 20 minutos por dia.

O resultado falou claramente em favor do grupo de meditação. Aqui, houve uma redução de 48% no risco de ataques cardíacos, derrames e mortalidade . Essa mudança foi acompanhada por uma redução da chamada pressão arterial sistólica em uma média de 4,9 mmHG.

Systol … o quê?

Deixe-me explicar brevemente: quando o músculo cardíaco bombeia sangue pelo corpo, não o faz de maneira fluida, mas com rajadas. Cada vez que o ventrículo esquerdo se contrai, o sangue é repentinamente bombeado para a artéria principal, fazendo com que a pressão sanguínea nos vasos suba brevemente. A pressão máxima atingida é chamada de valor de pressão arterial superior ou pressão arterial sistólica. A fase em que ocorre essa ação do coração é chamada de sístole. Essa pressão arterial é mencionada primeiro ao medir a pressão arterial. Por exemplo, se o seu médico lhe disser: “Sua pressão arterial é 125 sobre 85”, 125 é o seu valor sistólico.

Então, por que a queda de 4,9 mmHG encontrada no estudo é boa? É simples: a pressão alta é perigosa e aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Portanto, se a meditação faz com que sua pressão arterial sistólica caia em 4,9 mmHG, isso é bom para você. A propósito, MmHG significa “milímetros de mercúrio”. O nome vem da época em que a pressão arterial ainda era medida com aparelhos que, na verdade, usavam o nível de mercúrio como valor de referência da pressão arterial.

De volta ao estudo: Além da redução da pressão arterial, o estresse e a excitação também diminuíram nos participantes. Os três fatores (pressão alta, estresse crônico e excitação constante) representam fatores de risco para um ataque cardíaco posterior.É por isso que os cientistas vêem a meditação como uma forma promissora de prevenir doenças cardíacas.

4. Meditar alivia sua dor

O pesquisador americano David Orme-Johnson, da Maharishi University of Management, em Iowa, examinou os efeitos da meditação na percepção subjetiva da dor. Os pesquisadores dividiram os 24 participantes em dois grupos. As pessoas do primeiro grupo tinham anos de experiência com meditação transcendental. Esta é uma forma de meditação que liberta a mente de estímulos externos e visa concentrar-se totalmente no interior. O outro grupo consistia em pessoas que nunca haviam meditado antes.

Na primeira parte do estudo, os cientistas examinaram as atividades cerebrais de todos os indivíduos enquanto  seguravam dois dedos na água a 51 graus Celsius  . As pessoas do segundo grupo (grupo de controle) aprenderam a meditação transcendental por cinco meses. O teste foi repetido mais uma vez após a conclusão deste treinamento. Como resultado, os pesquisadores descobriram que, embora ambos os grupos avaliassem a intensidade da dor aproximadamente a mesma. Certas áreas do cérebro dos participantes com experiência em meditação reagiram de 40 a 50 por cento mais fracas do que as do grupo de controle no primeiro teste. No segundo teste, depois que as pessoas do grupo de controle também foram treinadas em meditação, essa diferença desapareceu.

O efeito foi particularmente claro nas áreas do cérebro responsáveis ​​pelo processamento emocional da dor. Isso sugere que a meditação regular não reduz a sensação de dor em si, mas o sofrimento associado a ela. Por exemplo, reduzindo as reações físicas que agravam a dor, como tensão ou estresse. O que exatamente causa o efeito é uma questão de pesquisa interessante para o futuro.

Finalmente, gostaria de enfatizar uma declaração dos cientistas que espero ser encorajadora. Anos de prática de meditação não são necessários para um efeito de alívio da dor. Depois de apenas cinco meses de meditação regular, a redução da atividade cerebral era tão evidente nas pessoas do grupo de controle quanto nos participantes do teste com mais de 30 anos de experiência .

Mulher sentada
Mulher sentada

5. Você pode combater seu estresse de forma eficaz apenas por uma breve meditação

Os procedimentos de meditação são uma forma poderosa de influenciar seus próprios processos mentais e, assim, mudar seus padrões internos . Muitos especialistas, portanto, referem-se à meditação como uma das armas mais afiadas contra o estresse diário. Como, por exemplo, o biólogo molecular, behaviorista e fundador do MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction) Jon Kabat-Zinn. Muitos estudos nesta área apóiam sua afirmação.

Por exemplo, um estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology em 2014. Isso prova que três unidades de prática de 25 minutos em meditação consciente  em três dias consecutivos são suficientes para reduzir o estresse psicológico de uma forma impressionante  . Isso fala claramente contra a afirmação de que você tem que meditar por um longo tempo antes de colher os frutos do seu “trabalho”. Especificamente, 66 pessoas com idades entre 18 e 30 anos participaram do estudo. Os participantes do grupo de meditação se reuniram em três dias consecutivos com sessões de treinamento de 25 minutos. Eles aprenderam a se concentrar na respiração e no momento presente.

O grupo controle recebeu um programa de treinamento cognitivo. Uma das coisas que você deve fazer é analisar poesia. Após as respectivas unidades de treinamento, ambos os grupos tiveram que resolver problemas de linguagem e matemática na frente de um painel de julgamento rigoroso. Os participantes do grupo de meditação afirmaram que eram menos propensos ao estresse como resultado da meditação. Portanto, como você pode ver, vale a pena começar a meditar se quiser reduzir seus níveis de estresse .

6. A meditação irá ajudá-lo a perder peso e torná-lo magro

Você acha que a meditação é apenas para relaxamento e desenvolvimento pessoal? Eu te digo: esse método pode fazer muito mais! Como, por exemplo, pavimentar o caminho para sua figura de praia perfeita. Porque foi comprovado por especialistas que a tecnologia do Extremo Oriente também pode marcar pontos em termos de aptidão física e redução de peso!

A equipe liderada por Evelien van der Veer, da Universidade de Wageningen, na Holanda, analisou durante um período de dois anos, 400 meditadores.

Os cientistas descobriram que aprenderam a reconhecer se estavam realmente com fome ou apenas desejando chocolate e co. Sua conclusão: a meditação ajuda a descobrir o que você realmente precisa em um determinado momento e combate seus desejos. Portanto, ele aguça seus próprios sentidos para o essencial, fortalecendo sua autoconsciência e seu autocontrole. E, portanto, os fatores mais importantes se você quiser mudar seu comportamento alimentar a longo prazo. Se você quiser declarar guerra aos desejos doentios, os especialistas aconselham você a bloquear o ambiente ao seu redor por alguns minutos, por exemplo, com a ajuda de um programa de meditação e escuta.

7. Meditar muda seu cérebro de maneiras que são benéficas para sua saúde

A meditação muda suas atividades cerebrais para áreas positivas. Por exemplo, células cerebrais e massa cinzenta são formadas e são responsáveis ​​por sua memória e atenção. E eles desempenham um papel crucial na demência ou depressão. Pesquisadores de Harvard trabalhando com Sara Lazar no Hospital Geral de Massachusetts foram capazes de mostrar essas mudanças fisiológicas usando tomografia magnética (MRT).

Em contraste com um grupo de controle, os participantes participaram do treinamento de meditação da atenção plena por 8 semanas. A ressonância magnética (MRI) foi obtida dos cérebros dos participantes em ambos os grupos, duas semanas antes do início do estudo e no final do programa de oito semanas.

Resultado: os participantes do treinamento de meditação relataram que se sentiram menos estressados ​​depois disso. As imagens de ressonância magnética mostraram que a massa cinzenta diminuiu na amígdala , aumentou no hipocampo e na área de regulação da emoção .

Você provavelmente não tinha nenhum estudo médico ou outro neurocientífico atrás de você.

Portanto, novamente em alemão 😉

A amígdala é uma estrutura cerebral cuja principal função é processar suas emoções. Quase analisa o risco potencial que emana dos estímulos externos que estão afetando você atualmente. Se chegar à conclusão de que existe um perigo, ele imediatamente inicia outros processos. É por isso que suas pernas, por exemplo, o carregam tão rapidamente. A amígdala é, portanto, altamente ativa quando há fortes emoções e forte excitação. Não só com medo, mas também com estresse. Uma atividade mais baixa da amígdala, como no estudo, é, portanto, o equivalente anatômico de uma experiência reduzida de estresse. E, portanto, um sinal de pouco (er) estresse.
Continuamos com o hipocampo: é a área do cérebro que controla a memória, o aprendizado e  a autoconfiança Controles , introspecção e  compaixão . Essas são áreas que todos vocês podem melhorar por meio da meditação. O aumento do número de células cerebrais na área de regulação da emoção permite que você  cultive a positividade interior com mais facilidade  e o ajuda a permanecer emocionalmente estável.

Em resumo, por meio da meditação, você desenvolve novos circuitos, sinapses e processos neurais. Eles o tornam mais atento, mais sensível, mais produtivo e mais feliz. Se isso não for motivo suficiente para começar? 😉

Se você gostaria de saber mais sobre o que a meditação pode fazer para você e seu cérebro, posso recomendar calorosamente o relatório Arte “Monges no laboratório – neurociências descobrem a meditação do Extremo Oriente”.

Você pode encontrar as 6 partes completas no youtube. Olha para ela. Vale a pena 🙂.

Você ainda está se perguntando: por que meditar, o que isso traz para mim? Espero que a resposta seja não. E consegui convencê-lo de que a meditação tem muito a oferecer e pode enriquecer enormemente a sua vida. O mesmo se aplica à meditação: nenhum mestre caiu do céu. Portanto, um após o outro. Na primeira etapa, foi importante para mim libertar-me de uma atitude preconceituosa e familiarizar-me com os efeitos positivos da meditação. Haverá mais artigos sobre como abordar lentamente a prática da meditação.

Enquanto isso, você pode se beneficiar de meditações guiadas

Por exemplo, da Meditação da Bondade Amorosa, que também fez parte de um dos estudos que apresentei a você. Eu encontrei um ótimo site para você, onde você pode ler tudo o que precisa saber sobre ele novamente. Mas também fornece instruções práticas específicas com as quais você pode começar imediatamente.

A segunda meditação guiada que gostaria de apresentar a você é uma de Veit Lindau. Se você já é atraído pela espiritualidade, pode gostar de suas meditações. Em “Relaxamento Emocional” , ele o convida a perceber e aceitar suas emoções atuais e, assim, relaxar. Divirta-se, descanse e se autoconheça.

Como último impulso prático, tenho uma meditação guiada por Peter Beer. É chamado de ” Amor Próprio e Gratidão” e, portanto, aborda dois blocos de construção básicos muito centrais para sua vida feliz e plena de longo prazo. Desejo a você muitos momentos relaxantes e ricos em experiências com ele.

Em primeiro lugar, é importante para mim que você realmente internalize uma atitude positiva em relação à meditação. É por isso que tenho uma tarefa para você.

Tente fazer uma troca com uma pessoa de sua escolha que seja crítica em relação à meditação. Compartilhe as informações acima. Dessa forma, eles ficam permanentemente ancorados em sua memória e você pode verificar por si mesmo qual dos resultados científicos é mais importante para você.

Por favor, deixe-me saber com um comentário o que você acha da meditação, como é a sua prática de meditação se você já pratica regularmente e que dica você daria a um iniciante em meditação.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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