8 Dicas eficazes para sair da zona de conforto

O que você pensa quando ouve a palavra “zona de conforto”? Parece que estar aninhado em um cobertor em uma tarde chuvosa de domingo em frente à lareira crepitante e beber uma xícara de chocolate quente, não é? Aconchegante e seguro. Embora eu considere a zona de conforto uma parte importante e valiosa de sua vida, vale a pena mergulhar fundo e ir além dos limites que você mesmo impôs. Este artigo fornece 8 dicas eficazes que certamente o tirarão da sua zona de conforto.

Para deixar as dicas o mais claras possíveis para você, vou explicá-las usando o exemplo da minha cliente de coaching Simone. Simone gosta de cantar pela vida e sempre quis estar no palco. Mas como ela é muito tímida, sua experiência até agora tem se limitado ao desempenho diário no chuveiro. No ano passado ela teve conhecimento de um projeto musical em sua cidade por acaso – incluindo uma data para o casting.

Claro, um elenco musical estava muito fora de sua zona de conforto. Afinal, ela não estava exatamente convencida de suas habilidades para cantar e nunca tinha feito nada parecido. Depois de trabalharmos nisso no coaching, ela foi para lá. Vou apenas dizer o seguinte: a primavera foi a primeira vez que ela foi os holofotes – e definitivamente não será a última vez.

Mãe
Mãe

Qual é a zona de conforto – e por que é importante deixá-la de vez em quando?

Sua zona de conforto inclui todos os aspectos de sua vida aos quais você está acostumado e nos quais se sente seguro: seus hábitos, amigos, hobbies, padrões de pensamento, sonhos, objetivos, etc.

Você se move nele quando pede repetidamente o mesmo prato do seu italiano favorito. Quando você se senta com os mesmos colegas durante a hora do almoço Ou quando você continua tendo os mesmos pensamentos sobre si mesmo. Por exemplo, que você simplesmente não está confiante ou não pode dizer não .

Falando figurativamente, sua zona de conforto são as calças de moletom confortáveis ​​que você usa há anos. É aconchegante. Provou o seu valor.

O problema: se você nunca sai da sua zona de conforto, você está se restringindo. Você não tenta nada novo, você deixa uma ou outra chance passar e sempre fica na sua zona de conforto definida.

Voltando às calças de moletom: você se abstém de descobrir outras peças de roupa maravilhosas por si mesmo.

Você se beneficiará com esses 3 efeitos positivos quando puder deixar sua zona de conforto

1. Você continua a desenvolver

Se você está na sua zona de conforto, não há situações desconhecidas ou surpreendentes para você. Você conhece o seu caminho e sabe o que esperar. Tudo continua como antes. Isso pode ser bom e útil em muitas situações. Mas se você levar toda a sua vida assim, estará pisando no local.

Fora da sua zona de conforto, você tem a oportunidade de experimentar coisas novas e ganhar experiência. Cada vez que você conscientemente escolhe ir além de seus limites auto-impostos, você se desenvolve ainda mais.

Claro, nem todas as experiências sempre serão ótimas ou extraordinárias. Mas, mesmo que sejam desconfortáveis, terão um impacto no seu crescimento pessoal. Você tem mais confiança, enfrenta as coisas com mais confiança e continua aprendendo coisas novas.

2. Você amplia sua gama de emoções

Eu admito, pode ser horrível no começo, sair da sua zona de conforto. Você está entrando em um território desconhecido, não sabe o que esperar e tem medo de que algo dê errado.

Por isso, uma vez que você se superou, você será recompensado.

Se você se superar com mais frequência e tentar coisas novas das quais pode até ter medo, terá sentimentos muito mais positivos que não seria capaz de sentir na sua zona de conforto.

Você se orgulha de si mesmo porque supera desafios. Sinta mais alegria e curiosidade porque você experimenta mais e tem certeza de descobrir coisas que você gosta. E você vive sua vida com mais segurança porque desenvolve mais confiança em si mesmo e em suas habilidades.

Talvez à noite, no bar do karaokê, você descubra que há um sono adormecido escondido dentro de você que você nunca deixou escapar antes.

Ou você encontra um amigo realmente bom em um colega de trabalho com quem você nunca falou porque estava focado em sua camarilha estabelecida.

Cachorro com mal humor
Cachorro com mal humor

3. Você muda de estrangeiro para autodeterminação

Quando você está em sua zona de conforto, você se deixa guiar por crenças e padrões de pensamento arraigados, ou pelas expectativas das pessoas ao seu redor.

Se você seguir essas vozes, estará entregando a responsabilidade por sua vida nas mãos de outra pessoa.

Se, em vez disso, você ousar pular da zona de conforto, você vira o interruptor e leva uma vida muito mais autodeterminada.

Você não ouve mais se os outros pensam que é bom você abrir seu próprio negócio com sua ideia de negócio. Ou se seu crítico interno pensa que você é inexperiente ou determinado o suficiente para dar esse passo.

Na época, Simone também estava firmemente convencida de que sua voz não era boa o suficiente para fazer parte de um musical. Quanto mais perto ficava o elenco, mais alto e cruel seu crítico interno se tornava. Mesmo assim, ela reuniu coragem e cantou – com sucesso. Nesse ínterim, ela não pode mais ser interrompida pelas vozes desagradáveis ​​em sua cabeça. Em vez disso, ele fica no palco com confiança e aproveita cada segundo.

Saia da sua zona de conforto – com essas 8 dicas eficazes, você terá sucesso

1. Qual é o pior cenário possível?

Os cenários de desastre que se desenrolam em sua cabeça quando você tem medo de algo muitas vezes não correspondem à realidade.

Pense nisso: qual é a pior coisa que pode acontecer realisticamente se você sair de sua zona de conforto em determinada situação?

Visualize o cenário e pergunte-se: é realmente tão ruim assim?

Na maioria dos casos, você descobrirá que o mundo não vai acabar e nada de terrível vai acontecer.

Quer apresentar aos seus colegas uma ideia para o seu projeto? Talvez eles os achem estúpidos, riam de você ou dêem um soco em você em algumas frases estúpidas. E daí? A vida continua!

Só porque uma de suas ideias não foi bem aceita ou simplesmente porque esses colegas não ficaram satisfeitos com ela, não significa que você está fazendo mal o seu trabalho. Então, da próxima vez que você tentar uma ideia nova ou a mesma ideia com outras pessoas.

O que importa é que você introduziu alguma coisa. Você pode se orgulhar disso – não importa como os outros reajam a isso.

Banho frio pela manhã
Banho frio pela manhã
Como foi com Simone?

Quando pedi a Simone para descrever seu pior cenário para mim, ela imediatamente jorrou. Ela estava com medo de se envergonhar e temia que os juízes rissem dela no elenco.

Depois de pensar um pouco, entretanto, ela percebeu que não era tão ruim assim. Ela nem conhecia essas pessoas! Então, por que ela deveria decidir se pode convencê-la de si mesma durante uma apresentação? Basicamente, Simone não tinha nada a perder – e muito mais a ganhar com isso.

2. Qual é o melhor cenário?

Também é útil imaginar o melhor caso e imaginar os efeitos maravilhosos de saltar para fora da zona de conforto no melhor caso.

  • Imagine como você se sentirá orgulhoso e inspirado ao superar o medo.
  • Isso ajuda a lembrar o seu passado: como você se sentiu quando enfrentou um desafio? Como se sentiu
  • Em seguida, pense em como você superou com sucesso seu desafio atual e como se sentirá mais confiante depois disso.

Isso por si só provavelmente expandirá um pouco sua zona de conforto. E você se sentirá mais capacitado e confiante em relação ao seu projeto.

Como foi com Simone?

O melhor caso de Simone também ficou claro com relativa rapidez. Aplausos de pé dos jurados, aplausos estrondosos e muitos elogios e reconhecimento. Depois, há a oferta de um protagonismo no musical e a oportunidade de se redescobrir no palco.

Depois de imaginar esse cenário de sonho, Simone mal podia esperar para provar seu talento no casting.

3. Escrevendo e especificando

A frase “deixando sua zona de conforto” pode ser opressora no início. Afinal, existem muitas maneiras de sair de si mesmo. Onde começar Onde vale a pena ir além de seus limites e onde faz mais sentido confiar no que já foi testado e aprovado?

Pegue um pedaço de papel e uma caneta e desenhe um grande círculo no centro. Colete dentro deste círculo todas as coisas que estão dentro de sua zona de conforto: ações que você faz todos os dias, pensamentos, imagens sobre você e o mundo, etc.

Fora do círculo, você escreve as coisas que estão fora da sua zona de conforto e que atualmente não confia em si mesmo, mas que sabe que irão ajudá-lo ou avançá-lo na vida.

Acordar bem pela manhã
Acordar bem pela manhã

Talvez se candidatando ao emprego com o qual você sonha há muito tempo. Ou diga que não quando solicitado a fazer algo.

Quando terminar, você pode circular 2-3 fora do círculo as coisas que deseja abordar. Em seguida, escreva-os como metas.

Importante: diga com precisão e clareza o que você vai fazer – e sim, essa palavra foi escolhida deliberadamente. Se você começar sua frase com “Eu vou” em vez de “Eu quero” ou “Estou tentando”, você vai cortar possíveis desculpas pela raiz.

Especifique seus objetivos tanto quanto possível. Talvez você queira fazer algo dentro de um determinado prazo. Ou você quer fazer algo pelo menos 3 vezes ao dia ou com 3 pessoas diferentes.

Sem essa concretização, você sempre pode desacelerar dizendo que ainda vai fazer isso “algum dia”. E quando é algum dia? Nunca.

Por exemplo, seu texto pode ser assim:
  • Amanhã, durante o intervalo do almoço, vou sentar-me com o novo colega e iniciar uma conversa com ele.
  • Recusarei o pedido de alguém pelo menos uma vez por semana.
  • No dia 10 de setembro, supero meu medo de voar e voo para Nova York com meu parceiro.
Como foi com Simone?

Simone colocou seu objetivo em relação ao elenco da seguinte forma:

“No dia 25 de agosto de 2018, irei ao casting para o projeto musical e farei o meu melhor para convencer os juízes da minha voz e da minha presença de palco.”

4. Conte aos outros sobre isso

Se você realmente deseja sair da sua zona de conforto, um compromisso claro vale seu peso em ouro. Você não deve se comprometer apenas consigo mesmo, mas também com os outros.

Assim que você tiver certeza do que deseja fazer, diga a um amigo ou parente sobre o seu projeto e peça a ele que o apoie.

Talvez sua contraparte esteja enfrentando um desafio pessoal para que vocês possam apoiar um ao outro e superar seus medos juntos?

É importante que você veja como seu dever deixar sua zona de conforto e enfrentar seu desafio. Você prometeu não apenas para si mesmo, mas para os outros também, então você não tem escolha a não ser ir em frente.

Como foi com Simone?

Depois que Simone tomou a decisão de participar do casting, ela contou a suas duas melhores amigas Petra e Susanne sobre isso. Ela também pediu que ela a acompanhasse até a consulta para ter certeza de que ela realmente saltou sobre sua sombra e se apresentou aos juízes.

Além disso, Simone formulou um compromisso claro para si mesma: “Prometo a mim mesma e às minhas amigas Petra e Susanne que reunirei coragem no dia 25 de agosto e participarei do casting para o projeto musical. Não importa o quão nervoso eu esteja. “

5. Derrote seu eu interior mais fraco e seu crítico interior

Sempre que você está no limite de sua zona de conforto, suas vozes interiores darão sua opinião e farão de tudo para mantê-lo longe de seu projeto.

Todos os tipos de desculpas borbulham em você, explicando por que você não deve fazer o que está fazendo.

  • “Não tenho tempo para isso.”
  • “Talvez essa não seja a decisão certa, afinal.”
  • “Não sou corajoso ou autoconfiante o suficiente.”
  • “Na verdade, essa é uma ideia absurda.”
  • “Eu não posso fazer isto.”
  • “Eu ainda tenho que…. antes que eu possa … fazer. “

Portanto, é importante que você desenvolva um sistema de alerta interno para essas desculpas. Assim que você perceber que o seu eu interior mais fraco e o seu crítico interior estão falando com você, perceba que as palavras deles são apenas expressões de medo.

Deixe-os balbuciar e fazer de qualquer maneira.

Mulher estudando
Mulher estudando
Como foi com Simone?

À medida que o elenco se aproximava, as vozes internas de Simone tornavam sua vida muito difícil. Ela me falou de pensamentos como

  • “Você não consegue cantar de jeito nenhum.”
  • “Você só vai se envergonhar.”
  • “Ninguém quer ver você no palco de qualquer maneira.”

Mais de uma vez, ela duvidou que o elenco fosse realmente uma boa ideia. No final das contas, ela empurrou as falas maldosas de seu crítico de lado e enfrentou o veredicto do júri. Felizmente, ela discordou e queria que Simone comparecesse ao musical.

6. Apenas faça

Se você está prestes a deixar sua zona de conforto, provavelmente se sentirá desconfortável. Talvez um estômago embrulhado ou joelhos trêmulos. Aceite esse sentimento e fique atento: é um sinal de que você está no caminho certo.

No passado, no ponto em que você sentiu essa sensação desagradável, você certamente já jogou a arma na toalha uma vez ou outra. Agora é hora de resistir. Mesmo que pareça horrível no início.

Junte toda a sua força de vontade, conte regressivamente a partir de 5 e faça isso. Sem pensar mais nisso. Apenas faça.

Este método vem do livro ” The 5 Second Rule”, de Mel Robbins . Recomendações de leitura claras se você quiser deixar sua zona de conforto com mais frequência no futuro e assumir o controle da própria vida.

Como foi com Simone?

Você pode imaginar que Simone não se sentiu nada bem quando estava prestes a subir ao palco. Palpitações, joelhos trêmulos, mãos suadas e um grande nó na garganta indicavam que ela havia chegado ao fim de sua zona de conforto.

Felizmente, ela se lembrou de nossa sessão de coaching e sabia que esses sintomas não eram motivo para desistir. Pelo contrário. Eles apenas mostraram a ela que ela estava prestes a ultrapassar seus limites e crescer além de si mesma. E ela fez.

7. Recompense-se

Quando você conseguir sair da sua zona de conforto, recompense-se por isso. Mesmo que o passo pareça tão pequeno.

Dê tapinhas nas suas próprias costas, tenha orgulho de si mesmo e faça algo de bom para si mesmo. Por exemplo, que tal um dos 30 gestos de autocuidado deste artigo ?

Como foi com Simone?

Quando Simone completou com sucesso o elenco, ela e suas amigas Petra e Susanne tiveram uma noite agradável no bar de coquetéis e foram amplamente celebradas por sua coragem e desempenho. Mas era muito mais importante que ela se celebrasse. Ela estava mais orgulhosa de si mesma do que há muito tempo. Uma sensação inesquecível!

manhã feliz
manhã feliz

8. O olhar para trás

Depois de dominar um desafio, é útil olhar para trás novamente e refletir sobre você mesmo e suas ações.

Por exemplo, essas perguntas podem ajudá-lo:

  • Como foi sair da minha zona de conforto?
  • O que me ajudou a pular sobre minha sombra?
  • O que posso aprender com essa situação para os desafios futuros?
Como foi com Simone?

Simone me disse em nossa próxima sessão de coaching como ela se sentia viva e realizada no palco. Depois que o medo inicial passou, ela estava absolutamente no fluxo e quase se esqueceu de que os juízes estavam lá.

Ela foi ajudada principalmente por seus amigos, que a apoiaram totalmente e até foram ao casting com ela.

Depois que a experiência mostrou que ela se sente em casa no palco, ela decidiu levar menos a sério as palavras de seu crítico interior para futuras aparições. Em vez de ser capturada pelo medo, ela quer ansiar por suas performances e desfrutar mais dessa antecipação.

Você deve evitar esses 3 erros se quiser sair da sua zona de conforto

1. Não jogue a espingarda diretamente no grão

Em muito poucos casos, acertamos perfeitamente na primeira vez. Por exemplo, pense em como foi quando você aprendeu a andar de bicicleta ou a nadar.

Você tentou várias vezes e falhou várias vezes. Até que você finalmente fez isso. Tentativa e erro. Isso é normal e faz parte da vida.

Não espere se superar na primeira tentativa e sair com confiança de sua zona de conforto.

Se não funcionar na primeira, segunda ou terceira vez – não enterre a cabeça na areia.

A cada tentativa você fica um pouco melhor, tem um pouco menos de medo e mais autoconfiança.

2. Não tente virar tudo do avesso durante a noite

Neste artigo, não quero dar a você a impressão de que sua zona de conforto é sempre ruim e que você deve virar toda a sua vida de cabeça para baixo agora e imediatamente.

Por um lado, porque isso seria totalmente opressor e estressante e você provavelmente desistiria muito rapidamente. Por outro lado, porque não faz sentido algum.

É bom saber que existem certas coisas em que você pode confiar. Que provaram seu valor e com o qual você se sente seguro e autoconfiante. Você não deve mudar nada sobre isso.

Sair da zona de conforto é bom – mas não permanentemente e em todas as situações. Limite-se aos aspectos de sua vida que você vê potencial para desenvolvimento. Quem você acredita que um passo para o novo e desconhecido o beneficiaria e o traria mais pessoalmente.

É melhor definir um aspecto e focar nele.

3. Não espere pelos grandes passos

Você não precisa esperar até ter coragem de emigrar para a América ou de abrir seu próprio negócio. Sair da zona de conforto é um processo prático.

Comece com coisas muito pequenas que podem parecer banais à primeira vista e veja-as como um campo de treinamento pessoal.

  1. Por exemplo, peça um prato de seu restaurante italiano favorito que você nunca experimentou antes.
  2. Escolha um caminho diferente para o trabalho.
  3. Questione a sua autoimagem e pergunte-se se é mesmo tão tímido que nem consegue falar com o seu novo colega. (Talvez sua autoimagem esteja atrasada em relação ao seu desenvolvimento?)

Pense nisso como um semáforo. Existe a área verde, ou seja, a área dentro da sua zona de conforto. A área laranja com coisas menores fora de sua zona de conforto que são assustadoras, mas factíveis. E a área vermelha, a zona de pânico. Isso inclui os peixes realmente grandes que realmente te assustam.

Você não precisa começar diretamente com a zona vermelha. Gradualmente aborde coisas menores. Quando estiver confortável com as pequenas mudanças, tente algo que exija um pouco mais de esforço para ser feito. Aumente-se continuamente e obtenha um pouco mais de si mesmo a cada dia.

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  • Em que situação você realmente saiu de si mesmo e saiu da sua zona de conforto?
  • Como você se sentiu?
  • Como foi e o que significou para você?

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