9 Dicas para desacelerar sua vida

“Como posso diminuir o ritmo?”, “Como é que a minha cabeça descansa?” Essas questões também dizem respeito a você? Maravilhoso! Porque neste artigo vou mostrar 9 maneiras de como você pode desacelerar na vida cotidiana.

Afinal, o que é desaceleração e por que é tão importante?

Imagine que você está sentado no carro e a caminho de um compromisso. A estrada está livre. Então você pisa no acelerador. Você acelera. Se você tiver que se apressar, você pode até mesmo ir a todo vapor.

Se o tráfego for mais denso, você também será particularmente cuidadoso e freará de vez em quando. E quando uma luz de aviso acende, você dirige para o posto de gasolina ou a oficina. Você desacelera. Porque as condições gerais o tornam necessário (trânsito) ou porque o seu carro lhe diz que precisa de algo (gasolina, inspecção, substituição da sapata do travão).

Isso tudo é muito natural para você.

Você pode aplicar esta metáfora motriz maravilhosamente à sua vida:

Você terá muitas fases em sua vida em que você vai a todo vapor. Acelere. Quando você tem um prazo final no trabalho, faz um esforço extra e se concentra nele. Da mesma forma, você pode ter a sensação de que tem que fazer malabarismos ao mesmo tempo em sua vida privada, o que significa que você aumenta o ritmo. Você corre para o supermercado para pegar seus filhos na hora certa, para os quais você pode rapidamente conjurar algo para comer e depois cuidar de seus pais que precisam de cuidados.

E quando você tiver tempo para si mesmo, sua frase favorita vem: “Você consegue XY rapidamente?” Você está correndo uma maratona a toda velocidade.

Não há nada de errado em ir em um ritmo acelerado. Pelo contrário. Essas fases fazem parte da vida. Nós, humanos, fomos feitos para estar em um modo irregular.

Mas o que aconteceria se você sempre dirigisse seu carro a toda velocidade?

Você teria um acidente porque não freou. Ou você acaba no meio de uma rodovia porque a gasolina acabou ou você ainda teve uma falha no motor.

Bem, e parece-me que a maioria das pessoas se esqueceu do que aprenderam na autoescola: a direção antecipada é o ponto principal.

Menino confiante
Menino confiante
O que é verdade na rua também se aplica à sua vida:

Seu corpo e mente precisam de momentos regulares de relaxamento (inspeções, manutenção) – especialmente nessas fases extenuantes. Em fases particularmente desafiadoras, devemos ser particularmente cuidadosos e abastecer com combustível intensamente.

Otimização, comparação ou competição não devem se tornar permanentes. Caso contrário, você corre o risco de sucumbir à armadilha da otimização . Na pior das hipóteses, você ignora os sinais de alerta que seu corpo e sua alma estão enviando a você e então chega o fim da linha: esgotamento.

Ao contrário de um carro, você não tem nenhuma luz que o sinalize para dirigir mais devagar ou mesmo parar. Não há instruções de uso dizendo como se comportar.

É por isso que é ainda mais importante que você permaneça atento, interprete seus sinais individuais corretamente e diminua o ritmo.

Você está cometendo esses dois erros fatais?

Antes de dar dicas específicas para desacelerar mais a vida cotidiana, deixe-me esclarecer um mal-entendido do mundo:

Se você trabalha em um escritório e passa a maior parte do tempo sentado, sabe muito bem que um treinamento esportivo de duas semanas não é a compensação física adequada. Seu corpo precisa de exercícios regulares. Compromissos fixos e inegociáveis ​​na sua agenda semanal. Ioga, voleibol, passear – não importa.

Da mesma forma que não é suficiente para a sua mente planejar uma visita à sauna com a sua namorada de vez em quando.

Em uma corrida de Fórmula 1, o pit stop curto pode ajudar a trocar o jogo de pneus, reabastecer, etc. Para estar em condições de estrada no longo prazo, o carro precisa de uma revisão geral após a corrida. É o mesmo em sua vida.

Então, se você se perguntar: “Como minha cabeça descansa?”, Minha resposta é: Por …

  1. não apenas passar pela vida a todo vapor e
  2. Considere o relaxamento e a desaceleração como parte integrante de sua vida cotidiana e crie rituais fixos para isso

Mas tenha cuidado! Tendemos a exigir ainda mais de nós, mesmo em fases que deveriam servir de compensação, como a hora do vôlei na noite de terça-feira. “Eu tenho que fazer”, “Eu tenho que pegar a bola”, “Eu tenho que ser tão rápido quanto os outros”.

Se você reservar um tempo para relaxar, tente compreender esses pensamentos. Dê a sua mente a oportunidade de se regenerar também.

Desacelerando na vida cotidiana – é assim que funciona:

Com esses 9 rituais, você pode facilmente incorporar sua desaceleração pessoal em sua vida cotidiana.

1. Comece o dia suavemente!

Você se permite ser acordado abruptamente por um tom de alarme desagradável? Para muitos, o despertador é o sinal para começar sua agitada vida cotidiana e mudar para “aceleração total” por dentro: tome o café da manhã rapidamente e saia para uma viagem selvagem.

Para um início de manhã mais agradável, substitua o som estridente do seu despertador pela sua música preferida e comece o dia de forma mais agradável e animada.

Mulher consciente
Mulher consciente

2. Sem pressa pela manhã!

Defina o seu  alarme 15 minutos antes .

Não, para não pressionar o “botão Soneca” novamente. Se você tem feito isso até agora, é melhor se acostumar – não o ajudará a começar bem de manhã.

Mas para que você não tenha que se apressar e instalar um  ritual matinal  . Tome um café da manhã relaxado, medite ou leia o jornal – não importa. O principal é que você reserve um tempo para as coisas que significam muito para você e que comece o dia relaxado e satisfeito.

3. Os buffers de tempo são seus buffers de estresse!

Você é tão otimista quanto eu no que diz respeito ao seu tempo? Eu sempre subestimo quanto tempo algo leva. Porém, se planejei com muito otimismo, tenho que acelerar para que tudo dê certo. Adeus à desaceleração e à paz interior. O mesmo se aplica se sua vida cotidiana só puder ser planejada de forma limitada e coisas imprevistas continuarem aparecendo.

Então experimente a seguinte dica: Em princípio, planeje sempre um quarto de hora a mais para uma tarefa , para o passeio, para uma breve parada na casa de seus pais. Você tem que estar lá às 15h e precisa de 15 minutos para chegar lá? Em seguida, saia às 14h30. Acha que precisa de meia hora para passar a roupa? Reserve 45 minutos.

Deixe o seu tempo trabalhar a seu favor e não contra você! Dessa forma, você não apenas desacelera, mas também garante a prática de deixar-se levar. Porque há poucas coisas que nos causam tanto estresse quanto uma lista de coisas a fazer exageradamente exagerada. Se você quiser saber como eu desenho minha lista de tarefas e quais outras listas eu criei para passar o dia relaxado, dê uma olhada neste artigo .

4. A doce ociosidade: Não faça nada!

Você é uma daquelas pessoas que acredita que só pode trabalhar adequadamente sob estresse? Bem, então você é como muitos. Estamos acostumados a estar ocupados ou ser mantidos ocupados o tempo todo. Para a maioria de nós, é impensável simplesmente não fazer nada. É tão bom, limpa sua mente e tira você da roda do hamster.

Dê a si mesmo e ao seu corpo a chance de uma regeneração benéfica e passe algum tempo consigo mesmo todos os dias, em que você não trabalhe fora de tarefas específicas ou faça as coisas acontecerem. Pelo menos 15 minutos. Mesmo que você sinta tédio ou remorso no início, fique atento – esse equilíbrio, sonhar acordado, caminhar sem um objetivo, olhar para os buracos no ar é um ritual incrivelmente relaxante para sua mente.

5. Desacelerando no trabalho? Um must-have!

Passamos em média 8 anos de nossa vida no trabalho. Isso pode não parecer muito para você no início.

Mas se eu te disser que o alemão médio pratica esportes por 1 ano e 7 meses, vai ao cinema, teatro ou shows por 12 meses e brinca com os próprios filhos por 9 meses, então fica bem diferente, certo?

É ainda mais importante instalar pequenos rituais para você também durante esse período. Quer se trate de uma xícara de café pela manhã, um exercício de consciência no meio ou arrumar a mesa antes de ir para casa. Encontre algo que aumente o seu bem-estar e, assim, o leve de volta ao momento. Por exemplo, me ajuda a abrir a janela, respirar oxigênio fresco e fazer uma pausa por um momento.

Esses pequenos momentos podem ajudá-lo a realmente estar presente nas conversas com outras pessoas ou a se concentrar em uma tarefa.

Mulher com autoestima
Mulher com autoestima

6. Adeus multitarefa!

Ligando e verificando e-mails ao mesmo tempo? Toma o café da manhã enquanto escreve a lista de compras e descreve o caminho para o seu marido ao mesmo tempo? É a vida cotidiana normal para você?

Então eu tenho que causar desilusão: multitarefa não economiza tempo, custa algum!

Seu cérebro é mais produtivo quando você se concentra em apenas uma tarefa, conclui-a e, em seguida, inicia a próxima. Mesmo que a multitarefa esteja na boca de todos e pareça ser a solução para seus problemas de tempo – se você realmente quiser economizar tempo, a monotarefa é o seu salva-vidas.

Isso também se aplica a mídias sociais, e-mails e similares: Programe horários fixos para verificar seus e-mails ou responder mensagens do WhatsApp. Permita que seu cérebro se dê ao luxo de sempre ser capaz de se concentrar em uma coisa. Isso imediatamente acalma a cabeça.

7. Use armadilhas de estresse na vida cotidiana!

Excelente! A fila do supermercado que você escolheu é a mais demorada. Uma senhora idosa coleta todas as suas peças de 5 centavos para pagar sua compra. O simpático cavalheiro atrás dela gostaria de devolver 3 itens e você deveria estar em casa há muito tempo e preparando a comida.

O cenário parece familiar para você?

É uma situação típica em que ficamos estressados, embora sejamos absolutamente impotentes. Não importa como você reaja, você terá que aguentar a espera de 10 minutos. Como você não pode mudar nada neste momento, tente usar essas pequenas armadilhas do estresse em potencial da vida cotidiana para si mesmo.

Por exemplo, com uma varredura de corpo relâmpago:

Percorra cada parte do seu corpo em seus pensamentos muito conscientemente, sinta dentro de si mesmo. O que você está sentindo? Você percebe um pequeno sinal de alerta em um ponto, como uma picada, beliscão ou até mesmo dor? Verifique como está cada parte do corpo. Seja completamente consigo mesmo. E se você notar sinais de alarme , questione sua vida cotidiana e veja isso como um sinal para talvez engatar uma marcha.

8. Não deixe seu dia acabar!

Você às vezes fica deitado na cama e não consegue desligar? Você sente que seus pensamentos não estão se acalmando?

Em seguida, procure um  ritual de transição que sinalize a transição do trabalho para o lazer. Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes. Por exemplo, um grande amigo meu sempre toma banho depois do trabalho. Ajuda outras pessoas a respirar fresco e a esticar as pernas. As muitas impressões que estão esperando por você do lado de fora o ajudarão a clarear sua cabeça. Também pode ser um ritual escrever a  lista de afazeres para amanhã à noite . Com isso você planeja mentalmente para o dia seguinte e sinaliza para sua cabeça “Tudo está feito por hoje. Não há mais nada a fazer. Você não precisa andar em círculos, porque aqui está o mais importante para amanhã ”.

Melhores dicas para ser feliz
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9. Mime-se com uma hora de carinho!

Você tem um animal de estimação? Excelente! Porque os animais te fazem feliz.

Eu me lembro de uma entrevista de coaching novamente e novamente impressionado. Meu cliente, um homem experiente na casa dos 40 anos pouco antes do esgotamento, recebeu a tarefa de escolher uma  coisa boa e fazê-la todos os dias  . À noite, ele foi convidado a avaliar o quão agradável e revigorante era em uma escala de + a +++.

Você sabe qual foi o seu destaque? Acariciando seu gato! No início, ele disse isso muito constrangido. Então, confirmei a ele que animais de estimação fazem você feliz. Eles estão sempre lá para nós e nos apoiam mesmo em situações difíceis e estressantes. Em seguida, o gelo foi quebrado e ele falou detalhadamente sobre a hora do carinho que havia apresentado.

Portanto: Converse com seu amigo de quatro patas sobre suas preocupações. Um ronronar ou abanar o rabo vale mais que mil palavras. Este gesto do seu animal é bom para a sua alma. Ou brinque e acaricie seu animal. Isso o distrai, o faz pensar de forma diferente e o ajuda a diminuir o ritmo.

Por último mas não menos importante

Não importa quais rituais você descubra por si mesmo, aqui está uma pequena dica adicional:

Tempo na natureza gastando foi mostrado para ter um efeito positivo sobre o seu bem-estar.

Apenas saia, fuja do estresse, sinta o chão sob seus pés e respire fundo. Essa é uma forma de desaceleração que deve ter espaço suficiente em nosso dia a dia.

Mas e se você não conseguir se acalmar?

Talvez você esteja pensando agora: “Está tudo muito bem, mas assim que tento relaxar, meu carrossel de pensamentos ganha velocidade novamente”.

Se este for o seu caso, da próxima vez pegue uma caneta e papel e anote quaisquer pensamentos que estiverem em sua cabeça. Portanto, identifique quais estão se repetindo continuamente. Isso significa que, em vez de querer desesperadamente parar de meditar e afastar os pensamentos, você os permite e traz clareza e estrutura à sua cabeça.

Escreva seus pensamentos por vários dias seguidos. Quais tópicos aparecem repetidamente? O que anda em círculos várias vezes e rouba sua paz interior?

Assim que você puder responder, comece a ver se e o que você pode mudar no respectivo tópico. Desse modo, o sentimento antes incômodo e as constantes ninhadas se transformam em um construtivo “pensar sobre isso”.

Escreva-me nos comentários
  • Quais bons rituais já o acompanham no seu caminho no dia a dia?
  • Como você consegue desacelerar?
  • E que “conselho bem-intencionado” não funciona para você?

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