moça feliz e realizada

9 Dicas para se aceitar finalmente

“Você não pode fazer isso de qualquer maneira.” “Outros podem fazer melhor do que você.” “Você deveria ter feito melhor.” – Essas frases lhe parecem familiares? Provavelmente. Aparentemente, há um homenzinho sentado em sua cabeça, armado com um sinal de pare e uma lista contrária, que sempre põe o ferrolho em você assim que você se atreve a fazer algo novo – hum, quero dizer: considere confiar – e que você com a sua ação é avaliada permanentemente. E isso raramente a seu favor …

Este crítico interno provavelmente vive em cada cabeça. E não há nada que o impeça de pensar cuidadosamente sobre algumas coisas e não ousar se lançar em todas as idéias, por mais absurdas que sejam. Para refletir sobre si mesmo e pensar sobre suas ações. Às vezes, autocrítico.

MAS: Se o crítico interno ganhar vantagem em sua cabeça e mantê-lo preso na roda de seu hamster cotidiana, você deve declarar guerra a ele. Afinal, ele é apenas um subinquilino em sua cabeça, e não o proprietário :-).

É óbvio que não é tão fácil rescindir o contrato.

É por isso que muitas pessoas pensaram em como lidar construtivamente com o crítico interno. Aqui você pode preparar seus conhecimentos em apetitosos petiscos. A coleção tem antepassados ​​psicológicos, autores de livros e blogueiros inspiradores. Vamos começar.

# 1 Albert Ellis: O crítico interno avalia você em certas situações. Você pode acreditar nele, mas não precisa.

Albert Ellis foi um psicólogo e psicoterapeuta americano. Em meados do século passado, ele desenvolveu um modelo relativamente simples (o chamado modelo ABC) para o desenvolvimento de emoções e comportamentos, que também pode ajudá-lo a manter o crítico interno sob controle. Ellis reconheceu que não é apenas um estímulo externo, ou seja, um determinado evento, que leva diretamente a sentimentos ou ações, mas que nossas avaliações e suposições são interpostas, que têm uma influência decisiva no resultado. Os pontos sucessivos são descritos por letras:

A (evento de ativação ou adversidade) é o gatilho, o evento.

B (Crenças) é a maneira como você avalia A ou pensa sobre A.

C (conseqüência) é a conseqüência de B – principalmente um comportamento, uma reação corporal ou uma emoção

Especialmente quando se trata de dúvida, você pode entender bem a espiral negativa usando o modelo ABC: A representa o desafio que você enfrenta, por exemplo: uma apresentação deve ser concluída até o final da semana, e seu filho está doente e não pode ir ao jardim de infância.

Um possível B poderia ser: “Sempre esse fardo duplo, eu simplesmente não consigo. Não sou boa o suficiente, nem no trabalho, nem como mãe … Como vou conciliar isso? É garantido que meu chefe ficará desapontado comigo porque não consigo terminar a apresentação tão bem quanto gostaria. “

Ao final desses pensamentos, B já se transforma em C: Você se sente mal, angustiado, no pior dos casos adota uma atitude de vítima e sofre. Essas conclusões e emoções, por sua vez, aumentam seu foco no evento. E assim você continua se ferrando …

Mas você também pode ver que não há conexão CA direta. Caso contrário, todos reagiriam da mesma forma nesta situação. Mas isso provavelmente não acontecerá. Nem todas as mulheres se sentirão mal em uma situação comparável. Existem inúmeras maneiras de reagir.

Como isso o ajuda a controlar seu crítico interno? Bem, em primeiro lugar, é muito importante deixar claro para si mesmo que não há ninguém em sua cabeça que esteja lhe dizendo a verdade. O crítico interno é uma classificação, e essa classificação faz você se sentir mal. Para que você possa enfrentá-lo, você deve primeiro analisar exatamente o que ele está sussurrando para você em certas situações. Você pode fazer isso muito bem com o esquema ABC. É melhor escrever isso para certas situações e conhecer melhor o seu crítico interior, suas suposições e convicções. Porque esse é o requisito básico para você realmente enfrentá-lo. E você pode fazer assim:

Menina jovem
Menina jovem

Etapa 1: Identifique o A.

=> Descreva resumidamente a situação ou evento que desencadeou um forte sentimento (ou vários sentimentos) em você – tão objetivamente quanto possível (quem, o quê, quando, onde?)

Etapa 2: identificar as consequências (C)

=> Escreva como você se sentiu (o que foi emocional, o que estava no corpo) e o que você fez na situação. É melhor observar a intensidade de seus sentimentos também.

Etapa 3: identificar as crenças (B)

=> Escreva seus pensamentos, avaliações e diálogo interno que surgiram na situação – o que exatamente passou por sua cabeça na situação?

Quando você está ciente de suas conexões BC, está lançando a base para sua autoconsciência. Uma vez que você esteja ciente das sentenças de seu crítico interno, ou seja, suas convicções, é muito mais fácil imaginar o que provavelmente virá a seguir. Isso lhe dará uma primeira distância do crítico interno. Mas queremos ampliá-lo.

# 2 Jens Corssen: Pegue de forma divertida e torne-se um observador de seu próprio “absurdo”.

Jens Corssen trabalha como consultor psicológico e autor. Ele se tornou famoso, entre outras coisas, com seu livro altamente recomendado “Self-developer”. Sua atitude básica, que ele deseja transmitir no livro, é: eu sou fundamentalmente responsável por tudo o que existe. Como Ellis, ele está convencido de que a felicidade e a satisfação individuais de uma pessoa estão diretamente relacionadas à maneira como alguém pensa.

Se você pensa que é voltado para o déficit (O que estou perdendo? “), Você se sentirá deprimido, triste ou mesmo deprimido. Quando você pensa em ser orientado , ou seja, olhar para o que você já tem, nem é preciso dizer que se sentirá melhor.

Portanto, a chave para um maior bem-estar e independência do crítico interno é o gerenciamento do pensamento .

Jens Corssen tem uma dica muito boa para iniciar uma gestão eficaz do pensamento. Numa palestra onde pude vivenciá-lo ao vivo, ele disse: “Não creio que haja alguém que acerte o despertador para as 2h30 e marque um horário de acordo com o lema ‘Vou me preparar pra valer agora’ . “

Então, se você tem mais uma vez a sensação de que “ pensa em você ” ou “ isso fofoca dentro de você ”, você está, por assim dizer, testemunhando seus próprios pensamentos automáticos, você já ganhou 50%. Porque no momento em que você pode observá-lo, o ” absurdo ” (grande palavra criada por Corssen para o crítico interno!) Não tem mais nenhum poder sobre você. O absurdo é exatamente aquela vozinha chata que pode te fazer dormir à noite, o ser supostamente independente que fofoca em você – e um absurdo!

Se você der a ele esse apelido, isso custará parte do poder dele sobre você. Veja o confronto com o absurdo como um jogo interno, torne-se um observador e não leve o absurdo tão a sério.

Você pode usar três etapas para se distanciar cada vez mais de seu absurdo:

  1. Escreva suas lamentações típicas no calor do momento.
  2. Perdoe as prioridades: qual é o seu lamento favorito? Em seguida, memorize suas 5 principais reclamações.
  3. Se você souber de cor, você notará imediatamente quando “ele pensa em você de novo”. Em seguida, você pode substituir o pensamento automático por “Estou me concentrando no que estou fazendo agora e faço isso de todo o coração”.

 # 3 Petra Bock: Seu “Mindfucks®” sugere segurança e controle, mas limita sua liberdade de escolha.

Petra Bock é coach, consultora de gestão e autora da série de livros “Mindfuck”. Isso é o que ela chama de mundo paralelo em nossa cabeça quando nos sabotamos. Se você se debate repetidamente com os mesmos medos e dúvidas, torne-se menor e confie pouco em si mesmo e nos outros; se você cultiva padrões de pensamento com os quais se rebaixa cronicamente, então está lidando com um Mindfuck®.

O que está acontecendo neste momento? Com seus pensamentos e sentimentos você constrói uma ficção, uma ilusão, que você toma por realidade e assim se impede de alcançar seus objetivos na vida real.

Petra Bock identificou sete Mindfucks®. Existem, por exemplo, foda-se a abnegação (coloque os interesses dos outros antes dos seus, só não se leve tão a sério), foda-se o desastre (assuste-se e imagine a coisa absolutamente pior que você possa imaginar), avaliação -Foda-se ( claro que você não vai fazer isso abaixo de 150% e não importa o que você dê, não é o suficiente) ou Druckmacker-Mindfucks (agora não seja assim e controle-se).

Você provavelmente já conhece os amigos (e se não conhece, as anotações das duas primeiras dicas o ajudarão a identificá-los rapidamente). O que acho muito importante: Os Mindfucks® são voltados para segurança e controle. Se você levar isso ao pé da letra, terá menos probabilidade de se encontrar em situações em que poderá falhar, em que talvez não consiga algo, seja rejeitado. Então, o crítico interno não quer que você o prejudique per se. Porque sugere a você: se você fizer o que eu digo (por exemplo, não espere muito, não arrisque nada), então você não precisa se sentir estúpido, estúpido, pequeno no final. A coisa mais estúpida é: como resultado, você nunca consegue o que deseja e fica com menos liberdade de escolha. Porque você não está tomando uma decisão consciente de não correr um certo risco, mas ficando preso em seu carrossel de pensamentos.

Você pode colocar seu crítico interno sob controle, recuperando sua liberdade de escolha e acumulando experiência para que suas crenças possam se dissolver pouco a pouco. Para fazer isso, você precisa de uma atitude de curiosidade, alegria na experiência e confiança.

Para começar, faça a seguinte experiência de pensamento: E se a segurança não fosse tão importante? E se eu já estivesse seguro na minha vida e fosse mais sobre qualidade de vida? Sempre que você tomar uma decisão, pergunte-se: “Isso beneficia minha qualidade de vida?” E deixe-se guiar, amplie sua zona de conforto. E MESMO o crítico interno continuará a conversar por enquanto.

Menina pulando
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Quer dar asas ao seu autocuidado?

Você sempre resolve cuidar melhor de si mesmo, mas a vida cotidiana o atrapalha? Se você quiser transformar o seu “Eu realmente deveria cuidar de mim mesmo” em “Vou fazer isso agora!” Obtenha meu kit de ferramentas de planejamento e rastreamento de autocuidado gratuito  . Neste kit de ferramentas, um planejador, 2 rastreadores de hábitos e 30 ideias de autocuidado nítidas ajudam você a começar.

# 4 Marie Forleo: Coloque seu foco para fora em vez de alimentar o crítico interno com sua atenção.

Marie Forleo é uma guru do marketing online e a cara da Marie TV, um programa de televisão na Internet. (PS: Sou um fã declarado da Marie. Já vi muitos dos vídeos dela e eles me incentivaram a realmente lidar com o soulsweet, porque esse é um assunto no meu coração.)

As pessoas que desejam construir um negócio muitas vezes se deparam com seu crítico interior e suas dúvidas. É por isso que existe até uma lista de reprodução separada ” Overcome Fear & Self Doubt ” no canal do YouTube .

Marie lhe dá a seguinte dica para lidar com suas dúvidas: Se surgir o pensamento “Não sou bom o suficiente”, preste atenção nele por um momento e, em seguida, chute-o para longe! Volte sua atenção para fora, em seu trabalho, em seus clientes; sobre o que o rodeia. Quando todo o esforço e atenção se concentram em obter resultados e ajudar os outros, não há espaço para dúvidas quanto a se você é bom o suficiente.

Se as visualizações ajudam você tanto quanto eu, então imagine sua atenção, sua energia mental e emocional como uma “lanterna”. Uma lanterna só pode brilhar em uma direção. ” Lanterna em você ” significa: seu foco está completamente em você mesmo, em seus pensamentos, medos, dúvidas e insegurança. Se você apontar a lanterna para fora , nenhuma luz incidirá sobre suas dúvidas e elas desaparecerão na escuridão.

Nos momentos em que o crítico interno o atormenta, pergunte-se: Onde ilumino minha lanterna? Se você perceber que está focando em si mesmo e no crítico e isso não ajuda, mude o foco de sua atenção. Conscientemente, direcione-o para fora. Concentre-se inteiramente no resultado que deseja alcançar. Como um farol com uma junta esférica defeituosa, sua lanterna provavelmente sempre se voltará automaticamente para dentro e iluminará os medos e dúvidas. Em seguida, observe que, na melhor das hipóteses, divirta-se com o rolamento de esferas quebrado e depois concentre-se no lado de fora novamente.

# 5: Suzanne Frankenfeld: Assim como seu crítico interno questiona você, você também pode questioná-lo e relativizá-lo.

Suzanne de “Free Your Work Life” sabe do que está falando. Ela não se atreveu a fazer muitas coisas sozinha e sofreu muito com os limites que ela mesma se impôs por um tempo. Ela agora apóia as mulheres na vida profissional que realmente lhes convém.

Você já ouviu falar de uma profecia autorrealizável? Suzanne também relata isso: Nossa atitude e nossa autoimagem contribuem muito para que algo funcione ou não no final. Você se acha competente? Zack, as chances de sucesso aumentaram significativamente – é simples assim.

Robert King Merton cunhou o termo profecia autorrealizável e o usou para descrever uma mudança de comportamento inconsciente ou controle que leva a uma expectativa ou medo sendo realmente cumprido. Isso não significa que você pode influenciar todos os eventos apenas por meio de qualquer pensamento positivo. Isso é uma besteira total e eu não acredito nisso Mas se você questionar seu crítico interno e suas afirmações absolutistas, isso pode encorajá-lo a realmente sair de sua zona de conforto.

Vamos voltar para Suzanne. No artigo dela , anime-se, querida! Por que sua autoimagem é decisiva para sua mudança , ela escreve sobre a importância de uma autoimagem realista-positiva (que muitas vezes parece que nós mulheres, em particular, não temos).

Se você também tem a sensação de que seu crítico interior ataca com força total, vale a pena relativizá-lo, mudando sua autoimagem. Como Suzanne, você pode se fazer algumas perguntas quando o crítico interno “ataca” novamente:

  • Quem realmente disse que você não pode fazer isso? […]
  • Esse é realmente o caso? Ou você apenas presume que não é bom o suficiente para isso?
  • O que está faltando e que você precisa para atingir esse objetivo?
  • E você está realmente perdendo alguma coisa?

Muitas vezes, apenas por meio dessa verificação da realidade, você perceberá que seu objetivo não é tão impossível. Por experiência própria, Suzanne também diz: “Você tende a realizar mais do que pensa que pode. (Mesmo que os outros não confiem em você para fazer isso.) ”. Bem, se isso não lhe dá coragem e coloca o crítico lá em cima no lugar dele! E quando as coisas vão bem, vai mudando a mensagem do seu crítico pouco a pouco.

Menina com amiga
Menina com amiga

# 6 Anna Böhm: Exclua uma palavra e tudo ficará diferente!

Tenho outra dica incrivelmente simples para você, desde que você tenha um pouco de conhecimento de poesia. É um texto de Anna de “Passion Flow” que parece quase uma meditação. Você pode encontrar a contribuição dela aqui. No final, o insight permanece: você pode passar de “Não sou bom o suficiente” para “Sou bom o suficiente” simplesmente deixando de lado uma palavrinha.

Principalmente quando não estamos bem e nos sentimos fracos e inúteis, tendemos a generalizar. “Eu não posso fazer isso ou aquilo … Eu não posso fazer nada.”

Anna mostra como funciona ao contrário. Sim, você não pode ser bom em tudo. Mas nem tudo está longe de ser nada!

Na verdade, é basicamente porque você é bom e bom o suficiente para fazer. Pegue o seu crítico interior pela mão e mostre-lhe que há muitas coisas que ele não pode culpar e que você pode alegar com razão: “Eu sou bom o suficiente.”

# 7: Tim Schlenzig: Enfrente o crítico interno com um “amigo interno”.

Tim bloga em mymonk.de sobre paz interior, sonhos realizados e como chegar lá. Ele também tem uma ótima dica para lidar com as dúvidas que muitas vezes o mantinham sob controle em seu caminho. E a melhor parte: leva apenas 5 segundos!

Tim descreve a autocrítica como um trem “que nos leva cada vez mais fundo em um país onde sempre chove, mas tudo murcha”. Ele lhe dá três perguntas que o ajudarão a parar de pular no trem. Isso está diretamente ligado às idéias de Suzanne e Anna. Sua ideia básica por trás das perguntas: toda oportunidade para um bom pensamento é uma boa oportunidade. Ele sugere em um de seus artigosPrepare-se para inserir as três perguntas firmemente em sua vida cotidiana e crie o hábito de ponderar brevemente sobre esses pensamentos. Com o tempo, você também obterá prática, as respostas virão a você com mais facilidade e envolverão o crítico interno em uma nuvem calorosa de bons sentimentos. Então, e essas são elas, as 3 perguntas que você deve se perguntar e responder com a maior freqüência possível:

  • Pelo que posso me elogiar?
  • O que eu fiz bem?
  • Pelo que eu gosto de mim – ou pelo que eu poderia gostar de mim mesmo se eu tivesse que fazer?

As pequenas coisas em que você pode pensar para responder a essas perguntas – isso é o que conta! As crianças fizeram um pão delicioso para a escola novamente esta manhã? Terminou um projeto? Você puxou o delineador imediatamente? Apoiar um colega com uma tarefa? Aceitou um pacote para o vizinho? Todos bons motivos para gostar de você. Oponha-se a todo pensamento crítico com um bom pensamento, então seu crítico interno não se tornará opressor.

# 8 Melina Royer: Supere o crítico interno construindo sua autoconfiança!

Melina escreve no vanilla-mind.de sobre autoconfiança, prazer no trabalho e atenção plena. Paradoxalmente, com ela, as dúvidas surgem precisamente quando algo vai bem. Mas muitas vezes ela não se diverte porque se sente como uma trapaceira que apenas roubou esse sucesso (você se lembra dos Mindfucks, certo?!). Ela então se sente uma impostora.

Você sabe disso Uma consciência pesada que surge quando você tem sucesso em algo, quando você atinge um objetivo, mesmo que você deva esses sucessos à sua dedicação?

Além da verificação da realidade, Melina recomenda um diário de sucesso para abaixar a voz em sua cabeça. Em princípio, isso é semelhante à revisão positiva do dia . Gosto especialmente da ideia do seu artigo de criar um “Jar Of Awesome”. Neste copo ela coleta seus sucessos. Em sua mesa, ela tem um pote de geléia cheio de coisas que a deixam orgulhosa do que ela conquistou. Isso é ótimo. Portanto, comece com seu Jar of Awesome pessoal. E sempre que a voz negativa em sua cabeça voltar, você acabou de ler para ela um dos pedaços de papel!

# 9 Ulrike Bossmann: Faça amizade com seu crítico interior e trate-se com autocompaixão.

Claro, eu também gostaria de me livrar da minha dica pessoal para você.

É sempre muito importante para mim enfatizar que você não está sozinho com seu crítico. Todos nós o conhecemos e o temos como subinquilino. Estou muito familiarizado com a dúvida. Eles me procuraram outro dia, quando ouvi falar inglês em uma conferência internacional de pesquisa. Ou todo esse blog aqui. Talvez ninguém goste do que escrevo e de como escrevo. Simplesmente não mostramos nossa vulnerabilidade. Porque temos medo de que os outros não lidem bem com isso. Eu gostaria que pudesse ser feito de forma diferente, mas esse é um tópico à parte. Quando se trata de lidar com o seu crítico interno, o seguinte se aplica a mim: não lute contra ele ou trate-o como se fosse um parasita irritante do qual você tem que se livrar. Isso não funcionará de qualquer maneira. Seu crítico interno nunca irá embora totalmente. Não com o aumento da idade, não com o aumento do sucesso ou experiência, ou devido a outros fatores externos. É por isso que eu sugiro vocêfazer amizade com o seu “inquilino” . Tente entendê-lo e reinterpretá-lo. Veja-o como seu “ gerente de qualidade interior ” que tem as boas intenções de protegê-lo, está preocupado com você e quer empurrá-lo para o seu melhor desempenho – mas, infelizmente, não é particularmente adepto da comunicação.

Se o crítico interno é mais forte em uma situação e assume a liderança, então observe com atenção, mas não se chicoteie por isso (“Agora, nem mesmo o crítico interno está sob controle, sou um completo idiota!” ) aproxime-se de si mesmo com autocompaixão . Não tenho a intenção de reclamar e reclamar, mas de ser um bom amigo para você mesmo, ser amigável e benevolente. Sim, muitas vezes você tem dificuldade com esse inquilino, e isso também pode ser dito.

Agora estou curioso sobre seus comentários: Em quais situações você luta contra a dúvida? Qual das estratégias funciona melhor para você? Ou você tem alguma outra dica para colocar o crítico interno sob controle? Deixe uma mensagem aqui, então todos podem se beneficiar da sua experiência!

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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