9 Melhores técnicas de auto-motivação

A automotivação é uma qualidade extremamente importante.

Se você for capaz de se motivar, alcançará seus objetivos.

No final, você pode virar o jogo como quiser:

A automotivação é uma base importante para o sucesso – no esporte, no trabalho, na vida.

Mas como exatamente funciona a automotivação?

  • Como faço para me motivar?
  • Como posso fazer coisas que não tenho vontade de fazer?
  • Que truques as pessoas de sucesso usam para se motivar?

Este artigo é sobre essas questões.

Vou te explicar 9 técnicas com as quais você pode se motivar permanentemente e a partir de agora fazer o que se propôs a fazer.

Mas primeiro temos que considerar brevemente os dois tipos de automotivação.

Melhores dicas para ser feliz
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OS DOIS TIPOS DE AUTOMOTIVAÇÃO

Vamos começar com uma pergunta básica (mas importante):

Afinal, o que é automotivação?

Auto-motivação (ou automotivação) significa que você se esforça para trabalhar em seus objetivos e fazer as coisas. Assim, você não precisa de outra pessoa para dirigi-lo ou “forçá-lo” a fazer isso.

Com a automotivação, você apenas faz o que se propôs a fazer. Sem desculpas. Sem longas idas e vindas. Sem muita conversa.

Auto-motivação: Para fazer o que você se propôs a fazer

Por que a automotivação é tão importante?

Porque as coisas que o ajudarão a longo prazo geralmente não são muito divertidas.

Portanto, você precisa de uma certa dose de autodisciplina para automotivação :

  • Ir para a academia depois do trabalho, em vez de ficar confortável no sofá.
  • Antes de dormir, medite por 10 minutos em vez de olhar as fotos de modelos photoshopados do Instagram.
  • Limpar a garagem nas manhãs de sábado, em vez de dormir até o meio-dia.
  • Trabalhar realmente em sua própria ideia de negócio, em vez de ler o vigésimo livro de negócios.
  • Para beber um smoothie verde às 7 da manhã em vez de comer um pãozinho de Nutella.

Para fazer as coisas “certas”, você precisa de automotivação.

E existem dois tipos disso.

Qual a melhor forma de me motivar? Os dois tipos de automotivação

Existem duas razões pelas quais nós, humanos, fazemos algo. E não, nem tem nada a ver com sexo ou comida. Pelo menos não diretamente.

Os dois motivos são:

  • Queremos evitar a dor
  • Queremos mais alegria

Portanto, queremos evitar coisas que não nos parecem boas. E queremos mais daquilo que é bom.

Mas qual dos dois tipos de automotivação é melhor?

Variante 1: a dor como motivador

Evitar a dor é o impulso muito mais forte.

Imagine ser atingido no polegar por um martelo a cada minuto. O que você faria para parar? Provavelmente (quase) tudo.

Agora imagine que você está deitado relaxado em uma espreguiçadeira e recebendo uma massagem de corpo inteiro. O que você faria a respeito? Não muito.

Essa também é a razão pela qual a maioria das pessoas não muda de vida até que a dor seja grande o suficiente.

Muitos querem se exercitar mais, ganhar mais dinheiro ou abandonar um mau hábito.

Mas a maioria deles só começa quando a dor é muito grande:

  • Se forem abandonados pelo parceiro porque têm 30Kg. aumentaram.
  • Quando você está tão infeliz com seu trabalho que o deixa doente
  • Quando você fuma tanto que fica sem fôlego enquanto caminha

Muitas vezes, a dor é a única razão pela qual as pessoas fazem uma grande mudança em sua vida.

No entanto, embora a dor seja um impulsionador muito poderoso, ela não é saudável se você estiver constantemente motivado pela dor.

O medo do fracasso pode levá-lo a um melhor desempenho no trabalho. Mas se você só se motivar por meio do medo por anos, ele o consumirá por dentro em algum momento.

Sentir que não é bom o suficiente pode levá-lo a desenvolver um corpo de sonho. Mas você continuará a se sentir vazio por dentro.

Existem exemplos suficientes de pessoas muito bem – sucedidas que são infelizes porque perseguiram seus objetivos pelos motivos errados (mais sobre isso mais tarde).

Não seja mais um deles.

Como superar uma crise de vida
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Variante 2: alegria como motivador

Alegria como motivador significa que você faz as coisas porque gosta de fazê-las (ou pelo menos não as odeia) e porque espera um resultado positivo.

  • Você está aprendendo espanhol porque espera se tornar fluente em breve.
  • Você vai para a academia porque estar em forma é importante para você e você adora o desafio.
  • Você estuda medicina porque ela o fascinou quando criança.
  • Você trabalha muito porque isso o leva a tirar mais proveito de si mesmo e a melhorar.
  • Você corre uma maratona porque quer se superar.

Portanto, você não faz as coisas porque tem medo, quer provar algo para alguém ou tem a sensação de que não é bom o suficiente (isso seria um impulso).

Você faz as coisas porque as quer. Porque eles se sentem bem. Porque eles desafiam você. E talvez até porque você gosta deles.

A dor costuma ser o iniciador para o movimento. Como um empurrão que garante que você finalmente pule da placa de 5 metros.

Mas a dor não deve ser um impulso de longo prazo.

Se você quiser pular da prancha de 5 metros regularmente, não precisa empurrar todas as vezes.

Ok, chega de teoria.

Agora chegamos às questões importantes:

Como faço para me motivar permanentemente? E como posso fazer isso, o mais fraco para superar e fazer o que planejei?

AUTO-MOTIVAÇÃO DE APRENDIZAGEM: AS NOVE TÉCNICAS MAIS EFICAZES PARA SE MOTIVAR

Se a dor o está levando ou se você age movido pela alegria: sempre há fases em que você não tem automotivação.

Isso é normal. Afinal, você é um ser humano e não uma máquina.

Mesmo assim, existem algumas técnicas muito eficazes para se motivar.

E é disso que se trata agora.

1. A regra dos 5 minutos para uma melhor automotivação

Talvez você saiba disso: há uma coisa que você não tem vontade de fazer.

Fazendo uma ligação importante, mas incômoda. Para ler um relatório de trabalho de 30 páginas. Limpando seu porão. Nada.

Você o evita por horas ou até dias.

Mas em algum ponto você se supera e começa.

E aí você descobre, completamente surpreso, que não é tão ruim assim … Talvez até goste um pouco da coisa toda!

Sentimos a maior resistência antes do início. Começar uma atividade é sempre, de longe, o mais difícil. Começar é a parte mais difícil

Portanto, gostaria de apresentar a você a regra dos 5 minutos (eu pessoalmente gosto de chamá-la de rapidinha motivacional).

A coisa toda funciona assim: você decide fazer a tarefa indesejada por 5 minutos.

Não mais. Não menos.

  • Coloque seus tênis de corrida e faça jogging por 5 minutos.
  • Sente-se em frente ao computador e responda e-mails por 5 minutos
  • Vá para o porão e comece a limpar por 5 minutos

Você pode estar se perguntando por que deveria fazer algo por 5 minutos. Afinal, você não pode fazer muito em 5 minutos.

Bem, a coisa é.

Depois de começar por 5 minutos, é provável que você continue fazendo isso por mais tempo.

De repente você está absorvido na tarefa, você está focado e o tempo voa.

A regra dos 5 minutos salvou minha bunda muitas vezes enquanto escrevia.

Eu não sentia nada disso. Então decidi escrever por 5 minutos. E na maioria das vezes isso se transformava em 2-3 horas.

Importante!

Se você não estiver no “fluxo” após 5 minutos e ainda estiver completamente desmotivado, pare.

Afinal, você realmente decidiu fazer isso por apenas 5 minutos.

Este ponto é importante, caso contrário, esta regra não funcionará mais para você em algum momento.

Jovem bem confiante
Jovem bem confiante

2. Avalie seu progresso

A forma mais eficaz de automotivação é o progresso.

Sucessos pequenos (ou grandes) motivam você permanentemente e impulsionam você.

Qual é o problema disso?

Muitas pessoas não medem seu progresso. Por isso, muitas vezes nem sabem se estão progredindo ou andando em círculos.

Claro, é mais fácil medir o progresso em algumas áreas do que em outras.

Perder 10 kg ou escrever um livro de 200 páginas são objetivos claros que você pode medir facilmente.

Mas mesmo em outras áreas você pode ver o progresso.

Digamos que você queira se tornar mais confiante .

Porque, ei, um pouco mais de autoconfiança e carisma nunca fez mal a ninguém.

Então, antes de tudo, determine o que a auto-estima significa para você.

Por exemplo:

  • Posso dizer não ao meu parceiro quando quero dizer não.
  • Nas reuniões de trabalho, eu falo e dou minha opinião.
  • Consigo abordar estranhos e iniciar uma conversa.
  • Supero meu medo de ser julgado por outras pessoas e começo um blog.

“Tornar-se um pouco mais confiante” não é mensurável.

Mas “dar aos meus colegas de trabalho minha opinião honesta” é.

Por exemplo, você pode anotar por 3 minutos todos os dias nas situações em que age com confiança em seus olhos e nas quais não o faz.

No final de cada mês, você observa como se desenvolveu.

Para ver o meu desenvolvimento no meu negócio, por exemplo, escrevo todo mês o que deu certo, o que não deu certo e o que aprendi.

Lembre-se de que pequenas vitórias são uma das melhores maneiras de se motivar.

E para estar ciente disso, você deve medir seu progresso.

3. Adie para amanhã! (Sim, você leu certo)

Eu vou para a academia todas as segundas e quintas-feiras.

Em 80% dos casos gosto de ir. Eu me supero nos 20% restantes do tempo.

Mas existem exceções. No qual adio meu treinamento.

Quinta-feira passada, por exemplo.

Às 18 horas eu queria ir para a academia.

Mas eu estava totalmente exausto. Dormi mal e trabalhei muito nos últimos dias.

O mero pensamento de ir para a academia doía.

Em vez de me curvar mais e mais, adiei o treinamento para sexta-feira.

E relaxado pelo resto da noite.

Nem sempre faz sentido se forçar a fazer algo.

Se você não tem nenhuma motivação ou está totalmente exausto, faça isso em outra hora.

Importante!

Encontre um dia e uma data específicos em que deseja colocar em dia sua atividade planejada.

Desta forma, você vai a) realmente fazer e b) agora pode relaxar com a consciência limpa.

Menina calma
Menina calma

4. Recompense-se – O truque final para mais automotivação

Funciona em crianças. Funciona em animais. E funciona para você: recompensa.

Se você é tão preguiçoso que até Homer Simpson fica impressionado, use uma recompensa para se motivar.

Deixe-me explicar

Existem coisas que você deseja fazer:

  • Verifique as redes sociais
  • Que comida deliciosa
  • Assista a uma série na Netflix
  • Encontro com amigos

Existem coisas que você não quer fazer:

  • Responder a e-mails
  • limpar
  • Prepare a sua apresentação
  • ir correr

Então o que você está fazendo

Você se recompensa com o que deseja fazer por fazer o que não deseja fazer. E a automotivação aumenta!

Recompense-se – funciona!

Há alguns dias, eu queria gravar 3 vídeos para um vídeo-curso pela manhã.

Mas eu não tive vontade.

Então eu disse a mim mesmo:

“Anchu, vire os 3 vídeos. Isso é cerca de 2 horas de trabalho. Em seguida, vá ao seu restaurante favorito e coma algo delicioso. “

E bata! A motivação para gravar um vídeo veio mais rápido do que um garoto de 15 anos quando ele o fez pela primeira vez.

O que funciona muito bem para pequenas tarefas:

Faça a tarefa (casa, responda e-mails, parabenize seu tio pelo aniversário) e depois recompense-se conscientemente com 15 minutos de mídia social ou YouTube.

5. Esqueça listas de tarefas

Muitas pessoas organizam sua vida cotidiana com listas de tarefas pendentes. Eu costumava fazer isso também.

E tenho que admitir: uma lista de tarefas é melhor do que nada.

Mas as listas de tarefas pendentes têm um grande problema. Você não tem uma programação específica.

Você só sabe o que fazer, não quando.

E isso geralmente leva ao fato de que você fica adiando as coisas para outro ponto no tempo e sua lista fica cada vez mais longa.

Quando você tem uma agenda lotada e precisa coordenar muitas atividades diferentes, você precisa de uma agenda.

Então você escreve para si mesmo o que você tem que fazer – e quando!

Acredite em mim, isso faz uma grande diferença.

Comecei a fazer isso há um ano, conforme meu trabalho se tornava cada vez mais complexo. Tenho mais funcionários, mais clientes, mais responsabilidade.

E, claro, mais coisas a fazer como resultado.

E ter uma agenda me ajudou muito a priorizar melhor, ser mais produtivo e relaxar melhor ao mesmo tempo.

Esqueça as listas de tarefas pendentes. E faça um cronograma para você.

Tudo bem, você não precisa me agradecer pela dica.

6. Faça isso o mais cedo possível, ou seja, quando a automotivação estiver no auge

Quando você acha mais fácil fazer algo que não tem vontade de fazer?

De manhã? Ou à noite, após oito horas de trabalho exaustivo?

Provavelmente pela manhã.

Normalmente temos mais energia e foco pela manhã ou pela manhã .

O que você pode aprender com isso?

Faça o que é realmente importante para você pela manhã ou pela manhã (se possível).

Satisfação
Satisfação

Isso tem duas vantagens principais:

  1. Você tem mais energia, força de vontade e foco para a tarefa
  2. Você se sente melhor pelo resto do dia porque você já fez algo importante

Eu trabalho por conta própria. Então posso organizar meu dia como quiser.

Estou ciente de que pode não ser o seu caso.

Mas talvez você ainda possa encontrar tempo de manhã antes do trabalho.

Por exemplo, digamos que você queira ir à academia 5 vezes por semana. Mas, depois do trabalho, muitas vezes falta energia.

Então, levante-se uma hora mais cedo e faça isso antes do trabalho.

Tente fazer as coisas que são mais importantes para você o mais cedo possível.

Essa abordagem me tornou cerca de 20-30% mais produtivo.

7. Use o princípio Eisenhower

Não é incomum que as pessoas fiquem desmotivadas porque sua lista de tarefas é mais longa do que a fila de um Ikea na manhã de sábado.

Se você também tem muitas coisas a fazer, use o princípio de Eisenhower.

O princípio de Eiesenhower (ou método de Eisenhower ou matriz de Eisenhower) é um método de gerenciamento de tempo bem conhecido no mundo corporativo.

Nós diferenciamos entre tarefas importantes e urgentes.

Importante significa que a tarefa serve para atingir seus objetivos. Por exemplo: Aprender a usar o software SAP para me candidatar ao emprego dos meus sonhos.

Urgente significa que uma tarefa deve ser concluída em tempo hábil. Por exemplo: Reserve o hotel para sábado em Hamburgo.

Agora é hora de dividir suas próximas tarefas em.

Importante / sem importância e urgente / não urgente.

Isso resulta na seguinte matriz:

Matriz de Eisenhower
Matriz de Eisenhower

Com este sistema, você entende o que deve fazer a seguir, o que deve fazer a seguir, o que outra pessoa pode fazer por você e o que você não deve fazer.

8. Faça isso pelo motivo certo

Vimos dois tipos de automotivação (dor e prazer) no início deste artigo.

Grosso modo, a alegria é uma forma de motivação intrínseca .

Motivação intrínseca (“motivação de dentro”) significa que você faz algo porque gosta, representa um desafio ou é importante para você.

Os hobbies são um bom exemplo disso. Você persegue seu hobby porque gosta dele, não porque quer uma recompensa por ele.

Motivação extrínseca, por outro lado, significa que você está fazendo algo para receber uma recompensa ou para evitar punição.

Um exemplo típico disso é o trabalho. Muitas pessoas vêm trabalhar para a) ganhar dinheiro (recompensa) eb) evitar demissão (punição).

Um grande número de estudos mostrou que a motivação intrínseca é o tipo de motivação mais eficaz.

O que isso significa para você?

Tente encontrar objetivos na vida para os quais você tenha alguma motivação interna.

Quanto mais objetivos intrinsecamente motivados você perseguir, menos problemas motivacionais você terá.

Existem naturalmente certas coisas para as quais você tem mais motivação interior do que outras. Mas você também pode desenvolver sua motivação intrínseca até certo ponto.

Isso é extremamente importante para se manter motivado a longo prazo (por exemplo, para o trabalho, para a academia, para estudar, etc.)

E agora veremos como isso funciona.

9. Melhore e sempre aumente sua automotivação

Muitas pesquisas foram realizadas sobre motivação nas últimas décadas. Uma descoberta importante:

Só ficamos motivados permanentemente quando uma tarefa é desafiadora.

Se uma tarefa for muito fácil, ficamos entediados facilmente. Se for muito difícil, perdemos a motivação porque não vemos perspectiva de sucesso.

E essa é uma descoberta importante.

Porque em algum momento todas as tarefas se tornam enfadonhas. Se você faz a mesma coisa há meses ou mesmo anos, a rotina o acompanhará.

Então, como você pode evitar ficar muito chato e manter a automotivação?

Tentando melhorar

Não importa o que você faça, tente ficar melhor nisso

Muitas vezes me perguntam de onde obtive a automotivação para escrever tanto durante anos.

Minha resposta: estou tentando melhorar.

A cada artigo, tento escrever de forma mais clara, melhor e mais divertida.

Excluo palavras e frases que não são claras ou desnecessárias. Penso em boas comparações e exemplos. Eu me pergunto se meu texto não é apenas útil, mas também divertido.

Isso me desafia continuamente.

E porque me desafia, continua interessante.

Menina otimista
Menina otimista

Quando comecei o treinamento com pesos, há mais de 10 anos, às vezes não tinha motivação para treinar.

Há alguns anos, venho registrando o peso, o descanso e o número de repetições para cada exercício.

Na próxima vez que treino, tento melhorar meus valores (mais peso ou mais repetições).

Nem sempre consigo, mas me desafio. E isso não o torna chato.

Não importa o que você faça regularmente, tente ficar melhor nisso. Desafie-se. Ceras.

Isso significa que mesmo as tarefas chatas permanecem interessantes e você não perde a motivação mesmo depois de meses e anos.

AUTO-MOTIVAÇÃO: COMO MANTER A BOLA PERMANENTEMENTE

A automotivação é e continuará sendo um desafio.

Nós apenas gostamos de fazer as coisas que nos fazem sentir bem e que são recompensas instantâneas.

Sentar no sofá assistindo a um filme e tomando sorvete é melhor do que correr.

É importante superar seu eu mais fraco repetidamente.

É por isso que a automotivação também é uma decisão diária.

A decisão de fazer o que não parece bom, mas é bom para você a longo prazo.

E quanto mais você tomar a “decisão certa”, mais fácil será para você.

Porque, em última análise, a automotivação é apenas uma questão de prática.

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