O poder das afirmações positivas

Afirmações positivas – Os melhores exemplos e seus efeitos

Provavelmente, você já ouviu falar de afirmações positivas antes. Isso deve ajudá-lo a se ver sob uma luz melhor.

De acordo com muitos gurus, as afirmações positivas são uma maneira rápida de se tornar mais bem-sucedido, mais saudável, mais atraente e mais feliz.

Mas é realmente assim?

Este artigo contará tudo o que você precisa saber sobre afirmações (mais uma descoberta surpreendente).

Jovem bem confiante
Jovem bem confiante

O QUE SÃO AFIRMAÇÕES? E PARA QUE SERVEM?

O que são afirmações? Em última análise, uma afirmação nada mais é do que uma qualidade desejável que você vive dizendo a si mesmo.

Afirmações típicas são coisas como:

  • Eu estou feliz.
  • eu me amo
  • Eu não posso fazer nada.
  • Eu sou atraente.
  • Eu atraio dinheiro.

Ao repetir algo desejável continuamente, ele penetra em seu subconsciente e você se “reprograma”. Isso permite que você melhore sua autoimagem, mude crenças negativas e influencie seu subconsciente .

Acima de tudo, graças à lei da atração, você atrairá mais amor, felicidade, sucesso ou o que quiser. Alegadamente.

Que tipo de afirmações existem?

São muitos … Aqui está apenas uma pequena seleção:

  • Afirmações para auto-estima
  • Afirmações positivas para o amor
  • Afirmações para deixar ir
  • Afirmações positivas para amor próprio
  • Afirmações para o sucesso
  • Afirmações para perder peso.
  • Etc.

As afirmações positivas são algum tipo de pílula mágica?

Vamos enfrentá-lo: a ideia de afirmações positivas é tentadora!

Digamos que você queira ficar um pouco mais confiante. Porque ei, um pouco mais de autoconfiança não faz mal, não é?

Supostamente, você pode conseguir isso facilmente olhando rapidamente no espelho todas as manhãs depois de fazer xixi e dizendo com plena convicção:

Estou explodindo de confiança!

As afirmações positivas são frequentemente apresentadas como a “pílula mágica”. Não importa a qualidade que você deseja, é suficiente falar o suficiente sobre ela.

Mas, como a maioria das “pílulas mágicas”, esta tem um problema.

Pessoa triste
Pessoa triste

POR QUE, DE ACORDO COM A PSICOLOGIA MODERNA, AS AFIRMAÇÕES POSITIVAS MUITAS VEZES NÃO FUNCIONAM

Parece que as afirmações positivas só funcionam para pessoas que já têm boa auto-estima e autoconfiança – pessoas que realmente não precisam dessas afirmações .

Essas afirmações não funcionam para pessoas inseguras com baixa autoestima . Muitas vezes, pretende até mesmo o contrário e levar a essas pessoas que se sentem pior.

Portanto, se você está completamente convencido de si mesmo e diz a si mesmo como você é ótimo, autoconfiante e incrivelmente sexy , isso tem um efeito positivo no seu humor (mesmo que os efeitos sejam mínimos, de acordo com os estudos).

Olhei em volta: nós somos os mais gostosos aqui!

Por outro lado , se você estiver mais inseguro, ansioso e com baixa autoestima , as afirmações positivas não o ajudarão e provavelmente até o farão sentir-se pior.

Um prestigioso estudo descobriu que afirmações positivas ( “Eu sou uma pessoa gentil” ) fazem as pessoas com baixa auto-estima em geral se sentirem pior do que antes.1

Este estudo confirma o que muitas pessoas descobriram ao tentar afirmações positivas para si mesmas: que elas não funcionam.

Você não pode mudar sua autoimagem durante a noite

Por que as afirmações positivas não funcionam para muitas pessoas ou mesmo fazem com que elas se sintam piores?

Pela simples razão de que sentimos um conflito interno quando nos convencemos de algo que é inconsistente com nossas experiências e nossa autoimagem.

Se você sugere algo em que não acredita, sente que está mentindo para si mesmo.

E esse conflito interno leva a pensamentos ainda mais negativos, o que acaba fazendo você se sentir ainda pior.

Digamos que você seja uma pessoa tímida e insegura.

Se você disser a si mesmo que está explodindo de confiança , uma vozinha em sua cabeça provavelmente irá responder e contradizê-lo.

Sua voz dirá: Não! Isso não é verdade. Você não tem certeza de si mesmo. Não diga bobagens, seu mentiroso!

Esta voz é o seu detector de mentiras interior . E isso começa quando você quer se persuadir de algo que não corresponde à sua autoimagem e às suas experiências.

Não diga a si mesmo o que está errado

No início dos meus vinte anos, era inseguro e nervoso com as mulheres. Naquela época eu costumava ficar na frente do espelho, olhar bem nos meus olhos e dizer: Eu sou um homem atraente, interessante e charmoso que as mulheres desejam.

No entanto, essa afirmação parecia errada. Cada vez, meu polígrafo interno entrava em ação e me contradizia. Isso porque essas afirmações não correspondiam à minha autoimagem.

E esse é o ponto principal.

Todo mundo tem uma certa autoimagem que se desenvolveu ao longo dos anos. Essa autoimagem é baseada, entre outras coisas, em nossas experiências, nossas crenças, nossos valores e nosso ambiente. Sua auto-imagem não está gravada em pedra, mas não pode ser mudada da noite para o dia.

Freqüentemente, as pessoas querem reprogramar seu subconsciente. Mas isso não funciona dizendo algo a si mesmo todos os dias. Também deve ser complementado pela experiência.

Portanto, se uma afirmação nem mesmo começar a corresponder à sua experiência e à sua autoimagem , provavelmente não funcionará. Então você pode muito bem ficar na frente do espelho e se convencer seriamente de que é um unicórnio.

Portanto, se você estiver 30 kg acima do seu peso desejado e se convencer de que é magro, vai sentir que está mentindo para si mesmo.

É a mesma coisa quando você tenta se convencer com um sorriso torturado de que é feliz , mesmo que sua vida esteja indo para o ralo e você esteja muito sujo.

Quer você esteja sugerindo que é bem-sucedido, que se ama ou que é incrivelmente sexy e autoconfiante – se isso não corresponder às suas experiências e à sua autoimagem, você não será capaz de acreditar e provavelmente irá fazer você se sentir ainda pior.

Mulher deitada
Mulher deitada

SE AS AFIRMAÇÕES POSITIVAS NÃO FUNCIONAM, O QUE FUNCIONAM?

Há alguns anos, tive um forte ataque de pânico que estremeceu minha identidade. Algumas semanas depois, pensei que afirmações positivas poderiam me fazer bem.

Então, em um momento de silêncio, entrei e disse a mim mesmo: eu me amo.

Mal pronunciei a frase em minha mente, dificilmente como se do nada uma voz dissesse: Não, você não.

Eu estava com medo. Que raio foi aquilo? Eu me odeio?

Naquela época, eu já tinha um senso de autoestima bom e estável. Mas depois do meu ataque de pânico, a declaração ” Eu me amo” ativou meu detector de mentiras interior.

Em seguida, tentei afirmações mais neutras, como Aceito a Mim Mesmo . Funcionaram melhor e pareciam consistentes.

Afirmações neutras

A questão toda é esta: afirmações positivas podem ajudá-lo a se ver sob uma luz melhor. Mas isso só funciona se eles parecerem confiáveis ​​para você e você não tiver a sensação de que está mentindo para si mesmo.

Para muitas pessoas, portanto, afirmações mais neutras funcionam melhor do que afirmações positivas.

Se as afirmações positivas lhe parecerem estranhas, experimente afirmações que pareçam realistas e verossímeis.

  • Em vez de dizer a si mesmo o quanto você se ama, você pode dizer: Estou aprendendo a me aceitar.
  • Em vez de dizer a si mesmo o quão atraente e sexy você é, você pode dizer, eu não sou um modelo, mas eu gosto de minhas pernas / olhos / humor / compaixão (ou o que você quiser ou pelo menos não ache terrível em você mesmo).
  • Em vez de dizer a si mesmo como você está feliz, você pode dizer: já estive melhor, mas também estive pior. Hoje estou bem.
  • Em vez de dizer a si mesmo que pode fazer qualquer coisa, você pode dizer: A cada dia acredito um pouco mais em mim mesmo.

Portanto, em vez de lhe dizer ideais que estão muito distantes de sua autoimagem atual, seja realista e sugira afirmações que pareçam críveis para você e que pareçam consistentes. Isso evitará a sensação de mentir para si mesmo.

Então, por favor, não fique na frente do espelho do banheiro pela manhã e diga a si mesmo que você é o Batman . A menos que você seja o Batman .

O que funciona melhor do que afirmações

Se você usar as afirmações de maneira inteligente, elas podem ajudá-lo a se ver sob uma luz melhor. No entanto, geralmente não sou um grande fã de afirmações.

O que considero muito mais eficaz do que as afirmações e o pensamento positivo constante é questionar logicamente seus próprios pensamentos.

Menina otimista
Menina otimista

Deixe-me explicar

Na próxima vez que você tiver pensamentos negativos como “Não tenho valor”, “Não sou atraente” ou ” Estou infeliz “, pergunte-se se eles correspondem à realidade.

Pegue o pensamento “Eu não valho nada” como exemplo.

Em primeiro lugar, você pode se perguntar o que realmente significa inútil:

  • Você não é importante para ninguém neste mundo?
  • Você não gosta de você
  • Os outros não o tratam da maneira que você deseja?

Até o questionamento tira um pouco da força do pensamento, porque você se identifica menos com ele por meio do questionamento lógico.

A próxima etapa é encontrar contra-exemplos a esse pensamento:

  • Não posso ser completamente inútil porque existem pessoas para as quais sou importante (parceiro, família, amigos, etc.).
  • Também não é verdade que sempre achei tudo sobre mim terrível. Houve momentos na minha vida em que fiquei orgulhoso de mim mesmo e satisfeito comigo mesmo .
  • É verdade que às vezes as pessoas não me tratam com justiça. Mas outras pessoas fazem o mesmo. E quando penso nisso, também há muitas pessoas que me tratam muito bem e são muito amigáveis ​​comigo.

Pense logicamente

Se você questionar seus pensamentos e crenças negativas, quase sempre encontrará razões lógicas e reais contra isso. E porque são reais e lógicos, provavelmente também parecem críveis para você.

E se questionar seus pensamentos negativos logicamente não ajudar, você sempre pode escolher não acreditar em seus pensamentos.

Assim como você ignora o funcionário da Unicef exuberantemente radiante na zona de pedestres, também pode ignorar seus pensamentos.

Seus pensamentos não são fatos. Assim, você pode decidir por si mesmo se deseja acreditar em um pensamento ou não. E certos pensamentos devem simplesmente ignorar sua bunda.

Você sofre de pensamentos negativos?

Nada afeta mais sua vida do que seus pensamentos. No meu guia Mindset, você aprenderá, portanto, como se livrar dos pensamentos negativos, deixar para trás as velhas dores e lidar melhor com o estresse. Digite seu endereço de e-mail e eu lhe enviarei o guia em PDF gratuitamente.

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