Menina bem pensativa

Como a atenção pela te ajuda a viver melhor

Você também sabe disso? Você planeja algo com muita firmeza para o dia seguinte. Amanhã você vai para a cama cedo. À noite – ou melhor, na cama – você percebe que nada resultou dessas resoluções. O dia seguinte parece ainda mais cansativo em vista do pouco sono pela frente e você fica totalmente chateado consigo mesmo. E me pergunto como isso pode acontecer novamente. Adiado? Esquecer? Toque perdido? Minha explicação sugerida: Falta de atenção (interior).

Em dias como este, você anda às apalpadelas pela vida inconscientemente. Você está preso no modo de piloto automático, o que apenas permite que você reaja na vida cotidiana. Que joga sua rota pré-programada cheia de hábitos sem você decidir conscientemente fazer isso todos os dias. Eu gostaria de mudar algo sobre isso junto com você. Para que a sua autodeterminação no seu dia-a-dia não caia no esquecimento, mas você mantenha os fios nas mãos . E para que nas várias situações do seu dia a dia você possa olhar mais de perto o que você precisa neste momento e depois fazer. Para que você atue em harmonia com suas necessidades e objetivos de vida a longo prazo. Para então poder dizer: “Sim, vivi minha vida exatamente como queria”.

O que você deve fazer: pausar, ouvir por dentro e agir de acordo com suas necessidades. Em outras palavras: mostre mais atenção. O que isso significa exatamente e como você pode fazer isso, você descobrirá se continuar lendo.

Como seu piloto automático agarra o volante em sua vida cotidiana – e você realmente não percebe

Seu colega fica na porta enquanto você trabalha em uma tarefa importante. Ele só quer sua ajuda por três minutos “rapidamente”. Você sabe por experiência própria que esses 3 minutos se transformarão em 50. Acima de tudo, ele realmente não quer sua ajuda, mas tenta dessa forma despejar tarefas desagradáveis ​​em você. Ele surge com o seu “Não sei como responder, talvez você tenha uma ideia?” Depois de olhar e fazer sugestões, ele responde “Bem, agora você já está tão familiarizado com isso, lá estaria, mas faz sentido se você assumir o trabalho imediatamente. Eu posso fazer outro seu. ”Já correu para fora da porta. Claro, não vai funcionar e você terá que fazer mais um ponto, mesmo que sua pilha de tarefas já esteja estourando.

Você conhece seus colegas Pappenheimer. Você compensou, da próxima vez, com um autodeterminado “Não, desculpe, realmente tenho muito que fazer” para deixar claro que você não tem tempo para isso. Você está (mais uma vez) totalmente zangado consigo mesmo, pelo fato de não ter conseguido se delimitar e de estar sentado ali com uma montanha de trabalho extra. Adeus pausa para o almoço com um passeio ao sol e adeus ao final do dia na hora certa. Talvez funcione conosco amanhã.

O que aconteceu aí? Em um momento você ainda estava firmemente convencido de que lhe daria contra e que conseguiria recusar seu pedido. Quando seu colega estava realmente em seu escritório e o confrontou com seu olhar suplicante e sua persuasão taticamente hábil, você simplesmente escapou “Sim, eu posso fazer isso”. Como isso pode ser explicado? Seu piloto automático interno estava funcionando …

Os segredos da abertura emocional
Os segredos da abertura emocional

É assim que funciona o seu piloto automático

Seu piloto automático é um verdadeiro gênio da memória: é um especialista em soluções armazenadas.
Como você pode imaginar isso concretamente? Ele se lembra de quais comportamentos você teve sucesso em algum ponto; diga que você conseguiu o que queria. Claro, isso nem sempre significa conseguir algo extra, mas às vezes “apenas” evitar uma discussão ou discussão e não ter que suportar quaisquer sentimentos negativos. Ou, como no exemplo acima, para serem vistos como colegas prestativos e amáveis.

Seu cérebro armazenou essas ações orientadas a objetivos em seu disco rígido. Em uma situação adequada, o piloto automático sugere exatamente esse comportamento como uma estratégia de solução adequada. Isso acontece muito rapidamente e não de forma consciente. É por isso que esses automatismos parecem “simplesmente acontecer” e, a princípio, você não consegue explicar a si mesmo por que está se comportando da maneira que está agindo.

Muitos de seus comportamentos diários passaram despercebidos, com os quais você se depara com situações e outras pessoas. Por exemplo , como você se comporta sob pressão de tempo ou como reage a problemas ou críticas. O que você faz em um conflito ou que preconceitos você tem contra certas pessoas. Como você reage quando comete um erro. Ou o quanto você faz da sua realização uma prioridade em sua vida ou não.

Este modo de piloto automático faz sentido em sua vida cotidiana. Imagine que você está andando em uma zona de pedestres lotada e alguém está andando apressado em sua direção. O que está acontecendo? Você se esquivará instintivamente e abrirá caminho com habilidade no meio da multidão. Sem você precisar de muita atenção ou seu cérebro ter muito trabalho a fazer. Se você tivesse que descobrir como agir com habilidade, outra pessoa o teria derrubado três vezes nesse meio tempo.

A falta de consciência do aqui e agora tem seu preço

O modo de economia de energia associado ao seu piloto automático também exige muito de você.
A desatenção associada faz com que você, por exemplo, no dia a dia perceba e aproveite as pequenas coisas e momentos bonitos . Como os raios de sol na pele, as flores coloridas ao lado do caminho ou o sorriso e as saudações de uma pessoa amiga que passa por você.

Em um nível superior, este véu impede que você reflita sobre si mesmo e seus hábitos. Porque ele permite que você continue dando voltas na roda do hamster . O que é complicado: como você nem percebe que está simplesmente reagindo e funcionando , não vê necessidade de questionar seu comportamento e, se necessário, mudar alguma coisa. Mesmo que eles realmente atrapalhem sua vida feliz e plena .

O que quero dizer com isso?
Suponha que você esteja de muito mau humor. Embora nada especificamente negativo tenha acontecido. Você não sabe exatamente por que está irritado e severo. É do jeito que é. O que você NÃO deve fazer em tal momento é se distrair de alguma forma e, assim, evitar lidar com você mesmo e seu estado emocional (negativo). Como ligar a televisão, por exemplo.

Porque seu cérebro precisa de qualquer coisa, menos ação e milhares e milhares de estímulos para banhá-lo. Sua cabeça precisa exatamente do oposto. Quieto.

Para que você possa ouvir o que realmente está dentro de você. A fim de distanciar você, seus próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos, é útil ouvir conscientemente e olhar para todo o espetáculo de uma perspectiva aérea.

Mulher na montanha
Mulher na montanha

Sair do modo piloto automático significa parar, ouvir a si mesmo

Você provavelmente às vezes sente como a agitada vida cotidiana o oprime com todas as suas impressões. Ou seus sentimentos assumem o comando em situações individuais. Em momentos como este, você literalmente precisa de uma pausa.

Com isso quero dizer fazer uma pausa – respirar fundo (ou talvez duas vezes 😉) e não se apressar de novo, falar ao telefone ou fazer outras coisas.

Permanecer no momento, parando por um momento, é o primeiro passo para ser capaz de perceber algo. E por algo eu me refiro principalmente a você mesmo: tornar-se consciente de seus sentidos, pensamentos, sentimentos e necessidades que você (subliminarmente) sente dentro de você. Esse sentimento consciente tem um nome: atenção plena.

Retome o controle de suas ações

Quando falo sobre rastreamento, é muito importante para mim que você saiba exatamente o que quero dizer com isso. Ou, acima de tudo, o que não quero dizer com isso. Porque a percepção atenta e consciente NÃO significa avaliar da mesma forma. Isso não significa que você classifique a si mesmo ou seus pensamentos e sentimentos como positivos ou negativos, desejados e indesejados.

Por exemplo, você não deve ficar chateado se ficar com ciúmes ao ver seu parceiro conversando com o ex. Em vez disso, pelo menos inicialmente perceba esse ciúme como uma expressão de sua experiência interior, seus sentimentos e medos. Olhe para esses impulsos internos como um observador benevolente. Por exemplo, você pode dizer para si mesmo: “Aha, sinto uma pontada no peito quando os vejo juntos”. Ou talvez também: “Percebo, tenho medo, que ele goste dela cada vez com mais frequência. pensa quando ele admite. “

Parando por um momento, você não se permitirá agir como um adolescente ciumento, aproximar-se de seu parceiro e arruinar a conversa entre os dois com comentários rápidos e sinais claros de “dedo-fora-é-meu”. Se você conseguir sair dessa espiral de emoções por um momento, verá como ela também cederá no momento seguinte e permitirá que você trate “adequadamente” o seu amigo.

A plena atenção abre o caminho para o que antes era inconsciente

Porque fazer uma pausa curta não significa que você deva reprimir e ignorar seus sentimentos de ciúme. Porque eles (e geralmente todos os seus sentimentos ) fornecem pistas importantes de que algo estava extremamente errado nessa situação. Na próxima etapa, é importante descobrir quais são as razões e os motivos por trás de seus crescentes sentimentos de ciúme.

Eles podem ser sinais de problemas de confiança em seu relacionamento, e você pode realmente estar com medo de que seu parceiro possa ser infiel a você. Ou ele não lhe dá reconhecimento, confirmação suficiente e mostra muito raramente o quão importante você é para ele. Na verdade, você anseia por palavras gentis e encorajadoras. Então, seria importante que você encontrasse uma conversa depois de algumas horas, ou de preferência no dia seguinte, e explicasse a ele o que você quer que ele faça. Ou, na verdade, você tem um problema consigo mesmo e seu sentimento de inadequação que é completamente independente do seu parceiro e a primeira coisa é você começar a confiar em si mesmo, a se amar e a ter certeza de si mesmo – com isso você pode fazer em um relacionamento também.

Mas talvez com alguns minutos e respirações de intervalo você reconhecerá que seus medos são completamente infundados e que seus pensamentos estão passando por você na forma de cenários de pior caso. Então, esta pausa irá ajudá-la a esfriar a cabeça, a transformar suas espirais de pensamento exageradas e negativas em espirais de pensamento encorajadoras e serenas e a se aproximar de seu parceiro como uma mulher autoconfiante e cumprimentar seu ex de maneira amigável.

Moça satisfeita
Moça satisfeita

Explore seus mapas internos com atenção e, assim, ganhe liberdade e espaço para ação

Deixe-me expressar o que eu apenas queria explicar a você com este exemplo de uma maneira mais geral: Por meio da atenção plena e da pausa, você terá sucesso em descobrir “mais” ações e comportamentos potenciais. Ele se move como uma troca entre os estímulos que você captou (parceiro + ex estão próximos um do outro, conversando e rindo juntos) e a reação que se sente como sendo automaticamente acionada (vá lá e sabote a conversa de uma maneira ardilosa e mal-humorada ) A atenção plena permite que você esteja ciente do que existe entre o estímulo e sua reação. Seja nas avaliações desencadeadas em você, sentimentos (ciúme, medo, raiva), pensamentos (“ainda tem alguma coisa acontecendo”) ou percepções corporais (ondas de calor, arrepios, sangue pulsando nas veias).

Mindfulness, como uma estação intermediária superordenada, torna você ciente desses processos muitas vezes implícitos e altamente automatizados

Ele permite que você entenda o que está acontecendo dentro de você e como suas reações, muitas vezes inconscientes e rápidas, devem ser explicadas. Mas vou até um passo adiante: isso não apenas permite que você torne seu comportamento compreensível, mas também o modifique. Portanto, controlar conscientemente com antecedência e agir de forma que ocorram as consequências que você deseja.

Mindfulness, portanto, expande seu escopo de possibilidades e ações. Você considera muitas outras reações e comportamentos potencialmente concebíveis e, então, pode escolher aquele que lhe parecer melhor na situação. Ajuda você a recuperar o controle de suas ações. E lembra que você é o único que decide como se comporta – em cada momento e em cada situação de novo.

“Há um espaço entre o estímulo e a reação. Nesta sala, temos a liberdade e o poder de escolher nossa resposta. Nosso crescimento e nossa liberdade estão em nossa reação. ”
Viktor E. Frankl

Mindfulness significa ficar em contato consigo mesmo e aprender a valorizar cada um de seus momentos em sua plenitude

Ser mais cuidadoso consigo mesmo é o pré-requisito mais importante para se conhecer melhor. Para explorar seus mapas internos e para refletir e questionar suas atitudes e os vários papéis que você assume em sua vida cotidiana. Se você está simplesmente ciente de seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos, não precisa permitir que eles o dominem aqui e agora.

Muitas de suas preocupações e medos que o desviam do caminho derivam de memórias do passado ou de medos do futuro. Se você estiver atento, automaticamente fortalecerá sua experiência presente e descobrirá que só pode encontrar a verdadeira realização no momento presente.

Amor proprio
Amor proprio

Atenção plena significa encontrar uma maneira amorosa e tolerante de lidar consigo mesmo e com os outros

Se você estiver atento, ou seja, completamente no momento presente, e sem julgar, novas perspectivas se abrem automaticamente para você. Isso também o deixa mais relaxado. A curta distância que você obtém de seus sentimentos e pensamentos torna mais fácil aprender a aceitar a si mesmo e a outras coisas imutáveis ​​como são.

A atenção plena ajuda você a encontrar um meio-termo entre seus sentimentos e sua mente e, em vez de uma atitude de um ou outro, desenvolver uma atitude de aceitação de ambos : não seja muito estrito consigo mesmo e esteja ciente de sua precisa e cuide de si mesmo.

Saiba o que é realmente importante para você na vida

Em suma, de forma concisa e resumida para você: lidando com mais cuidado consigo mesmo, você será capaz de aceitar ativamente os desafios. Mindfulness ajuda você a encontrar seu equilíbrio pessoal de recursos. Ele permite que você encontre um equilíbrio em sua vida cotidiana potencialmente estressante e ocupada, lembrando-o regularmente de quais são as coisas realmente importantes da vida para você.

Se você está em contato consigo mesmo e percebe conscientemente, pode neutralizar o comportamento automático que pode não ser bom para você. E então faça escolhas conscientes que permitirão que você viva em harmonia com seus objetivos. Para que em algum momento você possa dizer: É exatamente assim que imaginei minha vida, não a teria desejado de outra forma. Ou, dito de outra forma: ter tido uma vida plena e bem-sucedida.

Aprendendo Mindfulness Interior: Descobrindo sobre seu próprio piloto automático

Claro, não quero deixá-lo ir sem lhe dar uma ajuda concreta com a qual você possa treinar sua própria atenção plena interior.

Existem muitas maneiras de treinar sua atenção plena. A maioria deles tem a ver com focar conscientemente seu foco em uma coisa. Por exemplo, sua respiração , sua audição, sua visão ou seu corpo.

Deixe seus pensamentos vagarem como nuvens – é assim que funciona

Como um dos exercícios clássicos para iniciantes, gostaria de explicar a você a respiração consciente com mais detalhes. O que considero um exercício maravilhoso é chamado de ” deixar os pensamentos fluírem como nuvens “. Com ele, você pode, de forma consciente, mas fácil, criar pequenos momentos de atenção plena na vida cotidiana. O que você precisa fazer para isso? Demore 5 minutos (é melhor definir um despertador) e desligue todas as fontes potenciais de interferência. Assuma uma postura estável e ereta, mas também confortável. Se quiser, fique à vontade para fechar os olhos. Concentre sua atenção apenas em sua respiração, sem alterá-la.

Isso me ajuda a focar em um lugar onde posso sentir minha respiração bem, como os altos e baixos da minha intuição. É importante que você permaneça com a respiração com toda a atenção – respiração a respiração.

Eu sei que não é fácil. E que não demorará muito para que os pensamentos venham à sua mente, você salta sobre eles e os segue. Talvez você esteja pensando em algo ou já esteja planejando o dia seguinte; você também pode estar se perguntando o que este exercício deve fazer por você. Observe isso de uma maneira amigável e interessada (“Oh, há outro pensamento. Interessante.”), Mas então, conscientemente, volte à sua respiração (“Agora estou prestando atenção à minha respiração”). Não quebra a perna quando você percebe que seguiu tal pensamento, pelo contrário. Os pensamentos que surgem enquanto você observa com atenção sua respiração são uma chance de treinar e fortalecer seus músculos de atenção plena (“retornar à respiração”). Continue voltando a sentir conscientemente sua respiração e você estará de volta ao aqui e agora.

Observe seus pensamentos irem e virem sem segui-los. Deixe-os passar como nuvens no céu. Você verá como eles se sairão se você não fizer nada com eles. Quando os cinco minutos acabarem, pare o exercício, abra os olhos e perceba o que está à sua volta novamente. Se quiser, fique à vontade para se mexer.

Integre a atenção plena na vida cotidiana

Além de exercícios como esses, nos quais você conscientemente reserva um tempo para treinar sua atenção plena, também pode incorporá-los facilmente à sua vida cotidiana. Como? Fazendo certas coisas do dia a dia muito conscientemente. Aqui eu tenho dois mini exercícios como sugestões para você

“A bênção da água”

Este exercício é sobre estar conscientemente atento durante o banho. Você sabia que a pele é o maior órgão do seu corpo? Ele está conectado a todos os órgãos internos por meio dos tratos nervosos. Independentemente de você tomar banho cedo ou tarde, morno ou frio, o importante é que você apenas fique com sua atenção durante o banho e não planeje o resto do dia. Para ajudar um pouco, juntei algumas perguntas que você mesmo pode responder:

– Como se sente quando a água toca sua pele?
– O que muda se você deixar a água esfriar ou esquentar lentamente?
– Que reações você pode sentir?

“A meditação da escova de dentes”

Escovar os dentes também é uma atividade que você pode realizar conscientemente. Porque você faz isso regularmente de manhã e à noite. Sempre que você começar a escovar os dentes a partir de hoje, preste atenção nisso. Já não pense nas tarefas que estão esperando por você no escritório. Nem mesmo coisas boas que desviam sua atenção da escovagem dos dentes.

Espero ter sido capaz de fornecer alguns exercícios inspiradores com os quais você possa descobrir mais sobre o seu piloto automático e fortalecer sua atenção plena. Claro, eu não apenas os apresentei para que você conheça os exercícios agora. Idealmente, você deve usá-los regularmente.

Portanto, sua tarefa é: Reserve cinco minutos todos os dias durante a próxima semana para praticar a respiração consciente. E faça pelo menos uma tarefa diária de forma consciente e consciente. Essas poderiam ser as duas atividades que proponho; mas você pode considerar outros (como engomar 😉)

Estou ansioso por suas experiências e percepções! É por isso que ficaria feliz se você me contasse em um comentário. Como você está com os exercícios? Eles foram difíceis ou funcionou maravilhosamente bem? Você vê algum progresso em termos de atenção plena e, em caso afirmativo, como isso está se mostrando?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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