Mulher na praia

Como a corrida ajuda no bem estar

Já escrevi incontáveis ​​artigos sobre atenção plena, autocuidado e bem-estar. Até agora, um aspecto foi negligenciado: o movimento. Impossível, pensei comigo mesmo. Afinal, os exercícios têm muitos efeitos positivos no seu bem-estar, no seu nível de estresse e na sua saúde. É por isso que pedi a Lisa Jöhren para escrever um artigo convidado. Ela é uma treinadora de resiliência para mulheres autônomas e está treinando para ser uma terapeuta de corrida. Eu queria saber com ela o que significa “corrida consciente”, como podemos usar a corrida consciente para aumentar nosso bem-estar a longo prazo e, acima de tudo, como podemos superar nosso eu mais fraco.

Mindfulness e treinamento de corrida? Pode ser conectado muito bem!

Muitas vezes acontece assim na vida cotidiana: Você corre o dia todo e fica cansado e quebrado à noite.

Talvez você já tenha tentado se jogar de qualquer maneira. Talvez você até tenha começado (esportes e corrida são saudáveis, afinal!) E talvez você tenha se sobrecarregado tanto com suas próprias exigências que desistiu de correr após um curto período de tempo ou nunca superou suas boas intenções.

Você não está sozinho com isso!

Mas por que muitas pessoas acham fácil desfrutar de uma caminhada, mas não correr?

Estou dizendo que é o foco.

  • Enquanto, aos nossos olhos, só a caminhada já nos faz sentir bem, muitos vêem a corrida como um meio para um fim.
  • Finalmente alcance a “figura do biquíni”.
  • “Deve” fazer algo pela sua saúde.
  • Alcance o melhor desempenho esportivo.

Mas, assim como ao caminhar, nada precisa ser feito correndo!

Mulher com autoestima
Mulher com autoestima

Nossas vidas nem sempre precisam ser sobre metas e desempenho.

Pelo contrário: orientação de desempenho muito forte e treinamento excessivo até mesmo diminuem os efeitos positivos para a saúde em um nível físico e psicológico ou se transformam no oposto.

Correr pode ser um esporte maravilhosamente relaxante, se não for outra lista de tarefas que está nos pressionando.

E vou te dizer uma coisa: você ainda pode ter saúde, boa forma e uma figura mais firme.

A propósito.

Ande atentamente

Como você provavelmente sabe, a atenção plena é uma chave essencial para o relaxamento e o bem-estar.

E você pode transferir maravilhosamente a atenção plena para a corrida:

  • Quando você está atento, você fica no aqui e agora e vê seu caminho como a meta.
  • Você não precisa se preocupar com seu desempenho de corrida ou os resultados que obtém.
  • Em vez disso, pergunte-se: “O que esse movimento faz por mim e por meu ser interior? O que ela está fazendo comigo e com meu bem-estar físico e mental? “

Correr atento significa (re) desenvolver um sentimento por si mesmo.

Pelo que é bom para você, mas também por comportamentos que afetam negativamente seu humor e seu corpo. Nesse sentido, correr é puro autocuidado.

Na vida cotidiana estressante, você pode muitas vezes se esquecer de sentir dentro de si mesmo, de ouvir a si mesmo e ao seu corpo. Pode acontecer que você nem perceba o quanto seu corpo e sua mente ficariam felizes em se exercitar, mesmo depois do trabalho, quando você está realmente cansado.

Felizmente, o cansaço noturno não é um obstáculo quando você corre com atenção, porque a velocidade e a distância desempenham um papel secundário.

A questão aqui é que você ande devagar e observe o que está acontecendo dentro de você.

Você ouve e sente sua respiração, seus movimentos e conscientemente percebe a natureza.

Especialmente agora, na próxima primavera, é claro que isso é particularmente bom:

  • O delicado verde claro das folhas
  • os primeiros primeiros a florescer
  • o chilrear dos pássaros
  • os raios do sol em sua pele.

Cada passo que você dá, consciente e lentamente, acalma sua mente. No final, você se sentirá revigorado e relaxado e nem um pouco cansado.

Regras incomuns
Regras incomuns

Finalmente aprender a andar e ficar com ele? É assim que funciona

Como você pode aprender a andar de maneira consciente?

Em primeiro lugar, preparando-se mentalmente: Pegue uma caneta e papel e pergunte-se o seguinte:

  • Meu corpo poderia se exercitar um pouco mais? Seja honesto com você mesmo.
  • O que eu quero experimentar ao correr? Pinte-o lindamente em todas as cores.
  • Como eu poderia integrar unidades de corrida curta em minha vida cotidiana? Encontre e crie janelas de tempo realistas. Insira as datas de execução em seu calendário.
  • Como vou me recompensar? Escreva um diário de corrida e documente como você se sente. Você ficará surpreso com a rapidez com que poderá notar o sucesso em seu bem-estar!
  • Quais desculpas eu não aceito mais a partir de agora? Prometa a si mesmo que você não vai mais se esconder atrás de explicações frágeis.

Treinamento de corrida para iniciantes: dentro

Repetidamente, noto que há um grande bohei feito sobre treinamento de corrida para iniciantes.

Na minha opinião, isso não é apenas supérfluo, mas também contraproducente.

Assim como caminhar, correr é uma forma natural de movimento para a espécie humana.

Também não fazemos planos para nossas caminhadas, apenas marchamos para nos divertir.

Acho que os iniciantes são aconselhados a adotar uma abordagem lúdica para correr. Como crianças. As crianças correm ora rápido, ora devagar, trotam, correm e depois caminham bem devagar – completamente sem segundas intenções, simplesmente seguindo seus instintos. Você pode imitar isso como um adulto e, assim, aumentar automaticamente o seu condicionamento físico.

Como sei que nem todo mundo faz isso: é fácil para todos e muitos querem um plano como orientação e segurança, tenho um plano de treinamento muito simples e eficaz para iniciantes: dentro para você.

Plano de treinamento

Com este plano, não importa quão longe ou quão rápido você corre. Os intervalos de tempo para seções de corrida e pausas para caminhada podem ser lidos em um relógio de pulso ou você pode baixar um aplicativo de cronômetro para o seu celular, no qual você pode definir diferentes intervalos de tempo.

Corra de uma forma que você sempre se sinta desafiado em todos os momentos. Se você acha que está prestes a parar agora, vá um pouco mais devagar. Então está exatamente certo.

Você deve se sentir confortável e relaxado após o treino.

Conduzindo o treinamento: é assim que você executa com mais cuidado

Antes mesmo de sair de casa, reserve alguns minutos para fazer uma pequena varredura corporal, sentindo seu corpo da cabeça aos pés.

  • Como está seu corpo Solto ou tenso? Está beliscando em algum lugar?
  • Inspire e expire profundamente e com calma. Você sente como sua parede abdominal sobe e desce bem?
  • Imagine se livrar da tensão do dia a cada expiração.

Agora pense sobre a intenção com a qual deseja iniciar sua corrida hoje.

Isso é importante para não começar a correr com toda a agitação do dia a dia. Pergunte a si mesmo:

  • O que é importante para mim hoje?
  • No que eu quero me concentrar?

Faça sua intenção positiva. Por exemplo, diga: Eu quero estar curioso hoje e observar o progresso da primavera.

Não se apresse em sua porta imediatamente.

  • Inspire e expire profundamente, sinta a temperatura em sua pele, perceba o que está ao seu redor e comece a dar passos fáceis.
  • Ande os primeiros metros para se aquecer lentamente e encontrar um ritmo respiratório confortável.
  • Sinta-se à vontade para alongar, alongar e girar os ombros. Assim como está fazendo bem a você agora.
  • Deixe toda a tensão da vida cotidiana para trás a cada passo. Este é o seu momento de se sentir bem agora.

Enquanto você começa a trotar lentamente, você pode focar sua atenção.

Esteja ciente de seus arredores, dos sons, cheiros e do subsolo sob seus pés. Quando sua mente divagar, simplesmente volte a perceber o que está ao seu redor e seu corpo. Você também pode se concentrar em uma coisa de cada vez, por exemplo, B. inicialmente apenas na natureza do caminho sob seus pés. Talvez da próxima vez você queira definir um foco diferente e, por exemplo, B. Perceba ruídos.

Assim que você voltar para casa, sinta-se dentro de si novamente e repita a varredura corporal curta.

Como você está se sentindo? O que mudou? Você conseguiu seguir sua intenção?

Agradeça a si mesmo por dedicar um tempo para si mesmo e permita-se alguns minutos após a chegada para anotar em um diário como você se saiu:

  • Como você se sentiu?
  • O que você assistiu
  • Que pensamentos você teve?
Mulher cheia de confiança
Mulher cheia de confiança

Aproveite suas corridas

Lembre-se: correr atentamente é como caminhar, sobre descanso, relaxamento e prazer.

Comparerite, pressão para realizar e exigências excessivas não têm lugar aqui!

Mesmo que esse tipo de corrida pareça tranquila e relaxada, pode ser o primeiro passo para sua nova vida.

A coisa com o bastardo

Se você leu até aqui, espero tê-lo convencido a tentar uma caminhada consciente.

Mesmo assim, pode haver momentos em que você não consiga dar uma volta no parque.

Flutuações na motivação são normais, todo mundo as tem e há várias boas razões para isso.

Em primeiro lugar, o estresse geralmente leva à falta de impulso e a um conflito interno com esse novo hábito de desejo – popularmente conhecido como o ” bastardo “. Se você se sente exausto e esgotado, tem mais necessidade de descansar e, portanto, prefere ir com calma. É muito natural.

Em segundo lugar, pode ser que você nem mesmo tenha certeza de que consegue fazer uma caminhada consciente e que não esteja se envergonhando por aí. Talvez você tenha uma biografia de esportes repleta de memórias e sentimentos negativos.

  • Será que você sempre foi a última pessoa a ocupar o cargo em educação física a ser eleito para o time?
  • Ou talvez você saiba correr no campo de esportes apenas com a língua de fora e uma dor ardente no diafragma?
  • E talvez para você correr só esteja ligado ao desempenho e à pressão e você nem imagina que deveria ser de outra forma?

O eu mais fraco é uma parte de você, seu próprio diálogo interno, por assim dizer. Você pode aprender muito sobre si mesmo se trabalhar com ele em vez de se julgar.

Seu bastardo realmente tem boas intenções com você.

Ele quer salvá-lo de fazer algo novo e desconhecido. Porque ele ainda não sabe que vai dar certo.

  • Se você se sentir exausto, ele gostaria que você se sentisse melhor imediatamente.
  • Se você está preocupado em ficar envergonhado, ele quer que você fique seguro em casa.
  • Somente quando você mostrar a ele, por meio da prática regular, que o movimento é um hábito muito bom, ele se recostará e relaxará.

Até então, você pode trabalhar em seu novo hábito e aqui eu reuni minhas melhores dicas para você:

  1. Preste atenção ao seu idioma! Diga: “Vou correr!” Ou “Agora sou um: e corredor: dentro!”. Você realmente é! A espécie humana é um: e runner: in.
  2. Programe datas fixas para suas corridas com um buffer de tempo no calendário.
  3. Imagine como você fica desapontado quando seu: e melhor: e amigo: pensa em você por um curto período de tempo. Portanto, não faça isso com você mesmo. O efeito é o mesmo.
  4. O ideal é que você sempre execute suas corridas ao mesmo tempo (por exemplo, à noite às 17h30), exatamente após uma determinada atividade (por exemplo, imediatamente após fechar seu laptop no final do dia) ou antes de uma determinada atividade ( por exemplo, antes do café da manhã)
  5. Vista seu equipamento esportivo e saia, mesmo que ainda esteja discutindo e discutindo consigo mesmo. Quando estiver pronto para passar pela porta, você também pode dar alguns passos.
  6. Lembre-se de que você não precisa fazer nada agora. Você pode se mover agora. Você finalmente tem tempo para si mesmo. E você pode respirar fundo.
  7. Se não der certo, não jogue no grão. Não é uma perna quebrada! Comece imediatamente de onde parou.
mulher no sol
mulher no sol

Andar atento é um hábito fundamental

Esse tipo de corrida pode parecer apenas uma mini-etapa para você. Mas não é!

Afinal, o exercício regular é o que se denomina um hábito fundamental.

Muitos pequenos sucessos se acumulam no longo prazo para resultados diferentes: por exemplo, para melhor relaxamento, maior concentração, um metabolismo (hormonal) mais equilibrado, melhor sono, apetite mais saudável e muito mais.

Os hábitos-chave irradiam para outras áreas da vida e, antes que você perceba, um estilo de vida de bem-estar mais agradável segue automaticamente. A corrida consciente não é apenas uma boa estratégia de enfrentamento para lidar com o estresse, mas também uma melhoria holística da qualidade de vida.

Estás dentro? Vamos!

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