Como acreditar mais em você mesmo

Você quer perder peso, mas apesar dos exercícios e da mudança na dieta, a balança conspirou contra você? Você realmente quer mudar de emprego, mas recebe uma rejeição após a outra? Você tem a sensação de que sempre há 1 passo para frente e 3 passos para trás? É frustrante e exaustivo. Em momentos como esse, é difícil acreditar em si mesmo e se manter motivado. Se você está prestes a desistir, leia este texto. Vou compartilhar 5 dicas com você para ajudá-lo a perseverar e acreditar em si mesmo

1. Acredite em si mesmo com otimismo saudável!

“Quer você pense que pode ou não pode, você definitivamente estará certo” – Henry Ford

Para atingir seu objetivo, é importante que você esteja convencido de que pode fazê-lo. Se você for cético antecipadamente, será muito mais difícil alcançar o sucesso.

Nós, psicólogos, chamamos esse fenômeno de “profecia autorrealizável”: se você está convencido de que algo não vai funcionar, essa expectativa inconscientemente influencia seu comportamento de forma negativa.

A profecia autorrealizável usando o exemplo de candidatura a um novo emprego

Em primeiro lugar, você está altamente motivado. Você lê anúncios de emprego, formula cartas de candidatura e descobre mais sobre a empresa antes da entrevista.

Mas então você receberá novas rejeições semana após semana. O mais tardar após a quarta devolução dos seus documentos começará a ter dúvidas: “O que estou a fazer de errado? Isso ainda vai acontecer com o novo emprego? “

Você percebe como está se tornando cada vez mais difícil acreditar em si mesmo. Como resultado, você pode procurar cada vez menos por novas vagas porque não está mais convencido de que realmente existe um emprego adequado para você.

Na sexta entrevista, você espera com antecedência ser rejeitado novamente. Você se abstém de se encorajar de antemão porque acha que, de qualquer maneira, isso não faz sentido.

Como resultado, a aparência de sua linguagem corporal na conversa reflete sua insegurança e expectativas negativas: você não se senta mais tão ereto, talvez sorria menos do que nas conversas anteriores.

Então a outra pessoa tem uma imagem pior de você e o rejeita. Com isso, você se sente confirmado em seu pensamento. Seu crítico interno estava certo.

Sua profecia se tornou realidade.

Você percebe: seu pensamento é um fator importante para o seu sucesso. Se você quer atingir seu objetivo, não deixe que a dúvida o afaste de uma atitude otimista e controle seu crítico interior. (Leia 9 dicas de especialistas aqui para ajudá-lo a fazer isso.)

Menina alegre
Menina alegre

Quando a decepção com um contratempo se transforma em ruína?

Não me entenda mal: é absolutamente normal ficar desapontado e talvez triste no início após um cancelamento. Você teve uma experiência negativa. É perfeitamente normal prestar atenção e compaixão às suas emoções negativas emergentes .

No entanto, esses sentimentos negativos não devem afetar suas expectativas para a próxima tentativa de aplicação. Procure manter uma positividade saudável para não perder a fé em si mesmo!

Se você está se perguntando como pode olhar para o futuro com confiança, continue lendo aqui .

2. Acredite em si mesmo por meio da visualização – Imagine seu melhor cenário!

Você pode saber que: Freqüentemente, temos todos os tipos de cenários de desastre em nossas cabeças, o que dá errado, como falhamos e como nos sentiremos mal.

Já descobrimos o pior caso com muita precisão.

Por exemplo, nos concentramos principalmente em garantir que essa tentativa de perder peso também não funcione, que o número de nossos pãezinhos de bacon permaneça constante ou até mesmo aumente e que nossas marcas de celulite fiquem um pouco mais profundas.

Temos imagens em nossas cabeças que não “acreditam em você” na conta, mas pagam na conta “abandonar”.

Para tornar mais fácil para você atingir seu objetivo, continue confrontando sua cabeça exatamente com o oposto. Deixe o melhor caso correr em sua mente como um comercial recorrente na televisão. Seu cérebro precisa saber exatamente o que você deseja alcançar, a fim de compreender o quão relevante e importante é o objetivo para você.

O princípio da visualização

Para visualizar algo inicialmente não significa nada mais do que imaginar visualmente algo que atualmente não é ou ainda não é realidade. É melhor ser o mais específico possível.

Vamos imaginar que você queira perder alguns quilos porque não se sente mais bem com seu corpo.

Feche os olhos e experimente …

1. … apresente seu objetivo da forma mais concreta possível:

por exemplo, como deve ser o seu reflexo? Qual calça você quer vestir? Como você se sentirá quando alcançar a meta? O que você vai fazer então Como você vai fazer isso?

e

2. … para mostrar claramente o caminho até lá:

Por exemplo, quando, com que frequência e por quanto tempo você pratica esportes? Que exercícios você faz A que horas e o que você come? Como você age quando seu bastardo é enorme? Imagine-se comendo algo saudável, mesmo quando tudo em você clama por chocolate.

Você pode fazer este exercício, por exemplo, logo de manhã depois de se levantar, à noite antes de dormir ou no trem a caminho do trabalho.

Pense no melhor caso com a maior freqüência possível. Isso ajuda seu cérebro a ver os caminhos. Novas conexões nervosas são feitas para o comportamento que realmente o ajudará a atingir seu objetivo. Se você repetir repetidamente em sua cabeça como é bem-sucedido e atingir seu objetivo, será mais fácil agir de acordo.

Menina feliz
Menina feliz

3. Diário de sucesso – você já conquistou mais do que imagina!

Não apenas tendemos a imaginar o pior caso melhor do que o melhor, mas também tendemos a nos concentrar mais nos fracassos anteriores, nossa incapacidade e fracasso, do que nos sucessos.

Vamos ilustrar tudo com um exemplo:

Você vem tentando diminuir seus níveis de estresse há semanas. Repetidamente, você planeja intervalos para você mesmo. Mas então aparece alguém que precisa de algo de você “agora mesmo”. Você sente que seus esforços são em vão porque sempre surge alguma coisa. Ontem você não voltou ao esporte e hoje a pausa para o almoço não voltou a ser muito relaxada. A conseqüência lógica: você não acredita mais que será feito para lidar com o estresse.

Principalmente quando as coisas não funcionam como um relógio, você precisa se concentrar nas coisas que já estão indo bem para continuar acreditando em si mesmo.

Sim, talvez o intervalo para o almoço não tenha sido tão relaxado quanto o esperado. Para isso, você tentou um ritual matinal pela primeira vez hoje. Você reservou 10 minutos só para você logo depois de se levantar.

Sim, talvez você não tenha feito exercício novamente hoje. Você poderia usar o trajeto de volta para casa para cantar alto no carro e rir de si mesmo.

Para facilitar esse “treinamento de foco”, pode ajudá-lo a encontrar um ponto fixo no tempo em que você pensa sobre tais sucessos e algum tipo de ritual com o qual você faz isso.

Manter o foco certo com um diário de sucesso

Por exemplo, tire 2 minutos antes de dormir. Pegue uma página em branco do seu bloco de notas e anote os sucessos que você já alcançou desde o início do seu projeto. Certifique-se também de anotar quais de suas habilidades o ajudaram ou quais de seus pontos fortes você usou para conseguir isso.

Você percebe: você já alcançou mais do que imagina!

E outro ponto positivo deste exercício: você tem seus sucessos anteriores em preto e branco. Se você quer desistir ou não acredita em si mesmo, você pode sempre puxar e ler o que foi escrito.

Pense nisso como faria com seu telefone celular:

Quando a bateria está acabando e a mensagem “Bateria quase vazia” aparece no visor, você está carregando. E se mais e mais pensamentos negativos surgirem e você quiser desistir, pegue seu diário de sucesso e leia. Reabasteça sua bateria com fé em você mesmo.

4. Faça uma troca – use a comunidade para atingir seu objetivo!

Freqüentemente, tendemos a nos banhar sozinhos em nossa frustração e transformar o carrossel de pensamentos em pleno andamento, em vez de trocar ideias . Não queremos ser um fardo para nossos amigos ou estragar seu bom humor com nossos problemas.

Mas conversar com outras pessoas lhe daria a oportunidade de receber apoio de duas maneiras diferentes:

  1. Você tem a chance de se livrar da frustração: você pode dar espaço à sua decepção e contar aos seus amigos sobre as falhas. Eles podem estar ao seu lado para confortá-lo. Você também pode pedir-lhes que lhe dêem coragem antes de uma importante entrevista de emprego, por exemplo, e que apelem para seus pontos fortes.
  2. Obtenha alguns conselhos de seus amigos: Você pode pedir-lhes que dêem uma olhada em seu aplicativo. Talvez eles tenham algumas dicas valiosas. Você também pode praticar sua entrevista com eles. Eles podem ter recomendações para certas formulações ou roupas adequadas.

Pedir ajuda não é fraqueza!

Se você não tem alguém a quem pedir conselho ou se sente desconfortável com isso, procure alternativas. Seja uma educação complementar ou um curso no qual você se cercará de pessoas que pensam como você. Um curso de autoajuda ou um número de telefone para preocupações ou conselhos. Existem tantas alternativas aqui conosco.

Não importa que tipo de suporte você está procurando, certifique-se de entender do que se trata antes de cada conversa. Você gostaria de apoio emocional (“ser confortado”, “ser capaz de se jogar para cima”, “obter vento de cauda e incentivo”) ou precisa de uma dica prática muito específica ?

Quando você tem certeza do tipo de ajuda de que precisa, pode pedir exatamente isso ao conversar com amigos ou outras pessoas.

Portanto, você não recebe conselhos bem-intencionados sobre onde apenas quer contar. Ou dicas concretas em vez de palavras reconfortantes que podem não ajudá-lo.

Talvez mais uma dica: se você conversar com pessoas sobre seus problemas que têm uma mentalidade negativa, há uma grande probabilidade de que a conversa se transforme em um lamento bilateral.

Para manter o foco do conteúdo da conversa positivo e de acordo com o aspecto de “acreditar em você mesmo”, escolha com atenção a sua pessoa de contato.

moça feliz na natureza
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5. Exercite a paciência – coisas boas levam tempo!

“A grama não cresce mais rápido se você puxá-la.” Esse ditado lhe parece familiar?

Temos a tendência de definir nossas expectativas muito altas. Não adaptando nossos desejos a uma implementação realista. Queremos tudo de melhor. Agora mesmo!

Mas alcançar um objetivo definido requer paciência. Por exemplo, se você quiser perder peso, não funcionará durante a noite. Você precisa de persistência e disciplina.

O problema é que a maioria de nós está se preparando para uma corrida. E não a maratona.

Como subestimamos completamente todo o percurso, a maioria deles está totalmente super motivada no início. Refeições saudáveis ​​são preparadas na hora, toneladas de vegetais são comprados, ervas frescas, receitas são procuradas, a roupa esportiva é arrumada e nas primeiras semanas é hora de praticar esportes – aconteça o que acontecer.

Mas depois de um tempo você fica sem fôlego. A motivação é menor porque o verdadeiro sucesso ainda parece tão distante. Você desacelera e – falando figurativamente – para em algum ponto. Porque você não está mais no clima, não está mais motivado.

Então, o que você precisa é de duas coisas:

  1. Saber que está tudo bem, que as coisas levam tempo. Você pode acreditar em si mesmo porque não é um sinal de seu fracasso que vai durar. É um sinal de que é um grande objetivo.
  2. Você deve entender que se você conseguir fazer TODOS os dias – não importa o quão pequeno seja – que contribua para o seu objetivo, você não perderá a fé em si mesmo. Você não precisa estar motivado para fazer isso.

O mais importante é: você entra em ação

Se você está se perguntando como pode sair do sofá sem motivação, tenho uma ótima ideia para você: a regra dos cinco segundos !

Pergunte a si mesmo quantas vezes você não fez algo porque parou de fazê-lo pensando e refletindo?

Mel Robbins descreve em seu livro que, depois que um pensamento surge em sua cabeça, você tem uma janela de tempo de 5 segundos para implementar essa ideia. Se você não fizer isso imediatamente nesses 5 segundos, você não fará nada.

Aplicado à realização de seus objetivos, isso significa: Faça uma contagem regressiva a partir de 5 e comece!

Porque depois desses 5 segundos seu cérebro começa a inventar todo tipo de desculpa para você não fazer exercícios ou subir escadas agora.

O truque é começar antes de chegar lá.

Não tem vontade de cortar uma salada? Conte regressivamente de 5 a 1 para se levantar e começar.

Não tem vontade de fazer Pilates? Conte regressivamente de 5 e em 1 você se levanta, se veste e segue seu caminho.

Não tem vontade de subir escadas? Conte regressivamente de 5 e em 1 para virar as costas para o elevador e subir o caminho.

Saia e comece!

Comece a fazer e faça isso todos os dias. Então você alcançará seu objetivo – não importa quanto tempo leve e quantos contratempos demore. Coisas boas levam tempo! E você vai recuperar a fé em si mesmo aos poucos.

Sinta-se à vontade para escrever nos comentários: Você já teve problemas em “acreditar em si mesmo” e estava prestes a desistir? Se sim, como você conseguiu resistir?

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