Como ajudar o corpo contra os sinais de estresse

Sexta-feira, 16h30, depois do trabalho – mas você não tem vontade de ir a nenhuma festa. Você se sente exausto e exausto da semana e só quer seu descanso. Mas de alguma forma você não pode realmente descer. Repetidamente, você surge com coisas que deve fazer com urgência. Você também tem dor de cabeça e está desequilibrado apesar dos dias inteiros. Isso soa familiar para você? Então, seu corpo está enviando sinais de alerta muito claros de que você está passando por muito estresse. E você deve estar atento a isso, porque seu corpo não é apenas o pré-requisito necessário para enfrentar o dia a dia, mas acima de tudo seu melhor amigo.

O que o estresse está fazendo com você?

Para dominar a vida cotidiana com todas as suas tarefas e demandas, você precisa de diferentes quantidades de energia. Dependendo se você está sentado em sua mesa ou correndo pelo parque, isso estará disponível em quantidades suficientes.

Até agora tudo bem.

No entanto, seu corpo precisa de mais energia em fases particularmente estressantes. Para atender à necessidade crescente, ele libera mais cortisol, o hormônio do estresse. Isso mobiliza mais força e garante que você possa lidar com o esforço. Uma grande coisa que também ajudou nossos ancestrais na Idade da Pedra – lutar ou fugir.

Graças ao hormônio do estresse, você está absolutamente pronto para agir e até mesmo para se superar. Você não precisa mais caçar mamutes, mas o cortisol ainda desempenha um papel importante. Especialmente para ativações de curto prazo, por exemplo, em uma apresentação importante no trabalho ou quando você está fazendo um discurso no casamento do seu melhor amigo, isso ajuda você a ter um bom desempenho, fornecendo energia suficiente.

Se você quiser aprender mais sobre os lados positivos do estresse e desenvolver uma mentalidade de estresse positiva, leia este artigo .

Muito estresse pode prejudicar seu corpo

Se o estresse persistir por um longo período de tempo, ele pode ter consequências negativas para você e seu corpo.

O estresse crônico prejudica sua saúde, enfraquece seu sistema imunológico e, no pior dos casos, pode levar ao esgotamento ( aqui você encontrará 5 descobertas científicas sobre as consequências do estresse para seu corpo e sua saúde). Isso é especialmente verdadeiro se, além de muito estresse, você também tiver poucas oportunidades de relaxamento e regeneração . Isso muitas vezes anda de mãos dadas, porque quem quer dar um passeio após um longo dia de trabalho ou fazer um exercício de respiração no meio da azáfama da vida cotidiana ?

Portanto, você está prestando um péssimo serviço a si mesmo se forçar seus limites e ignorar os sinais de alerta por meses ou anos.

Pelo contrário: conhecer a si mesmo e seus próprios limites e prestar atenção aos sinais de alerta desde o início é o pré-requisito mais importante para se manter saudável e forte. Mas é mais fácil falar do que fazer. Como você sabe que está sob muito estresse?

moça triste
moça triste

Reconhecer os primeiros sinais de alerta de estresse excessivo

Seu corpo é seu amigo e, portanto, não o deixa cair cegamente em sua “infelicidade”. Em vez disso, ele envia sinais de alarme que devem dizer muito claramente: “Pare. Está ficando muito para mim agora. Por favor, faça algo diferente. “

Esses sinais são sinais claros de muito estresse e maldade

  • que você deve relaxar e se regenerar agora,
  • ou que certas competências devem ser ativadas para ajudá-lo a resolver o problema.

Você pode ler sobre tudo o que vem junto na planilha que preparei para você.

Como você pode ver, o estresse tem efeitos muito diferentes. É por isso que é importante que você observe a si mesmo. Esta é a única maneira de perceber quando você mesmo está estressado.

Elaborei algumas declarações que devem ajudá-lo a reconhecer o quão estressado você está e a decifrar corretamente os sinais de alerta do seu corpo.

Qual é o seu nível de estresse?

Se as seguintes afirmações se aplicarem a você, seu eixo de tensão provavelmente está funcionando a toda velocidade:

  • Muitas vezes me sinto exausto e exausto à noite.
  • Embora esteja cansado , não durmo bem .
  • No trabalho, tenho dificuldade para me concentrar e muitas vezes fico vagando mentalmente.
  • Eu me sinto vazia e queimada por dentro.
  • No fim de semana, não sinto muita vontade de ficar com amigos ou família.
  • Eu realmente não consigo desligar .
  • Mesmo as coisas que eu gostava são demais para mim hoje.
  • Estou tenso e continuo cerrando os dentes.

Você se reconhece nas declarações? Então, isso pode ser um sinal de que você está tendo muito estresse no momento. Se você quiser saber como classificar e lidar melhor com seu estresse, dê uma olhada neste artigo . Lá eu preparei 3 perguntas psicológicas com as quais você pode reconhecer o que exatamente está te estressando, como você pode perceber melhor suas luzes de advertência e o que você pode fazer para reduzir seus níveis de estresse.

Talvez você também esteja vendo outros sinais de alerta em você mesmo? Como eu disse: a reação ao estresse difere de pessoa para pessoa. É ainda mais importante que você conheça seus sinais de alerta individuais e ouça seu corpo.

É assim que você pode saber se está sob muito estresse

Para que isso funcione, gostaria de dar mais algumas dicas sobre como você pode perceber na vida cotidiana se está (muito) estressado.

mulher triste
mulher triste

Ouça para dentro

Pare por um momento. Como você está e como está se sentindo agora? Você está exausto? Tenso? O que você precisa? Você está com fome ou com sede? Você precisa de uma pequena pausa? Precisa de companhia ou de descanso? Quer sair e fazer um bom treino ou quer colocar os pés para cima no sofá? Estas são perguntas simples, mas você ficará surpreso com o efeito que têm. Leia este artigo se quiser saber mais sobre como identificar suas próprias necessidades. Porque só então você pode agir de acordo.

Documente o seu humor

Se não é tão fácil para você ficar se lembrando de ouvir para dentro, por que não programar um despertador para o seu celular. Sempre que ele ligar (por exemplo, a cada duas horas), escreva como você está se sentindo em um pequeno caderno. Você pode avaliar seu humor em uma escala de 1 a 10 ou apenas anotar algumas palavras-chave. Como é mais parecido com você. Graças a este método de estruturação, você tem uma boa visão geral do seu bem-estar e também de quando você está (particularmente) estressado.

Observe a si mesmo e crie sua luz de estresse pessoal

Eu também tenho minha própria dica especial para você. Sempre me ajuda muito a visualizar as coisas. É por isso que criei uma planilha de luz de estresse para você   .

O semáforo de estresse deve ajudá-lo a desenvolver uma melhor percepção da sua fase amarela pessoal. Porque você não muda diretamente do verde para o vermelho, mas desliza lenta mas seguramente para a área vermelha.

Isso significa que tem havido sinais por um longo período de tempo de que o estresse está apenas saindo do controle:

  • Você começa a negligenciar coisas que são realmente importantes para você (por exemplo, amigos ou hobbies),
  • retire-se para o escritório, mesmo que sua porta esteja sempre aberta
  • ou reage mais rapidamente à irritação.
Para desenvolver uma melhor percepção dos seus sinais pessoais de estresse, o semáforo de estresse é exatamente a coisa certa!

Sua tarefa é, por um lado, reconhecer os sinais para sua fase amarela. Isso funciona melhor quando você pensa em uma situação em que percebeu que já está no meio da zona vermelha.

  • O que aconteceu antes
  • Que sinais de alerta podem ter sido de que você sabia o quanto está estressado?

Visto que a mudança de verde para vermelho é geralmente um processo gradual, é ainda mais importante conhecer seus sinais de fase amarela. Desta forma, você pode neutralizá-lo conscientemente. O que nos leva à etapa 2: aqui, você pensa em como pode voltar de amarelo para verde ou de vermelho de volta para verde.

  • Quais estratégias o ajudarão com isso?
  • O que regenera você e é bom para você?

Claro, você também pode adicionar informações gradualmente à planilha para ter uma noção cada vez melhor de seus sinais de estresse.

Pessoa triste
Pessoa triste

Dicas imediatas para ajudá-lo a reduzir seus níveis de estresse

Você pode estar se perguntando o que fazer quando perceber que está sob muito estresse? Uma pergunta absolutamente legítima, porque perceber o estresse é apenas o primeiro passo, claro.

Quero dar algumas dicas rápidas que podem ajudá-lo. Por favor, também dê uma olhada neste artigo . Lá, darei mais quatro dicas simples, mas muito eficazes, contra o estresse da mão.

Planeje pausas conscientemente .

E com isso não quero dizer quebras para mandar mensagem ao seu melhor amigo. Mas pequenas pausas regulares só para você. Feche o laptop. Pegue um pouco de ar fresco ou abra a janela e não faça nada por um momento. Ou levante-se brevemente e mova-se. Endireite as costas e estique o pescoço.

Cuide-se .

Essa dica sempre se aplica e é a base para todos os outros. Só você pode realmente saber como está indo agora. Portanto, você também pode cuidar melhor de si mesmo. Parece mais fácil do que é – eu sei. Mas ainda quero encorajá-lo a experimentar . Sinta-se e descubra o que você precisa para ficar bem. E se você sabe disso, então ouse implementá-lo. Ou como disse Marc Aurel:

“Olhe dentro de você. Existe a fonte do bem que nunca para de jorrar, a menos que você pare de cavar. “

Como diz o ditado?

O autoconhecimento é o primeiro passo para a melhoria.

O ditado pode parecer banal, mas há alguma verdade nele – e eu sei, me repito: apenas aqueles que se conhecem podem se defender e respeitar suas necessidades.

É por isso que é tão importante que você conheça seu próprio corpo e os sinais de alerta que ele envia quando você está sob muito estresse e, acima de tudo, que você aja de acordo. Portanto, agora pare um momento e ouça internamente. Como você está e do que você precisa agora?

Escreva-me nos comentários

  • Como você lida com o estresse no dia a dia?
  • Que sinais de alerta típicos você recebe do seu corpo? Como você sabe que está sob muito estresse?
  • Qual é a sua maneira favorita de relaxar e recarregar as baterias?

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