Mulher andando

Como aproveitar a vida ao máximo

“Como faço para aprender a aproveitar minha vida?”

Um leitor recentemente me fez esta pergunta. Essa é uma boa pergunta, porque em nosso dia a dia rápido e estimulante, mais e mais de nós parecem ter esquecido até certo ponto essa habilidade.

Você provavelmente sabe disso também: você corre de um compromisso para outro. Além do seu trabalho, você precisa colocar sua família, amigos e atividades de lazer sob o mesmo teto. Com toda a agitação, como você deve encontrar tempo para desfrutar plenamente sua vida?

Sejamos honestos. Nossa vida só vale a pena ser vivida quando também a curtimos, certo? Então, por que simplesmente não conseguimos fazer isso com prazer? E acima de tudo: como você consegue realmente aproveitar a vida?

Neste artigo, responderei a essa pergunta. Deixe-me explicar por que a indulgência é muito mais do que um banho à luz de velas. Quais 4 aspectos garantem mais diversão em sua vida. É claro que também darei dicas e truques muito práticos sobre como você pode incorporar imediatamente mais momentos de prazer à sua vida cotidiana.

Trabalhe antes do prazer.

Não posso simplesmente nadar agora. Ainda há muito por fazer! Depois de fazer todas as tarefas do trabalho, limpar a cozinha de casa, cuidar dos filhos e colocá-los na cama, recompenso-me com um banho quente. Mas só então.

Ou: tenho que dar tudo agora. Ainda posso engatar uma marcha e aproveitar minha vida quando finalmente conseguir a promoção que esperava.

Legal também: quando os filhos estão fora de casa e eu me aposento, aí eu aproveito muito a vida! Então só farei o que gosto!

Você se reconhece novamente?

Um equívoco comum que nos impede de aproveitar nossa vida é o pensamento de que primeiro temos que obter prazer . Uma voz interior nos diz que temos que trabalhar duro e trabalhar duro antes de podermos desfrutar.

Infelizmente, se você esperar o momento em que terá realizado tudo em sua vida, esperará em vão. Sempre haverá novas tarefas. Novos problemas que você precisa resolver. Ou novos objetivos que você deseja alcançar.

Portanto, se você é um daqueles candidatos que esperam ter mais tempo em algum momento e adiar o prazer deliberado em suas vidas para um ponto indefinido no tempo, então acabe com isso aqui e agora!

Pare de adiar a sorte o tempo todo . Sua vida está aí para ser aproveitada! E agora. Não em 3 meses. Nem em um ano. Não se você tiver uma promoção, e também não se você se aposentar. Agora. E sem você ter que merecê-lo.

amigas felizes
amigas felizes

O prazer é mais do que um banho à luz de velas ou um bom livro e uma xícara de chocolate.

Imagens como essas são provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você ouve a palavra prazer.

Isso também está OK. Se você se envolver totalmente nessas coisas e não tiver mil preocupações e pensamentos impedindo-o de desfrutar dessas atividades de bem-estar, elas são uma forma importante de prazer.

Mas eles não são, de forma alguma, a única maneira de aproveitar conscientemente a vida.

Aproveite sua vida: com esses quatro tipos de diversão, você terá sucesso

Fred Bryant e Joseph Veroff, dois professores de psicologia dos EUA, trataram da questão do que ajuda as pessoas a melhorar sua qualidade de vida e satisfação com a vida e se especializar em diferentes tipos de prazer (saborear).

Momentos de prazer podem se concentrar em coisas externas (o arco-íris no horizonte, a bela vista) ou dentro de você (o orgulho que você sente quando consegue algo). Você pode aproveitar algo agora (o maravilhoso praliné que derrete na boca), entregar-se a lembranças felizes (as últimas férias com seus entes queridos) ou ficar cheio de expectativa (depois de amanhã terei meu diploma no bolso) .

Todas essas coisas têm uma coisa em comum: quando você gosta de algo, você percebe conscientemente um momento belo e fortalecedor e saboreia plenamente os sentimentos positivos associados a ele.

Se olharmos mais de perto, existem quatro tipos diferentes de diversão que você pode convidar para sua vida. Deixe um filtro funcionar durante a leitura. Pergunte a si mesmo quais desses tipos de prazer você já integra bem em sua vida cotidiana? E quais você sente que estão aquém?

Sinta-se à vontade para pegar uma caneta e um pedaço de papel e classificar cada uma das quatro formas de prazer a seguir em uma escala de 1 a 10. 1 significa que você (quase) nunca experimenta a forma. 10 significa que você já está experimentando a forma correspondente com força suficiente em sua vida cotidiana e não vê mais nenhum potencial de melhoria.

amigos sorrindo
amigos sorrindo

1. Gratidão

Você pode ser grato por todos os tipos de coisas: por seu marido que espera por você com uma taça de vinho e sua refeição favorita após um dia cansativo. Pelo destino, porque enviou amigos maravilhosos ou filhos saudáveis. Ou pelo clima que a natureza ganha vida. Você pode ser grato a seus pais por darem sua vida a você.

Sentir gratidão cria momentos de prazer. Não importa se você é grato por algo grande e significativo como sua própria vida, seus filhos, um determinado trabalho, ou por um pequeno momento de felicidade, como os primeiros raios de sol após um período de chuva.

É dirigido para fora, porque você sempre é grato a uma certa pessoa, ou também ao destino, Deus, um poder superior ou como quiser chamá-lo.

Normalmente, você também está ciente de sua gratidão. Você pode refletir sobre eles e colocá-los em palavras. Afinal, você certamente cairia no pescoço de seu parceiro e diria obrigado se ele estivesse esperando por você com seu prato favorito em casa, não é?

Se você quiser saber mais sobre a gratidão e seus efeitos positivos sobre o seu bem-estar, consulte este artigo do blog .

2. Espanto e admiração

Imagine estar no topo de uma montanha alta e admirar a vista fantástica. Você anda pela cidade e pára por um momento para olhar o arco-íris que se formou no céu. Ou você pode caminhar pela floresta e observar as folhas balançando ao vento.

Essa forma de prazer tem a ver com a clássica sensação de “uau”. Você provavelmente sabe disso também. Você percebe algo de fora, seja a vista de tirar o fôlego ou a voz arrepiada de seu cantor favorito, e simplesmente aproveita o momento.

Você está então totalmente com a sensação que este momento lhe dá. Muitos pensamentos e palavras só irão distraí-lo. Portanto, como a maioria de nós, você provavelmente não tem muito a dizer em tais situações e se atenha ao típico “uau” ou “inacreditável”.

3. Tenha orgulho

Você se dá um tapinha no ombro quando você domina uma tarefa com louvor? Você realmente comemora depois de dar uma boa palestra? Você fica orgulhoso de si mesmo se reduzir seu tempo de corrida por um determinado período de tempo?

Faça isso porque vale a pena! O orgulho também é uma forma de prazer. Em contraste com as duas formas anteriores, é direcionado para dentro.

Claro, você só pode sentir orgulho se estiver ciente de seu desempenho. Então você precisa de sua percepção consciente e pensamento para que você perceba “ei, eu fiz algo ótimo aqui.” E se você estiver realmente orgulhoso, provavelmente não vai querer guardar isso para si mesmo. Pelo contrário. Você provavelmente gostaria de contar a todos sobre como você deu seu discurso com confiança ou vendeu sua ideia para seu chefe e ele se empolgou.

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Amigas juntas
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4. Desfrute sensualmente

O típico prazer de “Vou deixar o chocolate derreter na minha língua” não deveria faltar. Nem sempre precisa ser chocolate. Chocolate significa “desfrutar com todos os sentidos”. Você também pode fazer isso deitado na grama e deixar os raios quentes do sol acariciarem sua pele. Ou quando você sai de casa pela manhã e respira fundo algumas vezes para respirar o ar frio, fresco e revigorante.

Nestes momentos de prazer, sua experiência emocional é particularmente importante. Você se concentra com todos os seus sentidos na sensação que o chocolate, o sol ou o ar da manhã criam em você. Muitos pensamentos ou mesmo palavras destruiriam este momento.

Que estratégias você usa para trazer mais prazer para sua vida cotidiana?

Agora você aprendeu o que significa prazer e de que forma pode experimentá-lo.

Depois de avaliar a intensidade com que cada uma das quatro formas ocorre em sua vida cotidiana, pergunte-se agora: O que é mais provável que você esteja perdendo? Que tipo de prazer você quer promover, aumentar e focar mais? Não importa qual das quatro formas seja, você pode aproveitar sua vida mais intensamente com as três estratégias que agora estou apresentando a você.

1. Prolongue a sua experiência de prazer

Você pode estender facilmente uma experiência de prazer lembrando-se dela repetidamente e construindo conexões com outras experiências.

Por exemplo, relembre como você se sentiu quando recebeu seu diploma. Coloque-se de volta na situação em que caiu no pescoço de sua melhor amiga porque ela lhe deu ingressos para um show esgotado de sua banda favorita. Volte em sua mente para a praia cuja beleza o deixou sem fôlego. Ou experimente novamente os sabores que você pegou com a língua no jantar 5 estrelas do ano passado.

A propósito, essa estratégia funciona ainda melhor se você não apenas se lembrar dela, mas também contar a outras pessoas sobre ela.

2. Aprofunde a experiência de prazer

Você aproveitará mais a sua vida se eliminar as influências incômodas e perturbadoras. Desta forma, poderá perceber e guardar certos momentos (de gozo) de forma mais consciente.

Isso significa, por exemplo, que você não apenas engole sua comida enquanto verifica as novidades no Facebook ou Instagram. Mas que você guarde o seu celular enquanto come e, conscientemente, observe e desfrute de cada mordida. Que você tire os fones de ouvido enquanto caminha e admira a natureza ao seu redor.

Ou que você pode aproveitar plenamente o breve momento de orgulho ao concluir uma tarefa sem nem mesmo pensar na próxima tarefa. Por exemplo, você lidou bem com uma ligação importante de um cliente? Seu chefe elogiou você por seu comprometimento? Ou você apenas riscou outra tarefa da sua lista? Tenha orgulho de si mesmo! Permita-se desfrutar dessas “pequenas coisas”. Eles são extremamente significativos porque moldam a maneira como você lida consigo mesmo.

3. Prazer consciente

Desfrutar de algo conscientemente significa que você percebe e saboreia totalmente o momento. Tem muito a ver com atenção plena .

Por exemplo, em vez de correr para o ponto de ônibus enquanto sua mente já está ocupada com todas as tarefas que você tem que fazer no trabalho hoje, saia um pouco mais cedo e faça um desvio para apreciar a beleza da natureza. Aproveite o tempo ao ar livre. Você pode ouvir o chilrear dos pássaros. Ou o farfalhar das folhas ao vento.

Aproveite ao máximo os pequenos momentos de felicidade. Quando as primeiras gotas do banho calmante escorrem pela sua pele. Você dá o primeiro passo em seu apartamento aconchegante depois do trabalho.

Se aprender a valorizar as pequenas coisas e a ter consciência delas, logo perceberá que sua vida será muito mais bonita.

Você pode obter o mesmo efeito intensificador se compartilhar momentos de prazer com outras pessoas e, assim, vivenciá-los de forma ainda mais consciente. Afinal, comida deliciosa, excelentes vistas e uma sensação de realização são duas vezes mais agradáveis ​​quando você pode compartilhá-los com seus entes queridos, certo?

Amigas juntas
Amigas juntas

Mini férias: Um guia para mais momentos de prazer no dia a dia

Por fim, gostaria de lhe mostrar um exercício clássico com o qual você garante que terá momentos de prazer suficientes no seu dia a dia.

Para fazer isso, faça uma lista de atividades que são boas para você e que você gosta. Liste as atividades, tanto mais curtas quanto mais longas, e tente anotar coisas que você pode fazer sozinho e coisas que pode fazer com outras pessoas. Sua lista terminará com pelo menos 30 atividades, no máximo. Por exemplo, passear, dançar, ir ao cinema com os amigos, ler um livro, tomar um café, tomar banho, frequentar um curso de formação, manter um diário de gratidão, visitar um local, etc.

Veja as atividades nesta lista como uma oportunidade para uma pequena pausa no meio.

Agora planeje essas miniférias com firmeza, para não deixar a diversão de sua vida ao acaso. Pegue seu calendário e preencha suas mini férias. Trate-os como faria com qualquer outro compromisso importante.

Especialmente no início, planeje tempo suficiente para atividades mais longas (cerca de 20 minutos), pois janelas de tempo mais longas o ajudarão a mudar internamente. Claro, você também pode planejar qualquer quantidade de mini férias curtas.

Quando você finalmente começa a trabalhar, a primeira prioridade é que você realmente tire as miniférias planejadas. Use o tempo e aproveite-o conscientemente. Tente se livrar de todos os pensamentos e preocupações que estão dificultando sua vida. Porque não adianta ficar deitado na banheira pensando no seu trabalho. Se você perceber que não pode mais desligar o sistema adequadamente, este ou este artigo pode ajudar.

No final da primeira semana, reserve um tempo para olhar para trás e refletir sobre como você implementou as miniférias planejadas.

Isso permite que você reviva a experiência emocionalmente (o que, como você aprendeu, prolonga sua diversão) e pense na próxima semana.

O objetivo é integrar gradativamente as mini férias ao seu dia a dia.

Por hoje é isso!

Agora você tem o know-how necessário e, com sorte, estratégias práticas suficientes para aproveitar melhor e mais intensamente sua vida de agora em diante.

Qual dos tipos de prazer você já experimenta com mais frequência no dia a dia e qual deseja trabalhar no futuro? Qual das estratégias você gostaria de experimentar? Como sempre, deixe um comentário e conte-me sobre suas experiências.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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