mulheres juntas

Como aproveitar as coisas positivas da vida

Muitas vezes me fazem uma pergunta em treinamentos e seminários: Como posso não perder de vista o que é bom e o que me faz feliz no meu dia-a-dia agitado?

Existem, é claro, toneladas de respostas para essa pergunta e eu quero tentar fazer muitas ofertas no soulsweet sobre como você pode fazer isso. Mas uma coisa é super central. Ou seja, que você dê mais espaço aos pequenos e grandes momentos de felicidade, conscientemente perceba-os, aproveite-os e guarde-os. E sim, eu sei que os momentos de felicidade são passageiros. Eles não podem ser preservados como flores no meu herbário (aliás – eu adorava isso quando criança!).

No entanto, se você considerar uma avaliação diária positiva como um companheiro leal, você perceberá rapidamente o quanto está mais relaxado, relaxado e satisfeito!

O que significa revisão diária positiva?

A revisão positiva do dia é usada para garantir que, no final de cada dia, você repita o dia e relembre três momentos de felicidade .

Momentos de felicidade são momentos em que você se sentiu feliz, que o deixou satisfeito, em que você experimentou belos sentimentos. Podem ser pequenos momentos de felicidade, como um delicioso café da manhã, um motorista que agradece sua paciência no trânsito ou um lindo pôr do sol que lhe dá um sorriso sonhador depois do trabalho. Mas é claro que também pode haver momentos maiores de felicidade. Por exemplo, o momento em que seu chefe elogia você pelo seu bom trabalho ou fica orgulhoso de uma tarefa que foi difícil para você cumprida. Ou quando você foi surpreendido com um presente e disseram que você era amado.

Essa é a parte fácil. Mas isso não é tudo.

A segunda parte da revisão positiva do dia é particularmente importante e muitas vezes é varrida para debaixo da mesa. Além disso, para cada um desses momentos de felicidade, você pensa em como contribuiu para isso .

Em alguns casos, é muito fácil. Por exemplo, você mostrou paciência ao usuário da estrada agradecido. Seu chefe está feliz e cheio de elogios por fazer um bom trabalho.

Mas, por alguns momentos de felicidade, essa questão pode realmente deixar você preso!

Por exemplo, com o que você contribuiu para um belo pôr do sol?

A resposta poderia ser: você dedicou um tempo para vê-lo em primeiro lugar e desfrutar de sua beleza por um breve momento. Certamente há pessoas que não fizeram isso. E a sua contribuição para ser amado? Uma possível resposta seria porque você dá amor a si mesmo e mostra isso também. Ou porque você está ali para o outro, um suporte para ele.

Então, por favor, não desista imediatamente se você não consegue se lembrar do que fez. Quando se trata da sua própria contribuição para os momentos de felicidade, vale a pena pensar um pouco mais, tentar ver também o menos óbvio e às vezes apenas escrever no que você valoriza, o que você contribuiu para isso.

Por que essa parte é tão importante na Revisão Positiva do Dia? Você provavelmente pode descobrir por si mesmo, certo?

É importante que seu cérebro armazene “momentos felizes não acontecem apenas comigo, mas posso ativamente fazer algo por eles ou tenho uma contribuição”. Isso fortalece sua expectativa de autoeficácia, ou seja, a convicção interna de que você tem uma influência sobre seus sentimentos, pensamentos e ações e não apenas uma vítima das circunstâncias ou do seu absurdo interior (você sabe, a voz em você que nunca se cansa, você criticar) estão à mercê. Isso fortalece seu otimismo e sua fé em seu trabalho. E hey, isso é totalmente forçado!

(A propósito: se você achar que isso é realmente difícil para você, então é realmente importante que pratique um pouco mais o amor-próprio. Leia minhas 15 dicas sobre como você pode fazer isso.)

Menina nas águas
Menina nas águas

Quando e como incorporo isso em minha vida cotidiana?

A partir desta noite, pouco antes de ir para a cama, reserve um tempo para fazer a revisão positiva do dia por si mesmo.

Recomendo quando for dormir ou mesmo já deitado (ou sentado) na cama. Reserve 10 minutos todas as noites para entrar no modo de busca de momentos de felicidade e belos sentimentos. Tente reviver os momentos felizes na memória (o que exatamente você viu? Quais foram os ruídos? Havia cheiros agradáveis? Como você se sentiu). Reserve um tempo para deixar que os sentimentos surjam, entregue-se a eles e aproveite-os. Só então pergunte a si mesmo o que você contribuiu para cada um.

Escrito ou oral?

Claro, uma visão positiva do dia também funciona oralmente, ou seja, se você estiver preocupado apenas com as duas questões. MAS: O efeito positivo é alcançado principalmente quando você escreve suas respostas! Estudos comprovam isso de maneira impressionante.

Acho isso totalmente plausível: se você tiver anotado os momentos e suas contribuições, poderá recuperá-los muito melhor. Especialmente nos dias em que você está deprimido, não está indo muito bem ou está cheio de dúvidas, você pode rolar as suas anotações e dar a si mesmo o empurrão de que precisa!

Há muitas maneiras de fazer isso. Você pode arranjar um belo caderno ou pode escrever suas ideias no Post-It e colocar em um pote de memória – escolha um método que se adapte a você e que você goste!

Com a revisão positiva do dia, como com tudo o mais, a preparação é metade da batalha. Portanto, coloque o seu caderno ou o Post-It com uma caneta diretamente na mesa de cabeceira. Agora, você só planeja dez minutos todas as noites, nos quais reserva um tempo antes de ir para a cama para rever o seu dia, conforme descrevi acima.

Quais podem ser os obstáculos no caminho para uma revisão do dia bem-sucedida?

Menciono apenas sete letras: ROTINA.

Anotar seus momentos de felicidade por dez minutos à noite não parece uma tarefa cansativa. Mas mesmo 15 minutos de exercícios pela manhã não parece isso para mim. E, no entanto, é sempre assim – pelo menos para mim.

Se você está ciente de que escrever seus três momentos da vida cotidiana às vezes é exaustivo, essa é a metade da batalha para lidar com situações das quais você pode querer desistir. Lembre-se de que a Revisão Diária Positiva realmente só funciona se você fizer isso de forma consistente todos os dias. Estudos científicos da psicologia positiva mostram que as pessoas que mantêm um diário de sorte notam uma diferença depois de apenas 14 dias e se sentem mais felizes, em média. Se você fizer a revisão positiva do dia por pelo menos 14 dias e realmente fizer isso (ou seja, trazendo de volta os momentos e “o que eu contribuí para isso”), então você está garantido que será emocionalmente recompensado por isso !!!

(Se ao menos isso acontecesse tão rapidamente nos esportes ;-)).

Nós, humanos, somos apenas criaturas de hábitos. Se quisermos mudar algo permanentemente, temos que praticar e repetir até que se torne parte de nossa carne e sangue. E se quisermos nos concentrar mais em nossos próprios momentos de felicidade, ver mais nossa felicidade e vivê-la mais intensamente, temos que praticar e repeti-la até que a tenhamos internalizado. A revisão positiva do dia é um plano de treinamento maravilhoso e fácil para treinar seu “músculo da felicidade”. Belisque suas nádegas e segure. Vale a pena!

Fico muito feliz se você experimentar o método. Fico ainda mais feliz se você compartilhar suas experiências comigo e com os outros! Quais foram os momentos felizes para você? Você tem uma foto de um momento especial de felicidade que gostaria de enviar para o Facebook? Como você está com a escrita? Você percebe a diferença? Visite a minha página no Facebook e veja como outras pessoas se saíram ao tentar o Positive Daily Review! É ótimo ver quais momentos de felicidade outras pessoas já experimentaram e isso sempre pode ser uma inspiração para você também.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *