Como aumentar a confiança naturalmente

“Eu consigo”, “Eu acredito em mim mesmo”, “Eu posso confiar em mim mesmo”. São pensamentos de pessoas que confiam em si mesmas. Como você acredita em si mesmo quando se depara com um grande desafio ou quando ele fica confuso em sua vida cotidiana, você aprenderá aqui. A palavra mágica psicológica para isso é autoeficácia! Vou mostrar do que se trata, como você pode fortalecer sua autoeficácia (e, associada a ela, sua autoconfiança) – para que você possa relaxar e manter o elmo em suas mãos, mesmo em situações difíceis no futuro .

Autoeficácia: o que é mesmo?

É certo que, à primeira vista, autoeficácia é um termo bastante complicado.

É outra daquelas palavras internet guru blogger da auto-confiança , auto-estima , auto-aceitação & Co. categoria ?

Não não é!

Surpreendentemente, o conceito de autoeficácia fora da bolha da psicologia não é tão conhecido. Mesmo que seja uma verdadeira superpotência psicológica.

Vamos separar o termo.

Autoeficácia significa sentir sobre si mesmo no trabalho.

  • Se você acredita que é eficaz, isso inclui a garantia de que pode confiar em si mesmo.
  • Que você pode dominar tarefas, desafios e problemas por conta própria e com suas habilidades e recursos.
  • Resumindo: você está convencido de que, não importa o quanto as coisas saiam do controle, você pode, de alguma forma, administrar.

O que você ganha com isso?

É simples: você ganha um senso de controle sobre o que está acontecendo em sua vida.

Porque você acredita que pode influenciá-lo …

  • quais tarefas você realiza
  • que tipo de desafios você enfrenta e como
  • quais objetivos você vai alcançar e
  • que você pode comemorar sucessos.

Essa confiança, essa crença em você e na sua “eficácia” é extremamente importante para você se desenvolver ainda mais e se realizar.

Porque ele permite que você seja corajoso.

Ele permite que você saia de sua zona de conforto e enfrente coisas que não estão na toalha desde o início. Coisas de que você pode ter medo.

Jovem sem saber o que quer
Jovem sem saber o que quer
Essa é a única maneira de progredir. E só assim você pode moldar sua vida do jeito que quer que seja.

O melhor: tira muito estresse de você ao mesmo tempo. Porque você já não se preocupa tanto , é menos atormentado pelo medo do fracasso e nas fases difíceis não tem a sensação de que tudo está escapando de suas mãos.

Autoeficácia não é garantia de explosão de confiança e auto-estima a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quando você se depara com um novo desafio que é completamente diferente de tudo que você já dominou, a dúvida é absolutamente normal e humana.

Mas uma grande expectativa de autoeficácia o ajuda a enfrentar esses desafios de qualquer maneira, em vez de se esforçar para não enterrar a cabeça na areia e se catapultar para o papel de vítima .

Porque o bom da autoeficácia é: uma vez que você aprendeu a acreditar em si mesmo e a contar consigo mesmo, nada nem ninguém pode tirar essa experiência de você.

É um pouco como andar de bicicleta.

  • Dependendo da superfície, você pode escorregar ou tombar – mas nunca precisará começar do zero novamente.
  • A sua experiência com a bicicleta irá ajudá-lo em todas as viagens futuras.
  • E a cada viagem você ganha uma experiência, fica um pouco mais autoconfiante.
  • Porque você sabe que pode fazer isso.

Voilà – essa é exatamente a quintessência da autoeficácia.

4 maneiras de aumentar sua autoeficácia

Sua autoeficácia é alimentada por várias fontes. Isso foi investigado originalmente pelo psicólogo Albert Bandura.

Consequentemente, você pode fortalecer sua crença em si mesmo destas 4 maneiras:

  1. Próprio senso de realização
  2. Experiência representativa (modelos de comportamento)
  3. Encorajamento verbal
  4. Excitação emocional

A vantagem de conhecer essas fontes: você pode usá-las para aumentar especificamente sua autoeficácia e onde precisar confiar em si mesmo e em suas habilidades com mais urgência.

Vamos dar uma olhada nas quatro fontes:

1. Meu próprio senso de realização – ou: Se eu consegui antes, vai funcionar hoje também!

Imagine que você tem que fazer uma apresentação na faculdade ou no trabalho. Mesmo alguns dias antes da consulta, você percebe como o nervosismo está aumentando em você e você está se tornando cada vez mais inquieto. Você imagina cenários de terror sobre o que pode dar errado e por que você não será capaz de fazer isso.

A fim de fortalecer sua autoeficácia nesta situação, você deve, antes de tudo, perguntar a si mesmo:

  • Como lidei com situações semelhantes no passado?
  • Já fiz apresentações no passado em que me saí bem?
  • Como consegui fazer isso naquela época? Como usei minhas qualidades para levar a apresentação com confiança para fora do palco?

Experiências passadas de realizações têm uma enorme influência em sua autoeficácia.

Se você já teve experiências positivas nas quais superou desafios semelhantes, resolveu problemas comparáveis ​​ou superou requisitos, isso fortalece sua crença em si mesmo a longo prazo.

Mas não precisa ser necessariamente um senso clássico de realização.

Quando você sentir que o teto está caindo sobre sua cabeça ou que você realmente estragou alguma coisa, isso ajuda a lembrar como você lidou com derrotas e contratempos no passado. Que você se levantou de novo apesar de tudo e continuou .

A lei da atração
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2. Experiências representativas – ou: O que eles podem fazer, eu também posso!

Fica ainda melhor: uma sensação de realização ajuda, mesmo que não seja a sua.

Você não pode contar com uma vasta experiência em todas as situações. Talvez você nunca tenha feito uma apresentação semelhante antes (ou você tentou, mas realmente deu errado).

Há o truque 17 para isso: modelos de comportamento.

Ou, como gostamos de dizer em psicologia: aprender no modelo.

Talvez você ainda não tenha dominado esse desafio. Mas se você olhar ao redor, com certeza encontrará outras pessoas que já passaram por uma situação semelhante e a dominaram.

Encontre modelos adequados para você. Ouça suas histórias. Aprenda com eles como lidar com sucesso com sua situação.

Por exemplo, você pode obter dicas de uma amiga que faz apresentações regularmente em seu trabalho. Ou você pode se orientar na biografia de uma pessoa conhecida que o inspira.

A propósito, essa estratégia é particularmente eficaz se a pessoa que você está tomando como modelo for semelhante a você ou se você a achar particularmente simpática.

3. Encorajamento verbal – ou: você consegue!

Todos nós sabemos disso. Quando estamos desanimados e duvidamos de nós mesmos, elogios, encorajamento ou reforço de alguém ao seu redor podem fazer maravilhas.

É bom saber que alguém acredita em você.

Quer venha de sua mãe, seu amigo, seu colega de trabalho ou seu chefe – um bom incentivo no lugar certo pode fortalecer enormemente sua autoeficácia.

Claro, só se ele for realmente sério e partir do coração. Um murmúrio impensado “Ah, vai ficar tudo bem”, que serve mais para se livrar de você do que para realmente fortalecê-lo, não vai exatamente aumentar sua crença em si mesmo.

Tampouco ajuda se alguém tem expectativas exageradas em relação a você e o desafia demais. Isso pode até levar a uma queda em sua autoeficácia, porque você percebe que nunca poderá corresponder a essas demandas.

É por isso que é extremamente importante com quem você se cerca, com quem você dedica seu tempo e confiança e com quem você conversa sobre os desafios que enfrenta na vida.

Boneco andando
Boneco andando

Encontre pessoas que realmente acreditam em você, que o lembram de seus pontos fortes e características positivas e que o encorajam sem se colocar sob muita pressão. Quanto mais espaço você dá a essas pessoas em sua vida, mais efetivamente elas o apoiarão no fortalecimento de sua autoeficácia e confiança em si mesmo.

O incentivo nem sempre precisa vir de outras pessoas. Também ajuda ter um diálogo interno consigo mesmo e tratar-se como um bom amigo. Em vez de sempre se rebaixar e permitir que seu crítico interior o aterrorize, apoie-se e seja amoroso e compassivo consigo mesmo .

4. Excitação emocional – ou: Interessante, meu corpo está nervoso!

É perfeitamente normal que seu corpo e emoções sejam afetados quando confrontados com um desafio.

No dia do meu exame de doutorado, achei que ia vomitar a qualquer momento. Eu me sentia mal, tinha um grande nó na garganta e tudo em mim gritava: “Corra, Ulrike, corra!”.

O fator decisivo nesta situação não foi QUE eu me sentisse assim, mas COMO interpretei e avaliei esta informação.

Embora meu corpo estivesse apresentando esses sintomas, eu sabia que não havia motivo para ficar alarmado. Já passei em dezenas de exames na minha vida e fiz o doutorado tão bem quanto eu.

  • Então, em vez de ver minha excitação física como um sinal de que estou estragando tudo, que estou perdendo o controle ou não estou pronto para enfrentar a situação, apenas deixo que esteja lá.
  • E me disse: “Sim, meu corpo está excitado agora, não admira. Também é sobre algo, isso é muito importante para mim agora. Eu posso estar animado, mas isso não significa que eu não possa fazer isso. “

Você pode ficar nervoso quando confrontado com um desafio.

Seu corpo pode ficar tenso e mostrar reações de medo.

A única coisa importante é que você não se deixe intimidar. Se ajudar, faça alguns exercícios respiratórios para se acalmar (há três exercícios muito eficazes neste artigo ). Ou apenas deixe a tensão estar lá. Não vai prejudicá-lo se você não permitir.

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