Mulher no campo

Como conseguir finalmente ser feliz?

Todo mundo quer. Todo mundo está falando sobre isso. Mas quase ninguém sabe realmente o que é importante: ser feliz. Se eu perguntar o quão sortudo você é em uma escala de 1 a 10, você provavelmente não responderá 9 ou 10. Caso contrário, você não teria acabado aqui. Mas é ótimo que você esteja lá. Porque a felicidade não é ciência de foguetes e não é um privilégio concedido aos ricos e bonitos. Pelo contrário. Você pode aprender – e tornar sua vida tão gratificante quanto sempre quis. Neste artigo, criei instruções detalhadas para você, com as quais você pode elevar seu nível de felicidade com a ajuda das descobertas da psicologia positiva.

Seja feliz – o que isso realmente significa?

Se eu perguntasse o que “felicidade” significa para você – como você a definiria?

  • É sobre um bom emprego, sua própria casa e uma alta renda?
  • Ou sobre ter tempo – para você, para sua família e amigos?
  • A felicidade poderia consistir simplesmente em estar satisfeito consigo mesmo e ser capaz de se olhar no espelho com um sorriso todas as manhãs?

A verdade é que não existe UMA definição.

A felicidade significa algo diferente para cada um de nós . O que existem, no entanto, são vários fatores que podem contribuir positiva ou negativamente – e que vale a pena examinar se você deseja ser feliz a longo prazo.

  • O que você acha que são esses fatores?
  • O que teria que acontecer para você ter uma vida mais feliz?

A maioria das pessoas tem respostas diretas para essas perguntas. Eles constroem algumas conexões “se-então” – requisitos externos que devem ser atendidos antes que ousem falar em “ser feliz”.

  1. Se eu tivesse alguns quilos a menos nos quadris, definitivamente ficaria feliz.
  2. Se meu chefe não fosse um idiota e eu finalmente conseguisse a promoção, não ficaria tão infeliz.
  3. Se eu tivesse mais dinheiro, mais amigos, um parceiro mais atencioso, … com certeza ficaria feliz (ele).
Menina pensando
Menina pensando
Vou te contar como é.

Todas essas coisas não importam realmente para o seu senso de felicidade.

  • No final das contas, eles apenas o mantêm preso em seu próprio carrossel de reivindicações – e o impedem de moldar sua vida plena aqui e agora.
  • Não é o trabalho super-pago que faz de você uma pessoa feliz.
  • Não o belo príncipe dos sonhos e também não o apartamento luxuoso que você não pode pagar de qualquer maneira e ainda mobiliá-lo mentalmente em um painel do Pinterest.
Você é o único responsável pela sua felicidade .

Só você pode moldar uma vida na qual esteja satisfeito e realizado – e na qual possa ser feliz independentemente de bens materiais ou sucessos relacionados a realizações.

Como isso funciona, você se pergunta? Então tome cuidado.

Os três ingredientes básicos para uma vida feliz e realizada

Gostaria de começar com uma citação de Martin Seligman, o fundador da psicologia positiva acadêmica, que, em minha opinião, resume muito bem o segredo da felicidade (leia aqui quais são os 5 blocos de construção que ele sugere como base para uma vida feliz):

É uma peculiaridade de nós, humanos, lidarmos constante e intensamente com o que não está indo tão bem.

Com a superação de problemas e emoções negativas ou superação de atitudes desanimadoras. A psicologia faz o mesmo há muito tempo, concentrando-se exclusivamente na cura de doenças mentais.

Esses pontos são obviamente importantes. E é bom que cuidemos disso.

Mas é tão importante que lidemos com “o outro lado”.

Com a questão de como podemos tornar nossa vida mais digna de ser vivida, mais feliz e mais gratificante.

Só porque você não está zangado ou triste agora, não significa que esteja satisfeito e feliz.

É exatamente disso que trata a psicologia positiva, a ciência de uma vida bem-sucedida e plena.

Serenidade
Serenidade
Ela faz perguntas como:
  • Como você pode ficar mais feliz
  • O que é felicidade afinal
  • Como você pode medir isso?
  • Por que algumas pessoas ou grupos são mais felizes do que outros?
  • Ser feliz e viver uma vida plena é realmente a mesma coisa?
  • E acima de tudo: como você pode usar esse conhecimento para você e para o seu dia a dia?

Se você estiver interessado nas abordagens e nos conteúdos da psicologia positiva e quiser saber mais sobre ela, dê uma olhada neste artigo .

Neste guia para ser feliz, mostrarei as 3 áreas mais importantes que se provaram essenciais se você deseja ter uma vida feliz.

É quase positivo …
  1. … Experiência
  2. … definições
  3. … Relacionamentos

1. Experiências positivas: com bons sentimentos sobre a boa vida

Curto e grosso

  • Encontre uma maneira construtiva de lidar com os sentimentos negativos e deixe de lado as emoções negativas que o estão prejudicando.
  • Mude o seu foco: traga as emoções positivas para o primeiro plano e procure maneiras de senti-las com a maior frequência possível.
  • A intensidade das emoções não importa, é sobre a frequência.
  • Use seus pontos fortes no trabalho ou em particular (hobbies, voluntariado, etc.) para coletar o máximo possível de experiências de fluxo.
  • Quanto mais fluxo você sentir, melhor se sentirá e mais plena será sua vida.

É disso que se trata

Sabemos, por meio de anos de pesquisa, que experimentar emoções positivas é um dos fatores mais importantes que você pode usar para aumentar sua sensação de felicidade.

De acordo com Barbara Fredrickson, pesquisadora norte-americana, 10 certos sentimentos são particularmente importantes. Ou seja, alegria, gratidão, orgulho, alegria, esperança, curiosidade (interesse), prazer, admiração, inspiração e amor. ( Neste artigo, você encontrará uma descrição mais detalhada de todos esses sentimentos e dicas sobre como colocá-los em sua vida.)

Amor proprio
Amor proprio

Outro tópico importante nesta área é a chamada percepção de fluxo . Talvez você se lembre de sua infância, quando brincava ao ar livre com os amigos em um lindo dia de verão – você está completamente imerso em seu mundo, o tempo não importa, você esquece tudo ao seu redor e de repente escurece e você tem que ir casa As crianças até esquecem coisas básicas como ir ao banheiro ou comer algo enquanto brincam.

Essa sensação de fluxo é um estado natural que é alcançado quando a dificuldade da atividade e as próprias habilidades estão em equilíbrio. Quando criança, você provavelmente era um mestre do fluxo. Como você está hoje?

O que isso traz para você?

As emoções positivas não são apenas um dos pontos de partida mais eficazes se você quiser ser feliz; elas podem fazer muito mais!

Eu gostaria de apresentar a você um estudo impressionante de Deborah Danner e seus colegas .

  • Eles examinaram cerca de 600 freiras americanas cujas condições de vida eram altamente comparáveis.
  • Os pesquisadores presumiram que os textos escritos das freiras refletiam fortemente seu humor emocional básico.
  • Eles olharam mais de perto os textos pessoais de 180 das freiras mais velhas que os escreveram quando entraram na ordem.
  • Os escritos foram examinados pela quantidade de palavras e frases emocionais positivas, mas também em relação à variedade de expressões emocionais positivas.

O que os pesquisadores descobriram:  as freiras que expressavam emoções positivas cada vez mais diversas em seus textos ao entrarem na ordem viveram em média 10 anos a mais.

Além disso, as mulheres concordaram em fazer um exame médico do cérebro após a morte, que também revelou algo extremamente surpreendente: as mulheres mais felizes apresentavam menos sinais de alterações degenerativas na estrutura do cérebro (Alzheimer).

Não só foi possível mostrar uma conexão entre sentimentos positivos e expectativa de vida, mas também a saúde para a vida.

Portanto, parece realmente valer a pena investir na sua felicidade.

Se você está entusiasmado com a pesquisa da felicidade e gostaria de saber mais sobre as descobertas neste campo de pesquisa, leia este artigo . Nele, resumi em poucas palavras as descobertas de 10 estudos empolgantes sobre o assunto felicidade e uma vida plena para você.

Com estes exercícios você terá sucesso

1. Com a revisão positiva do dia para mais sentimentos de felicidade

No dia a dia agitado, você rapidamente perde de vista o que está indo bem e o que o faz feliz.

A revisão do dia positiva é usada para repassar o seu dia mentalmente e para lembrá- lo de 3 momentos de felicidade que você experimentou . Mas isso não é tudo. É particularmente importante que você também pense em como você contribuiu para cada momento de felicidade .

Por exemplo, o que você fez para garantir uma ótima noite de jogos com seus amigos? Você teve tempo para ir vê-los. Talvez você tenha trazido um bom vinho ou iniciado seu novo jogo de tabuleiro. Ou você fez todo mundo rir com uma história engraçada.

Em este artigo você vai encontrar instruções detalhadas sobre como e quando melhor incorporar a revisão diária positiva em sua vida cotidiana.

Menina pensando positivamente
Menina pensando positivamente

Para focar ainda mais em emoções positivas específicas, você também pode focar em sentimentos específicos. Aqui estão alguns exemplos:

  • O que me animou hoje?
  • Do que me sinto orgulhoso hoje?
  • Estou grato pelo que hoje?
  • Quando eu senti amor hoje?
2. Use os pontos fortes para mais momentos de fluxo

Use pontos fortes. Parece bom no começo. Mas quais são os seus pontos fortes?

Talvez, como muitas pessoas, você não tenha certeza sobre os recursos e habilidades que estão latentes em você. Por outro lado, se você quiser listar os pontos fortes do seu parceiro ou do seu melhor amigo, pode listar 10, 15 ou mais de imediato.

É exatamente o mesmo para seus cuidadores com você. Portanto, o objetivo deste exercício é tornar-se repórter de seus pontos fortes pessoais e descobrir como as pessoas ao seu redor percebem você e seus lados positivos (você também pode encontrar essas e quatro outras estratégias para reconhecer seus pontos fortes neste artigo ).

  • Encontre pelo menos 5 pessoas do seu círculo de amigos, conhecidos ou familiares que o conheçam bem.
  • Na melhor das hipóteses, eles vêm de contextos diferentes, pois também usamos qualidades e pontos fortes diferentes em nossas diferentes funções.
  • Pergunte a essas pessoas o que elas acham que são seus pontos fortes e peça-lhes que as fundamentem com exemplos e situações concretas.
  • Reúna todas as respostas e escreva o que você aprendeu sobre si mesmo e seus pontos fortes

A segunda parte do exercício é sobre incorporar conscientemente seus pontos fortes recém-descobertos em sua vida cotidiana e, assim, criar experiências de fluxo para você.

Estabeleça uma força específica para cada dia da semana e tente usá-la tão freqüentemente quanto possível naquele dia – de preferência de uma maneira que você não tenha feito antes.

Agora tudo o que você precisa fazer é se comprometer com uma semana no futuro próximo e inserir seu plano firmemente em seu plano semanal. Você ficará surpreso com o quanto mais fluxo e felicidade experimentará através do uso consciente e inovador de seus pontos fortes!

2. Atitudes positivas: coloque seus óculos de otimismo (realistas)

Curto e grosso

  • Pratique ver os desafios como oportunidades (ao longo das linhas de “a vida é meu treinador”)
  • Em uma fase difícil, deixe claro para si mesmo que isso é exatamente o que é. Uma fase difícil. Não menos. Mas não mais.
  • Evite a visão de túnel em momentos de estresse – concentre-se nas soluções, não nos problemas.

É disso que se trata

A segunda área sobre a qual quero falar é sobre atitudes positivas – uma mentalidade feliz .

Com isso, não quero dizer que você deva pular pelo mundo completamente despreocupado e com um sorriso permanente à maneira da Pippi das Meias Altas. Em vez disso, trata-se de desenvolver um otimismo realista com o qual você pode olhar com segurança para o futuro e confiar que, de alguma forma, dominará os desafios que estão enfrentando.

O que isso traz para você?

  • Ao praticar esse ponto de vista, você se treina para não se ver como uma vítima das circunstâncias e, em vez disso, assume a responsabilidade.
  • Isso, por sua vez, pode mobilizar forças que o ajudam a atingir objetivos importantes para si mesmo.
  • Tudo isso contribui para o seu bem-estar e satisfação.

Deixe-me explicar isso usando o exemplo. Não é suficiente afirmar “Acho meu trabalho inútil” (ou partes dele). Isso não seria uma atitude positiva.

Jovem bem confiante
Jovem bem confiante
Uma atitude positiva significa que você mesmo vai fazer uma pesquisa e se perguntar, por exemplo:
  • Talvez seja apenas uma fase e vale a pena esperar que passe?
  • Quais atividades exatamente eu acho sem sentido (otimisticamente, não será 100% do seu trabalho, mas algumas partes)?
  • Qual é a relação entre tarefas experimentadas sem sentido e tarefas experimentadas com sensatez? Posso viver com esse relacionamento? Se não, o que posso fazer para mudar um pouco a meu favor?
  • Se eu olhar a situação à distância: Qual é o sentido de ter essas tarefas e atividades? Para que eles são importantes no “quadro geral” que eu talvez não tenha visto à primeira vista?
  • Como eu mesmo teria que mudar as atividades ou como lidar com elas para me sentir melhor no geral?
  • Se eu realmente escuto a voz interior , mudo algo e ela continua me dizendo que algo está errado, o que eu faço com isso?

Acho que esses são exemplos de perguntas suficientes para que você entenda o que quero dizer: se você notar que algo não é bom para você, não fique chateado com isso. Assuma a responsabilidade pela situação.

Olhe com atenção e entre em ação. Isso pode ser uma mudança na situação ou na sua atitude em relação à situação.

Com estes exercícios você terá sucesso

1. Comece o dia com uma nota positiva

Você provavelmente sabe disso. Se a manhã começa com problemas, estresse e contratempos, é ainda mais difícil mudar as coisas de novo pelo resto do dia. Basicamente, parece que o dia “já está condenado ao fracasso”.

É por isso que é extremamente importante que você comece o dia com uma mentalidade positiva, esperançosa e otimista. Então, é mais provável que você mantenha essa postura ao longo do dia.

O que me ajudou muito a tornar minha manhã positiva e relaxada (em vez de agitada e estressante) foi uma rotina de bom dia .

Gosto de dedicar um pouco mais de tempo a isso. Porque o estresse e as preocupações não têm lugar na minha manhã.

Em vez de me preocupar com minha lista de tarefas , compromissos difíceis ou obrigações irritantes, concentro-me no positivo.

Eu me pergunto:

  • O que estou fazendo hoje?
  • O que estou ansioso para fazer?
  • O que eu quero alcançar hoje?
  • O que posso fazer para tornar este um bom dia?

Certifique-se de experimentar este método. Eu prometo que fará uma grande diferença no seu humor e na sua maneira de pensar!

Melhores dicas para ser feliz
Melhores dicas para ser feliz
2. Chore até cair

Tenho a sensação de que choramingar e reclamar se tornou uma espécie de esporte nacional. Constantemente encontro pessoas que passam pela vida cotidiana com um humor básico do tipo tudo-é-terrivelmente-exaustivo e estou-sempre-aborrecido.

E sim, há situações em que choramingar é perfeitamente permitido.

Na maioria das vezes, entretanto, isso só faz com que você perca tempo e energia sentindo pena de si mesmo, em vez de se preocupar em como lidar construtivamente com a situação ou o problema.

Uma técnica incomum, mas muito eficaz para lidar com o choramingo é… choramingar ainda mais.

Eu disse que sim: incomum.

Mas deixe-me explicar para você:

  • Ao realmente exagerar ao reclamar e reclamar da maneira mais violenta e forte possível, você percebe o quão absurdo é seu comportamento ou seus pensamentos e os torna ridículos.
  • Isso torna muito mais fácil para você sair da autopiedade, se dedicar a estratégias mais significativas para lidar com a situação – e talvez até mesmo sorrir a respeito.

Você pode encontrar ainda mais estratégias contra a Síndrome de Jammer aqui . Em este artigo , você também vai encontrar muitos dos argumentos por que você deve definitivamente dar-se lamentando.

3. Relacionamentos positivos: juntos somos felizes

Curto e grosso

  • Invista em relacionamentos que o construam e o preencham com energia positiva.
  • Mostre aos seus cuidadores o quanto você se preocupa com eles e, assim, fortaleça seu relacionamento com eles.
  • Termine relacionamentos que não são mais bons para você.

É disso que se trata

Se você quer ser feliz, os relacionamentos em sua vida são um alicerce essencial e muito importante.

É sobre a questão de o quanto você está integrado em uma rede social, se pode confiar nos outros e em que medida suas necessidades emocionais básicas de pertencimento, troca e intimidade são atendidas.

TODOS os relacionamentos em sua vida são importantes.

Por exemplo, um relacionamento feliz com seu parceiro, grandes amigos com quem você pode contar a qualquer momento, seus colegas que não param de fazer você rir, ou sua família que lhe dá força e apoio.

O que isso traz para você?

Você se beneficia de relacionamentos felizes em praticamente todas as áreas de sua vida. Afinal, você interage com outras pessoas em quase qualquer lugar – se tudo correr bem, uma vida mais relaxada e feliz é garantida.

Isso foi comprovado em vários estudos científicos – incluindo um estudo de Harvard que começou em 1938. Se você estiver interessado no processo e nos resultados exatos do estudo, dê uma olhada neste artigo .

Neste ponto, quero ser breve e apenas dar a você a conclusão central sobre o caminho: Pessoas que estão intimamente ligadas à sua família, amigos e parceiros são mais felizes e saudáveis ​​do que aquelas que têm relacionamentos menos íntimos. E isso não é suficiente. Pessoas solitárias adoecem e até morrem mais cedo.

Portanto, vale a pena investir na criação de relacionamentos positivos. Não apenas quando você quer ser feliz, mas também quando deseja se manter saudável.

Com estes exercícios você terá sucesso         

1. Ouvir e parafrasear ativamente

Você provavelmente já se encontrou em situações de conversação em que você e a outra pessoa falaram completamente um ao outro. Ou você conhece aquelas pessoas que tem a sensação de que não estão realmente ouvindo o que você tem a dizer e que usam todas as oportunidades para trazer algo de si mesmas para a conversa?

Menina feliz
Menina feliz

Casos clássicos em que a escuta ativa realmente não funcionou.

Como você se sente em conversas com conhecidos, parentes, amigos, colegas ou qualquer outra pessoa depende muito de se e como a pessoa com quem você está falando o está ouvindo.

Porque existem diferentes formas de ouvir.

  • Simplesmente está ouvindo. Alguém está ouvindo com dificuldade. Seus comentários não serão retomados.
  • Ou alguém escuta até certo ponto, mas na verdade está apenas esperando para ter uma palavra a dizer. Quando você precisar de um descanso, ele mostrará seu ponto de vista sobre as coisas imediatamente. O que você estava tentando dizer provavelmente não foi transmitido corretamente. (Que tal se a outra pessoa já estiver procurando as palavras dele enquanto você ainda está falando?).

A escuta ativa é diferente. Na escuta ativa, o foco está em primeiro compreender o que o outro está dizendo e, acima de tudo, em sentir.

Ao praticar a escuta ativa, você deseja entender o contexto. Você se interessa pelo seu homólogo, lê nas entrelinhas e não apenas escuta, mas escuta.

Melhore os relacionamentos com paráfrase e escuta real

Para que isso aconteça, existem certas técnicas que você pode usar. Por exemplo, é útil repetir o que a outra pessoa disse com suas próprias palavras. Isso garante que você entendeu corretamente a pessoa com quem está falando. Além disso, você o faz sentir-se positivo sobre o interesse real. Nós, psicólogos, chamamos essa técnica de paráfrase.

Se você praticar esse tipo específico de escuta com a maior freqüência possível, ajudará a moldar seus relacionamentos de maneira positiva.

Você gostaria de um aprofundamento? Confira o vídeo da série de comédia “Everybody Loves Raymond”. Ally, filha de Raymond e Debra, quebrou uma girafa de pano. Enquanto sua esposa tenta confrontar Ally, Raymond a ensina como escutar ativamente. Muito divertido e educativo.

2. Apenas diga obrigado
  • Na verdade, você queria ligar para seu melhor amigo hoje, mas então algo aconteceu.
  • Você teve que cancelar a visita aos seus pais porque trabalhou horas extras no trabalho.
  • O jantar conjunto com seus colegas também foi cancelado porque você tem absolutamente que fazer isso e aquilo.

Então você é como muitos outros. Em sua agitada vida cotidiana, você mantém relacionamentos com pessoas que são particularmente importantes para você, menos do que gostaria.

Eu selecionei uma tarefa simples, mas muito agradável para você, com a qual você pode mudar exatamente isso.

  • Para fazer isso, selecione três pessoas importantes de sua rede social.
  • Escreva o que você é grato a essas pessoas. Você pode pensar tanto em coisas pequenas quanto em coisas grandes.
  • Em seguida, pense em como você pode expressar sua gratidão a essas três pessoas.
  • Tente encontrar uma nova maneira de fazer coisas que você nunca fez antes.
  • Talvez você tenha uma ótima ideia para uma empresa? Ou você faz algo legal. Sua criatividade não conhece limites.

Essa é uma forma de mostrar ao destinatário de sua gratidão o quanto eles são importantes para você. E fortalecer de forma sustentável o relacionamento com ele.

Por favor não cometa este erro

Agora você aprendeu muitas maneiras de ser feliz e levar uma vida plena.

Parece bom.

Você poderia simplesmente ignorar ou ignorar todas as emoções e circunstâncias negativas da vida e se concentrar apenas nas coisas belas e boas ?!

Mas definitivamente não é isso que significa!

A psicologia positiva não significa falar tudo bem ou pensar bem. E não quero que você pense que apenas tem que fazer muitas coisas boas e usá-las para se distrair do que está te deixando infeliz. (Não funciona mesmo.)

Coisas ruins sempre acontecerão na vida. O fator decisivo é como você lida com isso, qual é sua atitude básica e no que você se concentra.

Você nem sempre precisa estar de bom humor.

Pode até ser perigoso. Leia aqui sobre o que é positividade doentia e como você pode desenvolver positividade saudável.

Ao praticar como lidar construtivamente com suas emoções e experiências negativas, você começará a ver as coisas de uma perspectiva diferente. Tratamento construtivo aqui significa que você aceita experiências negativas e, em seguida, tenta tirar o melhor proveito delas ou lidar com elas da melhor maneira possível.

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