Como definir metas para atingir seus objetivos na vida

Muitos têm objetivos. Muito poucos o alcançam. Como assim? Não porque sejam indisciplinados, mas porque têm o foco errado. Há muito tempo que quer atingir determinados objetivos, já tentou muito, mas simplesmente não consegue? Neste artigo do blog, vou mostrar por que você não chegou até agora e como tudo acabou agora!

A maioria das pessoas coloca seu foco no objetivo que deseja alcançar e tenta manter alto o nível de motivação. Você sabe por si mesmo se deseja atingir certos objetivos.

Mas sejamos honestos : quantas idéias você realmente se deu até agora sobre o caminho que deve seguir para alcançar seus objetivos? O quanto você pensa sobre COMO alcançará esses objetivos?

Se você ainda não atingiu seus objetivos, a única resposta lógica é: não o suficiente!

Porque para atingir seus objetivos, você precisa de duas coisas:

  1. Um objetivo claro e
  2. Um caminho claro.

Por que você deve se concentrar em sistemas em vez de objetivos

Tenho certeza que você já planejou algo, mas nunca implementou. Existem, é claro, muitas razões. Igualmente banal e importante: se você não agir, não agir, não alcançará seu objetivo. Tão simples como isso.

Portanto, a razão mais comum pela qual as pessoas falham é porque não conseguem fazer algo.

A equipe de pesquisa em torno do psicólogo social e motivacional Peter Gollwitzer encontrou um antídoto para isso , as chamadas intenções de implementação ou “sentenças se-então” .

  1. Quando eu acordo de manhã às 8h00 e vou para o corredor, então pego meus tênis de corrida e saio.
  2. Ou: Quando eu chegar em casa depois do trabalho, em seguida, tomar as escadas em vez do elevador.
  3. Quando eu terminar às 18 horas com o trabalho, então eu vou ir imediatamente para o ginásio.

Ao vincular certas situações e condições a uma ação concreta, é mais provável que as pessoas entrem em ação e realmente implementem suas resoluções.

Considere o seguinte estudo que Peter Gollwitzer e sua colega Veronika Brandstätter realizaram .

  • Eles investigaram se os alunos conseguiam escrever um trabalho final durante as férias de Natal.
  • Para fazer isso, você precisa saber: Para a maioria dos alunos, as férias de Natal representam um período em que o objetivo de escrever a lição de casa muitas vezes não é alcançado (quero dizer: é Natal, de alguma forma compreensível, certo?)
  • O que eles descobriram: os alunos que estabeleceram um sistema se-então correspondente escreveram seu trabalho de conclusão de curso com muito mais frequência do que os alunos que estabeleceram apenas uma meta (“Eu quero fazer isso”).
  • Era importante que você também formulasse sentenças se-então para obstáculos potenciais (daí o sistema).
Homem andando
Homem andando
Traduzido, pode ser algo como:
  1. Quando o alarme dispara na parte da manhã, então eu me levantar e ir jogging, mesmo que está chovendo. E quando chove tanto que eu não posso correr, então eu faço 20 minutos de ginástica.
  2. Ainda vou para a academia depois do trabalho, embora prefira ir para casa e tudo em mim esteja gritando pelo sofá.

Com a ajuda dessas frases “se-então”, algo quase mágico acontece : você não direciona mais seu foco para o objetivo que você tem. Mas no caminho e nas ações que são necessárias para atingir seu objetivo. Sobre os obstáculos que você tem que enfrentar e que você tem que superar se quiser alcançar seu objetivo. Isso cria hábitos que o ajudarão a atingir seus objetivos.

O que quero dizer quando falo sobre sistemas?

Acho que você percebeu que focar apenas em seu objetivo não é suficiente para alcançá-lo. Melhor se concentrar nos sistemas associados.

Então, quando falo de “sistemas”, basicamente quero dizer …

  • Estruturas
  • Processos e
  • Padrões
Por exemplo, se você olhar para o objetivo de perder peso, seria algo assim: 
  • Quando vou às compras? Defino o padrão “Sempre que estou cheio, vou às compras porque compro menos ou porque deixo o chocolate na prateleira”?
  • Faz parte da sua rotina e é seu padrão preparar as refeições aos domingos para que você sempre coma alimentos saudáveis ​​e balanceados na próxima semana e não faça refeições não saudáveis ​​apesar da pressão do tempo?
  • Ou ainda: você sempre tem uma refeição saudável no freezer como reserva?
Ou considere o objetivo de “se tornar menos estressante”.

Até agora, o objetivo é claro. Se você colocar seu foco nos sistemas associados, isso seria algo como a pergunta, …

  • como começar o dia de manhã e se você tem uma rotina de bom dia
  • ou como ligar no seu final de trabalho e à noite para começar a noite e no dia seguinte relaxado
  • qual padrão você usa para garantir que não ignore constantemente suas próprias necessidades

Todos esses exemplos mostram que são os hábitos e rotinas que o ajudarão a atingir seus objetivos. Porque eles se somam ao caminho para seu objetivo. Eles constituem o seu sistema. Depois de definir padrões e rotinas e segui-los, eles contribuem automaticamente para o seu objetivo.

Seu guia passo a passo para a construção de um sistema que o ajudará a atingir seus objetivos

Apenas olhar para o seu objetivo não é suficiente. Saber para onde você está indo é muito mais importante. Mais importante, você deve se preocupar com seu sistema. A seguir, fornecerei instruções passo a passo sobre como construir um sistema para você mesmo ser capaz de atingir seus objetivos.

Etapa 1 para atingir a meta: nomeie sua meta e os fatores de falha anteriores

Logicamente, sem um objetivo claro, torna-se difícil chegar a um sistema adequado.

Portanto, a etapa 1 é declarar sua meta especificamente e pensar sobre por que deseja alcançar essa mudança ou meta. O que deve ser diferente?

Isso é importante para que você não persiga uma meta pelo bem dos outros. Também o ajuda a compreender o seu desejo mais profundo que está por trás do objetivo. Além disso, pense por que você ainda não conseguiu atingir seus objetivos. Quais obstáculos você não superou, quais obstáculos você falhou?

menina lendo
menina lendo

O todo no exemplo

Deixe-me deixar isso claro para você usando os dois exemplos de “ficar menos estressante” e “perder peso”.

O objetivo: ser menos estressante

Se você deseja viver sua vida com mais calma e tranquilidade, deve esclarecer com antecedência por que e como tudo isso deve se expressar em sua vida cotidiana .

Como uma vida sem ou com menos estresse se expressaria para você? Qual é a sensação de viver a vida de uma maneira mais relaxada e relaxada?

  • Talvez você queira ter mais tempo para si mesmo e colocar menos pressão sobre si mesmo.
  • Ou você não quer sair de casa às pressas pela manhã e voltar para casa totalmente exausto à noite.
  • Talvez você não queira mais ficar girando no carrossel de pensamentos.
  • Ou talvez você queira estar com um humor melhor e ter uma vida familiar mais harmoniosa.

Você também deve escrever uma lista de fatores de obstáculo . Por que não funcionou até agora para atingir seu objetivo de “ficar mais relaxado e livre de estresse”?

Talvez sua lista dissesse algo como:

  • Você não está reservando tempo suficiente para si mesmo e para suas necessidades.
  • Quando a mesa está cheia, você faz hora extra. É por isso que você tem menos tempo livre.
  • Muito pouco tempo para todas as tarefas.
  • O medo da mudança atrapalha: se você fizer o que é bom para você, os outros podem ficar desapontados com você.
  • Você acha que precisa ganhar algum tempo de folga primeiro.
  • Seu perfeccionista interior torna difícil para você deixar que o cinco seja correto.
  • Você não acredita que é uma pessoa relaxada.
  • Dizer não é muito difícil para você.
  • Seu chefe lhe dá prazos super curtos, e é por isso que você costuma perder a hora do almoço.
  • Você ainda não especificou sua meta.
Ou veja o exemplo da perda de peso.

Então, qual é a resposta para a razão de você querer perder peso? (Porque a princípio não importa se você quer perder 2, 10 ou 30 quilos). Talvez as respostas para as perguntas ” Por que essa alteração tão importante para mim?”, “Qual é o objetivo real por trás disso?” É algo como isto:

  • Quero perder peso porque quero vestir minhas calças favoritas de novo.
  • É importante para mim brincar no parquinho com meus filhos sem ficar completamente sem fôlego.
  • Quero fazer algo pela minha saúde e evitar o diabetes tipo 2.

E os fatores de obstáculo podem ser algo como:

  • Por falta de tempo, você não prepara refeições saudáveis ​​e usa alimentos gordurosos.
  • Você não é tão criativo e simplesmente não sabe o que cozinhar alimentos saudáveis.
  • Ou você pensa que é uma pessoa preguiçosa e antidesportiva.
  • Você não consegue incorporar o esporte ao seu dia a dia porque está sempre exausto à noite.
  • Porque você quer perder muito peso rapidamente e isso não funciona, você fica frustrado e joga a toalha.
  • Você ainda não encontrou o esporte certo para você.
  • Você não encontrará deliciosas receitas saudáveis.
  • Você não gosta de treinar.
  • Quando você sai com seus amigos, todos bebem álcool e comem sobremesa. Você não quer ser um desmancha-prazeres e participar.
Mulher com autoestima
Mulher com autoestima

Entre na implementação: com essas perguntas, você terá sucesso

Agora comece e implemente a etapa 1 para seu objetivo pessoal. Essas perguntas irão ajudá-lo. Sinta-se à vontade para pegar um pedaço de papel e uma caneta e respondê-las melhor por escrito:

  1. Qual é o teu objetivo? O que você quer alcançar?
  2. O que é realmente sobre você, quais são os objetivos por trás do objetivo óbvio e abrangente?
  3. Como você se sentiria se alcançasse esse objetivo?
  4. Que obstáculos surgem em seu caminho, em quais obstáculos você costuma tropeçar?
  5. Quando falta motivação ou força de vontade para atingir seus objetivos?

Etapa 2 para atingir seu objetivo: estabeleça claramente o que VOCÊ pode fazer

Depois de esclarecer o que está por trás de seu objetivo e o que o tem impedido de alcançá-lo, agora chegamos ao âmago da questão. Agora é sobre o que VOCÊ pode fazer para atingir seus objetivos.

Sua tarefa agora: faça uma sessão de brainstorming e encontre o máximo de ideias possível sobre como você poderia atingir seu objetivo.

Usando o exemplo de “tornar-se menos estressante”

O que você poderia fazer para atingir o objetivo? Talvez sua lista seja algo como:

  • Medite por 10 minutos todas as manhãs ou designe uma afirmação positiva para o dia
  • Mantenha seus intervalos de trabalho com clareza e não os pule
  • Preste atenção ao seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal e crie um equilíbrio para sua vida profissional estressante (esportes, ioga)
  • Melhore a sua gestão de tempo
  • Termine o trabalho no prazo
  • Aprenda a dizer não
  • Tome um pouco de ar fresco durante a sua pausa para o almoço
  • Sem TV, laptop, etc. 2 horas antes de dormir
  • Deixe os pensamentos negativos irem
  • Aprendendo a domar o perfeccionismo
  • Comunique-se melhor e expresse o que é importante para você de forma mais clara
  • Reduza sua disposição para gastar
  • Não respondendo mais e-mails constantemente, mas apenas em horários determinados
  • Defina horários fixos para meditações (manhã, meio-dia, noite)
  • Leia um livro antes de ir para a cama
  • Ir para a massagem
  • Durma o suficiente (pelo menos 7-8h)
  • Ouça a sua música favorita
  • Estabeleça prioridades
  • Desintoxicação digital regular
  • Refine sua auto-estima para que as opiniões dos outros não sejam mais tão importantes para você
  • Trabalhar meio período
  • Elimine todos os ladrões de energia
  • Passe mais tempo com a família e amigos
  • Desistir do cargo honorário
  • Resolva o conflito com o vizinho
  • Mover
  • Diga ao chefe que dá muito trabalho e que você não pode fazer isso sozinho
  • As crianças deveriam trabalhar mais em casa
  • Não está mais agradando a todos
  • Aprenda uma técnica de relaxamento
  • Faça um retreinamento
  • Reduza seus próprios padrões
Cachorro com mal humor
Cachorro com mal humor

Venha com a implementação

Encontre pelo menos 20 coisas que você pode fazer ou que podem ajudá-lo a atingir seu objetivo. Agora crie sua própria lista de coisas que você pode integrar imediatamente em sua vida cotidiana.

As dicas a seguir irão ajudá-lo:

  1. Pegue suas respostas da etapa 1 e encontre coisas que irão ajudá-lo a superar seus obstáculos
  2. Anote apenas coisas que estão em suas mãos (completamente ou pelo menos 70%)
  3. Pense nas coisas da forma mais diferente possível, pequenas e grandes. Não avalie suas idéias. É apenas uma sessão de brainstorming no início. Isso será resolvido mais tarde.
  4. Se você ficar travado, pergunte a outras pessoas as ideias delas.

A propósito : se o estresse é um problema para você, então posso recomendar o meu “curso piloto de estresse”. Isso constrói exatamente esse sistema de padrões, processos e estruturas que o ajudam a ser menos estressante. O curso é subsidiado por seguradoras de saúde. 

Etapa 3 para atingir seus objetivos: Crie seu sistema e defina padrões, estruturas e processos 

Na última etapa, construímos seu sistema. Pense em quais padrões, estruturas e processos o ajudarão a atingir seu objetivo.

Vou agora dar alguns exemplos de tal sistema de padrões, estruturas e processos:

  • Se você está estressado pela manhã e nunca tem tempo suficiente, crie a nova estrutura para se levantar 10 minutos antes e fazer uma meditação.
  • Mude o seu processo de pensamento : Se você perceber que está estressado e tiver pensamentos como: “Estou totalmente sobrecarregado, não consigo controlar isso”, diga a si mesmo: “Pare”. E substitua esse pensamento por um mais positivo e útil como: “Eu posso fazer isso”.
  • Torne um padrão para si mesmo que, sempre que o estresse o oprimir totalmente, faça uma pausa de 5 minutos e faça um exercício de respiração.

As estruturas, portanto, formam a estrutura na qual você pode implementar de forma otimizada os processos e padrões aos quais deseja se acostumar. Os processos são principalmente sobre o “como”, ou seja, a sequência exata de suas ações e pensamentos. E os padrões são hábitos que você cria para tornar mais fácil atingir seus objetivos. Então, coisas que você sempre faz exatamente da mesma maneira.

É assim que a coisa toda se parece para nosso objetivo de exemplo de “perder peso”

Veja o exemplo da perda de peso. Você pode montar um sistema de padrões, processos e rotinas para atingir seus objetivos, no qual considera seus fatores anteriores de falha e obstáculo.

Você pode então se deparar com as seguintes considerações:

Estruturas
  • Como você está sempre cansado à noite, você ajusta o despertador meia hora antes para ter tempo para fazer exercícios pela manhã.
  • Você marca um compromisso recorrente em seu telefone celular que o lembra de suas unidades esportivas para que você as faça definitivamente.
  • Você fala às pessoas ao seu redor sobre sua meta para que elas o apoiem e não complicem inadvertidamente a implementação.
  • Você montou um livro com 10 receitas saudáveis ​​que você sempre pode consultar se não tiver tempo para escolher uma nova receita.
  • Você colocou um suprimento de chá em sua gaveta.
  • Quando vai às compras, tem sempre consigo uma lista de compras previamente escrita e cumpre-a para evitar compras por impulso.
  • Você cria um plano de treinamento ou procura um na Internet que possa ser facilmente integrado ao seu dia a dia.
Menina calma
Menina calma
Processos
  • Imediatamente após se levantar, você bebe um copo d’água para manter a circulação e a digestão.
  • Você bebe outro copo d’água a cada hora porque isso enche seu estômago.
  • Todos os domingos você prepara a refeição da semana para que possa ter uma dieta saudável apesar da falta de tempo e não coma refeições prontas que não sejam saudáveis.
  • Você prepara seu café da manhã todas as noites para a manhã seguinte, de modo que não fique agitado pela manhã e ainda assim caia em algo que não seja saudável.
  • Você cozinha junto com seus filhos com o livro de receitas preparado.
  • Para controlar suas refeições, mantenha um diário alimentar.
  • Quando você come, você leva muito tempo e presta atenção quando se sente satisfeito.
  • Para se motivar ainda mais, encontre um parceiro para perder peso, por exemplo, um amigo, com quem você regularmente troca informações sobre como as coisas estão indo e o que você já alcançou.
  • Você vai de bicicleta para o trabalho em vez de ir de carro.
Padrões
  • Você define duas opções de café da manhã saudável como padrão, que você pode escolher durante a semana. Então você não precisa mais se preocupar com isso e não vai acabar na padaria de novo.
  • Na hora do almoço na cantina você come salada como padrão. Você pode variar entre os diferentes curativos para que não fique chato.
  • Você e sua colega Lisa combinam de fazer um passeio fixo para o almoço a cada 14 dias às segundas-feiras.
  • Você estabelece um dia fixo de compras uma vez por semana para não sair às compras espontaneamente com fome no caminho de casa.
  • Você estabeleceu a regra de que não pode haver mais doces em sua casa.
  • Sempre que você tem a opção de escolher entre elevador e escadas, você usa as escadas.
  • Por padrão, você faz mais alguns exercícios antes de dormir.

Minha dica para sua implementação

Agora é sua vez de construir seu próprio sistema a partir de estruturas, processos e padrões. Para fazer isso, analise as descobertas das etapas 1 e 2 em mãos e use a lógica se-então com a maior freqüência possível na formulação.

Por fim, uma dica adicional: alterar processos ou padrões individuais costuma ser particularmente importante. Se agora você está configurando seu novo sistema para si mesmo, marque 3, pois será uma contribuição particularmente forte para atingir seus objetivos. Em nosso exemplo, isso poderia ser as compras semanais fixas, o preparo das refeições aos domingos e o trajeto diário para o trabalho de bicicleta.

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