Como estabelecer metas para viver uma vida plena

Como você se sente em relação aos objetivos? Você faz parte das resoluções de ano novo da equipe que você esqueceu depois de duas semanas? Ou você é ambicioso e disciplinado em cada etapa de seu plano de 5 anos? Independentemente de como você lida com eles, seus objetivos terão um impacto em sua vida. Alguns o fazem feliz a longo prazo, outros não. Portanto, você não deve apenas se preocupar em como melhor implementar suas resoluções, mas também questionar quais metas você deve e não deve estabelecer. Neste artigo do blog, direi quais objetivos o ajudarão a ter uma vida feliz e gratificante.

É certo que isso sempre te deixa feliz no primeiro momento em que você atinge um objetivo. A primeira viagem no carro novo que você está economizando há tanto tempo. O momento em que você finalmente consegue o botão do seu jeans que cabia em você há 5 anos. Ou o comentário benevolente de seu chefe para uma tarefa na qual você realmente se ajoelhou. É bom atingir metas como essa, não há dúvida sobre isso.

No longo prazo, entretanto, você não os viu muito. Um grupo de psicólogos descobriu em um estudo que certos objetivos NÃO contribuem para o seu bem-estar a longo prazo. Mesmo se você conseguir. Em média, estão ainda mais frequentemente associados a depressão, ansiedade, narcisismo e, em geral, a sintomas de doenças. [1]

Que objetivos são esses, vou mostrar a você agora.

É melhor você não definir essas metas para si mesmo

1. Prosperidade

Claro, o dinheiro não é totalmente sem importância em nossa sociedade. Se você luta todos os dias para conseguir algo para comer e um lugar seguro para dormir, isso afetará seu bem-estar. Os psicólogos agora concordam que, a partir de um determinado padrão de vida, uma maior prosperidade não contribui mais para torná-lo mais feliz. Para viver uma vida plena, basta pagar o aluguel e as compras semanais.

2. Reconhecimento social

Quer você se esforce para receber elogios de seu chefe ou para obter o máximo de curtidas possível no Instagram: você não deve estabelecer metas para si mesmo que tenham a ver com reconhecimento externo. Porque você não pode controlar o que os outros pensam de você, não importa o quanto você tente. Portanto, é melhor colocar sua energia em metas, cuja realização está realmente em seu poder. Isso definitivamente o torna mais feliz no longo prazo.

amigas felizes
amigas felizes
3. Poder e influência

Alcançar metas relacionadas ao poder também depende de outras pessoas. Por exemplo, suponha que você deseja ter uma posição específica em sua empresa. Não está em suas próprias mãos – pelo menos seu chefe, mas provavelmente muitos outros também, dêem uma palavra a dizer. Portanto, se você deseja levar uma vida feliz e gratificante a longo prazo, mantenha suas mãos longe disso.

4. Independência

A ideia de não precisar de ninguém e ser o suficiente para você mesmo não contribui para o seu bem-estar no longo prazo. Para ser feliz, você precisa de relacionamentos de confiança com outras pessoas, é da nossa natureza.

5. Atratividade externa

Maquiagens, cremes anti-envelhecimento e até mesmo cirurgias estéticas são comuns. No entanto, a atratividade e uma aparência jovem não irão satisfazê-lo a longo prazo. Portanto, tente aceitar e amar a si mesmo por quem você é, em vez de lutar contra sua aparência e seu próprio envelhecimento.

Mas quais objetivos te deixam feliz então? Eu vou te mostrar agora!

Defina as metas certas – para uma vida plena

1. Objetivos de contribuição

Se você quer aumentar seu bem-estar a longo prazo, você deve estabelecer metas que têm a ver com o desenvolvimento e uso de suas habilidades ou com sua contribuição para um todo mais amplo.

Existem dois tipos de objetivos de contribuição úteis:

Por um lado, existem objetivos de competência.

Sentir-se competente é uma necessidade psicológica básica e um fator importante para o seu desenvolvimento pessoal. Os objetivos de competência têm a ver com você usar seus pontos fortes , gerenciar as coisas por conta própria (ER) e assim alcançar o sucesso.

Você se lembra de como se sentiu fantástico quando escalou as barras do macaco sozinho quando era uma criança pequena? Este é exatamente o tipo de objetivo de que estou falando. Você consegue algo usando suas habilidades, talentos, experiência ou conhecimento.

Na idade adulta, você provavelmente não terá mais como objetivo escalar um trepa-trepa porque outras coisas são importantes para você hoje. Mas o princípio permanece o mesmo.

Talvez você seja atlético e correr uma maratona esteja na sua lista há muito tempo. Ou você deseja enfrentar um projeto complexo no trabalho que desafia você e suas habilidades. Ou talvez seja apenas sobre a construção de uma prateleira – sem pedir ajuda a ninguém. Ou aprender o básico em espanhol porque quer bater um papo durante as férias. Seus objetivos de competência podem parecer tão pequenos e mundanos. Se você usar seus pontos fortes com frequência e em diferentes áreas de sua vida, será mais produtivo e satisfeito a longo prazo.

Mas tenha cuidado: os objetivos de competência não se referem a obter reconhecimento externo. Seu incentivo não deve ser a medalha da maratona, o elogio de seu chefe ou a admiração de sua família. Seu objetivo real deve ser usar ou expandir seus pontos fortes e habilidades – e assim alcançar algo.

amigos sorrindo
amigos sorrindo
Por outro lado, existem objetivos generativos.

Essas metas vão além de sua própria experiência de competência. Eles estão relacionados à sua contribuição para um todo maior. A questão é que você transmita algo, por exemplo, apoiando outras pessoas em seu desenvolvimento. Não importa se isso acontece em particular com seus próprios filhos, em programas de mentoria profissional, por meio de apoio direcionado de colegas inexperientes ou por meio de uma posição de treinador em seu clube esportivo.

Para mim, pessoalmente, soulsweet é exatamente isso. Por meio do meu trabalho, quero ajudar as pessoas a terem uma vida mais feliz e realizada. Quero transmitir os meus conhecimentos provenientes de inúmeros treinamentos e cursos de formação avançada, mas sobretudo de trabalhos práticos com clientes, e assim contribuir para que VOCÊ possa moldar melhor a sua vida. E não quero fazer esta oferta exclusivamente para quem tem dinheiro e está investindo no seu desenvolvimento. ( Aqui você pode descobrir mais sobre mim e minha motivação, se estiver interessado.)

Metas gerativas têm algo a ver com questões de significado e com o que resta após o fim de sua vida. Por exemplo, muitas pessoas se propõem a ter um filho ou construir uma casa. Mas mesmo que queira escrever seu próprio livro, plantar uma árvore ou dar um curso em um centro de educação de adultos, você está contribuindo para algo que é maior do que você. Com seu livro, você torna isso possível para outras pessoas, a partir de suas experiências e de sua conhecimento para se beneficiar. Com sua árvore você contribui para a proteção ambiental. E em seu curso você ensina às pessoas algo que as ajudará em suas vidas. A mesma ideia está por trás do voluntariado.

A essência dessas metas é capacitar os outros, em vez de se colocar em primeiro lugar. Para dar e agir abnegadamente. Isso é exatamente o que contribui para sua felicidade.

2. Metas sociais

Já mencionei que um certo número de amigos no Facebook ou curtidas no Instagram não vai te deixar feliz. Em vez disso, quando falo de objetivos sociais, refiro-me àqueles relacionados à proximidade humana e aos relacionamentos positivos .

Por exemplo, decidi ligar para meus pais uma vez por semana, apesar de uma agenda lotada e uma longa lista de tarefas pendentes . Porque eu sei que eles são importantes para mim, que eu tiro força deles e que isso significa muito para eles.

A proximidade humana é tão importante para o seu bem-estar porque a necessidade de apego é uma de nossas necessidades básicas. Não fomos feitos para levar uma vida de eremita isolados de outras pessoas, sejam familiares ou amigos.

Confiar na união com seu parceiro, boas conversas com seus amigos, relacionamentos agradáveis ​​com seus colegas de trabalho e profunda solidariedade emocional com suas pessoas favoritas o farão mais feliz a longo prazo do que qualquer casa de sonho ou loja de dinheiro jamais poderia.

caminho do amor
caminho do amor

3. “Espiritualidade” ou “Torne-se quem você é”

Não se preocupe, não vou te contar sobre nenhum incenso ou encontros de pseudomagia aqui. Essa não é a questão.

Em vez disso, não significa apenas viver fora, mas também olhar para dentro. Sem dinheiro, sem sucesso, sem reconhecimento e sem fama podem fazer você feliz a longo prazo se você não viver em harmonia consigo mesmo .

Esses tipos de metas são sobre agir de acordo com seus valores e dar sentido à sua vida . É sobre perguntar a si mesmo as grandes questões da vida:

  • “Quem sou eu?”
  • “Para onde eu quero ir?”
  • “Qual é a minha tarefa (de vida)?”
  • “O que é bom e certo?”

Isso também significa que você contribui com seus objetivos para se conhecer melhor – e então viver de acordo com como e quem você é. Que você permaneça autenticamente você mesmo, em vez de ser deformado por outros ou por suas próprias afirmações distorcidas.

Como exemplo, gostaria de falar sobre uma mulher que me inspirou por muito tempo – Marie Forleo . Ela é uma conhecida marqueteira online americana e, na minha opinião, vive exatamente o que quero expressar com este ponto. Em um mundo dominado pelos homens, ela ousa ser ela mesma, revelar sua feminilidade e fazer o que ama. Ela não tem inibições de dançar loucamente na frente da câmera ou dizer uma frase áspera, se quiser. Ela é apenas ela mesma.

O que eu quero te dizer com isso? Seja verdadeiro consigo mesmo e não se deixe dobrar. Quando você sabe quem você é e o que deseja, pequenas coisas não podem mais levá-lo ao erro. Porque você tem sua bússola pessoal em seu coração, que pode seguir em sua jornada para a felicidade.

É exatamente por isso que todas as metas que ajudam você a se conhecer e se explorar melhor (desenvolvimento da personalidade da palavra-chave!) São realmente boas metas. Isso também se aplica a todos os objetivos que você se propõe para viver o seu “eu”.

Amigas juntas
Amigas juntas

Definir e formular metas – mas como?

Para atingir os objetivos e, portanto, para o seu bem-estar, é importante não apenas quais objetivos você se estabelece, mas também COMO você os formula.

É importante para mim que você compreenda um mecanismo básico para o estabelecimento de metas:

Se você deseja atingir seus objetivos e ser feliz no longo prazo, precisa colocar seu cérebro em modo de aproximação.

O que quero dizer com isso?

Há uma grande diferença entre “Não quero ficar tão nervoso quando falo com meu chefe” e “Quero enfrentar meu chefe com confiança na próxima reunião e dar-lhe minha opinião”.

Você consegue adivinhar aonde estou chegando?

A primeira resolução é formulada com uma atitude de evitação. Ele nomeia exatamente o que você quer se distanciar, o que você quer evitar. É por isso que nós, especialistas, falamos de metas de prevenção. Isso não é propício para atingir a meta. Porque seu cérebro tenta evitar tais situações. Assim, você evita seu chefe em vez de confrontá-lo.

Além disso, esses objetivos o deixam infeliz a longo prazo. Ao apenas prevenir ou atrasar o indesejável, você não está definindo um ponto claro no tempo ou um critério claro quando a meta foi alcançada: você pode ficar com segurança na frente de seu chefe dez vezes e então ficar nervoso uma vez. Se essa exceção ocorrer, seu cérebro soará imediatamente o alarme, porque é exatamente isso que você não deseja mais. Isso pode desencadear estresse e medo e, em última análise, levar ao fato de que você prefere fugir imediatamente nessas situações, em vez de trabalhar em sua aparência autoconfiante.

Em vez disso, estabeleça metas de abordagem.

Se você formula seus objetivos positivamente, como no meu segundo exemplo, ativa o chamado modo de abordagem em seu cérebro. Você não se concentra mais em evitar o confronto com seu chefe, mas busca ativamente formas e estratégias que possa usar para atingir seus objetivos.

Logicamente, que você não só alcance seus objetivos muito mais facilmente dessa forma, mas também aumente seu bem-estar, certo?

Se é difícil para você formular uma meta aproximação clara, porque você ainda não tem um claro “porquê” em mente, primeiro se perguntar: “O que eu não quero mais?” E, em seguida, traduzir isso em “O que eu quero em vez ? ”.

Dessa forma, você se afasta do modo de evitação e se aproxima de objetivos claros e positivos de aproximação.

É hora de formular seus objetivos.

Portanto, agora você tem alguns impulsos úteis em mãos com os quais pode formular imediatamente seus objetivos para uma vida plena.

Se você tiver problemas para entrar em ação, leia este artigo . Lá vou mostrar como derrotar seu bastardo e realmente abordar suas resoluções.

Este artigo também pode ser do seu interesse. Nele, compartilho com você 5 coisas de que os moribundos se arrependem e explico o que você pode aprender com eles para viver uma vida plena.

Escreva-me nos comentários,

  • qual objetivo você definiu para si mesmo por meio deste artigo que você pode não ter visto em sua tela antes,
  • qual objetivo você formulou até agora no modo de evasão e
  • como converter este alvo para o modo de proximidade agora.

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