Menina com amiga

Como evitar a consciência pesada e seguir na vida

Talvez você seja um daqueles leitores adoráveis ​​que muitas vezes decidiram finalmente dizer não para ter mais tempo para si. Porque, em tese, eles sabem o quanto é importante se cuidar bem. E quem ainda não o colocou em prática. Ou, se o fizerem, serão atormentados por um terrível remorso. Relaxe sem a consciência pesada? Nada!

Esse número de consciência culpada é aparentemente universal e afeta a nós, mulheres, com especial frequência. Recentemente, um estagiário me contou sobre uma situação típica. Em uma fase de aprendizado intensivo, ela queria se dar ao luxo de algumas horas sem estudar e assistir suas séries favoritas. A série mal havia começado quando ela recebeu uma mensagem de seu colega. Ele se perguntou por que ela não tinha aparecido na biblioteca para estudar. Você pode imaginar como foi. Embora ela tivesse decidido desligar, sua consciência culpada imediatamente pintou todos os piores cenários imagináveisque poderia surgir de sua pequena pausa. No final, sua tarde livre se transformou em um dia de estudos, que passou tenso na universidade até tarde da noite.

Por que negamos a nós mesmos as coisas que sabemos que nos fariam bem?

Neste artigo, responderei exatamente a essa pergunta. Quero explicar-lhe como surge a sua consciência culpada e como é mantida. E, claro, mostre como reduzir o remorso para que você possa cuidar melhor de si mesmo no futuro.

Menina com elefante
Menina com elefante

O que realmente é essa consciência culpada?

Imagine que sua namorada lhe pede um favor que tira todo o seu planejamento anterior do controle. Então você pode e deve dizer não . Se você fizesse isso – você sabe disso muito bem – uma voz interior bate imediatamente e sussurra para você “amigável” que os amigos estão lá para algo assim, afinal, que você os decepcionou e em um caso semelhante você também deseja , que ela está lá para você …

Você sempre se sente culpado quando não age de acordo com seus valores. Quando você (supostamente) não é a pessoa que deseja e deveria ser.

É claro que não existe um critério objetivo para definir quando você precisa ter uma consciência pesada. Ninguém lhe diz quantas tarefas da sua lista de tarefas você tem que completar antes que você possa desligar e relaxar sem se preocupar. Ninguém afirmou objetivamente que você deve se sentir culpado se deixar de atender a um pedido de um de seus semelhantes.

Quanto mais absolutistas forem as suas exigências sobre si mesmo , maior será a probabilidade de você ficar com a consciência pesada (ou deixar que outras pessoas façam isso por você).

É alimentado por muitos pequenos erros de pensamento. Se você deseja se livrar de sua consciência culpada ou pelo menos diminuir seu remorso, deve conhecê-los.

Deixe-me primeiro explicar brevemente o que quero dizer com “erros de pensamento”, antes de chegarmos aos erros de pensamento típicos relacionados com uma consciência culpada.

Distorção é o modo padrão do pensamento humano

Seu cérebro processa um número incrível de impressões todos os dias. Para que possa lidar com a enxurrada de informações, seu cérebro encurta muitos “caminhos do pensamento”. Ele segue rotinas de pensamento simples que inconscientemente influenciam sua percepção e seus sentimentos.

Isso é muito inteligente na maioria dos casos.

Deixe-me dar um exemplo: você está em um estacionamento subterrâneo solitário. Um homem com roupas escuras corre em sua direção. Seu chapéu está puxado para baixo sobre o rosto. Você pode ver algo metálico piscando em sua mão. Seu cérebro lhe dirá instantaneamente que existe um perigo potencial. Você vai acelerar seus passos e trancar as portas assim que entrar no carro. Esta função do seu cérebro é econômica e permite que você aja rapidamente na vida cotidiana.

Agora vamos dar um passo adiante. Imagine que você vê um homem na rua de óculos, terno e gravata. Parece muito inteligente, não é?

Provavelmente, se você não pensar nisso por muito tempo e for honesto agora, é exatamente a isso que você chegará quando vir essa pessoa.

E, portanto, estão sujeitos a um erro psicológico clássico de raciocínio.

Quando uma pessoa parece aparentemente inteligente, presumimos automaticamente que ela é genuinamente inteligente. Claro, isso não necessariamente tem que ser o caso. O cara também pode usar óculos porque tem problemas de visão e terno porque acha que estão na moda. Em primeiro lugar, isso não tem nada a ver com sua inteligência.

Esse erro de raciocínio, que muitas vezes cometemos na vida cotidiana, é chamado de “efeito halo” em termos técnicos. Significa que deduzimos de uma característica conhecida (aqui roupas) a outras características desconhecidas (aqui inteligência). Seu cérebro simplesmente não quer analisar cada pessoa com seus milhares e milhares de propriedades, porque isso significa esforço e levaria uma eternidade. Prefere escolher certas características de uma pessoa e transferi-las para todas as outras características possíveis.

Satisfação
Satisfação

Quais erros de pensamento alimentam sua consciência culpada

O efeito halo não é, de forma alguma, o único erro que cometemos na vida cotidiana. (Quanto mais cedo as pessoas acreditarem que não estão cometendo erros, mais serão afetadas por isso.)

Deixe-me apresentar a você alguns dos erros mais importantes de pensamento que desempenham um papel no contexto de sua consciência culpada.

Erro nº 1: o princípio do tudo ou nada – pensando em preto e branco

Imagine a seguinte situação: você chega em casa depois de um dia árduo de trabalho. Você estava determinado a relaxar. Você quer preparar um delicioso chá na cozinha. Você queria beber enquanto lia o último thriller policial em sua cadeira de leitura, confortavelmente aninhado no cobertor. A montanha de pratos que você não guardou ontem à noite salta em sua direção. Como hoje foi um péssimo dia de trabalho, você decide deixar a cozinha para ser a cozinha e se mimar com a folga planejada. Assim que você se acomoda, as dúvidas surgem em sua cabeça. Isso o lembra de que uma pessoa capaz ainda deve ter energia para as tarefas domésticas depois do trabalho. E que parece ruim para você e que você é muito preguiçoso do que deveria.

É aqui que o erro do preto e branco pega você . Em sua imaginação, existem apenas duas categorias nesses momentos: Pessoas produtivas, infalíveis, maravilhosas que têm o direito de relaxar e caóticas, pessoas absolutamente incompetentes que não conseguem ter uma vida certa.

O que você pode fazer para evitar esse erro de pensamento e os crescentes sentimentos de culpa?

Em vez de “qualquer um ou” melhor “, bem como”

Aprenda a reconhecer os tons de cinza em certas situações e, assim, evitar que você caia em um pensamento absoluto de ou ou.

Na situação descrita acima, você pode escrever o que, apesar da pausa , sugere que você é uma pessoa estruturada e ordeira com objetivos claros na vida. Você deve se lembrar que fixou horários de limpeza durante a semana que sempre obedece. Ou, além das tarefas domésticas, você também deve passar bastante tempo com sua família.

Tente se surpreender cometendo esse erro de raciocínio. Você verá quantas vezes ele ataca sem ser notado. Por exemplo, se sua consciência culpada é sobrenaturalmente grande, se você não leva seus filhos para a cama porque trabalha mais. Aqui, também, o pensamento preto e branco ataca: ou você é uma ótima mãe (que lê para o filho todos os dias e o leva para a cama) ou falhou como mãe. As nuances e tons de cinza importantes estão faltando.

Mas é exatamente isso que ajudaria a reduzir sua consciência culpada. Porque eles corrigem a alegação de absoluto para baixo.

Menina fantasiada
Menina fantasiada

Erro nº 2: atenção seletiva

Imagine, após uma consideração cuidadosa e com o coração pesado, você cancelar um compromisso de longa data com um amigo. Seu amigo lhe diz: “Acho que é uma pena. Eu estava ansioso por nosso encontro. Mas eu entendo que é melhor adiarmos isso se você não se sentir totalmente apto. “

Deixe as frases derreterem na sua boca.

Que sentimentos e pensamentos você teria se um amigo dissesse isso a você?

Se você se sentir culpado ao se colocar nessa situação, posso facilmente explicar o porquê!

O que você faz em sua cabeça ao processar as frases? Você compreende todas as partes da declaração do seu amigo da mesma forma?

Provavelmente não!

Eu acho que as primeiras duas frases deixaram um impacto muito mais forte em você do que a última frase. A “vergonha” e a decepção expressa queimam em sua cabeça. Você perde a segunda parte da mensagem, que sinaliza compreensão e uma consciência pesada é inevitável.

Por que você se concentra automaticamente na parte da resposta que o faz se sentir culpado?

Isso tem a ver com o fato de você iniciar a conversa com a expectativa de que a outra pessoa não aprovará seu comportamento. Você ajustou seus faróis mentais para iluminar apenas as partes da declaração de seu amigo que expressam decepção. E independentemente das circunstâncias específicas. Qualquer tipo de entendimento que seu amigo lhe mostre permanece no escuro e não será ouvido por você.

A fim de reduzir o seu remorso, ajuda se você “reajustar” os faróis.

Na próxima vez que você se deparar com uma afirmação como esta, pegue um pedaço de papel e anote-o. Sublinhe (ou codifique com cores) a parte que expressa compreensão. Você pode falar em voz alta para si mesmo várias vezes e imaginar concretamente como sua contraparte pronuncia apenas esta parte da frase.

Isso ajudará seu cérebro a concentrar sua atenção nessa parte da afirmação e a dar-lhe mais significado.

Quanto mais você se conectar com a compreensão e a acomodação, menor será gradualmente a sua consciência culpada.

Erro # 3: O erro de projeção  

Coloque-se na seguinte situação: Você está participando de uma reunião com seus colegas. Você está planejando a distribuição de tarefas para o grande projeto para a próxima semana. Um de seus colegas, que trabalhou apenas moderadamente bem no projeto até agora, responde e diz que provavelmente não conseguirá na próxima semana devido a uma doença. Ele não está se sentindo tão bem o tempo todo …

Que pensamentos estão passando pela sua cabeça agora?

Você pode estar se perguntando como pode fazer todo o trabalho sozinho. Ou você sente incompreensão e raiva porque não consegue entender que ele está cancelando AGORA para a próxima semana. Como ele pode evitar o trabalho tão obviamente? Você pode pensar que a verdadeira lealdade, confiabilidade e capacidade de trabalhar em equipe são diferentes.

Já estou prevendo que da próxima vez que ficar doente na cama, se sentirá culpado porque não pode trabalhar.

Meus pensamentos são seus pensamentos também

Seus sentimentos de culpa surgem nesta situação do erro de projeção. Seu cérebro se lembra de seus pensamentos sobre perder ou cancelar a reunião. Em nosso exemplo, eles estavam preocupados ou com raiva. Se você tiver que se cancelar, seu cérebro transferirá seus próprios pensamentos sobre esse comportamento para os pensamentos de seus semelhantes.

Você pode presumir que seus semelhantes estão desapontados porque você interpreta isso como fraqueza dos outros ou fica desapontado quando eles deixam de fazer algo e o admitem abertamente.

Para resolver esse problema, vou lhe dar a seguinte dica: Tente não julgar um não das outras pessoas como uma fraqueza ou um erro. Ou como prova de que a outra pessoa não aprecia / gosta / ama / leva você a sério. Quanto mais cedo você sentir isso, mais provável será que pense que os outros pensam o mesmo a seu respeito.

Menina tocando
Menina tocando
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Erro # 4: pensamento emocional

Gostaria de voltar ao exemplo do meu estagiário. Você lembra? Ela se sentiu culpada quando o namorado perguntou por que ela não estava na biblioteca. Ela FICOU culpada. E é por isso que ela ACHOU que também era culpada.

Esse erro de pensamento é que você tem a sensação de que é uma prova de que um certo ponto de vista deve ser verdadeiro. No exemplo da consciência culpada, muitas vezes é o sentimento de culpa ou vergonha que você vê como evidência irrefutável de que também é certo ter uma consciência culpada. Na verdade, você se sente culpado porque pensa que fez algo errado.

A consciência culpada fica cada vez maior quando seus pensamentos e sentimentos se abalam. Se você quiser reduzi-lo, perceba que sua culpa é resultado de seus pensamentos.

Felizmente, você pode controlá-los conscientemente. Se quiser, pense em algumas frases que você pode dizer para si mesmo no momento em que sua consciência culpada “bater”.

Finalmente, vamos dar uma olhada em seu comportamento. Aqui, também, você pode fazer algo para evitar remorso futuro.

Mude seus comportamentos e reprograme seu cérebro

Que reação você espera dos outros quando diz não? Acho muito provável que você presuma que um não será seguido por reações de raiva ou decepção de seus semelhantes. É isso mesmo, não é?

Enquanto for esse o caso, é improvável que você não diga mais nada. Principalmente se isso não corresponder aos seus valores e, por exemplo, for importante para você ser uma pessoa amigável e prestativa.

Mas como você consegue mudar suas expectativas ? Mudando seu comportamento e enfrentando certas consequências.

Por exemplo, se você sempre faz as tarefas domésticas imediatamente, sua casa nunca ficará bagunçada. Isso significa que você nunca terá a experiência de que, se parecer confuso, não importa. Que ninguém irá julgá-lo ou culpá-lo por isso. Ou que o mundo não acabará e você sobreviverá a ele, mesmo que alguém o censure exatamente por esse tipo de coisa.

Suas expectativas sobre os julgamentos e reações das pessoas ao seu redor só podem se dissolver se você continuar fazendo as coisas fora de sua zona de conforto .

Dessa forma, seu cérebro pode aprender aos poucos que é perfeitamente normal pular a louça, dizer não ou tirar uma folga apenas para você quando ainda há coisas em sua lista de afazeres.

Passo a passo fora da zona de conforto

Uma boa maneira de “suavizar” suas expectativas é recusar primeiro pequenos pedidos de outras pessoas e, em seguida, abordar gradualmente as situações mais difíceis.

Por exemplo, comece permitindo-se não receber nenhum e-mail ou telefonema relacionado ao trabalho após o expediente. Passe a aceitar seu apartamento parecendo um pouco mais bagunçado para uma noite. Você logo perceberá que as consequências na realidade não são tão catastróficas quanto na sua imaginação. Seu chefe não vai despedi-lo porque você está aproveitando a noite a que tem direito. E sua família também não irá demonizá-lo se você reservar um tempo para si mesmo, em vez de polir a cozinha até o ponto final.

Estou interessado em saber como você lida com sua consciência culpada. A quais pessoas ou áreas de sua vida cotidiana ele é particularmente sensível? Em que erro você se reconheceu? Que diferença faz se você conscientemente perceber e expor esses erros de pensamento?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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