Pensamento sombrio

Como evitar o pensamento preto e branco

O pensamento em preto e branco (também conhecido como “pensamento tudo ou nada”) descreve a tendência de pensar nos extremos. Bom ou mal. Bonito ou feio. Sucesso ou fracasso.

Mas essa maneira de pensar muitas vezes leva a problemas mentais e emocionais.

Neste artigo, você aprenderá o que é exatamente o pensamento preto e branco, a quais problemas ele leva e o que funciona contra ele.

Aqui vamos nós.

O QUE É O PENSAMENTO EM PRETO E BRANCO?

O pensamento preto e branco é a tendência de ver as coisas em extremos. Alguém é gordo ou magro. Somos fracassados ​​ou vencedores. Uma pessoa é boa ou má. Algo sempre acontece ou nunca acontece.

Portanto, não há cinza, nem meio, nem média.

O problema? A vida ocorre principalmente entre esses extremos.

Você não é um fracasso total, nem sempre faz tudo certo. Seu parceiro não é um idiota egoísta ou um anjo que sempre acerta tudo. E sua vida não é perfeita, mas ao mesmo tempo nem tudo é ruim.

É mais fácil para nós, humanos, pensar em termos de categorias: bom ou mau, inteligente ou estúpido, sucesso ou fracasso, gordo ou magro, sempre ou nunca, tudo ou nada. Mas esses extremos não descrevem a realidade. A realidade está, na grande maioria dos casos, em algum ponto intermediário.

Por exemplo, ninguém é 100% bom ou 100% mau. Até o maior tirano deste mundo tem um lado bom e trata certas pessoas com amor e respeito. Da mesma forma, toda pessoa “boa” tem um lado sombrio.

Muitas vezes não é fácil para nós, humanos, compreender que a vida ocorre entre os extremos. Queremos que as coisas sejam simples. Queremos clareza. Bom ou mal. Certo ou errado. Feliz ou infeliz . Sucesso ou fracasso.

O pensamento em preto e branco é, em última análise, uma tentativa da mente de simplificar nosso mundo complexo. Mas isso cria muitos problemas.

Um exemplo simples: há muito espaço entre fazer esporte todos os dias ou nunca fazer esporte.

Mas quando você está preso ao pensamento preto e branco, você vai para a academia todos os dias ou desiste completamente. Em vez de se permitir fazer exercícios uma ou duas vezes por semana, é tudo ou nada para você.

jovem triste
jovem triste

POR QUE PENSAR EM PRETO E BRANCO TE DEIXA INFELIZ

De acordo com a terapia cognitivo-comportamental, nossos pensamentos influenciam significativamente nossos sentimentos. Isso significa: sentimos da mesma maneira que pensamos. E é por isso que pensar em preto e branco geralmente leva a sentimentos negativos.

Por exemplo, se você cometer um erro e concluir que está sempre fazendo tudo errado, você se sentirá um fracasso e inútil. Ou se alguém o desrespeita e você conclui que todos estão sempre desrespeitando você, você se sentirá inútil.

Ao pensar em preto e branco, você pode tirar conclusões sobre o seu valor como pessoa ou a qualidade de toda a sua vida a partir de um evento único.

Uma coisa única rapidamente se torna sempre, nunca, tudo ou nada:

  • Sempre faço tudo errado.
  • Não posso fazer nada.
  • Eu nunca vou conseguir.
  • Os outros podem fazer tudo melhor.

A psicologia moderna mostrou que o pensamento em preto e branco geralmente leva ao estresse psicológico. Alguns psicólogos bem conhecidos, portanto, referem-se a tudo isso como um erro de pensamento ou pensamento disfuncional. O pensamento em preto e branco também é cada vez mais comum em pessoas com depressão e transtorno de personalidade limítrofe.

Abaixo estão algumas das áreas da vida que sofrem com o pensamento preto e branco.

Sua autoestima

Seu crítico interior adora o pensamento preto e branco:

  • Você está cometendo um erro? Então você é um fracasso total que sempre entende tudo errado.
  • Seu filho sai da escola com 5? Você deve ser uma mãe perversa que falhou em todos os níveis de educação.
  • Seu encontro não respondeu por dois dias? Você deve ser muito pouco atraente e com certeza ficará sozinho para o resto da vida.

Se você costuma pensar em preto e branco, irá se julgar severamente por seus erros, lidar mal com as críticas dos outros, lidar mal com os fracassos e duvidar demais de si mesmo. E é claro que tudo isso prejudica sua auto-estima.

Um relacionamento saudável com você mesmo começa com autoaceitação e autoaceitação. Mas isso dificilmente é possível, desde que você pense em extremos.

Seu sucesso

O sucesso – independentemente da área da vida – inclui erros, contratempos e fracassos. A grande maioria das pessoas que têm sucesso não é porque nunca falharam, mas porque falharam com mais frequência.

O fato é que quanto mais erros, contratempos e fracassos você experimenta, mais você aprende, descobre cada vez mais o que não funciona e o que, por outro lado, o ajuda.

Ao pensar em preto e branco, no entanto, você se criticará duramente por erros, contratempos e fracassos, e poderá se ver como um fracasso.

Mas isso significa que você não tem motivação para continuar e ficar com a bola no longo prazo.

casal pensativo
casal pensativo

Seus relacionamentos

Quase nada é mais importante na vida do que a qualidade de nossos relacionamentos. Quer sejam parceiros, amigos, familiares ou colegas de trabalho – os nossos semelhantes têm uma enorme influência no nosso bem-estar

Mas em todo relacionamento humano há conflito, desacordo e muitas vezes decepção. E isso se torna um problema quando você pensa frequentemente em preto e branco. Porque você rapidamente tenderá a rotular as pessoas como más, egoístas ou sem coração.

Mas só porque uma pessoa não faz o que você quer ou o critica, não significa que essa pessoa seja egoísta ou sem coração.

Mas por causa do pensamento preto e branco, existem apenas extremos:

Ou seu parceiro é a pessoa mais amorosa do mundo ou ele é a criatura mais cruel que o mundo já viu. E seu chefe é o melhor e mais compreensivo chefe de todos os tempos ou o próprio diabo.

Mas a verdade é – como na maioria dos casos – algo entre os dois.

PENSAMENTO EM PRETO E BRANCO: 3 SOLUÇÕES

Pensar em preto e branco afeta negativamente muitas áreas da vida e, em casos extremos, pode até levar a sérios problemas mentais. Então, vamos agora ver o que funciona contra isso.

1. Preste atenção ao seu idioma

A maneira como você fala – consigo mesmo e com os outros – tem uma forte influência na maneira como você se sente.

Palavras que expressam extremos são típicas do pensamento preto e branco:

  • Tudo, sempre, nunca, nada, sempre …
  • O melhor, o pior, o mais bonito, o mais terrível …
  • Todos, nenhum, todos …

Um passo importante é prestar atenção à sua linguagem e usar menos superlativos.

Quer dizer, você está realmente tendo o dia mais terrível da sua vida ou está apenas um pouco estressado? E você tem certeza absoluta de que todas as mulheres só estão interessadas em dinheiro ou que todos os homens são egoístas que só querem sexo?

Eu não acho.

O pensamento preto e branco geralmente se manifesta por meio de nossa linguagem. Portanto, de agora em diante, tente usar palavras menos extremas.

“Estou muito estressado hoje e meu dia tem sido um tanto confuso” é algo completamente diferente de “hoje é o dia mais terrível da minha vida”.

arvore do conhecimento
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2. Sem generalização

É típico do pensamento preto e branco quando você infere tudo em sua vida de um fracasso, um erro ou uma fraqueza.

Deixe-me explicar

Imagine que você comete um erro no trabalho. Talvez você tenha esquecido um compromisso, apagado acidentalmente um documento importante ou incomodado um cliente. Isso significa que você é um acéfalo total, nunca acerta nada e que nunca receberá um aumento ou mesmo uma promoção?

Claro que não. Você cometeu um erro – assim como qualquer outra pessoa comete um erro de vez em quando. Nem mais nem menos.

No entanto, se você tende a pensar em preto e branco, você conclui seu único erro sobre todo o resto. Você não vê que outras pessoas cometem erros de vez em quando, nem vê todas as coisas que você fez bem. Você só vê este único erro.

Ou imagine que você conheceu alguém recentemente e teve seu primeiro encontro. Depois de alguns dias você entrará em contato novamente, mas não terá resposta …

Então a conversa interna começa:

  • “Não admira que eu não receba uma resposta. O que eu tenho a oferecer. “
  • “Tenho certeza de que disse algo errado de novo. Eu sempre falo a coisa errada … “
  • “Eu nunca vou encontrar um parceiro e ser solitário para o resto da minha vida.”

Esses pensamentos correspondem à realidade? Claro que não. Você não sabe por que a outra pessoa não o contatou, nem significa que você nunca conhecerá ninguém. Esses pensamentos são exageros absolutos.

O problema com esses tipos de pensamentos é que eles parecem verdadeiros no momento.

Portanto, lembre-se de que existem exageros e generalizações. Nesses momentos, tente ver as conexões corretamente e não deduza todo o resto de uma experiência negativa.

Você pode descobrir como aprender a implementar este ponto e “pensar melhor” no meu guia Mindset. Você pode baixar o guia gratuitamente aqui

3. Outra perspectiva

Muitas vezes acreditamos que as coisas são como as vemos. A verdade, porém, é que cada situação tem diferentes formas de encará-la.

Digamos que seu parceiro deixou você.

Você está magoado, desapontado e sofrendo. Você está realmente sujo. E você está extremamente zangado: “Eu sofro como um cachorro – e a culpa é do meu ex-parceiro porque ele acabou de me deixar.”

Mas talvez você veja tudo de forma diferente. Você pode ficar desapontado e com saudades de amor, mas tente ser grato pelo tempo que passaram juntos. Você percebe que não deveria ser e que também é uma chance de conhecer alguém novo – alguém que pode até ser mais adequado para você.

Ambas são duas maneiras de encarar a mesma situação.

Especialmente quando se pensa em preto e branco, é extremamente útil ter uma perspectiva diferente.

  • Em vez de se julgar pelo fracasso e se rebaixar, pergunte-se o que pode aprender com isso.
  • Além disso, quando você toma decisões erradas, esteja ciente de quantas decisões boas você fez.
  • Se alguém o critica, lembre-se de que as pessoas costumam elogiá-lo.

Especialmente com experiências negativas, você deve tentar ter uma perspectiva diferente de vez em quando. Não se trata de ver algo positivo para o diabo . É apenas olhar para as coisas de uma maneira diferente.

Por exemplo, você sempre pode se perguntar: O que posso aprender com isso?

Esta pergunta o ajudará a ver a situação de forma diferente e a escapar de seu pensamento preto e branco.

Como desenvolver uma mentalidade positiva

Nada afeta mais sua vida do que a maneira como você pensa.

Se você vir os erros e fracassos como feedback, conseguir reconhecer algo positivo mesmo em situações negativas e desenvolver boas crenças, sua vida mudará.

O bom: todos podem aprender a “pensar melhor”. Por esse motivo, escrevi o Guia de mentalidade. Nele você aprenderá 4 mentalidades que terão uma influência extremamente positiva em sua vida.

Digite seu endereço de e-mail e eu lhe enviarei o guia em PDF gratuitamente.

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