Menina bem alta

Como evitar o perfeccionismo

Agora sejamos honestos: você pode simplesmente fazer uma tarefa em média e admitir erros para si mesmo? Ou é tão difícil para você porque tem a exigência de querer fazer tudo perfeitamente? Você sente que seu perfeccionismo lhe dá ainda mais pressão e estresse? E embora você saiba que na verdade é “apenas” esse desejo maldito de fazer tudo perfeitamente, você ainda não consegue parar de fazer isso.

Você não está sozinho nisso. Este tópico afeta muitas pessoas e também conheço situações como esta, que “exige muito de você” muito bem.

Portanto, não estou totalmente altruísta imerso no tópico do perfeccionismo, porque realmente acho que o perfeccionismo excessivo não só nos torna mais estressantes, mas também nos faz sentir mal. Porque, via de regra, o que alcançamos fica aquém de nossas expectativas. Porque não correspondemos às nossas exigências, desvalorizamo-nos e ficamos longe da tranquilidade, serenidade e alegria de viver que desejamos para nós.

Neste artigo do blog, irei compartilhar com você o que é realmente o perfeccionismo , por que você pode economizar frases como “Deixe o cinco ser reto”, como você pode deixar o perfeccionismo para trás ao se libertar de suas dependências internas e como você pode fazer o seu perfeccionista o streak pode até funcionar de forma produtiva para você.

O que o perfeccionista realmente trata

Querer ser perfeito pode se refletir em muitas áreas. Você pode querer ter um corpo perfeito. Ou que você deseja fazer seu trabalho com perfeição. Tenha um relacionamento perfeito. Ou bem superordenado: você deseja administrar perfeitamente a corda bamba de suas várias funções (mãe e filha amorosas, parceira apaixonada, funcionária competente). Nada é bom o suficiente. Você sempre pode dar um passo adiante e torná-lo ainda melhor, ainda mais preciso.

Um verdadeiro perfeccionista que quer uma coisa acima de tudo. Evite erros e críticas.

Se você prestar atenção aos detalhes de maneira perfeccionista e meticulosa, considerar todos os aspectos da solução de um problema ou da conclusão de uma tarefa, poderá impedir que alguém diga: “Você não disse, não fez ou entendeu perfeitamente”.

Mas por que você está fazendo isso

Muito simplesmente: os verdadeiros perfeccionistas têm o sentimento básico subjacente de que, como pessoa, não são amáveis, não têm valor. Para não sentir esse sentimento de dúvida, eles fazem tudo ao seu alcance para evitar que qualquer tipo de crítica surja em primeiro lugar.

Menina na janela
Menina na janela

Eu sou um perfeccionista

Você sabe que é um perfeccionista quando sabe por si mesmo que você é

  • sentir que falhou quando seu desempenho está na média
  • Julgando-se fortemente por pequenos erros
  • sinta-se atacado facilmente quando os outros o criticam
  • pense em pequenos contratempos por dias
  • tendem a olhar mais para seus fracassos do que para seus sucessos
  • Fique com raiva de si mesmo quando você não pode fazer tudo do jeito que você queria
  • Regularmente desaponta outras pessoas por não agirem como você faria
  • sempre dando o seu melhor em tudo que você faz
  • às vezes se preocupe com as pessoas se afastando de você ou gostando menos de você quando você não está tendo um bom desempenho

Quanto mais você balança a cabeça em concordância, mais perfeccionista você é.

Isso se torna particularmente perigoso em combinação com muito estresse. Porque você está claramente se colocando sob considerável pressão quando exige de si mesmo um desempenho excelente e impecável em todas as situações. Se as demandas externas aumentarem, você pode facilmente ter a sensação de que está sobrecarregado e que não pode mais atender aos requisitos. E é isso que pode deixá-lo doente.

Deixe o perfeccionismo para trás

Se você é um verdadeiro perfeccionista, então existe uma crença no fundo que lhe diz que você só será reconhecido por outras pessoas se for perfeito e não cometer erros.

Você inconscientemente segue a ideia: “Não sei se você pode me valorizar. E porque estou inseguro, estou oferecendo um serviço tal que você não pode me recusar reconhecimento e apreciação ”.

Infelizmente, você raramente obterá esse reconhecimento e apreciação da forma que deseja ou precisa. Porque, como você sempre consegue resolver tudo com perfeição e suavidade, os outros reagirão a você. Quer seja porque lhe dizem “Não seja tão exigente agora”. Estupidamente, isso confirma sua (falsa!) Convicção íntima de que você tem que fazer ainda melhor para ser aceito ou querido: “Eu sabia, não sou perfeito o suficiente. Eu tenho que me esforçar mais. “

Parece que devemos nos livrar do perfeccionismo, não é? Não, eu diria!

Por um lado, seu perfeccionismo mostra algo sobre seus vícios do qual você deve se libertar. Mas também mostra algo sobre seus valores e pontos fortes, que você definitivamente deve seguir.

Ulrike Bossmann

Liberte-se de suas dependências internas

Se você quer se impor menos no futuro e quer encontrar o caminho de volta para mais leveza e alegria de viver, observe com atenção o que o mantém preso dentro de você.

Na minha experiência, todos os perfeccionistas aprenderam desde o início que o desempenho é importante. Na maioria das vezes, padrões muito exigentes já existiam em casa. Eu sei disso pelos meus pais também. A 1 foi a nota aceita e desejada. Talvez no seu caso também tenham sido alguns professores cuja opinião foi muito importante para você.

Isso não é negativo em si, mas pode fazer com que sua autoconfiança seja pressionada.

O que importa é o que aconteceu quando você cometeu um erro. Este bug foi aceito? Você recebeu apoio benevolente ou não? Seus pais lhe disseram que o apreciam e amam – mesmo que você tenha cometido um erro? Se você fosse apoiado por seus pais mesmo quando fracassou, poderia aprender e sentir que pode estabelecer metas elevadas e persegui-las sem ser intimidado ou encorajado por contratempos. E que erros ou críticas não o destroem como pessoa.

No entanto, se você ainda não passou por isso, pode ser que tenha tentado obter a aprovação de seus pais, ficando cada vez melhor. Mas isso geralmente não é suficiente. E se você talvez já tenha experimentado repetidamente que não é capaz de conseguir o que deseja, você desenvolve essas expectativas mega-altas de si mesmo, mas ao mesmo tempo você duvida se pode alcançá-las e desenvolvê-las acima de tudo, um medo profundo das consequências que possíveis erros podem acarretar.

Boneco andando
Boneco andando

Minha experiência muito pessoal

Na minha experiência, apenas olhando através de mim, eu me distancio daquilo que quero “me livrar” ou mudar. Não importa o que seja. Tem menos poder sobre mim quando entendo (na minha cabeça, no meu coração) o que está acontecendo.

Nesse ínterim, não sou mais completamente dominado por essas exigências excessivas sobre mim mesmo. (No entanto, às vezes elas ainda têm um impacto, é claro).

Estou particularmente familiarizado com isso no campo profissional. Por exemplo, quando estou preparando um workshop. Eu coloquei muito tempo na agenda, criando o conteúdo e jogando-o repetidamente, embora já seja um conceito bem elaborado. Aí eu penso, “poderia ser um pouco melhor assim”. Você não acreditaria quantas noites eu passei em minhas orelhas para desenhar meus flipcharts perfeitamente, para pintar as fotos mais bonitas neles ou para fazer crachás. E para que estou fazendo isso?

Puro medo de não bastar! Estou preocupado que o feedback no final do workshop não seja totalmente “muito bom” e que toda a minha competência (e, portanto, como pessoa) esteja em questão. Eu costumava ser capaz de criar cenários de terror que ampliavam isso. Por exemplo, que um cliente não me reserve mais se houver uma avaliação medíocre. Besteira, é claro. Além disso, tive experiências completamente diferentes: recebo críticas muito boas e assim o faço há anos. Esse medo e preocupação são completamente irreais. Mas parecia tão real e importante porque estava ligado ao meu valor como pessoa. Por isso dei um passo adiante sem refletir sobre isso, para que nenhuma crítica surja. Assim que reconheci esse padrão, fui capaz de sair dele.

Da dependência interna ao livre arbítrio

Reduzir as exigências sobre si mesmo, infelizmente, não é possível com um estalar de dedos. Como você está agora é o resultado do seu caminho. A soma das experiências de aprendizado que você teve, as escolhas que você fez e as crenças que você segue há muito tempo.

É por isso que não o aconselho a se livrar do perfeccionismo. Essa é uma luta que você só pode perder e que não precisa lutar aos meus olhos, porque o seu perfeccionismo também pode fazer muito por você (mais sobre isso depois).

Em vez disso, vamos ver como você pode sair de sua dependência interna e recuperar sua liberdade interior. Porque para mim está tudo bem que você decida conscientemente que uma determinada tarefa também vale a pena investir muito. A decisão consciente para isso é algo completamente diferente do que quando você se pendura no fio como uma marionete!

Portanto, se você quiser se libertar da armadilha do perfeccionismo, reserve um tempo no primeiro passo e entre dentro de si mesmo. Realmente, dê uma olhada e pergunte a si mesmo do que você realmente tem medo e quais experiências de aprendizagem foram agora empacotadas em você em algumas convicções que não correspondem à realidade, mas que você ainda segue internamente. Por exemplo, pergunte-se:

  • Que pensamentos surgem nesses momentos em que você tenta fazer tudo perfeitamente, mas ainda parece que não é o suficiente?
  • O que exatamente você teme quando não é perfeito?
  • De onde vem essa preocupação, qual é a origem? Existem certos eventos da vida de que você se lembra e que o moldaram?
  • Que tarefas você realiza de maneira excessivamente consciente, precisa e perfeita para não cometer erros?
Homem com pensamentos negativos
Homem com pensamentos negativos

Uma dica lateral: às vezes, “só” precisamos de uma nova história

Se você se olha assim, experimente interiormente se a história que está contando sobre si mesmo (“Eu sou uma pessoa perfeccionista e isso me deixa totalmente estressado”) é realmente verdadeira. Às vezes, nós nos desenvolvemos há muito tempo e nossas autodescrições simplesmente não acompanharam.

Recentemente, um participante do meu curso online “Caminho da felicidade em vez da roda de hamster” compartilhou um momento muito informativo comigo. Era sobre o módulo de autoestima. Ela disse que sempre acreditou que tinha uma autoestima totalmente baixa e que não se valorizava. O módulo, minha contribuição e os exercícios deram a ela um momento esclarecedor: Esta foto era uma versão muito antiga e empoeirada dela. Literalmente, ocorreu-lhe porque, por meio dos exercícios, percebeu que agora está fazendo exatamente as coisas que são importantes para uma auto-estima estável e saudável. Ela sentia que havia se desenvolvido nos últimos anos e que agora tem uma boa autoestima.

Ela estava totalmente aliviada e aliviada de tanto fardo. E isso sem arar. Naquele momento não se tratava de trabalhar a autovalorização, mas de procurar conscientemente se a ideia de si ainda corresponde ao “eu” corrente. Perceber que não é assim e ficar feliz com os sentimentos negativos que se foram e com este progresso no desenvolvimento!

Você também pode ver se a sua imagem de si mesmo e do perfeccionismo realmente corresponde ao seu nível atual de desenvolvimento.

Verifique cuidadosamente se você é realmente um perfeccionista em todas as áreas da vida. Ou se em certas áreas você seria capaz de agir independentemente dessa necessidade interna de fazer tudo com perfeição. Você pode descobrir que seu problema e sua dependência interna não são tão grandes quanto você pensava. Então você pode dizer adeus a uma crença (“Agora vou dizer adeus a você e dizer adeus!”)

Combater o perfeccionismo de forma construtiva

Se você ainda está preso ao seu perfeccionismo, pode começar com a convicção interior de que só tem valor se conseguir algo e passar pela vida sem erros.

Veja a mim e ao meu exemplo: A ideia de que eu teria merecido menos reconhecimento ou apreciação, mesmo que eu cometa um erro no workshop ou um participante critique quando um flipchart não é perfeito, isso é um absurdo! Eu coloco pressão sobre mim mesmo (e às vezes ainda faço isso hoje) dependendo de um resultado externo que está além do meu controle de qualquer maneira. Não tenho controle sobre o que os participantes do workshop realmente aprendem. Não importa o quanto eu tente. Isso me ajuda a perceber que não devo fazer com que meu valor como pessoa ou mesmo meu valor profissional dependa disso. E pode te ajudar também.

Aprenda a se valorizar por quem você é. Independentemente dos resultados. Para isso, você pode aumentar seu amor-próprio e sua auto-estima em geral ou pode reorientar os resultados para o seu compromisso e seus esforços .

Encontre um mantra adequado para você que possa ajudá-lo, como: “Também posso cometer erros e aprender com eles” ou “Sou valioso e amável e agradeço por tentar dar o meu melhor”.

Por que você pode economizar frases como “Deixe os cinco ser verdadeiros”

Muitos perfeccionistas que conheço tentam dizer a si próprios: “sejam cinco direitos”. Alguns também ouvem de fora. No dia a dia do trabalho, sei disso pelos meus clientes de coaching, seguindo o lema: “Agora faz, bang, bang. 80 por cento é suficiente aqui e depois continua. ” Independentemente da forma em que essa ideia de “menos manteiga” apareça, ela não funcionará.

Por que não?

Bem, em primeiro lugar, porque primeiro você teria que resolver o tema subjacente (“Eu sou valioso mesmo sem o resultado”) para que tal frase funcione.

Mas há uma segunda razão, que também considero muito importante e que muitas vezes é esquecida. Por trás do seu perfeccionismo também existem pontos fortes, talentos e valores.

Por exemplo, uma sensação de complexidade, uma busca pela totalidade ou perfeição. Talvez também o valor da consciência. Esses pontos fortes, talentos e valores são pisoteados com uma frase como “Seja direto” Isso não pode funcionar. Parte de você sempre se rebelará contra isso.

Menina na floresta
Menina na floresta

Use seu perfeccionismo para momentos de fluxo

Uma espécie de perfeccionismo funcional pode ajudá-lo a desenvolver seus valores e pontos fortes. E, assim, experimentar momentos de fluxo.

Deixe-me voltar ao meu exemplo. Se eu olhar diferente para meus esforços para fazer o meu melhor na preparação para o workshop, então, além do medo e da preocupação, algo mais se torna aparente. Eu entro em contato com meus pontos fortes e valores.

  1. Eu sou uma pessoa criativa com senso para coisas bonitas. Quando penso em como poderia desenhar bem os flipcharts, decorar fontes, pintar quadros coloridos ou fazer crachás, uso exatamente esses pontos fortes. E no final do dia estou em um ambiente de oficina que me agrada.
  2. É muito importante para mim que meus participantes realmente se beneficiem e que algo positivo se desenvolva para eles a partir dos workshops. Por meio da minha empatia, sou capaz de ter empatia com diferentes necessidades e gostaria de atendê-las.
  3. Atribuo grande importância à preparação de workshops bem coordenados. Esta é uma expressão do meu valor excelência e expresso-o fazendo um esforço.

Eu poderia continuar, mas você entende o princípio, não é?

Quando você percebe que seu perfeccionismo também é uma expressão de seus pontos fortes e valores, isso não lhe dá uma imagem completamente diferente?

A imagem se afasta da armadilha do perfeccionismo para uma, digamos, lupa do perfeccionismo que o ajuda a examinar seus pontos fortes e valores mais de perto.

Se você agora apenas pensar sobre onde o seu perfeccionismo está mais ou menos fugindo com você: Quais são os pontos fortes ou os valores que vêm à tona por meio dessa busca pela perfeição?

Você precisa de sugestões? Então, talvez esta lista de pontos fortes e esta lista de valores o ajudem .

Equilibre conscientemente

Se você se depara com uma tarefa no futuro e percebe que seu switch de perfeccionismo quer entrar em ação, pergunte-se se você realmente quer investir muito aqui porque isso corresponde aos seus pontos fortes e você vive seus valores ou se você o faz isso porque você está fora do vício e do medo!

Isso por si só levará a decisões alteradas em muitos lugares.

Se isso não for suficiente para você, transforme-o em um desafio pessoal . Imagine as próximas 5 tarefas (por exemplo, um dia ou algo semelhante). Se você pudesse apenas tornar um deles perfeito, qual seria? (Pense em seus pontos fortes e valores para que você possa desfrutar do estado de fluxo J).

E então entre em ação. Um pode ser perfeito, os outros quatro não. Se você está apenas começando, determine seu relacionamento sozinho. Talvez haja quatro que você torna perfeitos no início e um imperfeito. Então você reduz pouco a pouco.

Com a ajuda deste pequeno desafio, você toma decisões conscientes novamente. Em seguida, você deixa claro para si mesmo: Em que vale a pena investir mais esses vinte minutos? O que é mais importante para mim? No momento em que você decide sobre algo, isso pode te poupar muita tensão e pressão …

Desta vez, estou particularmente curioso sobre seus pensamentos e sua opinião! Provavelmente porque é um tema que há muito me mantém ocupado com seus aspectos. Deixe sua opinião ou compartilhe conosco quais experiências você teve com a Sra. Ou o Sr. Perfeccionismo e como você pode sentir mais liberdade interior novamente.

PS: Compartilhar é cuidar: Gostou do artigo “Exigências muito altas de si mesmo: é assim que você foge da armadilha do perfeccionismo”? Em seguida, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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