Como finalmente descansar no final de semana

Você deseja ficar mais relaxado e mais equilibrado por dentro? Você quer menos estresse e mais energia para administrar a árdua semana de trabalho com mais serenidade? Então você definitivamente deveria dar uma olhada no seu fim de semana também. Porque isso tem um impacto tremendo em sua vida. Você pode fazer muito no final de semana para recarregar as baterias, energia e alegria por toda a semana. Se você puder fazer isso, você também será capaz de lidar com uma semana de trabalho cheia e estressante de 5 dias com muito mais facilidade.

Por isso, gostaria de lhe dar sugestões muito específicas que pode levar em consideração ao planear o seu fim-de-semana e que lhe garantem mais descontracção. Para que possa aproveitar ao máximo o tempo que tem à sua disposição. E seu fim de semana traz para você um grande passo em direção a uma vida equilibrada.

Então, vamos tirar o poder da neurose de segunda-feira e da síndrome de Graças a Deus é sexta-feira.

5 dicas que vão transformar o seu final de semana em um oásis de bem-estar e permitir que você comece a nova semana relaxado e cheio de energia

Dica número 1: preste atenção ao seu ritmo sono-vigília

Domingo à noite, 23h30 Pelo menos é o que o olhar do seu despertador lhe diz quando você fica se mexendo para frente e para trás entre os lençóis pelo que parece 2 horas. E que, mesmo que você tenha ido para a cama muito cedo para dormir o suficiente em uma previsão sábia para a semana estressante que o espera. Mas o sono está demorando muito.

Em primeiro lugar: não só você conhece esta típica noite de terror sem dormir de domingo a segunda-feira. De acordo com Hans Günter Weeß, psicólogo e professor da clínica do sono em Klingenmünster, toda a Alemanha dorme pior naquela noite.

Menina feliz
Menina feliz

Mas por que diabos isso é assim?

Existem duas razões em particular, que são tão simples quanto lógicas. Provavelmente, você também mudará sua rotina diária no fim de semana. Incluindo seu tempo para ir para a cama e se levantar. Você também vai querer dormir até mais tarde, se tiver que se torturar para sair da cama em horários “desumanos” durante a semana.

O único problema é que você está bagunçando seu ritmo sono-vigília, ou seja, seu relógio interno.

E seu corpo percebe isso principalmente na noite de domingo para segunda-feira. Porque você dorme mais do que o normal, mas vai dormir no horário normal à noite (para estar em forma às segundas-feiras). Resultado: você simplesmente fica menos cansado no domingo à noite do que durante a semana. Nós, profissionais, chamamos esse fenômeno de pressão do sono. Simplesmente não podia aumentar porque você ficou muito mais curto durante todo o domingo. Logo: você fica bem acordado na cama.

O segundo motivo é o cinema na cabeça, que está particularmente em sua melhor forma naquela noite. Você não consegue encontrar o sono porque seus pensamentos já estão na próxima semana. E pense no que está por vir, o que você tem que fazer e quando. É óbvio que isso não funcionará com o sono. Porque a tensão é o maior inimigo do sono.

Como você lidará com o segundo ponto, contarei mais tarde na dica número 5.

Mas você pode vincular diretamente ao seu ritmo vigília-sono

E você deve fazer isso com urgência. Porque os estudos revelam efeitos extremamente alarmantes das mudanças no seu ritmo de sono sobre a sua saúde. E já dormindo no fim de semana.

Um estudo foi realizado por uma equipe de pesquisa liderada por Patricia Wong na Universidade de Pittsburgh em 2015. Os cientistas examinaram a relação entre diferentes padrões de sono e fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Para isso, distribuíram dispositivos de monitoramento do sono a um total de 447 (!) Homens e mulheres. Eles foram previamente questionados sobre seus esportes e hábitos alimentares.

E agora – na minha opinião – o resultado muito assustador: aqueles que gostavam de dormir até tarde no fim de semana (e, portanto, tinham maiores desvios no ritmo do sono), tinham valores de colesterol significativamente mais baixos e um nível de insulina mais alto . Além disso, em comparação com aqueles que se levantavam ao mesmo tempo sete dias por semana, essas pessoas tinham cintura maior, peso maior (ou seja, IMC) e níveis mais altos de diabetes.

Este padrão de descobertas foi independente da atividade atlética e da dieta dos participantes.

Muito flagrante se você me perguntar. E definitivamente um motivo para você trabalhar no seu ritmo de sono se você acorda tarde no fim de semana.

Menina na janela
Menina na janela

O que isso significa especificamente para você?

Simplesmente: saia da cama – mesmo no fim de semana! Sei que para muitos parece impossível sair da cama nas primeiras horas da manhã, principalmente nos finais de semana.

Mas acredite em mim, você vai se acostumar com isso muito rapidamente. Mesmo se você estiver morto de cansaço nas primeiras 1-2 semanas, se ainda for para a cama no final de semana e se levantar (quase) na mesma hora que durante a semana. Mas depois de um curto período de tempo, você voluntária e automaticamente irá para a cama mais cedo na sexta-feira e no sábado, pois o novo horário para levantar o deixará cansado mais cedo.

Portanto, é melhor apenas regular seu horário de acordar no fim de semana; tudo o mais freqüentemente se estabiliza sozinho. (E se não, você também pode tomar contramedidas aqui. Afinal, você deve dormir o suficiente (!). ) Você verá o maravilhoso tempo que tem disponível para fazer algo bom para sua mente e corpo. Eu recomendo fortemente que você dê uma olhada neste artigo aqui . Porque te ajudarei a estabelecer uma rotina matinal que te sirva perfeitamente e te permita começar o dia com muito mais descontração e energia – mesmo ao fim-de-semana.

Dica número 2: certifique-se de ter uma mistura equilibrada de atividade, relaxamento e descanso

Se o seu fim de semana deve proporcionar-lhe energia, relaxamento e uma boa mentalidade para a semana de trabalho, certifique-se de preenchê-lo com o conteúdo adequado.

O que quero dizer com isso? Que você faça coisas que apóiam seu equilíbrio interior e o ajudam a desligar e recarregar. Para mim, isso inclui várias coisas.

Um ponto importante é que você crie contrastes com sua atividade profissional. Porque mesmo que você ame o seu trabalho (que é super duper) – você está ocupado fazendo isso por tempo suficiente durante a semana.

Em termos concretos, isso significa para você: Como primeiro passo, desenvolva uma rígida “política de fim de semana sem trabalho”! Deixe o trabalho ser trabalho e dedique-se deliberadamente a outras coisas. Isso não significa que você não deva nem pensar no seu trabalho. Por exemplo, se você adotar uma metaperspectiva , saia e olhe de cima para baixo, isso pode fornecer percepções essenciais para você e sua vida. Como vai seu trabalho Você ficou feliz com a última semana e mês? Quais são as metas que você gostaria de alcançar em um futuro próximo? Como você faz isso e o que você precisa mudar?

Use o fim de semana para permitir que seu corpo e mente saiam de suas atividades diárias

Experimentar contrastes também significa: fique longe das telas ou pelo menos reduza o tempo que você gasta nelas. Porque você provavelmente faz isso mais do que o suficiente durante um dia de trabalho – nada funciona sem um computador, tablet e celular …

Você verá o quanto mais revigorado entrará no escritório na segunda-feira se tiver integrado algumas atividades sem tecnologia em seu fim de semana.

A ideia de experiências contrastantes é fazer algo que seja bom para você e de que você precisa agora.

Estas podem ser atividades ativadoras e relaxantes

Ao relaxar no fim de semana, no entanto, não quero dizer que você fique no sofá de pijama o dia todo e assista a merdas aleatórias na TV. Nada contra o sofá – se você está realmente ansioso para se aninhar no sofá com um cobertor, um chá delicioso e um bom livro – por favor, faça isso!

A pequena, mas crucial diferença é que você tomou uma decisão consciente de ir em frente. Então, esse tempo no sofá, que neste caso é o tempo I vivido conscientemente, também irá repor sua bateria .

Para você, isso significa: Descansar e relaxar é definitivamente permitido e desejado! Mas propositalmente, por favor. Que tal alguns exercícios de relaxamento ou uma visita maravilhosa à sauna?

Ou talvez algo mais ativo? Saia de casa, entre na natureza para fazer caminhadas ou caminhadas. Mesmo coisas extenuantes podem se tornar uma experiência de compensação essencial.

Moça em meditação
Moça em meditação

O que isso significa para você e seu planejamento de fim de semana?

Entre e descubra quais atividades são boas para você, quanto tempo você precisa ou contato com outras pessoas e como deseja gastar seu tempo livre.

Use-os para outros projetos, para seus interesses que nada têm a ver com o trabalho. Envolva-se em projetos voluntários, por exemplo, ou experimente um instrumento musical.

Ou que tal um projeto do-it-yourself? Você verá como é divertido e gratificante tentar coisas diferentes e deixar sua criatividade correr solta. É uma oportunidade maravilhosa de se realizar e descobrir talentos e potenciais latentes em você. E apenas a sensação de que você mesmo criou algo que não ousou fazer no início é simplesmente ótimo.

Dê uma olhada nos blogs de Luisa e / ou Linda . As duas adoráveis ​​senhoras fornecem-lhe muitas ideias e inspiração com as quais pode embelezar a sua própria casa.

Se você fizer alguma coisa ativa e conscientemente, isso estimulará positivamente o seu cérebro e todas as outras células do seu corpo.

Você não acha?

Facto!

Uma renomada equipe de pesquisa liderada pelo professor de psicologia Dr. Kevin Eschleman, da ensolarada Califórnia, descobriu que passatempos criativos revelam todo o seu potencial latente e permitem que você floresça em todos os lugares. Eles puderam provar que 400 funcionários até melhoraram seu desempenho no trabalho. Você pode ler todos os detalhes aqui.

É bom para mim ter descoberto as letras à mão e o diário com marcadores :-).

Dica número 3: não sobrecarregue seu fim de semana com compromissos, planeje menos!

Percebo repetidamente que muitas pessoas ficam estressadas não apenas durante a semana. Em vez disso, sua exaustão vem do enorme ritmo de vida que todos exibem – mesmo no fim de semana. Então, quando realmente chegou a hora de respirar fundo e engatar uma marcha. Mas é exatamente isso que eles não fazem.

Mas por que isso?

Talvez você conheça a sensação de que sua vida só acontece nos finais de semana? A semana é para trabalhar e o fim-de-semana para se sentir bem e fazer tudo aquilo para o qual não há tempo durante a semana . No fim de semana você tenta se atualizar com tudo. Fazer compras, limpar, lidar com a papelada, ver amigos, visitar sua família …

É uma pena que o fim de semana tenha apenas cerca de 2 dias. De 48 horas imaginárias (eu só faço e não conto sexta-feira) ainda há tempo para dormir. Você tem 32 horas restantes – com 8 horas de sono por dia.

E muito provavelmente isso não é o suficiente para fazer todas as coisas em sua mente.

Olá, estresse de lazer!

A coisa “triste” e “ruim” sobre isso: se você simplesmente se sobrecarrega com atividades, não importa mais se essas são coisas grandes em si mesmas que você normalmente gosta e lhe dão força. Porque, naquele momento, você só verá essas coisas como compromissos, como tarefas, como obrigações futuras. Isso é chamado de estresse de lazer.

Mudando coisas maravilhosas como um jantar em família ou sua aula de ioga em uma categoria “obrigatória”, que você tenta gradualmente trabalhar. Sem perceber que são exatamente essas atividades que você realmente faz bem a si mesmo.

Como você pode lidar com o estresse do tempo livre?

Muito simples: limpe o seu fim de semana! Simplesmente planeje fazer menos. Certifique-se de que nem todos os dias sejam planejados até o último minuto.

Existem duas coisas muito específicas que você pode fazer para conseguir isso.

Casal jovem
Casal jovem
Em primeiro lugar, não deixe sua vida acontecer apenas nos fins de semana!

Você tira muito disso. Você automaticamente desvaloriza maciçamente a semana de trabalho. Porque em sua cabeça haverá uma separação clara entre o fim de semana (“Olá, coisas lindas da vida!”) E a semana de trabalho (“Eca. Obrigações. Tenho que me virar de alguma forma.”). Você já está no papel de vítima, em que fica desmotivado no sofá nas tardes de domingo e pensa no amanhã com horror.

Portanto, observe cuidadosamente o que você pode mudar do fim de semana para os dias de semana. E com isso quero dizer coisas agradáveis ​​e talvez menos agradáveis.

Repense suas rotinas e rituais de fim de semana existentes e verifique onde você pode mudar alguma coisa.

Por exemplo, você pode transformar uma compra típica de fim de semana em uma compra típica de terça-feira à noite. Isso alivia o estresse de duas maneiras: primeiro, você não tem mais as multidões de terror que correm para o supermercado no sábado e só deixam mantimentos selecionados. Em segundo lugar, você automaticamente tem a tarde de sábado à sua disposição e pode fazer o que quiser. Com coisas assim, você relaxa muito mais no fim de semana.

Ou combine um dia fixo com seu parceiro, onde você pode passar uma hora limpando e arrumando depois do trabalho e, em seguida, recompense-se com uma excelente refeição em seu restaurante italiano favorito na esquina.

Segundo: ao planejar seu fim de semana, concentre-se em algumas coisas que lhe dão muito e são divertidas!

O seguinte se aplica aqui em particular: menos é mais! Tome um pouco de ar para respirar no fim de semana. Salas onde NADA está pendente. Que você pode usar para fazer uma pausa e para você mesmo.

Se você está entusiasmado com grandes ideias e atividades para o fim de semana: tanto melhor! Mas nem tudo precisa acontecer com você. Espaços vazios, momentos de tédio e de lazer dão uma sensação de riqueza de tempo. Esse sentimento, por sua vez, automaticamente o torna mais feliz.

Dica número 4: encontre e elimine seus “assassinos do bem-estar”

“Bem-estar assassino? O que isso deveria ser? “

Deixe-me explicar isso usando um exemplo. Eu experimento com muitos de meus clientes no coaching o quanto os chamados assassinos do bem-estar prejudicam seu bem-estar e os impedem de usar o tempo disponível para eles mesmos e suas necessidades.

Por exemplo, uma de minhas clientes me disse que vai comer com a mãe todos os domingos na hora do almoço. Por anos. Mesmo que ela não tenha vontade de fazer isso, mas prefira desfrutar de um almoço com o marido em uma caminhada na floresta. Mas não faça isso. Em vez disso, ela vai até a mãe e come o que ela serve. Sempre foi assim e a mãe fica decepcionada quando não dá certo. Resultado: ela passa metade do dia de mau humor. Porque ela tem a sensação de que não fez o que realmente queria.

Isso é o que quero dizer com assassino que se sente bem

Assassinos do bem-estar são coisas e atividades que você realiza apenas por hábito, mas que secretamente aumentam seu estresse.

Não me entenda mal: isso não significa que essas coisas sejam intrinsecamente ruins e não façam bem a você, ou que nem mesmo te façam bem.

Mesmo assim, é importante que você faça as coisas não apenas porque sempre as faz, mas porque deseja fazê-las. E é por isso que é tão importante que você se ouça regularmente e fique em contato.

Que você olhe atentamente para suas necessidades e coordene suas ações e rotinas diárias de acordo com o que você precisa AGORA e o que é bom para você AGORA. Isso também inclui permitir-se desviar de seus padrões habituais.

Especificamente, gostaria de recomendar a você a seguinte tarefa:

Menina bonita
Menina bonita

Tente identificar seus próprios assassinos do bem-estar.

Coisas que tornam o seu fim de semana (mais) exaustivo. Na próxima etapa, pergunte-se como você pode eliminar ou pelo menos reduzi-los. Mesmo que você pense a princípio que isso não é possível: geralmente funciona muito bem.

Se você não quiser ir ao almoço da sua mãe todos os domingos, faça-o todos os dias. Assim, você ainda pode vê-los regularmente, mas também pode planejar um dia exatamente como deseja. E você não precisa se preocupar com a hora do almoço, que é no meio do dia e impossibilita os passeios de um dia. Se você falar da mesma maneira para sua mãe e explicar o porquê, tenho certeza que encontrará muito amor e compreensão.

Suponha que você odeie passar roupa. E empurre uma gravata por dentro só de pensar nisso. É por isso que você adia para o fim de semana.

Para ser honesto: agora existe de tudo. Também um serviço de engomadoria. E mesmo que custe algum dinheiro (nem mesmo o mundo), mas te alivia tremendamente e te dá um fim de semana grátis e maravilhoso que você aproveita ao máximo, vale a pena, não vale?

Portanto, verifique realmente as maneiras pelas quais você pode desligar ou reduzir seus assassinos do bem-estar. Estou muito certo e confiante de que você vai inventar algo.

O primeiro e mais importante passo: PERMITA-SE fazer algo a respeito.

Dica número 5: coloque ordem em seus pensamentos e tenha uma visão geral da semana

Se você é uma daquelas pessoas que já passou metade do domingo pensando sobre a semana que vem, deve dedicar seu tempo conscientemente a esses pensamentos.

Porque se você não fizer isso, eles vão entrar furtivamente em sua cabeça e chamar sua atenção. E evita que você aproveite o domingo e seu tempo livre.

Não adianta tentar suprimir ou colocar esses pensamentos de lado. O mais tardar à noite, quando você está deitado na cama, a ninhada e os círculos de pensamentos começam e o impedem de dormir.

Em vez disso, reserve conscientemente um horário ao meio-dia, à tarde ou à noite em que possa ter uma visão geral da semana que se inicia e das tarefas que se seguem.

Por exemplo, sente-se à sua mesa com um café delicioso e, se quiser, com uma música suave e relaxante, e pegue uma folha de papel em branco. Por exemplo, escreva as três tarefas mais importantes desta semana e defina um dia e um período de tempo para cuidar delas.

Controle o carrossel de pensamentos

Se você é uma daquelas pessoas que odeia terrivelmente as segundas-feiras e para quem não há nada pior do que começar uma nova semana de trabalho: tente conscientemente atualizar a segunda-feira.

Como você faz isso?

Pare de desvalorizar segunda-feira. Se você fica dizendo a si mesmo em voz alta ou baixa como é ruim ter que voltar ao trabalho às segundas-feiras, você está treinando seu cérebro para pensar o tempo todo: “Tudo bem, a semana de trabalho é uma droga.”

Isso não o ajuda em nada, apenas o estressa.

Se você deseja experimentar e ter sentimentos positivos, alegria e diversão , certifique-se de fazê-lo. Reserve um tempo às segundas-feiras durante o seu dia de trabalho para coisas que você gosta.
Em um seminário, um dos meus participantes, que trabalha com marketing, disse que em um dia em que se deparou com reuniões exaustivas com clientes e tarefas não amadas, ele estava se dando ao trabalho de incluir pelo menos uma tarefa de que gostava. No caso dele, o desenho de um anúncio. Esta tarefa criativa o ajuda a terminar melhor o dia no geral e a percebê-lo como alegre.

Pense sobre o que poderia ser uma atividade tão calmante e alegre para você que você poderia incorporar explicitamente na segunda-feira para revitalizar a segunda-feira.

Para adoçar sua segunda-feira, você também pode deixar uma mensagem legal em uma nota na sexta-feira. Ou coloque seu doce favorito na gaveta. Na melhor das hipóteses, todas essas pequenas coisas vão colocar um sorriso em seu rosto, levantar seu humor e tornar a segunda-feira ruim muito menos ruim.

Para o seu fim de semana relaxante

Essas foram minhas cinco dicas de como você pode garantir mais serenidade, paz e força durante a semana até no final de semana.

Lembre-se sempre: se você quer trabalhar bem, tem que poder descansar bem. Seu fim de semana e seu tempo livre são presentes valiosos que você deve manusear com cuidado e consciência.

Se você fizer isso, seu nível de estresse diário cairá por si só.

Fico muito feliz se você me deixar participar do planejamento do seu fim de semana. Que tal seu relaxamento no fim de semana?

O que você aprendeu com este artigo?

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