Mulher consciente

Como finalmente encontrar a paz interior?

Encontrar a paz interior não é nada fácil hoje em dia.

  • Os empregos estão se tornando cada vez mais exigentes.
  • A vida cotidiana está se tornando cada vez mais agitada.
  • Muitos de nossos semelhantes estão ficando cada vez menos relaxados.

E além disso, você tem que compartilhar seu almoço no Instagram e fazer a próxima dieta …

Muitas pessoas estão, portanto, constantemente estressadas e não relaxadas. Você perdeu seu centro interior, sofre de desequilíbrio emocional e está tudo menos calmo.

Se você se sente da mesma maneira, você veio ao lugar certo.

Porque neste artigo gostaria de mostrar-lhe 3 técnicas eficazes para ganhar mais paz interior, encontrar o seu equilíbrio interior e relaxar melhor.

Mas primeiro vamos esclarecer uma questão muito importante: o que significa calma interior?

Menina com medo do fracasso
Menina com medo do fracasso

O QUE É REALMENTE CALMA INTERIOR

Pessoas que desejam encontrar mais paz interior às vezes são acusadas de fugir da realidade e de querer ignorar seus problemas.

E certamente se aplica a alguns.

Mas a verdadeira calma interior de forma alguma significa escapar da realidade ou fugir dos problemas.

Em vez disso, a calma interior é um estado emocionalmente estável no qual você se sente equilibrado, cheio de energia e positivo.

Você é então:

  • Confiante .
  • Claro e focado.
  • Eficiente.
  • Equilibrado.

Isso é benéfico, uma vez que mudar as coisas e alcançar objetivos são necessidades fundamentais do cérebro humano.

Ao mesmo tempo, neste estado de relaxamento, você também pode relaxar bem, não fazer nada e ficar sozinho.

A coisa toda é, portanto, um estado emocionalmente estável e positivo no qual você é eficiente e pode relaxar bem. A calma interior também pode ser descrita como serenidade interior, equilíbrio interior ou paz interior .

O QUE IMPEDE VOCÊ DE ENCONTRAR PAZ INTERIOR

Como surgem a inquietação, o estresse e o desequilíbrio?

A resposta curta: principalmente através do seu pensamento.

O mundo ocidental é uma sociedade cerebral. Passamos muito tempo pensando (ou postando selfies no Instagram).

Infelizmente, embora nossa mente nos permita resolver problemas complicados e complexos, ela também cria pelo menos o mesmo número de novos problemas.

Muitos de nossos problemas e medos não são reais, apenas um produto de nossa mente.

Ou, dito de outra forma: é foda-se o cérebro.

A preocupação com o futuro, a culpa pelo passado ou pensamentos negativos tornam a vida difícil para nós. Obrigado, mente.

Freqüentemente, nossa inquietação não tem nada a ver com um problema real, mas surge de uma de nossas trepadas cerebrais diárias.

Você está se perguntando o que são esses cérebros fodidos? Eu refleti para mim mesmo.

Eu gostaria de apresentá-lo a alguns dos colegas:

Como deixar de ser impaciente
Como deixar de ser impaciente

Compare-se com os outros

Comparar-se é uma necessidade humana. Freqüentemente, porém, não nos comparamos de uma forma que nos faça parecer bons, mas de uma forma que nos faz parecer ruins.

Portanto, não nos comparamos com quem tem menos ou nada, mas com quem tem mais. A grama dos vizinhos é sempre mais verde. E sua esposa mais bonita. E sua casa maior.

A opinião dos outros

Muitas pessoas baseiam sua autoimagem e bem-estar na opinião de outras pessoas. Infelizmente, isso nos torna emocionalmente instáveis ​​porque não podemos controlar como os outros reagem a nós.

Freqüentemente, quanto mais você quiser ser amado e respeitado pelos outros, menos bem-sucedido terá.

Sim, ignorar o que os outros pensam costuma ser a melhor solução.

perfeccionismo

Você quer que as coisas sejam perfeitas? Então você tem um problema.

Porque nem a pessoa, nem a vida, nem qualquer outra coisa é perfeita.

E quanto mais você se empenha pela perfeição, menos relaxado fica, porque está perseguindo um estado irreal que nunca alcançará.

O passado

Você sabe o que?

  • Eu traí meu primeiro relacionamento.
  • Eu estudei a coisa errada.
  • Antes de morrer, eu adoraria dizer a meu pai que o amo .

Mas não há nada que eu possa fazer a respeito. Eu me traiu. Eu estudei a coisa errada. Não disse a meu pai de novo que o amo.

E tudo bem.

Isso é passado. A vida continua.

Não importa o que você fez de errado ou o que deu errado no passado, você pode deixar para lá.

Homem com pensamentos negativos
Homem com pensamentos negativos

Auto-decepção

Esforçar-se por uma visão positiva é uma das mais fortes necessidades humanas.

Se algo contradiz nossa autoimagem pessoal, isso representa uma ameaça.

No entanto, isso pode nos levar a bloquear essa ameaça ou distorcer os fatos para manter nossa autoimagem positiva.

E isso, por sua vez, muitas vezes significa que não colocamos problemas, mas fugimos deles.

Mas você provavelmente percebeu que fugir não é uma solução permanente.

A INQUIETAÇÃO INTERNA TAMBÉM PODE SER UM GUIA

Acabamos de ver algumas das idiotas cerebrais típicas que o deixam desconfortável, inseguro e inquieto.

No entanto, a inquietação interior também pode ser um guia importante.

Um guia para alertá-lo de que é hora de mudar algo em sua vida.

Por exemplo, se você está constantemente estressado com seu emprego atual, pode ser hora de mudá-lo.

Ou se seu parceiro fica irritando você, não mostrando nenhuma visão e se recusando a permitir que falem de si mesmo … Bem, então talvez seja hora de ir embora.

Não me entenda mal.

Não se trata de fugir de cada pequeno desafio como se ela fosse uma assassina em um filme de terror produzido barato. Mas às vezes a única solução sensata na vida é a mudança. 

Mas voltando ao tópico atual: o que ajuda contra a inquietação interior?

Abaixo estão 3 métodos muito eficazes.

1. Encontre a paz interior: o observador neutro

Uma das maneiras mais rápidas e eficazes de aliviar sua tensão é assumir a posição de um observador neutro. Você está se perguntando o que é exatamente? Nós vamos.

Feche os olhos por 30 segundos e tente não pensar em nada.

Estou à espera …

Deixe-me adivinhar. Seu patife nem mesmo fechou os olhos.

Se você fez isso, provavelmente não conseguiu pensar em nada.

Alguns pensamentos surgiram.

Talvez você tenha pensado que não deveria ler isto porque tem coisas mais importantes para fazer. Ou talvez você esteja se perguntando o que vestir no seu encontro esta noite. Ou você pensou que eu estava escrevendo coisas legais (obrigado!).

Essa voz em sua cabeça é o seu pensamento inconsciente. Infelizmente, dificilmente podemos controlar a mente inconsciente. Pensamentos e emoções jorram de nós como água de uma fonte.

Mas quem estava apenas observando esses pensamentos? Aha!

Menina calma
Menina calma

O eu consciente

O que observa seus próprios pensamentos e sentimentos é chamado de “eu consciente” na psicologia e no budismo. E você pode controlar isso.

Sempre que quiser, você pode assumir a posição de observador de seus próprios pensamentos e sentimentos.

Os pensamentos e principalmente as emoções ficam mais fortes quanto mais atenção recebem. É por isso que não adianta não pensar em algo ou não querer sentir algo.

No entanto, no momento em que você se torna um observador neutro, seus pensamentos e sentimentos perdem muito de seu poder.

Na próxima vez que você se sentir tenso, estressado ou irritado, não tente reprimir esses sentimentos . Em vez disso, tome a posição de observador neutro.

Observe quais pensamentos e sentimentos você tem e de onde eles vêm.

  • Qual é a causa de sua inquietação interior?
  • Como se sente em seu corpo quando você não tem paz interior?
  • Que pensamentos desencadeiam a sensação de inquietação interior em você?

Tente não julgar, apenas observar. Você verá que isso mudará seu humor e sua atitude.

Quase nada é mais importante do que ter seus próprios pensamentos sob controle. É por isso que escrevi um guia gratuito sobre o assunto. Aqui você descobrirá como pode controlar seus pensamentos em 4 etapas. Você pode baixar o guia gratuitamente aqui .

2. Encontre a paz interior: entre em seu corpo

Conforme explicado brevemente antes, a maior parte de nossa inquietação é causada por pensamentos (errados).

O observador neutro o ajudará a pensar menos e prestar atenção nisso. Com um pouco de prática, isso funciona muito bem.

Outra boa técnica é “entrar no corpo”.

Entrar no corpo significa pouco mais do que deixar a mente descansar um pouco, pensando menos e sentindo mais.

Especialmente quando os pensamentos não conseguem se acalmar, é melhor concentrar-se no corpo.

Isso pode soar um pouco Shanti-Shanti , mas faz maravilhas.

Combatendo a inquietação interna: um exercício simples

Da próxima vez que você estiver tenso, estressado ou irritado, tente o seguinte:

  1. Respire profundamente em seu estômago cinco vezes, apenas concentre-se em sua respiração e encontre a calma enquanto o ar viaja por seu corpo.
  2. Concentre sua atenção na sensação dos pés no chão. Sinta como é o piso: pressão, temperatura, textura. Na melhor das hipóteses, você faz isso sem sapatos. Mas também funciona. Tente encontrar calma neste momento.
  3. Levante-se e mova-se por três minutos. Concentre-se inteiramente em seu corpo. Como se sentem seus pés e pernas quando você corre? E suas costas Seu peito? Seu pescoço Concentre-se nas sensações do seu corpo. Vire-se para dentro de você.

Eu sei que essas três etapas parecem banais e sem sentido. Mas comerei uma vassoura se esses três passos não o ajudarem a pensar menos e a encontrar mais paz interior.

Objetivo de vida
Objetivo de vida

Quanto mais relaxado estiver o seu corpo, mais relaxada estará a sua mente, via de regra. É exatamente por isso que massagens ou similares são tão benéficas e relaxantes.

Quando seu corpo descansar, você provavelmente recuperará o equilíbrio emocional e reduzirá a tensão interior.

PS Yoga também pode ajudá-lo com isso. Porque aqui também você entra mais em seu corpo e pensa menos.

3. Encontre a paz interior: você não precisa fazer nada!

Você sabe por que fica frequentemente insatisfeito, irritado, ansioso, triste ou mesmo deprimido?

Porque você tem muitos “deveres” em sua mente.

Você leu certo Muita tensão, estresse e insatisfação resultam de exigências absurdas sobre você mesmo.

Então você fica dizendo a si mesmo que tem que fazer muitas coisas:

  • Eu tenho que ter sucesso e ter uma carreira.
  • Eu tenho que ser uma boa pessoa.
  • Eu tenho que agradar meus pais.
  • Eu tenho que estar confiante.
  • Tenho que encontrar um parceiro.
  • Eu tenho que ser extraordinário.
  • Tenho que fazer exercícios e perder peso.
  • Eu tenho que me amar
  • Eu tenho que ser feliz.
  • Eu tenho que ser legal com os outros.

Todas essas e muitas outras “obrigações” tornam a vida difícil para você.

Eles roubam de você toda a joie de vivre, levam a muita pressão e fazem você se sentir inferior.

Muitas vezes, são as suas expectativas completamente exageradas de vida, de si mesmo e de outras pessoas que o levam ao sofrimento.

Gosto de chamar isso de “masturbação mental”.

Não se esqueça: você não precisa fazer nada!

A maioria das coisas que você acha que precisa fazer são correntes auto-impostas. Porque na verdade você não precisa fazer nada!

Ninguém pode forçá-lo a fazer nada. Claro, se você não for trabalhar, perderá seu emprego. E se você não pagar o aluguel, será expulso.

Mas isso não significa que você tenha que fazer essas coisas. Ninguém o força a isso.

Não me entenda mal. De forma alguma recomendo que você pare de trabalhar, não pague seu aluguel ou, por exemplo, pare de estar presente para seus filhos.

Só quero alertá-lo de que, na verdade, você não precisa fazer nada e que sempre tem escolha.

Mesmo que alguém coloque uma arma na sua cabeça e tente forçá-lo a fazer algo, você ainda tem uma escolha.

E essa é uma descoberta libertadora.

O CAMINHO PARA A PAZ INTERIOR: NÃO ENLOUQUEÇA

Como vimos, sua turbulência interna costuma ser o resultado de suas “trepadas cerebrais”.

Você se preocupa demais, se compara aos outros e fica chateado com pequenas coisas.

É por isso que reuni 33 dicas para ajudá-lo a encontrar o seu centro interior, a se livrar das correntes autoimpostas e a ficar mais relaxado.

Você pode baixar as dicas gratuitamente aqui. Mas cuidado! Você provavelmente está muito relaxado e equilibrado depois …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *