Menina jovem

Como ganhar mais confiança e acreditar mais em si mesmo

Como ganho mais confiança em mim mesmo e em minhas habilidades? Essa foi a pergunta importante e estimulante de um de meus leitores, para a qual você obterá respostas neste artigo. Você veio ao lugar certo se deseja ter mais confiança e acreditar mais em si mesmo. Você aprende qual é a base absoluta para qualquer tipo de autoconfiança. Você também pode contar com três estratégias muito específicas com as quais pode treinar seus músculos de autoconfiança.

Os 3 princípios básicos para uma autoconfiança saudável e constante

Vamos começar com três fundamentos que são fundamentais para mim, a estrutura básica para todo tipo de autoconfiança.

1.) Conheça seus pontos fortes e habilidades.

Se eu lhe pedir que liste de cinco a dez qualidades e habilidades aqui e agora, isso o torna especial. Você poderia fazer isso sem pensar duas vezes?

Sinta-se à vontade para puxar um papel e uma caneta e anotá-los.

Eu pergunto porque continuo vendo o oposto. Que muitos têm dificuldade em descrever com precisão e confiança em que são bons, o que os distingue ou o que é fácil para eles fazerem.

Ao mesmo tempo, certamente faz sentido para você quando digo que não é possível aumentar sua autoconfiança se você não estiver de forma alguma ciente de suas habilidades e talentos.

Se você ainda precisa se atualizar, pergunte-se, por exemplo: O que você dominou e experimentou até agora? O que você fez particularmente bem e no que você é particularmente bom? Pelo que você é elogiado ou admirado pelos outros?

Se você notar que as coisas estão difíceis, dê uma olhada neste artigo aqui . Vou lhe dar cinco métodos que não vão manter nenhum de seus talentos ocultos por mais tempo.

Mulher sorrindo
Mulher sorrindo

2.) Dê uma olhada suave em seus “erros” e trate-se com compaixão.

Como você fala consigo mesmo o dia todo? Será que de vez em quando frases como: “Ninguém é tão estúpido quanto você em uma linha!”, “Não vai funcionar de qualquer maneira!” Ou “Tem que ser melhor!” Na sua cabeça?

Sim, o crítico em você muitas vezes se empurra teimosamente para a frente. Especialmente quando você comete um “erro”, as vozes em nossas cabeças são altas, depreciativas e implacáveis.

É quase normal que nosso foco esteja naquilo em que pensamos que não somos tão bons ou que erramos. Que há partes de nós esperando que essa gafe nos seja mostrada de maneira desproporcional e forte diante de nossos olhos e ouvidos.

Você pode imaginar que isso certamente não é bom para sua autoconfiança. Pelo contrário.

Se você quer ter mais autoconfiança, o importante é se tornar mais gentil e amoroso consigo mesmo. Tratando você como se fosse um bom amigo.

Portanto, verifique como o seu crítico interior, o perfeccionista e todas essas partes de você estão se saindo, e se uma pequena atualização sobre autocompaixão e autoaceitação seria bom para você. 

3.) Seja claro sobre o que é realmente importante para você.

Em princípio, qualquer forma de clareza sobre você e sua vida o ajudará a viver o dia a dia com mais confiança e serenidade interior. Existem três aspectos que acredito serem essenciais para você ver o seu valor.

Você deveria saber…,

  • quais valores você representa.
  • quais são seus desejos e necessidades.
  • onde estão seus limites, ou seja, o que é aceitável para você e o que é comportamento abusivo.

Esse conhecimento lhe dá uma autoconfiança que o fortalece internamente para que as circunstâncias externas ou o comportamento dos outros não o desviem mais (com tanta facilidade).

Ter claro para você onde, por exemplo, você não está pronto para fazer concessões ou onde estão seus limites, torna-se mais fácil para você permanecer calmo e tranquilo, mesmo em situações difíceis. Por exemplo, você pode lidar com as críticas de uma maneira mais relaxada e compartilhar coisas que são importantes para você com outras pessoas.

Sei muito bem que você não pode responder a essas grandes questões por si mesmo da noite para o dia. No entanto, recomendo que você se conheça melhor com seus valores, desejos, necessidades e limites. 

Vamos agora ver as dicas de implementação específicas que você pode usar a qualquer momento para aumentar sua autoconfiança – mesmo se ainda não tiver todos os princípios básicos mencionados.

Casal na praia
Casal na praia

3 maneiras de ganhar confiança em suas próprias habilidades

1.) Dê a sua confiança uma chance de crescer. Seja corajoso e experimente coisas novas!

Acredite em mim: existem muito poucas pessoas que vêm ao mundo autoconfiantes e sólidas.

Talvez você conheça uma ou mais pessoas do seu círculo de amizades que te fazem pensar: “Nossa, ele está confiante …”. Mas não é que eles tenham nascido com isso – e você não.

Por que a pessoa ainda é mais autoconfiante do que você?

Primeiro, porque ela segue o básico descrito acima E, segundo, porque ela experimenta coisas. Ela é corajosa.

Se você olhar mais de perto a palavra AUTO-CONFIANÇA, verá que ela contém “ousar”.

A confiança não é algo que simplesmente existe.

É algo que surge quando você ousa e faz coisas que ainda não sabe fazer. Em que é preciso coragem e você se confronta consigo mesmo.

Claro, você não deve se forçar a experiências que lhe dariam o horror absoluto e que seriam a mais pura tortura para você.

Não se trata de provar nada para si mesmo e superar seus limites com todas as suas forças.

É sobre pegar a si mesmo e seus medos e inseguranças emergentes pela mão e se aventurar em um território desconhecido com eles.

Portanto, para fazer novas experiências em um “grau de dificuldade” adequado.

Deixe-me dar um exemplo para tornar isso mais claro.

Digamos que você ache muito difícil falar na frente de outras pessoas. Especialmente na frente de um grupo maior, você entra em pânico quando quer falar e geralmente não ouve nenhum som. Seria completamente exagerado se arrastar para um palco de poesia.

Mas o que você deve fazer é certificar-se, por exemplo, de dizer pelo menos 10 frases toda vez que estiver perto de outras pessoas. Ou fale pelo menos uma vez em cada reunião de negócios.

Mulher no campo
Mulher no campo

Porque só assim você se permite a experiência de que pode fazer isso. Para experimentar que algo funciona.

Elogie e reconheça a si mesmo pela coragem que você foi e por dar esse passo. Sempre que você notar que uma voz quer sussurrar para você o que deu errado e o que você ainda não pode, conscientemente diga PARE e mude seu foco “Eu consegui. Isso conta.”.

Assim, peça por peça, com você pela mão, você pode embarcar em sua jornada rumo a mais autoconfiança.

Seu passo de ação: pergunte a si mesmo quanto custaria coragem para você. Algo que você sabe, se fizesse regularmente, lhe daria um impulso de confiança.

Encontre algo que seja desafiador para você e vá devagar e passo a passo em águas estranhas.

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2.) Reforce o seu compromisso. Tome decisões conscientes e vinculativas!

A confiança nos outros surge quando você pode confiar na palavra deles. Por que deveria ser diferente com você?

Portanto, é muito importante que você esteja ciente da importância de decisões claras na primeira etapa!

Tente riscar todos os “talvez” de seu vocabulário e pratique claramente sim ou não.

Quanto mais decisões boas e poderosas você toma, mais você aprende a confiar em si mesmo (de novo).

O que quero dizer com decisões “boas” e “poderosas”?

Não, não aqueles que objetivamente obtêm mais ou que trazem o maior sucesso em atingir uma meta. Cada decisão que você OBRIGATÓRIO aderir é boa e poderosa.

Não adianta se perguntar algo tão irreal que você sabe de antemão que não vai guardar de qualquer maneira!

Deixe-me dar um exemplo pessoal e isso ficará mais claro. Por exemplo, quero praticar mais esportes. Para ser honesto comigo mesmo, sei que não vou me transformar em um corredor de maratona dentro de um ano. Digamos que eu defina a barra para correr duas vezes por semana. E não faça isso.

Como vou me sentir então

Meu crítico interno está apenas esperando por essas oportunidades e está pronto com pensamentos desagradáveis ​​à la: “Era tão claro que você não iria continuar com isso.”

Menina liberta
Menina liberta
Você não está fazendo nenhum progresso com isso, mas sim uma regressão em termos de autoconfiança.

Portanto, é muito melhor para a sua autoconfiança se você se perguntar: Qual é o menor compromisso, a menor coisa que me leva na direção certa – e com a qual eu assumo um compromisso vinculativo?

No meu caso, por exemplo, prometi a mim mesmo fazer alongamento e flexões todos os dias. Não estou falando sobre o efeito que você costuma fazer com mais naturalidade e como essa estratégia de objetivos menores o ajuda a mudar hábitos.

Estou interessado na importância dos compromissos pessoais ou promessas quebradas para a sua autoconfiança e crença em si mesmo!

Portanto, no futuro, tome decisões muito conscientes que farão algo por você e por sua autoconfiança! Use a ideia do menor compromisso para fazer negócios desafiadores, mas realistas, consigo mesmo.

Sua etapa de ação: Comece AGORA. Pegue uma caneta e papel e anote! Complete a seguinte frase:

  • “Eu quero / desejo … e em troca eu prometo a mim mesma …”

No meu caso, a frase pode ser a seguinte:

  • “Quero fazer mais esporte e prometo a mim mesma fazer salto e flexão todos os dias.

E então: O que você diz conta!

Cumpra sua palavra e elogie a si mesmo por cada passo que der na direção certa. Você verá sua autoconfiança crescer naturalmente.

3.) “Registro de força”. Registre seus traços e ações positivas!

Finalmente, há um exercício rápido e altamente eficaz.

Visto que você nota aspectos particularmente negativos sobre você e seu dia sem fazer nada, é essencial direcionar seu foco especificamente para as coisas que você conseguiu fazer.

Como em tudo: quem escreve fica!

Seu passo de ação: todas as noites, escreva quais de seus pontos fortes estão em jogo hoje. Pergunte a si mesmo quais características, palavras, gestos ou qualidades enriqueceram seu dia ou o de outra pessoa.

Encontre pelo menos três aspectos e decida por si mesmo quão detalhados deseja anotá-los. Às vezes, uma frase de efeito é suficiente, outras vezes é mais agradável se você adicionar situações-chave e descrições.

Certifique-se de ter uma resposta clara para a pergunta sobre quais de seus pontos fortes, talentos e habilidades surgiram hoje e o ajudaram.

Mesmo que seja difícil para você no início e você se sente por cinco minutos em frente ao papel em branco – fique atento e só saia do seu lugar quando algo estiver escrito.

Você verá: se você fizer o exercício todas as noites, uma série de coisas lhe ocorrerão muito em breve.

Se você quiser, escreva um pequeno livro ou diário legal. Então, a reflexão noturna sobre os pontos fortes é ainda mais divertida.

Então você fez isso por hoje.

Espero que você tenha levado muitos impulsos com você e esteja motivado para colocar minhas dicas em prática imediatamente.

Certifique-se de escrever para mim e para os outros na comunidade …

  • Como fica com o básico: Onde você já está bem posicionado e em quais pontos deve refinar novamente?
  • como é o seu próprio plano de construção de autoconfiança!
    Que novas atividades ou coisas você gostaria de experimentar? Que frase você usou para expressar seu compromisso consigo mesmo? O que vai estar em seu diário de forças esta noite?

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