Como identificar e gerenciar melhor seu estresse

“Isso é loucura!”

O pensamento passou pela minha cabeça quando recentemente voltei para casa de uma oficina de um cliente no carro.

Por que você se pergunta?

Percebi que nós, humanos, sentimos muito bem o nosso carro, mas muitas vezes não!

Aconteceu assim: Minha luz de combustível acendeu 80 km antes de Karlsruhe. Dirijo até o posto de gasolina porque sei que um bom carro móvel urbano não tem gasolina.

Isso me lembrou o fato de que há quase 3 anos eu estava no estacionamento de um cliente em Regensburg quando uma luz também acendeu. Uma olhada no manual do usuário me fez perceber que os componentes eletrônicos do motor do meu amado Kasimir estavam quebrados. O que levou ao fato de que logo depois eu assisti com tristeza enquanto meu carro tinha que ser rebocado devido a uma falha no motor.

Isso é exatamente o que me traz ao meu pensamento inicial:

  • Quando se trata de carros, naturalmente prestamos atenção às luzes de advertência que nos dizem o que está faltando no carro e reagimos de acordo.
  • Nunca nos ocorreria ignorar uma luz.
  • Nunca nos ocorreria continuar a dirigir com a eletrônica do motor acesa.

Então, por que, em nome de Deus, tantas pessoas ignoram suas próprias luzes de aviso ?!

Você também?

Porque você acha que nem tudo está tão ruim. Ou passará novamente.

Deixe-me dizer a você, não essa atitude inteligente.

Pessoa triste
Pessoa triste

Três fatos difíceis de acreditar sobre o estresse e como lidar com o estresse (que serão verdadeiros mesmo se você os ignorar)

1. O estresse é um problema real

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é o maior problema do século XXI. O estresse substituiu o risco de ataque cardíaco como o maior e mais perigoso risco à saúde.

2. Não há absolutamente nenhum ponto em ignorar suas próprias luzes de advertência!

A maioria das pessoas ignora seus próprios sinais de alerta de estresse ou não consegue interpretá-los adequadamente.

  1. Uma vez tive um coachee com zumbido. Ele pensou que estava “apenas um pouco estressado” enquanto todos os alarmes tocavam para mim. O zumbido é um sinal de alerta muito claro de estresse crônico de longo prazo.
  2. Em uma oficina, um dos participantes relatou problemas para dormir. É assim: “Todo mundo dorme mal às vezes”. Sim, com destaque para MAL! No entanto, o Senhor sofria de um distúrbio crônico do sono, como foi descoberto mais tarde. Este não é um assunto trivial a ser ignorado, mas sim o fim do mastro.

Ignorar suas próprias luzes de advertência não adianta.

Se você não interpretar corretamente os primeiros pequenos sinais, seu corpo e sua alma irão deslizar mais e mais para o negativo e uma artilharia mais pesada irá aparecer. Que em algum momento você não pode mais ignorá-lo porque restringe enormemente sua qualidade de vida.

Em vez de fechar os olhos, é melhor dar uma olhada consciente em como você pode reconhecer seu estresse e classificá-lo corretamente. Em este artigo eu coloquei a maioria dos sinais de alerta importante para você.

3. É chato ficar chateado com o estresse!

Assim como seu carro não vai encher se você ficar animado com o medidor de combustível, não vai adiantar nada ficar chateado com os momentos estressantes do dia ou com o estresse em geral.

E se você continuar reclamando de como seu dia foi estressante?

Nada!

Sua reclamação não tem outro efeito senão que seu humor continua a piorar e você fica ainda mais aborrecido.

Observação:

  • A indignação não tem consequências!
  • Se você ficar chateado, é porque ainda não resolveu nada e nada mudou.
  • Se você quer controlar o estresse, o processo não ajuda, mas dê uma olhada de perto.
mulher triste
mulher triste

Finalmente assuma a responsabilidade!

Sim, é uma pena que vivemos em um mundo em que “mais alto – mais rápido – mais longe” se aplica. Isso torna mais difícil cuidar bem de si mesmo ou manter o equilíbrio e a calma.

Ao mesmo tempo, continua sendo sua responsabilidade lidar de forma construtiva com as demandas de sua vida.

Para o tópico de estresse, por exemplo, isso significa: Encontrar uma resposta para …

  • o que exatamente está estressando você,
  • como saber se as luzes de advertência estão acesas ou não
  • o que você pode fazer para reduzir seus níveis de estresse

Reconheça o estresse – é assim que funciona

Um bom método para se localizar melhor é o chamado semáforo de estresse, de Gert Kaluza, psicólogo da Universidade de Marburg.

Usando seu sistema, vamos ver como é realmente o seu nível de estresse e quais parafusos de ajuste você deve girar para que possa navegar no seu dia-a-dia com calma e relaxado.

A melhor coisa a fazer é pegar um pedaço de papel e uma caneta e responder às perguntas durante a leitura. Porque se você realmente deseja encontrar as respostas, não basta apenas ler este artigo. Você tem que entrar em ação.

Preparar?

Aqui estão as 3 perguntas psicológicas para ajudá-lo a identificar e gerenciar melhor seu estresse!

Questão psicológica nº 1: Quando você fica estressado?

  • Por exemplo, você se sente estressado quando tem 20 tarefas para fazer ao mesmo tempo?
  • Ou se você for interrompido por seus colegas?
  • É o prazo final para a apresentação se aproximando?
  • Talvez também seja estressante para você quando alguém o critica?
  • Quando há conflito e você não sabe como lidar com ele?

Pense em como é com você: o que causa estresse em você?

Escreva o que vier à mente no calor do momento.

Cuide-se nos próximos dias e acrescente à sua lista.

Questão psicológica nº 2: O que está acontecendo dentro de você que aumenta o seu estresse?

  • Essa pode ser sua impaciência, por exemplo. Você simplesmente não pode esperar até que seus filhos finalmente terminem de arrumar as mochilas após 15 minutos.
  • Ou você não pode dizer não quando alguém lhe pede para fazer xy? Porque você quer agradar a todos e quer ser amado por todos?
  • Você quer fazer tudo perfeito e às vezes passar o que parece uma eternidade trabalhando nos detalhes? (Isso, por sua vez, aumenta seu estresse porque você está pressionado pelo tempo com outras tarefas.)
  • Ou você não quer parecer fraco, e é por isso que você não se permite pedir ou pedir ajuda.
  • Talvez você fique chateado porque seu chefe / sua namorada / … finalmente não vê isso … (insira algo aqui que parece impossível para você).

Reflita sobre o que é típico de você: como você consegue se estressar?

moça triste
moça triste

Ou como você consegue tornar o estresse externo já existente ainda maior?

Anote o que o leva a situações estressantes e, portanto, aumenta seu estresse.

Observe também a si mesmo aqui nos próximos dias. Talvez algo mais seja adicionado à lista que você nem mesmo viu.

O que é importante para mim: não se trata de me preparar para isso! Em vez disso, aborde-o com a atitude de um pesquisador curioso que agora deseja investigar um determinado fenômeno com muito cuidado!

Questão psicológica nº 3: como seu corpo e mente reagem ao estresse?

Lembre-se de uma determinada situação estressante dos últimos meses e passe por seu corpo aos poucos, em sua mente.

Como seu corpo mostra em situações estressantes que está estressado?

  • Seus ombros ou pescoço estão tensos?
  • Você trinca os dentes com frequência?
  • Ou você tem o peito apertado e tem dificuldade para respirar?
  • Você tem dor de cabeça e seu carrossel de pensamentos continua girando quando você se deita na cama à noite e realmente quer dormir?
  • Você também pode ter dor de estômago e cãibras apenas quando você pensa em situações estressantes.

Finalmente, observe seus sentimentos: como o estresse se manifesta emocionalmente?

  • Você fica irritado e de repente enlouquece com a menor coisa?
  • A sua reação é completamente desproporcional ao seu comportamento normal?
  • Ou você não consegue mais desfrutar das coisas que normalmente o excitavam porque você está em outro lugar na sua cabeça?

Observe como o estresse se expressa em seu corpo e emocionalmente.

Dê uma olhada mais de perto: alguns desses sintomas aparecem mais cedo ou mais tarde?

Pense nisso como um semáforo laranja ou vermelho: quais são os primeiros sinais de estresse e quando você percebe que nada está funcionando mais?

A primeira etapa está concluída. E agora?

Se você foi realmente honesto consigo mesmo e respondeu às perguntas, dê um tapinha no ombro agora!

Você deu o primeiro passo para uma vida mais relaxada. Com isso, você criou a base para ver agora o que está fazendo e por onde está começando.

Seus parafusos de ajuste para sair do estresse

No soulsweet, muitos artigos sobre como lidar com o estresse abordam essas três questões.

Então você continua:

1. Se você conhece seus estressores , pode neutralizá-los de maneira direcionada. Somente quando você sabe quando está ficando estressado, pode ver que tipo de conhecimento precisa para reduzir esses fatores externos.

Para obter mais serenidade no trabalho, você encontrará três dicas importantes aqui, por exemplo . Aqui você pode ver como otimizar seu planejamento diário e sua lista de tarefas. Em este artigo você encontrará uma lista de verificação para domar a sua caixa de entrada de e-mail superlotadas.

2. Também é extremamente importante estar ciente de seus intensificadores de estresse pessoais e de seu cinema em tempos de estresse . Se algo estiver ativo novamente e quiser conduzi-lo, aplique os freios.

Você realmente tem que dar 100% e, assim, usar todas as suas energias? Leia aqui a melhor forma de lidar com o “driver de trabalho árduo” em você. Ou você está dizendo “sim e amém” de novo, embora realmente não queira? Então dê uma olhada aqui e aprenda como parar de fazer isso da maneira certa.

3. Acima de tudo, trata-se de reconhecer sua reação ao estresse – o piscar das luzes de advertência – em tempo hábil! Então, você pode fazer algo que o ajudará a sair do alto nível de estresse e relaxar. Você pode descobrir aqui como aprender a cuidar mais de si mesmo . Aqui você aprenderá sobre a regra 1-3-2 e encontrará mais dicas para desligar. 111 atividades com relaxamento garantido esperam por você aqui .

Escreva-me nos comentários
  • Quais são as situações mais estressantes?
  • Qual intensificador de estresse está ativo em você e qual ainda está causando seu estresse?
  • Que luzes de advertência pessoal você notou? Como você reage física e emocionalmente ao estresse?

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