Como lidar com a incerteza e medo do futuro

Talvez você também tenha aquela sensação desagradável no estômago quando pensa no futuro? Talvez sua vida pareça um labirinto do qual você não consegue mais encontrar o caminho. Ou talvez você esteja desapontado, se sinta desamparado e pondere por horas sobre o que está por vir. Com medo de mudança. Com incerteza. Antes de como tudo vai se desenvolver e quais decisões você deve tomar.

Deixe-me adivinhar: não saber o que fazer a seguir não é sua única preocupação, certo? Além disso, provavelmente existe a sua convicção interior, que poderia ser algo como “Não consigo mesmo!” Você é alguém que duvida de sua capacidade de enfrentar dificuldades e desafios e de superá-los com sucesso. E isso realmente nos leva ao cerne do problema: (auto-) dúvida e desânimo são intensificadores do medo altamente eficazes e levam você ainda mais para o seu vórtice de pensamento.

Portanto, é hora de fazermos algo a respeito. Quero ajudá-lo a lidar com seus medos e medos sobre seu futuro. Porque eles não apenas o impedem de ter uma vida plena no presente , mas muitas vezes também o impedem de tomar o futuro em suas próprias mãos e moldá-lo da maneira que você deseja. Gostaria de compartilhar com vocês três passos que o ajudarão a lidar com a incerteza e permitirão que você olhe para o seu futuro com confiança. Independentemente de quão sombrio possa parecer agora.

Menina com medo do fracasso
Menina com medo do fracasso

“Isso só pode dar errado”

Acho que você sabe muito bem quando mais e mais nuvens negras se acumulam em sua cabeça e sua imaginação lhe apresenta um futuro catastrófico nas fases mais deslumbrantes.

Como exemplo, gostaria de falar sobre um participante do meu programa piloto de estresse que está em execução. Ela tem uma doença crônica em que sua saúde pode variar de um dia para o outro, e ela tem uma filha pequena para quem deseja ser uma mãe maravilhosa. Claro, isso leva muito tempo – tempo que ela economiza para si mesma. Embora ela realmente precise descansar bem. Ela tem medo de não ser capaz de atender a todos os requisitos.

Em breve, ela voltará a trabalhar após a licença-maternidade e está totalmente insegura quanto a isso. Ela se preocupa que tudo só pode dar errado e quando ela pensa no futuro que está por vir, então esse é um dia a dia estressante e estressante que não permite nenhum amortecedor e nem lacunas.

Claro, podem ser medos completamente diferentes ou “manchas pretas” para você. Mas com certeza você também conhece as vozes em sua cabeça que adoram continuar assistindo cenas de terror vividamente em um loop.

O preço que você paga por ficar preso nos piores cenários futuros

Vamos começar com o efeito de “apocalipses mentais” que você sente imediatamente: você não está indo bem. Você provavelmente está se sentindo muito mal. Você não se sente bem, pode não conseguir dormir bem ou sentir outras queixas físicas (por exemplo, você não tem ou tem mais apetite, coração acelerado ou pressão alta).

Você está insatisfeito. Com sua situação atual e também com o futuro à sua frente. Talvez você ainda possa desfrutar de belos eventos, mas o mais tardar, quando eles acabarem, você terá um momento de silêncio, o carrossel de pensamentos começa novamente. Como devo pagar a conta na próxima semana? Meu trabalho não me deixa feliz, mas o que me faria feliz e se eu mudar e tudo ficar pior do que antes? Como vou suportar o estresse do trabalho sem enlouquecer, equilibrando família e trabalho? Como posso ser feliz diante da dor em que estou e que pode piorar novamente a qualquer momento?

Na pior das hipóteses, o medo do futuro o manterá tanto em suas mãos que você não poderá mais perceber o presente adequadamente, muito menos apreciá-lo. Porque você está esperando quase a qualquer momento que algo ruim aconteça.

Resumindo:
Prêmio número 1: O medo do futuro leva você para longe do presente e destrói o aqui e agora (emocionalmente).

O medo paralisa, restringe você e o torna pequeno

Prêmio número 2: os medos sobre o futuro o impedem de agir e de atacar as raízes de seus piores cenários.

Se você visualiza seu futuro pintado de preto com tanta frequência e nitidez que, em algum ponto, fica convencido disso, pode acontecer rapidamente que você pense que não há nada que possa fazer a respeito. Você assume uma posição de vítima , resigna-se e, portanto, não tente primeiro.E, claro, o princípio da profecia autorrealizável também aumenta a probabilidade no sentido de que acontece, o que você ausmalst você. Simplesmente porque você age de forma diferente.

“Quer você ache que pode ou não pode, com certeza você estará certo.”
Henry Ford

Seu cérebro está exagerando

Freqüentemente, não é tão dramático e desesperador quanto seu cérebro quer que você saiba.

Mas isso é muito fácil, porque tudo o que você imagina em cenários de terror ou de pior caso e medos sobre o futuro é automaticamente preenchido com emoções muito fortes.

Como assim?

Por tudo o que tem a ver com medo, o alarme toca na sua cabeça e no seu corpo porque o seu organismo ainda está preso na Idade da Pedra e teme pela sua sobrevivência. Ele espera o tigre dente-de-sabre, a ameaça nua, e se prepara para lutar ou fugir. Isso é totalmente exagerado hoje, porque seus pensamentos certamente não representam um perigo existencial ou uma sentença de morte para você, mas seu corpo não verifica essa diferença – ela não é tangível por ela.

E é exatamente por isso que sua cabeça e seu corpo se prendem a cenários de terror como se fossem sobre sua vida. Seu medo transforma suas reflexões sobre o futuro em algo muito maior do que realmente é. Como quando você era criança, quando imaginava que havia monstros se escondendo embaixo da sua cama ou no seu armário.

Não me entenda mal, não quero minimizar ou minimizar isso neste momento. Porque você certamente sabe muito bem em que terror e medo mortal a convicção de monstros em seu quarto o colocou.

No momento em que o medo cresce em sua imaginação e você o considera real, para dizer a verdade, também é para você. E então você colhe as consequências imediatas no presente. Isso o tranca em uma masmorra de mal-estar difuso e o torna incapaz de agir.

Menina com medo do fracasso
Menina com medo do fracasso

Então, vamos ver como você pode sair desta masmorra.

Eu quero mostrar a você como você não pode mais ficar em seu próprio caminho. Como você pode encontrar uma boa maneira de lidar com suas inseguranças e medos sobre o futuro. Com muitos exemplos práticos, você pode transferi-los diretamente para você e sua situação – se o seu problema ainda não tiver sido resolvido :-).

Etapa 1: clareza! Olhe seu medo diretamente nos olhos

Independentemente do que se trata – o seguinte sempre se aplica: Antes de começar, você primeiro precisa saber com o que está lidando. Ou com quem.

Pense nisso como um boxeador profissional. Para ser capaz de se preparar para uma luta de maneira direcionada, é extremamente importante saber o que motiva seu oponente. Depois de esclarecer os pontos fortes, fracos e táticas do outro, ele pode direcionar seu plano de treinamento de forma muito mais eficaz para o duelo que se aproxima. E então diz: unidades de treinamento menores, mas intensivas e focadas farão dele um vencedor mais do que “cego” inespecífico, através do poder diário.

É o mesmo com seus medos sobre o futuro. Portanto, no início, responda a seguinte pergunta para você:

Do que eu realmente tenho medo?

Talvez você tenha medo de perder o emprego. Ou você tem medo de que, se seu relacionamento continuar a ir pelo ralo, seu parceiro termine com você. Ou talvez você tenha medo de tomar decisões erradas. Escolher o emprego errado, comprar um apartamento que afinal não gosta muito, casar-se com seu namorado e perceber em um ano que não era uma boa ideia afinal.

Mas talvez você esteja em uma crise financeira ou situação de emergência na qual tenha medos existenciais agudos. Ou você recebeu um diagnóstico ruim e agora está com medo do futuro.

Só quando você entender o que exatamente o assusta, você poderá encontrar uma maneira de lidar com ela com sucesso

Se o seu medo do futuro permanece um sentimento difuso, então acontece exatamente o que eu tentei explicar a você acima com os monstros: ele se torna independente e assume um tamanho que nada tem a ver com a realidade.

Então: o que exatamente você teme?

É melhor pegar papel e caneta e escrever seus medos e medos em frases claras e inequívocas. Por exemplo, eles podem ser:

“Tenho medo de
… ser despedido porque … fiz / falhei.
… meu amigo termina comigo porque …
… não posso pagar minhas dívidas e em … semanas estarei na rua.
… Vou me arrepender de ter aceitado a oferta de emprego xy, a proposta de casamento de xy.
… minha saúde está piorando e é por isso que eu … “

Mulher sozinha
Mulher sozinha

Etapa 2: análise racional! O que fala por isso e o que você pode fazer?

Agora que você tem seus medos diante de você em preto e branco no papel, a próxima etapa é verificar sua veracidade.

Quão realista e provável é que isso também aconteça?

Existe um motivo específico que o fortalece nessa suposição?

Tente realmente abordar o assunto de forma bastante racional aqui. O melhor a fazer é apresentar-se como um detetive, inspetor ou pesquisador que, de bata e lupa, é incrivelmente curioso, mas ao mesmo tempo sóbrio e factual em busca de argumentos e contra-argumentos.

Faça uma tabela com prós e contras ou mais e menos para cada um de seus medos. Insira aqui na respectiva metade da tabela o que fala a favor ou contra que seu cenário presumido acontecerá no futuro.

Por exemplo, o lado positivo poderia dizer:

“Eu sei que a empresa vai ser reestruturada e que em breve eles vão cortar empregos.”

“Se eu perder meu emprego, certamente não vou encontrar um novo tão cedo, porque minha empresa é a única que procura um especialista como eu. E o dinheiro não cai do céu. “

“Meu amigo x está tão esquisito o tempo todo e na última discussão ele já indicou que não está mais com vontade.”
….

O lado dos contras pode ser assim:

“Não sei se e onde eles vão cortar. Então, talvez isso não me diga respeito. “

“Quem disse que não posso ter” sorte “e encontrar outro bom emprego imediatamente?”

“No calor do momento, eu já disse algo assim antes. Isso não significa que ele falava sério e que o relacionamento foi encerrado imediatamente. “

Talvez você já esteja percebendo, enquanto escreve os respectivos argumentos, que muitos de seus pensamentos em preto e branco não têm justificativa alguma ou, muito provavelmente, nem ocorrerão. Mas você também pode descobrir que o problema quase certamente não desaparecerá facilmente. Por exemplo, se você tiver uma doença que vai piorar. Não importa a conclusão que você tire da etapa 2, é a base para a etapa 3 de qualquer maneira, ou seja, para se tornar ativo e refletir sobre o presente.

Homem com vazio interior
Homem com vazio interior

Etapa 3: orientação e implementação da solução! Seja ativo no presente!

Para se libertar da natureza paralisante e constrangedora do medo, é essencial que você volte ao presente com sua atenção.

Porque o seu futuro é como você pode (negativamente) imaginá-lo agora, não gravado na pedra. Normalmente, você pode fazer muito aqui hoje para garantir que seu pior cenário não se concretize.

E, supondo que tenha acontecido, você se ajudará imensamente se pensar em maneiras de pensar e se comportar que lhe permitam lidar com isso da melhor maneira possível.

É importante que você não espere para ver, girando os polegares, mas seja ativo.

Porque só desta forma, ou seja, quando você vivenciar em primeira mão, compreenderá que não é uma vítima de suas circunstâncias a quem “algo acontece”, mas pode influenciar o que, ou pelo menos com que qualidade e consistência, algo em seu a vida ocorre.

Então pergunte a si mesmo:

O que posso fazer especificamente aqui e agora para que meu medo diminua um pouco e me sinta melhor?

Em particular, existem dois pontos de partida diferentes para a resposta, que variam dependendo da sua situação.

A primeira estratégia diz respeito ao seu fazer racional.

Pergunte a si mesmo quais informações você precisa, o que você deve aprender, quais passos você deve dar para ser capaz de agir da melhor maneira possível agora no presente. Por exemplo, no tópico do trabalho, você pode conversar com seu chefe e contar-lhe sobre os boatos que surgem. Se os trabalhos estiverem realmente sendo excluídos, é melhor lidar com as possíveis consequências.

Se você tem medo de que seu namorado termine com você, converse com eles sobre isso. Pergunte o que você pode fazer ou pensar sobre o que pode fazer para melhorar seu relacionamento. Claro, ele pode já ter tomado a decisão interna de deixá-lo. Mas mesmo assim, não adianta fechar os olhos para isso, é melhor saber onde você está e ver de lá.

Portanto, tente melhorar sua base de informações. Porque informações boas e válidas são a base para as melhores decisões possíveis.

Então considere alternativas

Opções de ação, talvez também estratégias de emergência, que você pode tomar em caso de emergência Amplie sua visão de suas opções de ação para que você possa ver que não está tão preso quanto pensa que está.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Abraham Lincoln

A segunda estratégia envolve seu ser emocional

Porque, acredite em mim, sei por experiência própria que às vezes não há mais nada que você possa fazer. Que existem golpes do destino que não podem continuar por conta própria racionalmente.

Por exemplo, na minha família há alguém que tem a doença de Alzheimer. Você certamente pode imaginar quanto tempo, energia, força e sofrimento estão envolvidos. Muito menos o estresse emocional. É difícil ver como uma pessoa gradualmente se esquece de tudo e em algum momento será apenas uma sombra de si mesma. Nesse ponto, eu definitivamente sei que “ficará pior” no futuro. Mas o que isso faz por mim, o que isso faz por nós, se eu / nós fechamos nossos olhos para isso? Para pintar cenários de terror, focar nos medos existentes e me perguntar constantemente aonde isso tudo vai levar?

Posso dizer o que aconteceria: em primeiro lugar, eu logo ficaria completamente louco e rastejaria na gengiva e, em segundo lugar, não seria capaz de estar lá para ajudar os afetados e olhar para frente de uma forma orientada para a solução.

O que faremos se piorar. Se podemos e queremos cuidar sozinhos e quando cuidaremos de que ajuda.

Mesmo em casos existenciais (doenças graves, medo da morte ou medo da existência) você tem o seu futuro nas mãos para que possa tentar torná-lo o mais suportável, o mais “agradável” possível.

Pergunte a si mesmo o que você pode fazer para lidar melhor com a situação (a dor, o desamparo).

Mulher em busca da paz interior
Mulher em busca da paz interior
Como você pode cuidar de si mesmo o melhor possível , se fortalecer, encontrar relaxamento?

Por exemplo, perseguindo sua paixão e hobbies. Pode ser um ponto muito importante para você obter apoio de outras pessoas ou de fora. Você não está sozinho.

Aceite a ajuda e se ofereça para apoiar seu ombro em seus amigos e familiares. Seja honesto, abra e fale sobre seus medos e você verá: o amor e a compaixão que você sente dos outros lhe dão uma quantidade incrível de força, energia e alegria de viver.

Etapa 4: perseverança e condições gerais! Fique atento!

Assumir a responsabilidade por sua vida e seu futuro não é uma ação isolada. Em vez disso, trata-se de ficar sintonizado e manter seus pensamentos e comportamento na direção certa repetidas vezes.

Tudo pode mudar tão rapidamente que, se você deseja moldar seu futuro sozinho, deve ser flexível. Para continuar se referindo ao presente, para realinhar sua bússola.

Talvez seja para mover algo para a frente.

Ou talvez seja sobre aceitar certas coisas que aconteceram . Porque se você realmente lidou com seus medos (etapas 1-3), pode dizer a si mesmo com a consciência limpa: Fiz tudo o que estava ao meu alcance.

E então é extremamente importante que você mostre incentivo, compaixão e compreensão . E não se desvalorizando, mas estando lá por você como você estaria por seu melhor amigo se a vida a atingisse com o punho fechado.

E é exatamente assim que eu quero que você aborde e veja a questão das decisões

Sim, é extremamente importante que você pense nisso com antecedência e ouça a si mesmo. Mas não há nada mais que você possa fazer neste momento; em algum momento você tem que tomar uma decisão.

Você não pode saber quantas coisas vão acontecer. Sim, definitivamente existem decisões que de alguma forma não parecem certas. Que você ainda conhece. Ou aqueles que te fazem pensar em retrospecto … merda!

Isso é completamente normal! Porque cada decisão levanta uma nova incerteza. E, claro, se você soubesse o quão estúpido é seu emprego atual, teria decidido pelo outro. Mas você simplesmente não sabia. Naquela época, com o melhor de seu conhecimento e crença, você tomou a melhor decisão possível por você.

E não fez nada de errado neste momento. Você não poderia ter agido melhor , porque tomar uma decisão (mesmo que seja a opção menos favorável em retrospecto) é dez vezes melhor do que não tomar nenhuma! Porque então você não determina sua vida, mas se torna dependente de fora e dos outros.

Portanto, permita o horror, a tristeza e a raiva que você sente por causa das “decisões erradas” no presente. Esses sentimentos são justificados. Dê espaço a pensamentos como “Eu gostaria de ter tomado essa decisão de forma diferente”.

Mas não os deixe governar toda a sua vida e seu presente!

Aehle muito ciente de quanto espaço você tem seus cenários pintados de preto do futuro querem dar.

Porque mesmo que haja momentos em que nos pareça assim: a vida não é só terrível. Mas também maravilhoso.

Minha arma secreta muito pessoal para lembrá-lo: gratidão.

No momento em que você se concentra e se concentra no que é grato, você percebe o quanto já tem em sua vida. Os monstros em seu futuro ficam cada vez menores até encolherem a um tamanho insignificante. Com efeito imediato, você evita que seus medos futuros determinem sua vida presente.

Portanto, pergunte-se nos momentos em que a onda de pânico ameaça dominá-lo novamente:

Pelo que sou grato na minha vida?

Feito!

Espero muito que tenha valido a pena ler para você. Estou curioso para saber o que você acha de minhas idéias e passos práticos. Sinta-se à vontade para me deixar um comentário e compartilhar conosco:

Que pergunta, que tópico ou que decisão você tem que enfrentar quando se trata do medo do futuro?

O ideal é que você aplique as 4 etapas à sua própria situação. Informe a mim e a todos os outros que percepções você obteve com isso ou como são suas respostas específicas às respectivas perguntas.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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