Menina fantasiada

Como manter a positividade no dia a dia

“Basta pensar positivamente”, “Tudo ficará bem”, “A felicidade é uma decisão sua”. Se você me segue há muito tempo, sabe que sou pró positividade e otimismo. Sei que você pode influenciar muito em sua vida por meio de pensamentos e ações. Quando ouço frases como a acima, meu estômago se revira de qualquer maneira. Porque há uma diferença entre um otimismo saudável e realista e essa mentalidade Pippi das Meias Altas cada vez mais popular, que considero completamente irreal e doentia.

Neste artigo, você aprenderá como reconhecer uma positividade doentia e obterá cinco estratégias eficazes com as quais pode desenvolver uma positividade saudável.

Nem tudo é algodão doce rosa

Tão maravilhoso quanto eu acharia se vivêssemos em um mundo cintilante de paz e alegria embebido em glacê: a realidade parece diferente.

Uma parte importante do ser humano é perceber que às vezes a vida é difícil e dolorosa. Ao seu redor, as pessoas são confrontadas com problemas e golpes do destino. Você também. Alguns são atingidos com mais força do que outros.

Talvez você acabou de terminar com seu parceiro (ou eles terminaram com você) e você está discutindo com eles sobre a custódia. Ou seu filho foi diagnosticado com câncer e você não sabe quanto tempo lhe resta.

Talvez você esteja apenas incrivelmente estressado com a fase de exames ou o proprietário simplesmente o empurrou com um aumento no aluguel. Ou você não conseguiu o emprego que tanto queria.

Dor, preocupação, medo e raiva são partes normais e reais de nossas vidas. Embora essas emoções estejam longe de ser belas e agradáveis, é importante senti-las e expressá-las.

A positividade doentia não dá espaço para esses sentimentos negativos

Ela diz a eles: “Ei você, não há lugar para você aqui. Você é mau. Vá embora! “

Emoções dolorosas são suprimidas ou negadas. As experiências reais são enfraquecidas. Sentimentos negativos que merecem atenção e compaixão são ignorados.

A positividade doentia diz que você deve ter vergonha de sua tristeza, medos e preocupações. Que é sua culpa por se sentir assim Isso o deixa com uma sensação de solidão e isolamento.

Resumindo, só piora as coisas.

Frases típicas que você pode dizer para si mesmo ou para outras pessoas ou que precisa ouvir de outras pessoas incluem:

  • “Pare de ser tão negativo o tempo todo.”
  • “Fique positivo por um tempo.”
  • “Tudo acontece por uma razão.”
  • “Tenha bons pensamentos, então tudo ficará bem.”
  • “Você pode superar isso.”
Mulher alegre
Mulher alegre

Positividade insalubre versus positiva saudável

Por trás de uma positividade doentia, esconde-se a mensagem: “Você sempre tem que se manter positivo, não importa o que aconteça.” Isso significa trabalhar duro – não importa o custo.

Positividade saudável, por outro lado, significa desenvolver uma forma construtiva de lidar com os sentimentos negativos – sem negar a dor que existe.

Isso não significa ignorar as dificuldades em sua vida. Mas decidir conscientemente enfrentá-los.

Você não precisa ignorar seus sentimentos desconfortáveis ​​e fingir que coisas ruins não estão acontecendo em sua vida ou que sua vida fica menos ruim com os pensamentos certos. Em vez disso, trata-se de encarar corajosamente seus problemas, reconhecê-los, processá-los e, assim, tornar-se mais forte.

Positividade doentia retarda você. A positividade saudável o ajudará a crescer.

Por que a positividade doentia só piora as coisas

Estratégias como “finja até conseguir”, que consistem em minimizar os problemas, reprimir emoções dolorosas e ignorar os medos, podem se tornar tóxicas. Não apenas para você, mas também para as pessoas ao seu redor.

Você não pode simplesmente apagar sentimentos negativos com falsa positividade. Os problemas não desaparecem porque você borrifa pó de fada cintilante sobre eles.

E quando as pessoas procuram seu apoio e ajuda, na maioria dos casos elas não querem uma positividade de pôster compatível com o Instagram. Eles querem confirmação de que seus sentimentos negativos estão bem.

É claro que, com frases como “pense positivamente” ou “pare de ser tão negativo”, você só quer o melhor para sua contraparte. Você quer que a pessoa seja feliz novamente.

Menina alegre
Menina alegre
Por que é errado lembrar as pessoas de pensar positivamente?

Não há nada de errado com isso em um contexto adequado. Mas quando se trata de confortar uma pessoa amada e estar ao seu lado em um momento difícil, essas frases não têm lugar ali.

Talvez você tenha se treinado para uma positividade doentia e esteja tentando se acalmar ou se animar em momentos difíceis com essas frases. No entanto, isso não o ajuda a processar emoções negativas, apenas o leva a ignorar e negar seus sentimentos reais.

Um verdadeiro círculo vicioso se desenvolve: sua positividade doentia leva ao fato de você ou a outra pessoa se sentirem inseguros em expressar seus sentimentos negativos. Você se sente isolado e acredita que algo está errado com você. Porque você não escolhe apenas ser feliz. Isso cria vergonha e aumenta as emoções negativas em vez de reduzi-las.

Por exemplo, imagine que seu filho foi diagnosticado com câncer e você está arrasado. Mas sua positividade doentia não permite sentimentos negativos. Então você diz a si mesmo que tudo ficará bem e que tudo o que você precisa fazer é pensar positivamente. Claro que você não terá sucesso, porque ninguém pode pensar cem por cento positiva e otimista em uma situação tão excepcional. Mas porque você acha que precisa, você se sente ainda pior. Você se faz sentir culpado porque deveria ser forte por seu filho e implicar com você mesmo porque não é. A consequência é que você tem sentimentos ainda mais negativos do que antes, mesmo sem dar um passo adiante.

O que você deve fazer em vez disso?

Se você deseja apoiar alguém em uma fase difícil ou está passando por um momento difícil, dê espaço para que a positividade cresça.

Você também não grita com uma flor para crescer. Você derramou. É o mesmo com positividade. Você o derrama com escuta, confirmação e apoio incondicional. Vale muito quando emoções negativas podem ser experimentadas e sentidas. Há uma contraparte que pode suportar o fato de que nem tudo é sempre bom e não compensa seu próprio desconforto com algumas banalidades bem-intencionadas.

Assim como uma flor não pode florescer lindamente o tempo todo, os humanos não podem ser felizes e alegres o tempo todo. Nem mesmo você.

Fases escuras e negativas fazem parte da vida. Somente quando você entender isso, poderá trabalhar em uma positividade saudável e realista.

5 estratégias para positividade saudável

1. Reconheça seus sentimentos negativos e tente identificá-los

Quando você experimenta uma emoção desagradável, o primeiro passo é reconhecer como você está se sentindo. Perceba o sentimento, nomeie-o e aceite-o.

Diga a si mesmo: “Estou me sentindo agora (insira seu sentimento aqui) e está tudo bem que eu me sinta assim.”

Isso não é apenas saudável (lembre-se: coisas negativas fazem parte da vida normal), mas também garante que seus sentimentos negativos sejam amenizados.

Freqüentemente, presumimos que precisamos fazer muito para lidar construtivamente com nossas emoções negativas. Mas esse não é o caso. Se você permitir que seu sentimento esteja presente, em vez de suprimi-lo, estará roubando grande parte de seu poder sobre você.

Os pesquisadores descobriram até que, na maioria dos casos, é suficiente que a regulação da emoção seja capaz de perceber e nomear seus sentimentos negativos.

Em um estudo de fmRI, os sujeitos foram apresentados a imagens de pessoas com expressões faciais emocionais, em que sua amígdala (seu centro emocional) ativou os respectivos sentimentos. Assim que os participantes foram solicitados a nomear suas emoções, a atividade da amígdala diminuiu – as emoções foram suavizadas.

O neurocientista Alex Korb processou essas e muitas outras descobertas em seu livro “A espiral ascendente: usando a neurociência para reverter o curso da depressão, uma pequena mudança de cada vez” . Confira se você está interessado no assunto.

Menina feliz
Menina feliz
Onde exatamente está a diferença para positividade negativa?

Se você tentar se proteger de seus sentimentos negativos com frases como “Anime-se” ou “Sempre seja positivo”, não chegará ao ponto de perceber e reconhecer suas emoções. Por medo dos sentimentos desagradáveis, você prefere suprimi-los e ignorá-los completamente. Mas isso não ajuda você a processá-los e faz você se sentir melhor. Pelo contrário.

Você pode pensar nisso como nadar quando entra em um vórtice. Intuitivamente, primeiro você tentaria com todas as suas forças sair do vórtice. Jogue seus braços em volta de você descontroladamente e chute suas pernas. Mas isso só leva ao fato de que você gasta suas reservas de energia e acaba se afogando. Em vez disso, você tem que fazer exatamente o que realmente não quer. Solte-se e mergulhe. Então, para emergir em um lugar onde a corrente não é tão forte.

O mesmo ocorre com os sentimentos negativos. Você primeiro tem que mergulhar em seu mundo emocional, perceber e reconhecer as emoções negativas. Só então você pode processá-lo.

2. Enfrente seus sentimentos negativos com autocompaixão

Lembre-se de que os sentimentos negativos são humanos. Mesmo que a mídia social agora nos dê a impressão de que todos estão felizes e positivos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos nós sentimos emoções negativas.

Perceber que a infelicidade faz parte da vida o ajudará a recuperar o senso de controle sobre a situação.

Se você espera ter que andar constantemente ao redor do mundo com um grande sorriso e pulando, você se sentirá culpado assim que parar por um momento. Isso vai fazer você se sentir ainda pior e sua situação já difícil ficará ainda mais dramática.

Em vez disso, aborde seus sentimentos negativos com autocompaixão . Seja gentil consigo mesmo e perceba que não há problema em se sentir assim. Que todas as outras pessoas se sintam da mesma maneira e que você não esteja sozinho com sua dor.

Reserve um tempo para se ouvir e descubra o que você precisa agora e como você pode fazer algo de bom por si mesmo durante este momento difícil. Isso também pode significar procurar ajuda profissional se você não souber o que fazer ou se precisar de um estímulo externo.

3. Processamento em vez de deslocamento

Concentre-se em processar sua dor e sentimentos negativos, em vez de reprimi-los com positividade doentia.

As emoções negativas em si não são o problema . Você está nos dizendo que algo está errado. Em primeiro lugar, isso é algo bom e significativo.

O importante é não se confundir com eles. Você não está triste, você SENTE assim. Essa é uma diferença importante. Suas emoções negativas não determinam sua identidade. Eles não definem quem você é. Nunca se esqueça disso.

Menina e cachorro
Menina e cachorro
O que você pode fazer para processar seus sentimentos?

Quando se trata de lidar com situações e emoções difíceis, você pode distinguir entre duas estratégias. Enfrentamento baseado em problemas e em emoções.

Enfrentamento baseado em problemas

Trata-se de encontrar maneiras de lidar com a situação em que você está agora. Pense no que você pode fazer para resolver seu problema. Se seu filho acabou de ser diagnosticado com câncer, descubra as opções de tratamento e os médicos adequados. Se você está em uma guerra de rosas com seu ex, uma conversa esclarecedora, o conselho de um advogado ou a mediação podem ajudar. Este ponto também inclui que você procure suporte quando precisar. Confie em um cuidador, explique sua situação e comunique a ele o que você quer dele. Talvez você só precise de uma válvula de escape para liberar sua frustração. Talvez você queira se distrair por algumas horas e recarregar as baterias. Ou você precisa de uma mão amiga para cuidar das crianças

Enfrentamento baseado em emoção

Essa estratégia de enfrentamento não visa o problema em si, mas sim suas emoções. Trata-se de encontrar uma maneira construtiva de lidar com seus sentimentos e lidar com sua dor. Outras pessoas também podem ajudá-lo com isso. Estar lá e ouvi-lo enquanto você realmente chora. Se você quiser saber como usar as emoções negativas em seu caminho para uma vida plena e feliz e como lidar com elas de forma construtiva, leia este artigo sobre o poder das emoções negativas .

4. Pratique o otimismo realista e funcional.

Espero ter conseguido fazer com que você entenda que uma mentalidade irrefletida de “tudo ficará bem” não o ajudará em sua vida.

Mas isso não significa que você não deva ser otimista. Depende da quantidade saudável.

Se você acabou de fazer uma grande cirurgia e está tão otimista que espera deixar o hospital e voltar à sua rotina diária em 2 dias, isso não ajudará em sua recuperação. Porque você não vai se dar tempo e descanso suficiente para relaxar e ficar bem, porque você presume que tudo correrá bem de qualquer maneira. Nesse caso, seu otimismo é irreal e disfuncional. Ele não torna a sua situação melhor nem o ajuda a lidar com ela.

Presumir que você nunca se recuperará totalmente da operação e retornará ao seu nível anterior de saúde é, na maioria dos casos, nada mais do que chantagem.

Mas não existe apenas preto e branco. Seu otimismo é mais como uma escala que você pode mover com um controle deslizante.

O otimismo saudável e funcional é caracterizado por permanecer confiante de que você pode dominar a situação, mesmo nas fases difíceis.

Para treinar esse otimismo realista e funcional, tenho dois artigos para você:

  1. Olhando positivamente para o futuro – Como você pode caminhar pela sua vida com mais confiança e esperança
  2. Os otimistas vivem mais – torne-se um otimista também!
Menina jovem
Menina jovem

5. Traga mais sentimentos positivos para sua vida

O foco do seu cérebro está nas emoções negativas. Isso faz absolutamente sentido em termos evolutivos, porque nossa principal tarefa é a sobrevivência. E, para sobreviver, o cérebro precisa se lembrar bem dos perigos e reagir rapidamente a eles. Ficar feliz com as lindas flores ao longo do caminho ou comemorar suas conquistas, por outro lado, é secundário.

É por isso que muitas vezes você sente sentimentos negativos como medo, raiva ou tristeza muito mais intensamente do que sentimentos positivos como alegria, gratidão ou orgulho.

Para uma positividade saudável, é essencial vivenciar e saborear conscientemente as emoções positivas.

Em este artigo vou mostrar-lhe 10 sentimentos positivos que irão aumentar o seu bem-estar e seu entusiasmo pela vida e dar-lhe dicas eficazes sobre como trazê-los para a sua vida com mais freqüência.

Acima de tudo, a gratidão é um verdadeiro impulsionador da felicidade porque tem um efeito super positivo na sua saúde e bem-estar. Leia este artigo se quiser incorporar mais gratidão à sua vida cotidiana com exercícios simples e eficazes.

Sua tarefa de implementação

Esta semana, preste atenção a quando e com que frequência você encontra positividade prejudicial à saúde em sua vida cotidiana. E com isso quero dizer, você toca seu próprio nariz também. Quando você usa frases como “tudo ficará bem” ou “pense positivo”? Com que frequência você se pressiona a colocar seus sentimentos negativos de lado e, em vez disso, ser “apenas” feliz?

Se perceber que alguém está usando a mesma estratégia com você, diga-lhe de maneira amigável e agradecida. Por exemplo, você poderia dizer:

“Eu sei que você só quer o melhor para mim e ao mesmo tempo quero que você me abrace e reconheça minha dor.”

(Cuidado: a palavra “mas” não tem lugar nesta formulação. Isso rouba a primeira parte apreciativa da frase de qualquer significado. Em vez disso, use “e ao mesmo tempo”).

Escreva-me nos comentários

  • Em que situações você pratica positividade doentia?
  • Quando outras pessoas o encontraram com positividade doentia?
  • Que reação você teria desejado deles?
  • Quais das estratégias que mencionei para construir positividade saudável fariam diferença para você se você as implementasse?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *