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Como melhorar sua mentalidade positiva

Você teve um dia estressante hoje? Você se incomoda com dias como este e acha que o estresse faz mal? Se você concordar com a cabeça, estará em boa companhia.

Eu mesmo passei muito tempo olhando para o lado negativo do estresse. Ou melhor, os efeitos negativos do estresse crônico e como reduzi-los ou lidar com eles. Então me deparei com novos estudos e novas maneiras de pensar. Para mim, eles foram uma verdadeira virada de jogo.

Se você mudar sua mentalidade em uma determinada direção, você lidará melhor com o estresse, e o estresse não poderá mais prejudicar você ou seu corpo no futuro. Parece bom demais para ser verdade? Convença-se!

O teste de estresse social: estresse desagradável inventado por pesquisadores inteligentes

Um estudo emocionante está prestes a começar …

Imagine ter que enfrentar uma entrevista na frente de um comitê de seleção de quatro pessoas. Os examinadores vestem jalecos brancos e não mudam de expressão. Parece desconfortável, não é? Além disso, no final você terá que resolver um difícil problema de matemática (e não, ninguém lhe disse isso antes!): Faça uma contagem regressiva de 996 em etapas de sete! Você não deve apenas se apressar. Claro, se você calcular mal, terá que começar tudo de novo. Os jalecos brancos olham você atentamente com uma expressão neutra. Estresse puro, não é?

Bom estresse – estresse ruim: sua mentalidade decide

Os sujeitos do estudo estavam justamente nessa situação. Anteriormente, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: um grupo recebeu a chamada intervenção de mentalidade antes do teste de estresse social (este é o nome dessa situação artificial que aumenta o nível de cortisol em todas as pessoas), o outro não.

Durante a intervenção de mentalidade , os sujeitos foram informados de que estavam prestes a vivenciar uma situação muito estressante, mas que seu corpo os ajudaria a lidar com isso . Por exemplo, eles foram informados de que quando seu coração bate mais rápido, mais oxigênio é bombeado para o cérebro para que possam pensar melhor. Ou a notável adrenalina o ajudará a dominar a situação iminente da melhor maneira possível. O que eles aprenderam é uma mentalidade de estresse positivo .

O resultado do estudo? Os assuntos de teste com a mentalidade de estresse positivo tiveram um desempenho melhor do que o grupo de comparação sem essa mentalidade. Mas não só isso: eles também vivenciaram a situação como menos estressante emocionalmente e lidaram com o estresse com mais confiança na situação do exame. Inacreditável?!

A coisa mais importante, entretanto, foi que a reação ao estresse físico nesse grupo acabou sendo muito mais “saudável” do que nos outros assuntos de teste: seu coração batia mais rápido, mas também com mais força. Seus vasos sanguíneos não se contraíram, como geralmente é o caso com uma reação clássica de estresse de lutar ou fugir.

O que pode parecer tão mundano aqui é um insight que revolucionará a maneira como devemos pensar sobre o estresse!

Porque, de acordo com todos os conhecimentos anteriores, o estresse crônico tem efeitos realmente negativos. O estreitamento dos vasos sanguíneos é uma das razões pelas quais as doenças cardiovasculares são uma consequência frequente do estresse crônico. E é claro que todos nós queremos evitar um ataque cardíaco por causa de todo o estresse.

Os resultados do estudo mostram, no entanto, que se você está convencido de que seu corpo e suas reações o ajudam a lidar construtivamente com situações estressantes, então as mesmas coisas que aumentam o risco de um ataque cardíaco (por exemplo, estreitamento dos vasos sanguíneos) NÃO ocorrer! Portanto, você se beneficia não apenas a curto prazo (por exemplo, emocionalmente ou em seu desempenho), mas também a longo prazo se estiver convencido de que a reação ao estresse é algo positivo que ajudará seu corpo. Ele muda instantaneamente os processos fisiológicos para que seu corpo não receba “danos” de curto prazo nem de longo prazo.

Este efeito não é evidente apenas neste estudo.

Felicidade
Felicidade

Uma mentalidade de estresse positivo até muda seu risco de morte

Em um estudo longitudinal, o risco de morte para pessoas com alto ou baixo estresse e aquelas com uma mentalidade de estresse positiva ou negativa foi comparado. Os resultados impressionantes:

  • Pessoas com muito estresse e uma mentalidade de estresse positiva NÃO tiveram um risco aumentado de morte após 5 anos.
  • Pessoas que também passaram por muito estresse, mas acreditavam que o estresse os prejudicaria em longo prazo, tiveram um risco aumentado de morte de 30% após 5 anos (em comparação com os outros grupos).

Então, ambos os grupos sofreram muito estresse. A diferença no risco de morte veio das atitudes em relação ao estresse! Portanto, você pode ver o impacto significativo que sua atitude em relação ao estresse tem.

A chave é a mentalidade certa: qual você tem?

Qualquer crença profundamente enraizada em você e que influencia suas ações é chamada de mentalidade em psicologia.

A crença de que o estresse é negativo e prejudicial ao corpo é uma mentalidade negativa do estresse . Aproximadamente 85% das pessoas têm uma mentalidade de estresse negativa . Dito isso, quase todas as pessoas acreditam que o estresse é prejudicial a elas. Com uma mentalidade de estresse negativo, você geralmente pensa que é melhor simplesmente evitar ou reduzir o estresse. As situações estressantes geralmente parecem opressoras, estressantes e intransponíveis.

Apenas 15% das pessoas pensam que o estresse é benéfico e benéfico. Se você pertencesse a esses 15% (estatisticamente pouco provável – então não esteja mentindo para si mesmo agora), então você teria uma mentalidade de estresse positiva.

Talvez você esteja se perguntando como pode construir uma mentalidade positiva contra o estresse por si mesmo? Ótima pergunta!

Lidando com o estresse de forma construtiva: como construir uma mentalidade de estresse positiva

Estar ciente dessas informações importantes é o primeiro passo importante no caminho para uma mudança de mentalidade. O segundo passo é trabalhar ativamente em seus pensamentos sobre o estresse – porque “a linguagem cria a realidade”!

E quando eu disser isso, por favor, não me entenda mal: eu não quero que você fale sobre tudo bem, aceite todos os possíveis estressores e então tente minimizar com afirmações de “tudo é tão ruim” para que você se sinta melhor sentir. Influenciar ativamente os estressores desempenha um papel importante – não há dúvida sobre isso. Mas também gostaria de encorajá-lo a construir ativamente uma mentalidade positiva contra o estresse, a fim de aumentar sua resiliência.

Para fazer isso, pare de demonizar o estresse e concentre-se em evitá-lo. Jacob Drachenberg colocou de uma forma muito legal:

O que o exemplo deve mostrar? Assim como a dieta em si não é ruim, nem o estresse em si. É o manejo das coisas nas quais você deveria estar trabalhando. A dieta em si não pode ser evitada mais do que o estresse. E isso não é necessário nem útil!

Quando você estiver em uma situação estressante, não foque mais em como isso é terrível e que não é bom para você, mas em seu corpo ajudando você a lidar com esse desafio. Ele o deixa pronto e você tem tudo de que precisa para sair dessa situação com segurança e segurança.

A mudança de mentalidade também inclui ver consistentemente os estressores não como um problema, mas como um desafio. Essa pequena mudança dá ao estresse um toque diferente. No momento em que você fica (mais) otimista em relação ao estresse , ele se torna algo com que você pode criar e, acima de tudo, com o qual você pode aprender e crescer. Surpreendentemente, essas pequenas mudanças mentais têm um grande impacto em sua experiência geral de estresse!

Menina com amiga
Menina com amiga

Você também pode usar o estresse em situações difíceis

Claro, não podemos escolher todas as situações estressantes para nós.

Se um ente querido morre repentinamente, se você também fica doente ou se está apenas sob pressão no trabalho, certamente não foi isso que você escolheu.

Mas você sempre pode escolher como lidar com a situação. Por exemplo, você pode se perguntar: Para que serve esse golpe do destino? O que posso aprender com essa situação? A morte de um ente querido me faz repensar minha atitude em relação à morte? A morte súbita me lembra que quero passar mais tempo com minha família e amigos, em vez de me concentrar apenas na minha carreira?

Portanto, se você está se perguntando qual é o desafio em situações como essa e como pode crescer a partir delas, não é menos doloroso, mas você pode lidar com isso melhor.

Sem dúvida, se você tiver um grande golpe do destino, será mais provável que faça isso em retrospecto. Nos momentos de grande dor, essa perspectiva é incrivelmente difícil – e não é necessária no início. Porque em momentos como esse, é ser bom consigo mesmo, conseguir apoio, se conectar com os outros, para ter a sensação de não estar sozinho no mundo com a experiência e a dor.

Para a maioria das situações cotidianas estressantes, entretanto, você pode deixar isso claro para si mesmo: todo problema nada mais é do que uma pergunta para a qual você ainda NÃO encontrou uma resposta. Uma tarefa não resolvida que você pode ver como um desafio. Ao criar ativamente um desafio a partir de um problema, você se faz sentir como se não pudesse controlá-lo na situação.

Se você ainda está muito envolvido na situação e não consegue encontrar nada de positivo ou uma solução, lembre-se das fases anteriores de estresse: Como você lidou com o “problema” naquela época? O que você aprendeu à partir disso? Em retrospecto, muitas vezes é mais fácil para nós ver como as situações difíceis e estressantes nos ajudaram. Apenas lembrar de situações anteriores semelhantes pode ajudá-lo a se sentir menos desamparado e a aumentar sua confiança. Use o estresse como um motor para sair mais forte da situação no final. Você pode obter benefícios positivos de qualquer situação estressante se abordá-la ativamente.

Kelly McGonigal, que transformou todos os nossos pensamentos sobre o estresse de cabeça para baixo com sua pesquisa, oferece treinamento online sobre o tema da mentalidade do estresse . O treinamento é em inglês e totalmente gratuito. Sinta-se à vontade para experimentar e trabalhar para transformar sua mentalidade para que possa lidar melhor com o estresse.

Minha própria experiência com o estresse

Já passei por muitas fases estressantes em minha vida. E não estou falando sobre “estresse positivo” devido, por exemplo, a muitos hobbies. Um dia, durante um período tão estressante , me perguntei : Como me sentiria se imaginasse que havia decidido contra certos desafios? Então, se eu não tivesse mais o “estresse”

Eu provavelmente ficaria um pouco menos energizado alguns dias. Mas também ficaria menos satisfeito comigo mesmo se não enfrentasse certos desafios. E de repente ficou claro para mim: eu sentiria falta de muitas coisas positivas que vivi até nos momentos mais estressantes! Muito do que estou construindo aqui não teria sido trazido ao mundo. E eu sempre fui intuitivamente convencido de que poderia lidar bem com isso. Isso me ajudou em tempos difíceis – e ainda faz.

Isso não significa que se eu passar por uma fase particularmente estressante, não vou fazer mais nada. Mas pelo contrário. Digo a mim mesma, agora meu corpo e minha alma estão trabalhando a toda velocidade e fazem isso por mim. Por isso, eu os compenso (ou recompenso) suficientemente – cuidando bem de mim, criando um equilíbrio, etc.

Com isso em mente, lembre-se sempre: o estresse só é ruim se você achar que é prejudicial! Você pode dominar qualquer pequeno ou grande “desafio da vida” e nunca está sozinho com ele! Tente usar a tensão positiva para mover montanhas. E recompense-se por fazer exatamente isso 💖.

Se você gostou deste artigo, por favor deixe um comentário. Você está tão entusiasmado com essas novas descobertas da pesquisa sobre estresse quanto eu? Como você poderá usar isso especificamente para você? Em que situação esse conhecimento pode fazer diferença para você?

PS: Compartilhar é cuidar. Se gostou e ajudou o artigo, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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