Como mudar os hábitos – O guia definitivo

Os hábitos determinam sua vida. E nem sempre de forma positiva. Portanto, neste artigo você aprenderá a se livrar de seus hábitos prejudiciais à saúde e a adotar rotinas que enriquecem sua vida. Porque mesmo que às vezes pareça impossível – você também pode mudar seus hábitos.

  • Como você conhece outras pessoas.
  • Como você estrutura seu dia.
  • Como sua vida é saudável e ativa.
  • Como você pensa e sente
  • Como você é produtivo e disciplinado.

Todas essas coisas (e muito mais) são fortemente influenciadas por seus hábitos. Em outras palavras – você é o que faz regularmente.

E é por isso que a capacidade de mudar seus hábitos é inestimável.

Nos próximos parágrafos, direi como você pode fazer isso, como pode derrotar seu eu mais fraco e quebrar velhos padrões de comportamento.

Antes de tudo, porém, uma nota sobre a estrutura deste artigo:

Como abandonar velhos hábitos e construir novos são duas coisas diferentes, dividi este artigo em duas seções.

A primeira parte, portanto, é sobre abandonar hábitos antigos e prejudiciais à saúde.

Na segunda parte, você receberá cinco dicas para ajudá-lo a adquirir novos hábitos de forma rápida e eficaz.

Mulher cheia de confiança
Mulher cheia de confiança

PARTE 1 – THE HABIT LOOP

Você já se perguntou qual é a origem de seus hábitos?

Se você ainda não sabe a resposta – aqui está:

Por trás de cada um de seus hábitos (positivos e negativos) existe uma necessidade .

  • Você fuma porque isso o ajuda a fazer uma pausa e arranjar tempo para si mesmo.
  • Você mordisca as unhas porque espera que isso reduza seus níveis atuais de estresse.
  • Você se exercita regularmente porque adora a sensação de exaustão feliz e vitalidade depois.

Experimente você mesmo. Encontre um hábito prejudicial ou negativo em sua vida e pergunte-se: “Que necessidade eu satisfaço seguindo esse hábito?” Assim que souber a resposta para essa pergunta, você já estará um passo adiante.

Porque então você pode encontrar um hábito mais saudável ou positivo que satisfaça suas necessidades da mesma forma.

Antes de aprender exatamente como você pode mudar velhos hábitos, no entanto, você deve aprender como eles funcionam em primeiro lugar. Cada hábito consiste em três etapas:

  1. Você percebe uma sugestão
  2. Você está executando uma rotina
  3. Você receberá uma recompensa

1. O estímulo da deixa

Todo hábito negativo ou positivo começa com uma deixa. Essa deixa o estimula para uma necessidade que surge em você . Como uma chamada silenciosa, ele exorta você a retomar o seu hábito. Ele sussurra “Vamos, faça isso agora! Porque então você vai ficar bem. “

Como exatamente um estímulo de referência é expresso?

Muito facilmente:

  • Através de uma súbita sensação de inquietação que o faz finalmente acender um cigarro relaxante.
  • Um medo que surge dentro de você o impede de contradizer a opinião absolutamente inadequada de seu colega.
  • Um ronco em seu estômago que indica sua fome iminente. E certifique-se de que você se mime com uma barra de chocolate primeiro. (Ok, você pode descobrir sozinho.)

Independentemente de qual hábito está envolvido – sempre há uma pista primeiro. No entanto, esta é apenas a primeira parte do ciclo do hábito. Finalmente, o mais importante ainda está faltando:

2. A rotina

Basicamente, nos exemplos acima, já antecipei como serão as rotinas que vêm depois da sugestão. Por esse motivo, vou me limitar a uma descrição mais geral neste ponto:

Rotinas são coisas que você faz com tanta frequência que não precisa pensar em fazê-las novamente. Em contraste com os novos cursos de ação alternativos, que muitas vezes precisam ser aprendidos com grande esforço, as rotinas simplesmente fazem parte do seu subconsciente .

E é exatamente por isso que é tão inconveniente trocá-los.

Se você não for cuidadoso, você se perderá nas mesmas rotinas repetidas vezes

Afinal, você está bem ciente do resultado de sua rotina:

Pessoa feliz sozinha
Pessoa feliz sozinha

3. A recompensa

Agora que ouviu sua deixa e executou sua rotina, você se sentirá como se tivesse sido recompensado:

  • Você já se sentirá mais relaxado após as primeiras tragadas no cigarro. A necessidade “Quero me acalmar” foi assim satisfeita.
  • Você evitou com sucesso o risco de confronto com seu colega. A necessidade “Quero me sentir seguro e protegido” foi atendida.
  • Você pode sentir como uma sensação agradável surge em você após o lanche. Sua necessidade “Quero me sentir agradavelmente satisfeito” foi atendida.

Como quebrar o ciclo

Primeiro, pergunte-se o que exatamente está por trás do seu hábito:

  • A necessidade de segurança ou segurança?
  • A necessidade de reconhecimento?
  • A necessidade de satisfação imediata do instinto?

Quanto melhor você expressar sua necessidade em palavras , mais fácil será para você fazer uma mudança positiva em seus hábitos.

Porque, depois de determinar o objetivo de seu hábito, você pode mudar sua vida. E encontre outras maneiras de atingir esse objetivo.

Basta fazer diferente – aprender novos hábitos não é ciência do foguete

Por exemplo, digamos que por trás de suas pausas para fumar esconda a necessidade de relaxamento. Como você poderia conseguir esse relaxamento de outras maneiras?

  • Em geral, você pode simplesmente dedicar mais tempo para si mesmo. E permita-se apenas respirar fundo com mais frequência ao longo do dia.
  • Você poderia fazer uma pequena pausa para ioga na hora do almoço.
  • Em vez de um cigarro, você pode tomar um chá delicioso. Porque isso é mais saudável do que e ainda o obriga a fazer uma pausa.

Para cada hábito prejudicial à saúde, há pelo menos uma alternativa mais saudável. É sua função selecioná-los e integrá-los à sua vida cotidiana.

E mais uma coisa: se você quiser mudar seus hábitos, deve sempre descobrir qual estímulo sinaliza seu hábito negativo.

Porque assim que você conhece esse estímulo, você pode reagir a tempo. E de agora em diante, volte ao seu novo hábito positivo, em vez de cair nos velhos padrões.

Leve os sinais a sério

Antes de passarmos para a próxima seção, há um fato que você deve estar ciente:

Os hábitos negativos, em particular, costumam ser um sinal de que sua vida está fora de sintonia.

Veja o exemplo de fumar acima, por exemplo. Assim que você perceber que só pode encontrar relaxamento e descanso durante as pausas para fumar, o alarme deve soar. Em vez de apenas trabalhar seu hábito, encontre maneiras de tornar sua vida mais relaxada e livre de estresse.

Portanto, sempre olhe para seus hábitos no contexto de sua situação de vida atual. E leve a sério os sinais que eles enviam.

Muitas vezes, seus maus hábitos são guias que o apontam para um estilo de vida melhor

Agora você sabe que é importante ficar de olho em seus hábitos negativos.

Mas é igualmente importante preencher sua vida com bons hábitos .

Nas próximas seções, direi como você pode fazer isso da melhor maneira. Se você deseja substituir velhos hábitos por novos ou apenas desenvolver rotinas positivas , essas dicas o ajudarão.

Menina otimista
Menina otimista

PARTE 2 – COMO FACILITAR NOVOS HÁBITOS

Mudar hábitos arraigados nem sempre é fácil. Ainda assim, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar o processo de mudança o mais suave e fácil possível:

1. Mude hábitos: descubra por quê

Você gostaria de provocar uma mudança duradoura em sua vida o mais rápido possível?

Depois disso, saiba por que essa mudança é necessária. Porque só então haverá a urgência de mudar os velhos padrões de comportamento.

Somente quando você sabe por que deseja praticar um novo hábito ou mudar um antigo, você realmente se torna ativo. Portanto, você deve visualizar o mais vividamente possível como sua vida mudará para melhor com o novo hábito:

  • Como você se sentirá e parecerá quando fizer mais exercícios? Você ficará muito mais confiante ao se despir na frente de seu parceiro ou dar um passeio na praia?
  • Você viverá muito mais saudável e em forma quando parar de tocar no cigarro. E, em vez disso, preste atenção a um estilo de vida equilibrado e relaxado?
  • Você ficará muito mais vivo se ousar expressar regularmente sua opinião? Você ficará muito mais relaxado se não se importar em se ofender?

Pensar nas consequências de seu novo hábito com o máximo de detalhes possível pode ser bastante motivador.

Seu porquê irá guiá-lo como uma bússola em seu caminho para novos hábitos

2. Mude hábitos: estabeleça uma meta

Sem um objetivo, é difícil medir seu próprio progresso para se tornar um hábito. Portanto, você deve sempre criar marcos pequenos e grandes que irão ajudá-lo lenta mas seguramente a mudar seu comportamento:

  • Vá à academia duas vezes por semana.
  • Fume apenas um cigarro por dia durante um mês.
  • De forma imprudente, dê sua opinião honestamente pelo menos uma vez por semana.

Objetivos como esses são realistas e ainda assim alcançáveis .

Depois de alcançá-los, você pode se recompensar da maneira certa para você. E então estabeleça uma nova meta. No entanto, você também não deve fazer muito. Porque a próxima regra que tornará mais fácil para você adquirir novos hábitos é:

3. Mude hábitos: comece pequeno

Cada mudança leva tempo . E porque você não está em uma corrida, mas em uma maratona rumo a novos hábitos, basta dar pequenos passos primeiro.

  • Se você quiser escrever um livro, comece a escrever meia hora por dia.
  • Se você quer se alimentar de forma mais saudável, certifique-se de fazer uma refeição saudável por dia primeiro.
  • Se você quiser se exercitar com mais frequência após uma longa pausa, faça alguns exercícios leves todos os dias no início.

Mesmo se você for ambicioso, muitas vezes são os pequenos passos que o levarão mais longe

Avançar em pequenos passos e melhorar ao longo do tempo irá mantê- lo motivado a longo prazo.

Você notará como, como resultado, pode adquirir novos hábitos sem esforço.

(Leia também: Tomando um banho frio: benefícios e dicas )

Mulher com uma nova vida
Mulher com uma nova vida

4. Mude hábitos: engane-se

Você se lembra da seção de dicas? O fato de que as dicas fazem parte de hábitos negativos e positivos?

Você pode usar esse fato para se enganar. E tornando os hábitos positivos uma brisa.

O que exatamente quero dizer com isso?

  • Se você colocou visivelmente seu equipamento esportivo na poltrona na noite anterior, os exercícios matinais serão muito mais fáceis na manhã seguinte.
  • Se você colocar o despertador na mesa em vez da mesa de cabeceira, terá a garantia de acordar na hora que quiser .
  • Se no final da semana você pensar sobre quais tarefas e rotinas fará em qual dia da semana na próxima semana, é provável que você realmente as cumpra.

A preparação adequada – colocação inteligente de dicas – costuma ser a melhor maneira de incorporar novos hábitos à sua vida cotidiana.

Se sua vida cotidiana for planejada de forma que não haja como contornar seus hábitos positivos, os comportamentos negativos não terão chance.

5. Mude hábitos: aceite a resistência

Especialmente porque muitos de seus hábitos se estabeleceram com o passar dos anos, praticar novos hábitos nem sempre será agradável. Você notará como uma voz se anuncia em você que quer forçá-lo a voltar às velhas trilhas.

O que você experimenta nesses momentos é resistência interna.

Essa resistência é normal – ocorre sempre que você está fazendo grandes mudanças em sua vida. Em vez de demonizar essa resistência (e assim criar ainda mais resistência), você deve simplesmente aceitá-la. Porque no final, sua vida nem sempre precisa ser boa.

Quando você se dá conta desse fato, pode mudar até mesmo os hábitos mais teimosos. E isso sem desistir do caminho desesperado e desmotivado.

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