Menina solitária

Como parar os hábitos negativos do passado

Outro dia, Melanie, uma leitora do meu blog, me escreveu um e-mail dizendo que estava terrivelmente aborrecida consigo mesma: simplesmente não conseguia se livrar de hábitos irritantes. Ela sabe muito bem o que gostaria e gostaria de mudar, mas simplesmente não consegue implementá- lo. A virada do ano traz a todos nós a chance de um “novo começo”. Que você poderia usar bem para si mesmo. Para enfrentar e implementar coisas que você planeja há muito tempo ou deixar de lado aquelas que não são boas para você.

Talvez você duvide que tudo isso funcionará da maneira que você deseja . Se fosse esse o caso, então isso poderia significar que você realmente evita lidar com rotinas furtivas e as mudanças futuras associadas. Ou talvez você nem mesmo tenha feito uma pausa para verificar se é necessário romper com certos hábitos porque eles simplesmente não lhe fazem bem? É hora de mudar isso!

Vamos começar com o pé direito em 2018

Gostaria de ter certeza de que você andará com alegria em 2018, com uma atitude positiva em relação a si mesmo e ao que está por vir. E isso também inclui libertar-se de velhos fardos, que na verdade apenas atrapalham sua vida plena. Entre outras coisas, desenvolvi uma ótima planilha para você.

Vamos dar uma olhada no ano passado juntos:

  • Que hábitos você praticou bem e dos quais prefere se desconectar ?
  • Que mudanças relacionadas você está prestes a fazer e o que pode assustá-lo ou exigir uma boa dose de coragem ou autodisciplina?

Com este artigo, quero ajudá-lo a se organizar e encontrar respostas. Para garantir que você realmente implemente o que deseja fazer, convido você a formular um compromisso no final do artigo. Mas mais sobre isso mais tarde.

Vamos começar imediatamente com um pequeno curso intensivo sobre hábitos. Quero explicar por que há partes de você que não estão realmente ansiosas por mudanças (e, em última análise, pela chance de crescer e se desenvolver ainda mais). Mas aqueles que preferem manter hábitos absurdos e experimentados e testados. (Em vez de tirar o máximo proveito da maravilhosa variedade de opções que você realmente tem.)

mulher triste
mulher triste

O desejo de persistência: o apego está em nossa natureza

Os neuropsicólogos agora sabem muito bem por que é tudo menos fácil para você deixar o que lhe é familiar. Por que é ameaçador de vez em quando desistir do experimentado e testado e o que o impede de se aventurar em um terreno estranho, desconhecido e emocionante . Seu cérebro e suas propriedades desempenham um papel central nisso. Desde que nasceu, você tem se voltado para a segurança, uma de suas necessidades básicas elementares, biologicamente ancoradas. Como um bebê, isso é imediatamente satisfeito pelo vínculo estreito com sua mãe ou outros cuidadores importantes.

Por natureza, nós, humanos, não somos tão bons em lidar com separações. É por isso que quando criança você sempre buscou proteção, contato físico ou pelo menos contato visual com sua mãe (ou outra pessoa importante para você que estava lá) em situações perigosas e inseguras.

Suponho que você provavelmente não faça mais isso hoje. Pelo menos não nessa medida ;-).

Mas mesmo que suas reações às incertezas não sejam mais tão óbvias, elas ainda são basicamente as mesmas. Porque: Sempre que você se sente desconfortável, inseguro ou tem medo e dúvidas, seu sistema de apego é ativado.

Para você, isso significa: sempre que você está se movendo para algo novo, anseia pela sensação de estar conectado e enraizado.

Hábitos: Medida de economia de energia número 1

Há outra razão neuropsicológica que aumenta sua tendência de deixar o desconhecido permanecer desconhecido. Sempre que seu cérebro precisa processar algo novo, isso custa toneladas de açúcar e oxigênio. Se você deseja descobrir o que a outra pessoa deseja de você ou se está pensando em como abordar tarefas complexas e desconhecidas, seu órgão pensante vibra a toda velocidade. Um esforço que ele não aceitará sem mais delongas – se não tiver que ser.

Para economizar energia, seu cérebro tenta estabelecer ações de rotina o mais rápido possível. Sua caminhada matinal até a máquina de café, a saudação de seus colegas quando você chega ao trabalho: Em contraste com novas atividades que consomem recursos, essas atividades cotidianas são extremamente econômicas. E seu cérebro permite que você sinta isso imediatamente: se você fizer bem as coisas automatizadas, será recompensado direta e amplamente . Ele libera os opiáceos do próprio corpo, por assim dizer drogas que fazem você se sentir bem .

Se você quer mudar algo, não só luta com o medo de coisas novas, dúvidas sobre a possibilidade de fracasso ou do eu mais fraco, mas também com abrir mão do bônus do próprio cérebro. É lógico que você preza por seus velhos hábitos no verdadeiro sentido da palavra …

Sites contaminados que passaram despercebidos

Claro que não há nada de errado em ir até a máquina de café. Mas provavelmente existem outras rotinas que se infiltraram em você. E, na verdade, não fazer você tão bem quanto seu cérebro (por conveniência) leva você a acreditar.

Se você, por exemplo, à noite antes de dormir “apenas mais uma mensagem”, verifique o e-mail. Você pega o celular logo depois de se levantar . Ou você corre pela casa com sua escova de dentes enquanto escova os dentes para fazer o máximo de coisas possível ao mesmo tempo. Quando você costuma dizer sim em vez de se limitar. Ou você menospreza a si mesmo ou menospreza a si mesmo em vez de entrar em êxtase sobre si mesmo.

Você provavelmente acha que seus hábitos tornam sua vida cotidiana mais fácil ou mais fácil (mesmo que seja porque você não precisa sentir medo da rejeição). Freqüentemente, a longo prazo, eles não são exatamente propícios ao seu desenvolvimento e crescimento pessoal. Pelo contrário. Eles o inibem e ocultam muitos recursos e potenciais que permanecem latentes em você despercebidos .

Pessoa triste
Pessoa triste

De que adianta você colocar seus hábitos à prova?

Eu sei: nunca há momento certo para mudar. Na verdade, você está indo muito bem. E se o tiro sai pela culatra, você fica muito zangado depois. Se for realmente importante, você pensará sobre isso com frequência – e então poderá lidar com isso amanhã (PS: alarme procrastinando!)

Você provavelmente está familiarizado com o ditado “Quando uma porta se fecha, outra se abre”. Infelizmente, muito poucos têm a coragem de explorar as coisas maravilhosas que a mudança está escondendo sob seus mantos. Como regra, muitos param entre as portas. Ou pior: você está insatisfeito, reclama e reclama do presente. Sem perceber que está em suas próprias mãos abrir a nova porta. Que guarda segredos e tesouros maravilhosos de um novo mundo que permaneceram intocados até agora. O que abre oportunidades e possibilidades para você moldar sua vida plena e feliz em termos concretos .

E que época é melhor do que a virada do ano para usar as oportunidades e potenciais que residem nas mudanças e para abordá-los ativamente?

É exatamente por isso que estamos começando agora. Preparei uma planilha para ajudá-lo a fazer um inventário de hábitos . O que isso significa?
Queremos preparar o novo ano de acordo, para que você não fique parado. Isso significa jogar fora hábitos indesejados e almejar mudanças positivas, mas talvez também temidas.

Perceba quais hábitos se infiltraram e retardaram seu próprio desenvolvimento. Em seguida, você os substitui por novas rotinas que REALMENTE o ajudarão a prosperar e crescer.

O que você precisa fazer para isso?
Finalizado? Ótimo, vamos em frente.

Segurança de transferência: meu compromisso

Espero que você tenha se dado bem com a planilha e a tenha preenchido diligentemente. Por fim, gostaria de dar a você uma tarefa que também fornece assistência prática. Supõe-se que ele garanta que suas resoluções e, portanto, os resultados essenciais de seu inventário habitual não desapareçam.

Para isso, gostaria de pedir-lhe que formulasse um compromisso consigo mesmo. Com isso quero dizer nada mais do que 4 frases que resumem as coisas mais importantes de forma breve e nítida:

  1. Que hábito (s) irritante (s) você identificou em si mesmo?
  2. Por qual comportamento desejável você pretende substituí-los?
  3. Qual é o primeiro passo para conseguir isso?
  4. O que você está fazendo especificamente – nas próximas 48 horas nas próximas semanas e meses?

Esta determinação consciente ajuda você a especificar suas intenções comportamentais e, acima de tudo, a garantir que elas sejam implementadas.

Depois de ter formulado o seu compromisso consigo mesmo, convido-o cordialmente a compartilhá-lo comigo – e com os outros. Porque quando você torna sua confissão pública, você geralmente a segura ainda mais e tenta alcançá-la.
Você pode me deixar um comentário, como de costume – mas seria ainda mais legal e eficaz se você compartilhasse seu auto-contrato com toda a comunidade soulsweet. Por isso, convido-o cordialmente (se ainda não o é) a fazer parte do meu grupo no Facebook “Mentalmente forte e feliz de viver”. Lá
eu gostaria de oferecer espaço e auxílio para o intercâmbio sobre todos os assuntos que tenham a ver com você e com sua vida bem sucedida e realizada.

Como eu disse, é melhor usá-lo imediatamente para compartilhar seu compromisso consigo mesmo. Se o fizer, prometo que vou ficar atento e apoiá-lo exclusivamente na execução do seu inventário habitual. Vou ficar de olho em você e de vez em quando vou perguntar com amor se tudo funciona como você imagina que seja. Mesmo se você tiver uma pergunta, é claro que pode entrar em contato conosco a qualquer momento.

Estou super curioso e estou realmente ansioso para ver o seu auto-contrato!

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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