Como pensar positivamente em qualquer situação

“Como faço para não perder de vista o positivo na minha fase difícil?”, “Também tenho belos momentos no meu estresse estressante, mas não os aprecio, ou não consigo guardá-los tão bem. Como você faz isso? ”Você também se pergunta? Neste artigo, mostrarei como ter pensamento positivo e “ver o positivo”. Pequeno spoiler: se você se concentrar em 3 certos sentimentos positivos e usar minhas dicas de implementação, de repente funciona quase que por si só.

3 razões pelas quais o “pensamento positivo” é uma boa ideia – garantidamente livre de problemas e cientificamente comprovado

Talvez agora você role os olhos e pense: “Ulrike, eu sei que devo pensar positivamente e olhar para o que é bom. Mas é compreensível que esta não seja a minha principal prioridade quando o inferno está desabando sobre mim ou quando estou estressada e vejo como posso acompanhar. “

Eu entendi aquilo. Mesmo!

Se você está no meio de um estresse ou de uma crise, é mais provável que pense intuitivamente sobre a melhor forma de lidar com o estresse, reduzir o estresse ou superar o golpe do destino.

  • Mas e se, com um foco positivo, você pudesse se aproximar automaticamente de todos esses objetivos?
  • E se você pudesse ampliar sua perspectiva, fortalecer seus recursos e até mesmo aliviar os efeitos de sentimentos negativos?

Não parece um bom negócio?

Deixe-me explicar do que se trata.

1. Ampliação: Com um foco positivo, você amplia sua visão do mundo

Os sentimentos positivos mudam a maneira como o cérebro processa as informações. Quando você experimenta sentimentos positivos, sua percepção se expande, você se torna mais criativo, flexível e resiliente [1] .

Isso é especialmente uma bênção quando você não consegue ver a floresta por causa das árvores.

  • Quando a pilha de tarefas inacabadas fica cada vez maior e você sente que nunca vai terminar.
  • Ou quando sua mãe precisa de cuidados e você não tem ideia de como lidar com o fardo extra.
  • Ou se você acabou de romper com seu parceiro e precisa se dar bem por conta própria pela primeira vez em muito tempo.

A consequência de tais situações geralmente é a visão em túnel . Você se sente desamparado, só vê problemas ou o esforço necessário.

Se você se der a chance de perceber os aspectos positivos de sua vida nesses momentos, é muito mais provável que você encontre soluções que, de outra forma, permaneceriam ocultas para você.

Resumindo: tornar sem esperança torna-se viável.

Boneco andando
Boneco andando

2. Construindo: Com emoções positivas você fortalece seus recursos pessoais

Se você tem sentimentos positivos regularmente, você acumulará recursos sustentáveis ​​e diversos que também pode usar para desafios futuros .

Entre outras coisas, você melhora com isso

  • Competência,
  • Vida significativa ,
  • Otimismo ,
  • Resiliência ,
  • Auto aceitação ,
  • Relacionamentos e
  • saúde física.

Portanto, ter um foco positivo não apenas faz você se sentir melhor. Você também é fisicamente mais saudável, melhora suas habilidades sociais e está muito melhor posicionado cognitivamente, emocionalmente e relacionado à ação para lidar com sucesso com situações de estresse e crise.

3. Desfazer – Sentimentos positivos suavizam sentimentos negativos

É lógico, na verdade – se você focar no positivo, você pode mitigar ou até mesmo compensar as consequências de seus sentimentos negativos .

Você pode pensar nisso como uma espécie de botão de reset que zera a reação física e emocional após uma situação estressante.

Portanto, se você está realmente estressado (por exemplo, por causa de uma apresentação no trabalho que não saiu de acordo com o planejado), não há motivo para ficar mais chateado por afundar na autopiedade ou gritar com os outros. Isso apenas prolongará suas respostas ao estresse físico.

Se você se concentrar nas emoções positivas, ficará mais relaxado novamente e pronto para enfrentar novos desafios.

3 emoções positivas que facilitam o pensamento positivo

1. Gratidão

É por isso que ajuda

  • Se você praticar a gratidão, aumentará permanentemente seu otimismo e satisfação .
  • A gratidão também o torna mais resistente ao estresse e mais resistente a doenças mentais .

Isso é o que causa a maioria das dificuldades

Você provavelmente sabe disso. Durante tempos difíceis, quando tudo o que é ruim e negativo está muito presente em sua cabeça, pode ser muito difícil pensar em algo pelo qual você é grato.

Se tudo está indo mal agora, por que você deveria se enganar?

Você pode até estar ocupado escrevendo algo como “Agradeço a pizza deliciosa que comi hoje” ou até “Agradeço minha família” em seu diário de gratidão. O problema? Se você não sente A escrita permanece palavras vazias.

É fácil agradecer se você estiver nas nuvens ou se sua vida for tão colorida quanto a rota do arco-íris em Mario Kart, mas infelizmente ainda mais difícil se não for.

Então você sabe que teoricamente a gratidão ajuda. Na prática, entretanto, você não obtém a potência no solo.

É assim que você pode implementá-lo

1. Aproveite quando você está na “fase do arco-íris brilhante” novamente e faça uma lista de todas as coisas pelas quais você é sinceramente grato.

Ele também pode conter coisas muito básicas que, de outra forma, provavelmente você consideraria garantidas. Que tal, por exemplo, com estas considerações:

  • Você está vivo! (Isso em si é algo pelo qual você pode ser grato.)
  • Você tem um corpo incrível que o acompanha em todas as fases estressantes e suporta (quase) todas as cargas. (E não, não se trata da aparência do seu corpo, mas do que ele faz por você todos os dias.)
  • Em sua vida, existem pessoas que o amam, que se preocupam com você e que o apoiam incondicionalmente.
  • Você é capaz de tomar decisões e seguir o caminho que deseja seguir.
  • As experiências e memórias que você reuniu em sua vida até agora não podem ser tiradas de você.
  • Todos os dias você tem a chance de explorar nosso mundo em toda sua beleza e diversidade, de ter novas experiências e de se desenvolver ainda mais.
  • Você pode se comunicar com outras pessoas, conversar com elas sobre o que está em sua mente.
  • E – enquanto falamos nisso: você é capaz de experimentar uma infinidade de sentimentos individuais e intensos (você pode ler aqui por que mesmo seus sentimentos negativos fazem sentido ).

Você também pode escrever essas coisas em pequenos pedaços de papel e colocá-los todos em um copo para que você tenha à mão como ajuda de emergência nas horas mais escuras.

Menina com medo de rejeição
Menina com medo de rejeição
2. Se possível, associe todas as coisas pelas quais você é grato a uma imagem.

Olhar para um pedaço de papel e ver uma foto de sua família é muito mais poderoso e intenso do que apenas ler uma frase sobre eles.

Portanto, se possível, adicione uma imagem a cada pedaço de papel ou a cada item de sua lista.

Se você mesmo o imprime ou desenha, você decide.

3. Conscientemente, dedique um tempo para realmente sentir a gratidão.

Você pode rabiscar rapidamente 2 a 3 frases em um pedaço de papel ou caderno. Mas esse não é o ponto! Se você deseja lidar com as coisas pelas quais é grato, faça-o com toda a atenção.

Sente-se, feche os olhos e tente realmente sentir a gratidão fluindo pelo seu corpo. Reserve alguns minutos para fazer isso. Dê uma olhada nas fotos, leia as frases (também em voz alta) e absorva seu conteúdo. Se um sorriso cruzar seus lábios ao mesmo tempo, você chegou à sensação.

Você quer mergulhar mais fundo? Você pode encontrar ainda mais dicas e informações sobre gratidão neste artigo .

2. Esperança e confiança

É por isso que ajuda

  • Com uma visão confiante e otimista de sua situação, você mudará automaticamente sua perspectiva.
  • Uma situação que pode parecer insolúvel para você no momento de repente parece muito menos intimidante de outro ponto de vista. Você pensa sobre as soluções possíveis e está mais motivado para perseguir seus objetivos .
  • Pessoas esperançosas são melhores solucionadores de problemas .

Isso é o que causa a maioria das dificuldades

Já mencionei: visão de túnel.

Quando você se depara com uma situação muito estressante ou desafiadora, não é fácil adotar uma perspectiva diferente.

Emoções negativas estreitam sua visão e o seduzem a pintar o diabo na parede e ver tudo apenas em preto e branco.

Mesmo se você realmente souber o que o ajudará, o impulso crucial pode estar faltando. Um ponto de partida com o qual você entra em ação ou outra pessoa que te motiva e te dá um empurrão.

É assim que você pode implementá-lo

1. Faça a si mesmo as perguntas certas para aumentar sua confiança.
  • O que meu cuidador mais próximo me diria na minha situação para me dar coragem?
  • Qual é o menor passo que posso dar AGORA (nas próximas 24 horas) para melhorar minha situação e minha confiança?
  • Que situação eu já superei e que antes pensava que não tinha jeito? O que eu contribuí e o que aprendi com essa experiência que agora poderia usar?
Menina sem amor
Menina sem amor
2. Desenvolva um mantra para preparar seu cérebro para a confiança e a esperança.

Por exemplo, pode ser algo como …

  • Esta é apenas uma fase que em breve passará.
  • Aconteça o que acontecer, encontrarei uma solução.
  • Sempre há algo de bom, eu só preciso ver. E quando não há nada de bom, há algo para aprender. Isso vai me ajudar mais tarde.

Claro, você também pode inventar um mantra.

Certifique-se de anotá-lo e pendurá-lo em algum lugar onde você o verá com frequência. Se sua situação parecer desesperadora novamente, você pode recorrer a ela e extrair novas forças dela.

3. Alegria

É por isso que ajuda

  • Concentrar-se conscientemente em algo positivo e ter bons pensamentos também fará com que você se sinta automaticamente melhor.
  • Você pode influenciar o que você enfoca em si mesmo. Por exemplo, agora você pode pensar em um gatinho fofo ao ler isto. Ou?
  • Você pode fazer exatamente o mesmo quando estiver estressado, triste, com raiva ou oprimido. Pense conscientemente em algo que seja bonito e que o faça feliz. Você não está à mercê de seus pensamentos.

Isso é o que causa a maioria das dificuldades

Nós vamos A coisa toda é mais fácil dizer do que fazer.

Quando você está passando por um período difícil, sua máquina pensante produz pensamentos negativos que o arrastam ainda mais para baixo. Isso torna o pensamento positivo ainda mais difícil.

Isso automaticamente faz você se sentir pior. O que torna o pensamento positivo ainda menos provável.

É assim que você pode implementá-lo

1. Lembre-se de eventos passados.

Se não há nada para ficar feliz agora, por que não usar as muitas lembranças felizes que você já reuniu em sua vida.

Escolha um evento particularmente agradável, feche os olhos e se coloque de volta na situação por um momento!

Como você se sentiu então?

Tente dar vida à memória com todos os seus sentidos e reviver a alegria que sentiu. Você descobrirá que isso o fará se sentir melhor automaticamente.

2. Esteja aberto a momentos de felicidade

Perdemos muitos momentos positivos porque somos apanhados em nossa própria ninhada . Para evitar que isso aconteça, faz sentido praticar a atenção plena .

Em vez de correr sem pensar de A para B, pause conscientemente algumas vezes por dia e veja se há algo que lhe dá prazer.

  • Talvez o colega de trabalho tenha lhe dado um sorriso amigável.
  • O tempo está muito bom agora.
  • Ou você recebeu uma mensagem adorável de um amigo.

Esses pequenos momentos de felicidade podem fazer uma grande diferença no seu dia a dia! Porque ao pensar e sentir positivamente, não é a intensidade que conta, mas a frequência.

Se essas 3 emoções positivas não forem suficientes para você, dê uma olhada neste artigo . Aí vou mostrar-lhe 10 sentimentos que vão aumentar o seu bem-estar e o seu entusiasmo pela vida.

Homem andando
Homem andando

Seus copos estão bem cheios?

Gratidão, confiança e alegria.

Pense nessas três emoções como copos que são cheios em graus diferentes em momentos diferentes.

  • Você sempre pode se perguntar o quão cheios esses copos estão agora.
  • E quão cheios eles devem estar para que você possa lidar com sucesso com sua situação atual.

E se não forem suficientemente completos, implemente os exercícios do artigo e preencha-os até que funcionem com o pensamento positivo e o olhar para o belo. Talvez já haja muita gratidão, mas falta alegria e esperança? Comece aí mesmo. Porque então você não precisa se treinar para ficar ainda mais grato, mas sim para ativar outras emoções úteis.

Escreva-me nos comentários
  • Você mantém um diário de gratidão? Em caso afirmativo, qual é a sua experiência com ele?
  • Em uma escala de 1 a 10: Quão cheios estão seus copos para gratidão, confiança e alegria?
  • Quais são suas dicas para te ajudar a pensar positivamente no dia a dia ou como você consegue não perder de vista o positivo nas fases estressantes?

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