Como permitir os sentimentos em 3 etapas

Quem quer permitir sentimentos desagradáveis? Quase ninguém. Neste artigo, você descobrirá por que isso ainda é importante e como você pode lidar da melhor forma com seus sentimentos.

Acontece com você de vez em quando que fica dominado por seus sentimentos?

Que um medo, sua raiva ou algum outro sentimento desagradável tome conta de você e você não sabe como lidar com isso?

Você sempre se sente um pouco desamparado nessas situações?

Se for esse o caso, tenho boas notícias para você:

Gerenciar seus sentimentos de maneira positiva é algo que você pode aprender.

Mesmo que às vezes não seja fácil. Afinal, são os seus sentimentos que estão em jogo aqui.

Mas como você pode permitir seus sentimentos agora?

DÊ UM NOME AOS SEUS SENTIMENTOS – SÓ ENTÃO VOCÊ PODE PERMITIR QUE ELES

A primeira etapa é esta:

Em primeiro lugar, para saber o que você está sentindo.

Embora essa etapa possa parecer muito simples, muitas vezes é esquecida por nós.

E é por isso que estamos examinando isso mais de perto aqui.

Na maioria das vezes, somos oprimidos pelo que sentimos, porque os percebemos como forças difusas e intangíveis sobre as quais não temos controle.

No entanto, ao começar a nomear o que estamos sentindo, estamos privando-o de muito desse poder.

Menina pensando
Menina pensando

Torne o intangível tangível

Na próxima vez que um sentimento estiver dominando você completamente, pergunte a si mesmo as seguintes perguntas:

O que estou sentindo agora?

  • Raiva
  • Ansiedade?
  • Pesar
  • Desespero?
  • Ciúmes?
  • Desamparo?
  • Ou talvez um sentimento completamente diferente?

É realmente um sentimento que estou sentindo agora ou minha sensação tem outra origem?

A última pergunta em particular é muito interessante.

Os sentimentos geralmente se manifestam na forma de sensações corporais. Às vezes acontece, porém, que interpretamos erroneamente uma sensação corporal completamente sem emoção como um sentimento. E, portanto, me sinto desnecessariamente mal.

Em psicologia, esse fenômeno é chamado de “atribuição errônea de excitação”. E como esse fenômeno não é tão raro, você deve ocasionalmente considerar se é realmente um sentimento real que você está sentindo agora.

Ou se você simplesmente não está bem descansado, com fome ou sem motivação.

Nomeie o sentimento!

Quanto mais você começa a nomeá-los, melhor você fica nisso. Com o tempo, você achará mais fácil determinar exatamente o que está sentindo.

Cada vez mais, você também será capaz de ver diferenças mais sutis em suas emoções.

O próximo passo, se você quiser permitir o que está sentindo, é realmente abraçar o seu estado de espírito.

PERMITIR SENTIMENTOS? PRIMEIRO ACEITE-OS

Em primeiro lugar, os sentimentos querem uma coisa: ser sentidos.

Isso se aplica a todas as sensações, agradáveis ​​e desagradáveis.

A única diferença é: quando algo é desagradável, geralmente achamos um pouco mais difícil de aceitar.

A maioria não deve achar difícil aceitar a alegria que surge. Quando o medo surge, já parece completamente diferente.

O problema, entretanto, é:

Quanto mais resistimos em aceitar e sentir algo que sentimos, mais forte o sentimento se torna.

Talvez você já tenha passado por essa experiência. Você estava triste e não queria mais se sentir tão simples e simples.

Mas quanto mais você tentava afastá-lo, mais forte ele batia em você.

Se você quiser permitir seus sentimentos, você não deve suprimi-los

Portanto, se você quiser permitir, sinta em vez de resistir.

Treinamento mental
Treinamento mental

Aprenda a sentir

Na próxima vez que você encontrar algo muito desagradável, tente o seguinte:

Sinta em seu corpo. Como se sente o que você está sentindo agora? Onde é perceptível? Como um nó na garganta, como uma pressão no peito ou talvez como uma sensação completamente diferente?

  1. Abrace o sentimento. Imagine que é como uma criança que precisa de atenção e cuidado amoroso. Bem-vindo.
  2. Diga: “Está tudo bem que você esteja aqui.” Não se julgue por sentir o que está   sentindo agora. Mas não se julgue se não conseguir aceitar imediatamente seus sentimentos. Quando você perceber que está resistindo ao que está sentindo, aceite essa resistência também.
  3. Observe a sensação ir embora. Isso nem sempre acontecerá imediatamente. Às vezes, leva segundos ou minutos, às vezes algumas horas e, em casos raros, mais tempo.

Em geral, quanto mais você praticar a aceitação de suas sensações, melhor você conseguirá. E mais suave e rápido esse processo será executado no futuro.

Música como ajuda

Aliás: uma ferramenta que me ajuda muito pessoalmente a me deixar cair no que sinto que é música.

A música é ideal para sentir as emoções de forma mais intensa ou para suavizá-las – e assim deixá-las ir.

Freqüentemente, o que você sente ganha uma qualidade completamente nova por meio da música.

  • Voce ta triste Ouça uma música melancólica que o comove. Talvez consiga descobrir algo delicado e belo no sentimento de tristeza.
  • Sentimentos de raiva literalmente devoram você? Existem canções mais do que suficientes para transformar sua raiva em energia crua.
  • Você está assustado? Um pouco de relaxamento musical pode ser a melhor maneira de diminuir seus sentimentos de ansiedade.

Você decide qual é o caminho certo para você. É importante apenas praticar o sentimento do seu estado de espírito.

PARA PERMITIR SENTIMENTOS, VOCÊ PRECISA EXPLORAR AS RAÍZES DE SEUS SENTIMENTOS

Agora que você praticou nomear e aceitar o que sente, pode dar um passo adiante:

Descubra de onde realmente vêm seus sentimentos.

Explore as raízes de seus sentimentos

Na maioria dos casos, nossas sensações não surgem sem motivo. Frequentemente, são nossas crenças internas que nos fazem sentir como nos sentimos em uma determinada situação.

Por sua vez, essas crenças geralmente se originam em nossa infância ou adolescência. Começamos a adotá-los como verdades porque tivemos experiências compatíveis com essas crenças.

Vamos dar um exemplo:

Suponha que Petra sempre foi alvo de provocações e provocações por causa de seus óculos quando criança. Ela, portanto, assumiu a convicção de que sua aparência não é suficiente. Que não seja bonito, talvez até o contrário, feio.

Agora, algumas décadas depois, não sobrou ninguém para provocá-la. No entanto, sempre que alguém faz um comentário sobre sua aparência, ela sempre reage com vergonha. E isso só porque a crença de que ela é feia ainda está ancorada nela.

Mulher com uma nova vida
Mulher com uma nova vida

Basicamente, este exemplo mostra qual é o segredo por trás de nossos sentimentos:

Os sentimentos surgem de nossas crenças e pensamentos.

Portanto, se você não estiver se sentindo tão bem tão cedo, não pare de nomear e aceitar seu estado de espírito.

Além disso, tente descobrir de onde veio.

Vá ao fundo do sentimento

  • Que crença, pensamento ou crença pode ter desencadeado o sentimento em você?
  • Que experiência em seu passado pode ter feito com que essa crença e um certo sentimento se apoderassem de você?
  • O que essa crença está tentando transmitir a você é mesmo remotamente verdadeiro? Ou é apenas uma distorção da realidade da qual você pode se livrar com confiança e do sentimento que a acompanha?
  • Como você pode mudar suas crenças e substituí-las por crenças mais úteis e precisas e sentimentos positivos?

Freqüentemente, você descobrirá que o simples fato de estar ciente da causa de suas sensações desagradáveis ​​tem um efeito curativo.

Na maioria das vezes, o sentimento já perde o poder sobre você.

Na maioria das vezes, os sentimentos surgem de seus pensamentos e crenças

No entanto, se a consciência não for suficiente para você, você ainda pode procurar maneiras de ancorar novas crenças em si mesmo. A melhor maneira de fazer isso é encontrar evidências práticas do absurdo de seus antigos pensamentos.

Faça novas experiências

Vamos pegar o exemplo acima novamente.

Se Petra ainda está convencida de que não é atraente, isso pode resultar em ela evitar o contato com homens e nem mesmo tentar encontrar uma parceira – por medo de se machucar novamente.

No entanto, se ela começar a questionar seus pensamentos, isso pode resultar no desenvolvimento de uma certa curiosidade e se perguntando: “O que eu tenho pensado sobre mim é realmente verdade?”

Ela então começará a namorar mais e descobrirá que há homens suficientes por aí que a acham atraente apenas pelo que ela é.

E que o que estava assombrado em seu cérebro o tempo todo não era nada mais do que um sonho irreal.

Experimente você mesmo com um tópico emocional que você descobriu em si mesmo.

Você descobrirá que abandonar velhas idéias sobre si mesmo e substituí-las por novas não é ciência do foguete.

Os segredos da abertura emocional
Os segredos da abertura emocional

Bem, admito que nem sempre é fácil. É exatamente por isso que você deve sempre ser amoroso consigo mesmo, especialmente quando se trata de suas feridas emocionais. E leve o tempo que precisar

Permitam algumas palavras finais sobre o assunto dos sentimentos:

As emoções são fenômenos estranhos. Fenômenos paradoxais.

Por um lado, é muito importante que você leve a sério o que sente, aceite e pesquise. Em outras palavras, ser capaz de permitir estados de espírito.

Por outro lado, os sentimentos também são apenas sentimentos. E mesmo que às vezes pareça um pouco diferente para você:

Só porque você se sentiu mal uma vez, não significa que o mundo vai acabar.

Essa percepção pode ser muito libertadora às vezes. Porque nos dá permissão para não estar de bom humor.

E em um mundo que nos desafia constantemente a transbordar de bom humor , amor e alegria de viver, isso pode significar algo!

Às vezes, são precisamente as sensações negativas que nos mostram como o positivo pode ser bonito.

Às vezes, temos que aceitar o desagradável quando estamos trabalhando por uma causa maior ou queremos defender nossos valores.

Às vezes, nossos estados mentais não têm nenhum significado mais profundo ou maior importância. Mesmo que queiramos, apenas para nos sentirmos importantes.

E tudo isso está perfeitamente OK.

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