Como reconhecer e atender suas próprias necessidades

Você também sente que a maior parte dos seus dias vive mais para os outros do que para você mesmo? Que você atende principalmente às expectativas e requisitos dos outros e às necessidades deles? Que tudo depende de você e repousa sobre seus ombros – e que de alguma forma você fica aquém no processo?

Talvez sejam seus pais que o mantêm ocupado o tempo todo. As crianças para as quais você quer ser um bom pai / mãe. O patrão que, ao invés de uma palavra de agradecimento, acaba te dando mais trabalho. O parceiro que o deixa sozinho com as tarefas domésticas. Ou, em geral, o equilíbrio entre trabalho, família, filhos e suas necessidades.

Não importa a roupa que está usando: por trás da sensação de estresse, frustração ou insatisfação crônica que lenta e subliminarmente se insinua em sua vida cotidiana, mas também das alegações, atribuições de culpa ou conflitos, existem 99% das necessidades negligenciadas.

Mulher na montanha
Mulher na montanha

Precisa controlar seu pensamento, sentimento e ação 

Você tem necessidades enquanto viver. Isso inclui coisas essenciais como comer, beber e dormir. Mas também existem necessidades psicológicas básicas que nós, humanos, temos. Isso de acordo com a autonomia. O desejo de se sentir competente. E, claro, a necessidade de apego, ou seja, bom relacionamento com os outros e envolvimento.

Suas ações e, portanto, o que você deseja comunicar aos outros, estão implicitamente voltadas para suas necessidades e muitas vezes podem ser explicadas por sua satisfação (ou não satisfação).

Vale a pena dar uma olhada mais de perto

Se você quiser se sentir mais realizado ou relaxado por dentro, um dos pontos de partida mais importantes é defender você mesmo e suas necessidades.

Para fazer isso, no entanto, você deve primeiro identificar suas necessidades. Portanto, descubra quais são suas necessidades e quais podem ser negligenciadas no momento.

Como você provavelmente já percebeu, é mais fácil falar do que fazer. Isso porque 90% da sua vida cotidiana está no modo de piloto automático.

O que quero dizer com isso?

Que você muda mais ou menos para o “modo automático” para muitas atividades: você reage como se fosse controlado remotamente e faz e faz – sem pensar muito sobre isso.

E não apenas quando você está escovando os dentes ou dirigindo um carro. Mas também quando estiver trabalhando em tarefas de sua vida cotidiana.

Por exemplo, quando você dirige para a casa de seus pais todos os dias depois do trabalho para fazer compras e sustentá-los. No intervalo, as crianças vão para a aula de música ou para o estábulo. Ligar de volta para seu melhor amigo e ficar na cozinha em casa preparando o jantar para sua família. Em seguida, limpe, lave a roupa, “mime-se” por 5 minutos no sofá e depois caia na cama morto de cansaço.

Não importa se sua vida cotidiana é assim ou diferente … Você certamente concordará comigo que ela é moldada por hábitos . Dos processos repetitivos com os quais você está familiarizado. Freqüentemente, isso é algo muito agradável. Coisas familiares são “fáceis de fazer” sem que você precise fazer nenhum esforço particular. Até mesmo limpar ou passar pode ter um efeito calmante em você quando sua cabeça está cheia de todos os tipos de coisas.

As desvantagens quando o piloto automático assume o comando

No entanto, esses processos automatizados também abrigam perigos. Por exemplo, que é muito fácil perder o contato consigo mesmo.

Como assim?

Porque quando você está preso a rotinas habituais, raramente para e se sente dentro de si mesmo. Você não questiona se está fazendo um favor a si mesmo com esta ou aquela ação ou se está se sobrecarregando ainda mais, prejudicando a si mesmo ou tornando sua vida ainda mais difícil.

Se você não pisar no freio, não terá a chance de perceber que visitar seus pais todos os dias está, na verdade, roubando muito tempo e energia de que você realmente precisa para sua regeneração. Ou que apenas cuidar da casa é tão cansativo que você não tem tempo para o seu hobby criativo.

Seja mais sensível aos sinais de seu corpo e de sua psique.

Se você não está ciente do que está acontecendo com você, mas apenas continue correndo na roda do hamster, suas necessidades podem nem vir à tona. E, claro, certamente não para ser satisfeito por você. A única coisa que surge em algum momento é uma desagradável mistura de frustração, insatisfação e resignação; a consequência de necessidades não satisfeitas.

Mulher descansando
Mulher descansando

Fique atento à sua vida interior e aos seus sentimentos

Em resumo, isso significa: reserve alguns momentos para fazer uma pausa várias vezes ao dia, de preferência sempre que mudar de local ou atividade.

Pergunte a si mesmo se você só faz o que faz porque os outros esperam ou porque você sempre fez, isto é, preso em automatismos. Ou se você o faz porque VOCÊ decidiu conscientemente fazê-lo (e, portanto, também faz algo bom para você).

Você provavelmente está se perguntando como pode descobrir quando está negligenciando suas próprias necessidades ou quando está fazendo algo que serve para satisfazê-las.

Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção aos seus sentimentos. Eles são guias maravilhosos e confiáveis ​​e uma ajuda ideal para descobrir se suas necessidades estão sendo atendidas no momento ou se algo está faltando para você.

A regra parece completamente banal, mas é ainda mais aplicável: se você está indo bem, isto é, está satisfeito e de bom humor, pode presumir que suas necessidades foram essencialmente atendidas.

Por outro lado, isso também significa: se você não se sente bem, está negligenciando algo.

Perceber sentimentos e classificá-los corretamente

Se você sente que algo dentro de você não parece certo ou bom, você deve ir ao fundo desses sentimentos. Descubra o que é exatamente. Você está frustrado, chateado ou triste?

Tente interpretar seus sentimentos com a maior precisão possível e “localizá-los” para você em seu corpo. Talvez seu estômago se contraia, você sente um nó na garganta ou tem vontade de chorar ou bater em alguma coisa?

Aí vem o maior desafio: descobrir que necessidade está por trás dessas sensações, o que não é devidamente apreciado e visto neste momento. Depois de descobrir isso, você também pode se sentir melhor.

Portanto, tente expor as necessidades por trás de seus sentimentos. Sei que não é fácil, principalmente no começo.

Recomendo que você feche os olhos e respire fundo algumas vezes ao dia. Pergunte a si mesmo o que seria necessário agora para se sentir bem consigo mesmo.

Talvez, em vez de visitar seus pais, você precise apenas de 2 a 3 horas no sofá para descansar. Ou você precisa de um pouco de exercício ao ar livre, uma sessão de ioga só para você ou algumas braçadas na piscina para refrescar a cabeça enquanto mergulha. Talvez às vezes para expressar sua opinião abertamente em vez de sempre mantê-la amigável atrás da montanha.

Como alternativa, você pode se lembrar de situações em que se sentiu confortável. Pense em quais comportamentos ou atividades contribuíram para essa sensação de bem-estar.

Mulher escondendo
Mulher escondendo

Torne-se mais sensível às suas necessidades

Com um pouco de prática, será cada vez mais fácil ver a quais necessidades você deve prestar mais atenção. E não apenas nas questões mais “óbvias” como fome, sede ou sono. Você terá uma sensação cada vez melhor para quando seu corpo desejar descanso e relaxamento, por exemplo. Ou quando uma palavra de elogio e aprovação lhe faria bem. Quando você quer apenas ser abraçado, você quer intimidade ou proximidade. Ou você anseia por mais igualdade em seu relacionamento.

O pré-requisito básico para cuidar mais da satisfação das suas necessidades no futuro é levar a sério a si mesmo e às suas necessidades. Que você não reserve apenas tempo para os outros, mas também para si mesmo.

Se você perceber que não internalizou essa configuração básica adequadamente, sugiro que você faça afirmações , aquelas auto-afirmações positivas que usa. Por exemplo, escreva a seguinte frase em um pedaço de papel ou um belo cartão que você sempre tem com você:

Eu posso me defender e defender minhas necessidades.

Ela o lembra que você tem o direito de cuidar de si mesmo. Que não há problema em pausar várias vezes ao dia e se perguntar o que você faria para atender a essas necessidades agora.

É extremamente importante para mim que você possa dizer com sinceridade e de todo o coração: Eu valho a pena! Eu me defendo por mim e por minhas necessidades.

Mesmo que isso signifique que pode ser desconfortável no início. Quando você tem que rejeitar os outros ou ofendê-los e então ficar com a consciência pesada. Porque defender você mesmo e suas necessidades também significa se aventurar fora da sua zona de conforto de vez em quando.

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Desde o reconhecimento das necessidades até a satisfação das necessidades

Há muitas maneiras de se defender e atender às suas necessidades. Pode ser, por exemplo, que você saia do trabalho na hora certa para ter uma noite agradável com sua namorada. Que você deliberadamente se distancie e diga não (artigos vinculados) para ter mais tempo para si mesmo. Ou que peça ao seu parceiro para cuidar das compras para que você possa dar asas à sua criatividade durante a noite.

Como você pode ver nos exemplos, às vezes não depende apenas de você se você pode atender melhor às suas necessidades. Por exemplo, se sua necessidade se relaciona com outra pessoa, seu parceiro ou relacionamentos interpessoais, muitas vezes é também sobre como falar sobre isso com outras pessoas.

Menina com medo do fracasso
Menina com medo do fracasso

Comunique suas necessidades e desejos

No entanto, como isso é tudo menos fácil, gostaria de apresentar a você uma técnica de conversação que permite que você articule seus sentimentos e necessidades com os outros de uma forma que fique com você mesmo e sua contraparte provavelmente não se sinta pessoalmente atacada comunicação violenta – também chamada de GRP.

Porque mesmo que você aceite instintivamente – não é que a outra pessoa sempre possa saber ou tenha que perceber o que está acontecendo com você.

É ainda mais importante que você possa comunicar o que sente e o que deseja de uma forma que não provoque uma discussão ou seja um insulto ou reprovação para o outro. (Leia meu último artigo sobre este tópico , se ainda não o fez. Nele eu explico como você pode prevenir conflitos de forma eficaz.)

Deixe-me explicar exatamente do que se trata o NVC.

A comunicação não violenta como uma bússola útil na comunicação

O conceito de NVC foi desenvolvido pelo psicólogo e mediador americano Marshall Rosenberg.

Em suma, trata-se de ficar consigo mesmo e com os fatos e números “objetivos” da situação enquanto se comunica com seus semelhantes. E dê feedback factual, tanto quanto possível, sobre o que esses fatos estão fazendo com você: o que você sente, que emoções surgem em você, que necessidades o magoam como resultado. Finalmente, você formula um pedido ao outro, um desejo. Ao fazer isso, você pode tomar medidas específicas que o ajudarão a atender às suas necessidades – e deixar claramente a outra pessoa saber como ela pode apoiá-lo.

Portanto, trata-se de reconhecer suas necessidades, sentindo-as e expressando-as em relação a uma solicitação específica. E não se deixar levar por um sentimento negativo, que acaba degenerando em discussões e censuras.

Provavelmente será mais vívido para você se executarmos a sequência de etapas (observação, sentimento, necessidade, solicitação) usando 1-2 exemplos específicos.

Então, vamos ver as duas situações a seguir:

1.) Você dirige para seus pais frágeis todos os dias após o trabalho, o que coloca uma pressão total sobre você – e em vista de suas outras obrigações e o desejo de mais autocuidado, você não pode e não quer fazer mais nada.

2.) Toda a casa é deixada para você: você faz as compras, limpa e lava a roupa.

Etapa 1: observação

Ao nomear a observação, é importante que você permaneça objetivo e factual. Enfatizo isso porque normalmente avaliamos muito rapidamente. Mesmo se você for da opinião de que está apenas observando – 90% desta observação já contém uma interpretação.

Se você dissesse aos seus pais em uma conversa: “Você é egoísta”, isso seria uma interpretação. Uma observação neste caso poderia ser: “Venho até você todos os dias depois do trabalho.”

Se você dissesse ao seu parceiro: “Você não me apóia de forma alguma em casa”, essa seria sua avaliação da situação. Fato e objetivo seria: “Fiz todas as compras para a família esta semana, lavei a roupa 5 vezes e limpei a cozinha e o banheiro”.

Menina em paz consigo mesmo
Menina em paz consigo mesmo
Então você percebe: observação não é apenas observação .

Uma observação é exatamente o que uma câmera de vídeo gravaria se um filme fosse feito. Ou seja, pergunte-se antes de falar: O que você quer apresentar como observação, dados, figuras, fatos, pode ser registrado por uma câmera?

A vantagem de ser realmente objetivo neste ponto é a seguinte: Fatos objetivos, “registrados pela perspectiva da câmera”, requerem aprovação. Seu parceiro pode dizer que não vê assim, só você quem cuida do pedido. Mas ele dificilmente pode dizer não depois que você carregou suas compras para casa 3 vezes. Você retira automaticamente os pontos de ataque do outro, o que geralmente só termina em orgias mútuas de justificativa.

Etapa 2: sentindo

O segundo passo é deixar a outra pessoa saber como você se sente. Portanto, pare um momento e volte sua atenção para dentro para nomear melhor o que surgir.
Você provavelmente diria a seus pais que está exausto. Que levá-lo até eles todos os dias é exaustivo e exaustivo.

Você pode verbalizar para seu parceiro que está desapontado ou possivelmente zangado porque tudo está grudado em você.

Etapa 3: preciso

Agora, a tarefa é descobrir o que você realmente está fazendo. Que necessidade ferida é essa que desencadeia o sentimento que você acabou de nomear?

Em conexão com seus pais, suas necessidades de descanso, tempo livre e relaxamento podem ser prejudicadas.

A situação com seu parceiro pode ser sobre igualdade no relacionamento. Suas necessidades de apoio e justiça, talvez também de apreço por seus esforços, podem não ser satisfeitas de forma suficiente.

Etapa 4: por favor

A última etapa é o que você deseja pedir à outra pessoa. Você provavelmente conhece o ditado: o som faz a música. Portanto, certifique-se de não fazer nenhuma exigência ao outro. Mas simplesmente formular que circunstância ou que comportamento você prefere nesta situação que poderia ajudá-lo.

Você pode dizer a seus pais: “Eu só gostaria de vir três vezes por semana. Por favor, entenda que às vezes preciso de tempo para mim, meus filhos e meu parceiro. “

Para seu parceiro, você pode dizer: “Deixe-nos conversar sobre como administraremos a casa no futuro. Também gostaria de ter uma noite livre para mim uma vez por semana e ficaria muito grato se você pudesse me ajudar com as compras, limpeza ou lavagem. “

Seja ativo e lute pelas suas necessidades

Mas eu não acho que o GFK seja ótimo apenas porque dá a você instruções específicas que você pode seguir. Mas especialmente porque com o quarto e último passo, o pedido, ele inicia a ação a fim de mudar algo na situação no futuro e romper os automatismos existentes.

Isso se aplica tanto no trato com os outros quanto na satisfação de suas próprias necessidades. Muitas vezes, são apenas pequenas coisas que você precisa fazer para evitar mal-entendidos, resolver conflitos ou cuidar mais de si mesmo. E, no entanto, é sempre difícil para nós na rotina diária. Portanto, é maravilhoso que formular o pedido – seja para você mesmo ou para os outros – “force” você a ser claro sobre o que você ou os outros deveriam fazer para ser mais feliz e relaxado consigo mesmo ou com os outros no futuro.

Também com este artigo, desejo que você use o que foi dito sobre você e sua vida cotidiana.

Portanto, dê uma olhada: Quais são as situações em que você sente que deve se defender e a satisfação de suas necessidades? Quais necessidades são negligenciadas e quais são os pedidos que você tem que expressar a quem para mudar alguma coisa?

Escolha 1 ou 2 dessas situações e tente jogar os 4 passos do NVC usando seus próprios exemplos. A melhor coisa a fazer é tomar notas. Como é sabido, nenhum mestre caiu do céu, então, por favor, compartilhe seus resultados no grupo do Facebook e obtenha feedback.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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