Como se libertar dos julgamentos dos outros

“Estou constantemente preocupado com o que as outras pessoas pensam de mim e deixo que isso me impeça. Aos poucos, nem mesmo sei o que quero. Com cada decisão que quero tomar, o medo de possíveis opiniões e julgamentos dos outros obscurece minha visão. “

Este e-mail de um assinante do boletim informativo é apenas uma das muitas mensagens que recebi sobre este assunto. O medo de uma possível avaliação negativa por parte de outros mantém muitos sob controle.

Esse medo de ser julgado pelos outros o impede de ser totalmente você mesmo e de tomar decisões informadas. Em vez disso, permite que você molde sua vida de acordo com o que você acha que os outros podem achar certo e apropriado.

Pare com isso!

Só existe uma opinião que realmente importa para a forma como você molda sua vida e as decisões que toma: a sua.

Neste artigo, vou, portanto, mostrar-lhe 3 mudanças de mentalidade essenciais e dar-lhe 4 estratégias concretas com as quais você pode ficar em segundo plano para o que os outros pensam de você – e em vez disso ouvir o que VOCÊ quer.

Vamos começar com uma pergunta que provavelmente o incomodou em um ponto ou outro.

“Por que é tão importante para mim o que os outros pensam de mim?”

Boa pergunta. Afinal, quase sempre essa circunstância só causa estresse, dúvidas e sentimentos negativos. Por que ainda é tão difícil para nós fugir do nosso medo?

1. Está em nossa natureza

Provavelmente não é a primeira vez que você ouve isso: nós, humanos, somos seres sociais. É uma necessidade psicológica básica importante para ser aceito, respeitado e querido pelos outros. Pertence a.

Se você olhar para a nossa história evolutiva, isso é uma coisa boa. Quando éramos caçadores-coletores, provavelmente não teríamos sobrevivido sem nossa comunidade de pessoas com quem trabalhávamos e vivíamos. O ajuste era uma necessidade absoluta.

Não vivemos mais nessas condições. Mas os instintos e necessidades da Idade da Pedra ainda estão presentes hoje.

Homem correndo
Homem correndo

2. Nascemos no berço

Como se isso não bastasse, a maioria de nós é treinada desde o nascimento para se adaptar e se comportar de acordo com as expectativas. Grande parte da nossa socialização é baseada nele.

Você pode se lembrar de situações em que, quando criança, foi ensinado a se vestir ou se comportar, o que dizer ou fazer para que os outros gostassem de você e o aceitassem. Como mulher em particular, você sente essa pressão desde o início.

  • “Você sempre tem que ser gentil e bom, caso contrário, você vai ofender em todos os lugares.”
  • “É importante que você se adapte e faça o que é esperado de você. Ninguém gosta de encrenqueiros. “
  • “Sempre seja útil e cuide dos outros.”
  • “Pare de ser tão rebelde. Garotas não fazem isso. “

Para alguns de nós, esse processo é mais intenso do que para outros. Se você acha que dá um valor desproporcionalmente alto ao que as outras pessoas pensam de você, provavelmente você é uma delas.

Pode ser que em algum momento de sua vida tenha sido ensinado que a conexão e a apreciação de outras pessoas é algo que você deve conquistar. Algo que você só consegue se atender às expectativas de todos e agradar a todos .

A conclusão que você tirou disso é simples, mas importante:

“Se você se comportar de maneira diferente de todas as outras pessoas, terá problemas. É sempre melhor se adaptar e pertencer. ” 

Há um termo técnico para essa crença internalizada: Motorista do tipo faça-todos-o-direito . Escrevi um artigo sobre como controlá-lo.

Esse impulsionador interno, que provavelmente você desenvolveu no início, pode se tornar tão dominante que, em algum ponto, é mais importante para você o que os outros pensam de você do que o que você pensa de si mesmo.

  • Quando você fica em frente ao guarda-roupa pela manhã, pensa três vezes sobre o que vestir, para que as pessoas que encontrar vão pensar que você está bem vestido e com estilo.
  • Depois da reunião no trabalho, você fica repassando na sua cabeça o que você disse (ou não disse) – constantemente preocupado se seus colegas podem rotulá-lo como não inteligente ou competente o suficiente.
  • Basicamente, apenas o melhor de 47 selfies chega às suas contas de mídia social (possivelmente com um filtro que faz você parecer mais bonita e adorável).

Resumindo: você se tornará “Everybody’s Darling”.

3 coisas que você precisa entender se quiser se preocupar menos com o que os outros pensam de você  

1. Ninguém se importa

Isso pode parecer difícil no início, mas o mundo dos outros não é apenas sobre você.

Você pode andar pelo mundo pensando se alguém está julgando você ou se está pensando mal de você. Mas não se esqueça de que todo mundo sente o mesmo.

Os psicólogos Kenneth Savitsky, Nicholas Epley e Thomas Gilovich puderam provar isso em um estudo . Conseqüentemente, nós, humanos, superestimamos permanentemente o quanto e o quanto os outros pensam mal de nós e de nossos erros.

O fato é que:

  • As pessoas que você encontra em sua vida cotidiana estão tão preocupadas consigo mesmas que não têm absolutamente nenhum tempo para pensar em você por mais de um momento (se é que têm!).
  • E mesmo se o fizerem, o pensamento irá embora mais rápido do que você pode piscar.

Os especialistas acreditam que, em média, cada um de nós pensa pelo menos 50.000 pensamentos por dia. Sim, você leu certo. Cinquenta mil.

Mesmo que alguém pense em você 10 vezes durante ou depois de um encontro, isso representa apenas 0,02% de seus pensamentos diários.
  • E assim como o seu mundo é principalmente sobre você, o de outra pessoa é principalmente sobre ela.
  • Portanto, contanto que você não faça nada que tenha um impacto direto sobre ele e sua vida, é improvável que ele pense muito de você.

Então, sim, pode ser que as pessoas no metrô pensem um pouco sobre a sua roupa ou maquiagem ou que o colega de trabalho se surpreenda com uma frase que você diga na reunião.

É perfeitamente normal. E não importa.

Porque tão rapidamente quanto o pensamento surgiu em sua cabeça, ele irá embora novamente. Isso não afetará você ou sua vida de forma alguma.

Então, por que você deveria desperdiçar sua energia se preocupando com isso ou dando tanta importância a essa opinião que você vive toda a sua vida em torno dela?

Complexo de inferioridade
Complexo de inferioridade

2. O que os outros pensam de mim não é da minha conta

Digamos que alguém realmente pense algo negativo sobre você.

E daí?

A opinião de outra pessoa sobre você geralmente tem MUITO POUCO a ver com você e MUITO a ver com ela. Com seu passado, suas atitudes, expectativas, gostos e desgostos.

Se eu ministrar um workshop para 20 pessoas, falar sobre um assunto e apenas ser eu mesmo, não posso influenciar o que os participantes pensam de mim.

  • Alguns vão achar minha roupa estúpida, outros vão adorar.
  • Alguns pensarão que não faço ideia e outros ficarão entusiasmados com o que tenho a dizer.
  • Embora alguns tenham se esquecido de mim assim que saírem da sala de aula, outros vão se lembrar de mim por anos.
  • Alguns vão entender tudo o que eu digo e levar com eles. Outros interpretarão mal minhas palavras.
  • Haverá participantes que não gostarão de mim – porque eu os lembro de sua cunhada chata ou colega desagradável. E outras que me amam porque sou muito parecido com sua filha ou com elas mesmas.

O que quero dizer com isso: cada um deles terá exatamente a mesma versão de mim. Farei o meu melhor, mas as opiniões deles sobre mim ainda serão diferentes.

Não importa o que eu faça. Sempre haverá pessoas que pensam que sou bom e outras que pensam que sou estúpido.

Não tem nada a ver comigo e é apenas uma preocupação limitada para mim.

O problema de me preocupar com o que os outros pensam de mim é que estou me agarrando a algo sobre o qual não tenho absolutamente nenhum controle.

Se eu levar isso ao extremo, pode-se dizer: posso tentar o meu melhor ou ser completamente indiferente – não cabe a mim como a outra pessoa reage.

Você não pode impedir as pessoas de julgá-lo. Mas você pode evitar que isso o afete tanto.

Portanto, seja você mesmo. Defenda o que você acredita, o que é importante para você e o que você precisa. Sempre haverá pessoas que discordarão de qualquer maneira – então por que se preocupar em fingir?

3. Se você quer ser livre e autodeterminado, precisa parar de se preocupar com as opiniões das outras pessoas

Talvez você nem tenha consciência do quanto permite que os outros influenciem suas decisões. Mas tenho certeza que sim.

  • Talvez você retenha seus verdadeiros pontos de vista sobre um tópico porque sabe que a outra pessoa discorda ou pode discordar.
  • Você desiste de sonhos e objetivos muito rapidamente porque acredita que os outros irão julgá-lo por eles.
  • Ou você faz algo que não quer porque está preocupado que os outros pensem que você é chato ou estranho.

Mas você realmente não faz nada disso por causa do que os outros dizem ou fazem. É por causa da sua preocupação com o que eles PODEM fazer ou dizer. Talvez por causa do que alguém disse em algum momento.

Ao fazer isso, você deixa escapar muitas oportunidades, bloqueia-se e faz um esforço para se encaixar, em vez de realizar seus sonhos ou moldar sua vida da maneira que deseja.

Na pior das hipóteses, você perde o acesso à sua voz interior porque torna a voz dos outros (sejam reais ou apenas na sua cabeça) muito alta.

E em algum ponto você não sabe mais o que realmente quer.

Você não percebe mais suas próprias necessidades , não conhece mais seus desejos e objetivos.

Você vive qualquer vida. Mas não é mais seu.

Mas se, em vez disso, começar a basear suas decisões no que SENTE e QUER, ganhará a liberdade inestimável de ser VOCÊ MESMO.

Você pode levar sua vida como achar melhor.

Faça e diga o que você sente e o que parece certo.

Você pode finalmente ser honesto consigo mesmo.

Nenhum reconhecimento no mundo vale a pena trocar por essa liberdade.

“É melhor ser odiado pelo que você é do que ser amado pelo que você não é.”
– André Gide

Animal estranho
Animal estranho

4 estratégias para ficar em segundo plano em relação ao que os outros pensam de você

Mudar sua mentalidade sobre os julgamentos de outras pessoas é uma coisa. No entanto, é tão importante implementar conscientemente esse novo conhecimento na vida cotidiana e treinar-se para lidar consigo mesmo e com os outros. Com essas 4 estratégias eficazes e comprovadas, você terá sucesso:

1. Questione seu pensamento

Nós, humanos, tendemos a pensar incorretamente; nós, psicólogos, falamos de distorções cognitivas.

Por exemplo, frequentemente desenvolvemos padrões de pensamento negativos e presumimos o pior ou, em uma situação, nos concentramos principalmente no negativo, e não no positivo. Tiramos conclusões precipitadas, fazemos generalizações impróprias e assim por diante.

Se você está preocupado com o que os outros pensam de você, é provável que também tenha alguns erros de pensamento se insinuando.

Você projeta suas próprias inseguranças e expectativas nos outros

Em muitos casos, o medo de ser julgado pelos outros é um reflexo das próprias inseguranças. Assim como julgamos as outras pessoas pelo que pensamos ser certo e apropriado, o mesmo ocorre com nós mesmos.

Portanto, se você está preocupado com a possibilidade de alguém julgá-lo ou julgá-lo, você está, na verdade, julgando a si mesmo – e à outra pessoa também.

  • Você assume que o que você faz resultará em um julgamento negativo porque VOCÊ acredita que é impróprio.
  • Ao mesmo tempo, você presume que a outra pessoa tem a mesma opinião sobre sua ação e também o julga por isso.
  • Então você está projetando seus próprios pensamentos em outra pessoa.

O sociólogo Niklas Luhmann trouxe o termo ” expectativa expectativa ” para esse processo .

  • Ou seja, você tem uma certa expectativa sobre o que outra pessoa espera de você e age de acordo com isso.
  • Claro, essa expectativa não precisa necessariamente corresponder à realidade.
  • Ela pode estar errada.

Por exemplo, você presume que outras pessoas acharão inaceitável cancelar um compromisso porque está muito exausto – mesmo que não tenha ideia do que elas pensam do seu cancelamento. Afinal, eles também podem entender que você trabalha muito e precisa descansar de vez em quando.

Você julga os outros com base em meias-verdades e informações incompletas

Imagine que você vê um casal sentado em um restaurante em silêncio. Você pensa consigo mesmo “Uff, isso é desconfortável!”

  • O que você não está prestando atenção é a percepção do casal.
  • Talvez eles sintam a situação de maneira muito diferente de você.
  • Talvez eles gostem do silêncio juntos ou queiram se concentrar inteiramente em sua comida deliciosa.

Temos a tendência de julgar as pessoas com base em uma realidade construída que existe em nossa cabeça. Mas esta é apenas uma interpretação de sua realidade. Cada um tem o seu.

Pode ser que alguém o julgue negativamente por algo que parece totalmente incrível e certo para você.

Por outro lado, você pode se preocupar interminavelmente com um possível julgamento a respeito de uma decisão que sua contraparte considere absolutamente admirável e corajosa.

Portanto, da próxima vez que você se preocupar com o que os outros podem pensar de você, pense se essas preocupações são realmente válidas. Há uma boa chance de você cometer um erro de pensamento.

O mesmo se aplica aqui: tome consciência de como esses pensamentos não são importantes.

  • Você pode olhar para o casal no restaurante de maneira estranha por um momento.
  • Mas você vai perder um único pensamento com ela depois de sair do restaurante?
Menina preocupada sentada
Menina preocupada sentada

2. Pense sobre o pior cenário caze

A próxima vez que você se deparar com a decisão de fazer ou não algo e descobrir que o medo do julgamento dos outros o está impedindo, pergunte-se o seguinte:

Qual é a pior coisa que pode acontecer se eu fizer [usar o que você planeja fazer]?

Por exemplo, digamos que você gostaria de ir à academia e não se atreve porque não fez nenhum esporte nos últimos 5 anos e engordou.

O que pode acontecer se você fizer isso mesmo assim?

  • Você vai suar e provavelmente não ficará muito elegante e, sim, as pessoas verão você nesse estado.
  • Você pode receber um olhar bobo ou dois.
  • Na pior das hipóteses, algum estranho faz um comentário estúpido ou ri de você.

É realmente tão dramático? Não. Não não é.

Pode ser desconfortável e sim, pode doer um pouco por um breve momento, mas nada mais. Você não tem que deixar isso te derrubar. Você pode ficar acima disso.

Depois de imaginar esse cenário de pior caso e determinar que ele realmente não é tão ruim, você chega à segunda questão, muito mais importante:

Qual é a pior coisa que poderia acontecer se o medo do julgamento dos outros me impedir de fazer o que me deixa feliz?

Pense nisso por um momento.

  • Você não vai à academia mesmo que queira malhar novamente.
  • Isso o frustra tanto que você deixa a ideia de esporte permanecer a mesma.
  • Você se sente mole, incapaz e desconfortável em seu corpo, o que aumenta sua dúvida e joga as cartas de seu crítico interior .
  • Na pior das hipóteses, você pode até desenvolver uma doença que poderia ter evitado com exercícios suficientes.

Tenho certeza de que você pode ver por si mesmo que o pior cenário é muito pior.

Quão triste é que deixemos esse medo irracional nos impedir de fazer o que queremos, o que nos move para frente, nos deixa felizes e nos realiza?

Não vivemos nossas vidas plenamente, recuamos e perdemos oportunidades porque estamos muito ocupados nos preocupando com o que as pessoas que muitas vezes são completamente irrelevantes para nós podem pensar de nós.

Isso realmente vale a pena?

E se você não estiver interessado em nenhuma pessoa, mas naquelas que são particularmente próximas a você? Tudo bem que você se preocupe com a opinião deles. Você pode ouvir suas opiniões e conselhos e decidir por si mesmo se deseja incorporá-los à sua decisão. É importante apenas que no final seja e continue a ser sua decisão. Se você realmente quer fazer (ou não) algo, não deixe ninguém ou nada o impedir.

“Prefiro olhar para trás na vida e dizer ‘Não acredito que fiz isso’ do que ‘Eu gostaria de ter feito isso’.
– Richard Branson

3. Conheça seus valores

Você provavelmente está se perguntando como consegue defender suas decisões com tanta segurança, mesmo que seus cuidadores discordem. Você pode encontrar a resposta perguntando-se o seguinte:

  • O que é importante para você na vida?
  • Que princípios você deseja seguir?
  • Quais qualidades e atitudes você mais valoriza?

Saber seus valores pessoais é como uma lanterna brilhante que lhe dá orientação enquanto você vagueia pela floresta escura como breu à noite.

Quando você tem de tomar decisões difíceis, eles podem orientá-lo e fazer você se sentir seguro, protegendo-o contra os sentimentos de vergonha ou insegurança sempre que alguém questionar sua decisão (ou por qualquer motivo que você espere que eles pensem assim).

Melhores dicas para ser feliz
Melhores dicas para ser feliz

Deixe-me dar a você alguns exemplos:

  • Se coragem é um dos seus valores essenciais, você não precisa se preocupar muito se alguém acha que sua roupa é muito “ousada”. Talvez seja isso, e daí? Você sabe que é corajoso e que é importante para você passar pela vida com bravura.
  • Se você sabe que a liberdade é particularmente importante para você, é muito mais fácil ignorar os olhares questionadores ou comentários de dúvida depois que você desistiu de seu vínculo empregatício para se tornar um autônomo.
  • Se você confia na autenticidade em sua vida , pode expressar suas opiniões e visões de mundo sob o risco de alguém contradizê-lo. Porque é mais importante para você ser você mesmo do que ser bem recebido em todos os lugares.
  • Se o tempo do I tem um papel importante para você, você pode dizer não quando alguém quiser reclamar o seu tempo, em vez de ser guiado pelo medo de ser visto como um egoísta.

Não tenha pressa, pense sobre isso e anote seus valores mais importantes. Conhecê-los removerá grande parte do seu medo ou relativizará os julgamentos e avaliações dos outros.

4. Pratique a autoestima e a autoaceitação

Se você se aceitar com todos os seus lados bons e ruins, as opiniões dos outros não poderão mais prejudicá-lo.

Você saberá que nada que eles façam, digam ou pensem em você realmente tem a ver com você.

Claro, falar de termos como autoaceitação ou auto-estima pode ser intimidante no início, depois que você se desvalorizou e se rejeitou por anos. Gostaria de recomendar dois artigos para tornar mais fácil sua jornada rumo a um relacionamento amoroso consigo mesmo:

  1. Auto-aceitação: 6 exercícios fáceis para se aceitar por quem você é
  2. Comece a amar a si mesmo – Estas 15 dicas o ajudarão a fazer isso

Você não vai acordar no dia seguinte depois de ler os artigos e ser um profissional do amor próprio. Isso levará algum tempo. E você realmente tem que estar pronto para trabalhar em si mesmo.

Mas eu te prometo: vale a pena.

Se você gostaria de mais apoio para encontrar uma maneira consciente e compassiva de lidar consigo mesmo a longo prazo, você definitivamente deveria dar uma olhada em minha ferramenta de autotreinamento , a soulbox . As tarefas diárias de reflexão e implementação aí contidas visam precisamente estes temas, entre outros.

Duvido que haja um sentimento melhor no mundo do que ser feliz consigo mesmo. Ou o que você quer dizer?

Escreva-me nos comentários

  • O que você sempre se permitiu ser impedido de fazer por medo do que os outros poderiam pensar ou dizer sobre você? Você vai reconsiderar sua decisão agora?
  • Quais são os seus valores na vida e o que você faz para viver de acordo com eles?
  • Quais são as suas estratégias para se aceitar como você é?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada! Você pode assinar minha newsletter, Soulspirations, aqui – para que você não perca mais nenhum artigo e se beneficie de guloseimas que compartilho exclusivamente com os assinantes da minha newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.