Como se tornar mais otimista

No fim de semana fui convidado para o aniversário de um velho amigo. Bebemos vinho juntos e surgiu a típica questão: o copo está meio cheio ou meio vazio? Depois que todos decidiram por si mesmos o quanto seus copos estavam cheios, houve uma grande discussão de princípios. Faz sentido ver tudo através de lentes cor de rosa? Eu gostaria de falar algo sobre isso hoje. E você Você é mais o otimista esperançoso com o vidro cheio ou o pessimista de pintura preta? Ou algo intermediário? Você acha que nada vai sair do jeito que você quer? Ou tudo normalmente funciona como um relógio?

Não tem certeza se você é otimista ou pessimista? Então, aqui estão algumas coisas para você pensar:

Eu sou um otimista?

  • Você acha que o futuro reserva muitas coisas boas para você?
  • Você tem objetivos claros?
  • Você está trabalhando em seus objetivos e sua felicidade?
  • Você acha que pode atingir esses objetivos com sua própria força?
  • Você acha que há muito de bom nas pessoas?
  • Você vê as dificuldades como desafios que você pode superar?
  • Você se considera persistente?
  • Você está feliz com o sucesso?
  • Você segue outros caminhos quando percebe que está em um beco sem saída?
  • Você pode desistir mesmo depois de ter feito tudo ao seu alcance e ficar preso?

Você respondeu “sim” à maioria das perguntas? Parabéns, você é um verdadeiro otimista! Se não, não se preocupe! Preparei exercícios para você abaixo que você pode usar para aumentar seu otimismo. Em primeiro lugar, deixe-me mostrar por que é bom ser um otimista.

Qual é o sentido de ser otimista?

O otimismo promove o bem-estar emocional.

Os otimistas se sentem bem na maior parte do tempo. Isso porque eles obtêm algo positivo das coisas. É claro que os otimistas às vezes também ficam de mau humor, mas isso se evapora rapidamente porque eles se concentram em resolver problemas e não ficar pensando demais. Estudos também mostram que os otimistas têm mais amigos e menos dúvidas. E o que é mais benéfico para o bem-estar do que uma noite aconchegante com bons amigos? Além disso, a resiliência emocional dos otimistas é maior do que a dos pessimistas.

O otimismo aumenta a saúde física.

Os otimistas são mais saudáveis ​​do que os pessimistas. Em vez de se concentrar no sofrimento da dor, os otimistas pensam em como ficar bom rapidamente. Dessa forma, eles promovem seus poderes de autocura. Estudos médicos mostram que os sentimentos positivos ativam a parte esquerda do córtex pré-frontal no cérebro. Isso é responsável pela defesa imunológica. Dito isso, os otimistas estão equipados com um sistema imunológico mais ativo!

Menina corajosa
Menina corajosa

O otimismo ajuda a lidar melhor com os golpes do destino e as perdas.

“Um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade; um pessimista vê dificuldade em cada oportunidade ”. Winston Churchill também reconheceu que o otimismo tem um efeito positivo sobre como lidar com as dificuldades. O destino pode atingir qualquer um e a maioria de nós já passou por maus momentos. É mais fácil quando você está otimista. Acima de tudo, a esperança e o humor têm um efeito positivo no enfrentamento das crises.

O otimismo apóia a busca de objetivos.

Pessoas otimistas tendem a atribuir sucesso à sua habilidade. Deixar de fazer isso culpará outras pessoas ou circunstâncias. Quando um aluno otimista tira cinco em matemática, ele procura as razões do fracasso fora dela. O “mau professor” ou o “teste muito difícil” deve então servir como uma razão. Os pessimistas presumem que são malucos em matemática e atribuem uma nota ruim a suas habilidades matemáticas inadequadas. Esse mecanismo torna os otimistas mais motivados e capazes de realizar. Eles se sentem auto-eficazes, ou seja, sabem que podem confiar em seus próprios pontos fortes e habilidades. Isso significa que eles podem perseguir seus objetivos com mais persistência e implementá-los com mais frequência.

O otimismo promove um tratamento saudável do estresse.

Existem muitas evidências científicas para isso, como uma investigação sobre alunos em início de estudos, um momento difícil e estressante. Em primeiro lugar, no início do semestre foi testado o quão otimistas estão os alunos. No final do semestre, foi então verificado o quão alto era o nível de estresse dos alunos. Que surpresa – quanto mais otimista, maior a probabilidade de experimentar menos estresse seis meses depois.

Tudo isso parece ótimo, não é? Talvez eu o tenha convencido agora e você queira ser (ainda) mais otimista. É por isso que existe aqui

Algumas dicas sobre como se tornar (ainda) mais otimista

 1.  Concentre-se nos pontos fortes

Tente não se concentrar em seus pontos fracos, mas em seus pontos fortes. Use esses pontos fortes conscientemente e tente usá-los tão freqüentemente quanto possível.

2. Encontre outros otimistas

Saia com pessoas que pensam positivamente. O bom humor pode ser contagioso.

3. Formule as coisas positivamente

Em vez de dizer “Eu tenho que …”, tente “Eu escolho … porque …”. Você verá que isso faz uma grande diferença!

4. Melhor não comparar

Não se compare ao vizinho que tem três Porsches na garagem ou aos amigos que parecem estar sempre felizes. Meça contra você mesmo. Onde eu melhorei em comparação com o que costumava ser? Quais são meus objetivos? Como posso conseguir isso?

5. Escreva as experiências positivas

À noite, tente se lembrar das experiências positivas do dia. Escreva isso. O que foi realmente bom hoje? E com que você contribuiu para isso? Você descobrirá rapidamente que são principalmente as chamadas pequenas coisas que vêm à mente. A quantidade não é importante – mesmo que você só possa pensar em uma experiência, é um bom começo!

O copo pode estar muito cheio?

Se você só vê o bem, ninguém fica cego para o perigo? Você não foge para mundos de fantasia e vê o mundo distorcido? Na verdade, ser muito otimista pode levar a superestimar seu próprio desempenho. Aqui é importante encontrar uma mediocridade saudável. Além disso, o otimismo só faz sentido se levar à ação. Caso contrário, fica com fantasias e devaneios. Kofi Anan disse algo inteligente sobre isso; “Otimistas, pessimistas – em última análise, ambos estão errados. Mas o otimista vive mais feliz. “

Como esta com voce Como você consegue não perder o otimismo?

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