Como superar os medos e ser uma pessoa melhor

Quase nada o detém mais do que seus medos.

Seus medos o limitam, roubam sua autoconfiança e o impedem de viver com independência.

Neste artigo, você aprenderá como superar seus medos passo a passo. Independentemente do que você tem medo atualmente.

Importante! Você não encontrará dicas comuns aqui, mas um método psicologicamente comprovado que ajudou centenas de milhares de pessoas a superar seus medos.

O artigo consiste em 4 partes.

  • Parte 1: o que é o medo, afinal? E como isso afeta sua vida?
  • Parte 2: como surge o medo?
  • Parte 3: Superando medos (a base mais importante)
  • Parte 4: vencendo medos (6 estratégias eficazes)

Aqui vamos nós.

PARTE 1: O QUE É O MEDO, AFINAL? E COMO ISSO AFETA SUA VIDA?

O medo é um mecanismo de sobrevivência humana – o medo avisa-nos dos perigos e prepara-nos para uma fuga ou luta (modo “Lutar ou Fugir”). Quando você sente medo, sua respiração e seus batimentos cardíacos se aceleram, sua pressão arterial sobe e seus músculos ficam tensos.

Este mecanismo é muito eficaz quando você está exposto a um perigo real:

  • Um cachorro latindo está correndo em sua direção
  • Alguem esta te ameaçando
  • Um carro está correndo em sua direção

Em situações como essa, o medo pode salvar sua vida. Mas, se formos honestos, essas situações são uma exceção absoluta. Na grande maioria dos casos, não estamos expostos a nenhum perigo real.

Por isso, muitas vezes sentimos medo de coisas que não são fatais:

A loira não corta sua cabeça só porque você diz olá. Mesmo que você saia do emprego, provavelmente não vai acabar nas ruas. E é muito provável que seu avião para Malle também não caia.

A grande maioria de seus medos não é real. Eles só existem na sua cabeça.

Não me entenda mal. A loira pode pirar, você pode pousar na rua e o avião pode cair. Mas a probabilidade de isso acontecer é tão marginal que não deveria ser amedrontador.

O problema é que nosso sistema de medo não é feito sob medida para a vida moderna.

Milhares de anos atrás, o medo era um mecanismo de alerta que nos protegia de animais ou agressores perigosos – isto é, de perigos reais. Hoje em dia, nosso sistema de medo está constantemente em alerta devido ao estresse , correria frenética, notícias de terror e preocupações com o futuro.

Como seus medos o limitam

Nosso sistema de medo é como uma mãe excessivamente cautelosa que gostaria de trancar seu filho em casa de algodão para protegê-lo de todos os perigos possíveis.

Por exemplo, quando abandonei meus estudos em 2013 para abrir meu próprio negócio com este site, meu medo quase me consumiu. Naquela época, eu me imaginava acabando sem um tostão na rua, meus amigos rindo de mim e minha família virando as costas para mim. Mas – quem diria – nada disso aconteceu.

O problema com esses “medos fictícios” é que você é extremamente limitado. Aqui estão alguns exemplos típicos.

  • Medo de falhar : leva a você mesmo se sabotando, não usando todo o seu potencial ou desenvolvendo bloqueios internos .
  • Medo de apresentações, exames ou uma entrevista: impede que você progrida profissionalmente e particularmente.
  • Medo de mudança: faz você se apegar ao velho e impede que você aceite que as coisas estão mudando constantemente.
  • Medo de voar: autoexplicativo, certo?
  • Medo de falar com outras pessoas (ansiedade social): impede que você faça novas amizades, faça amigos ou encontre parceiros em potencial, se for solteiro.
  • Medo de ficar sozinho : impede que você termine relacionamentos prejudiciais e leva ao vício emocional.
  • Medo de cometer erros: evita que você tente coisas novas, aceite desafios e desenvolva novas habilidades.
  • Medo do futuro: Leva a muita preocupação , depressão, medos existenciais   e pessimismo.
  • Medo do medo: Torna você cada vez mais ansioso e inseguro. Na pior das hipóteses, você não pode mais levar uma vida normal porque tem medo de tudo e de todos.

Antes de explicar como você pode superar seus medos passo a passo, vamos ver rapidamente como surgem os medos.

Você provavelmente ficará surpreso.

Mulher preocupada
Mulher preocupada

PARTE 2: COMO SURGE O MEDO?

A maioria das pessoas não entende como surgem os medos. Eles acreditam que existem certas situações e coisas que os assustam.

Mas isso não é verdade. Porque medos surgem de sua avaliação mental. Deixe-me explicar porque é um ponto extremamente importante.

Digamos que você seja muito tímido. Se você for convidado para uma grande festa agora, onde não conhece muitas pessoas, provavelmente te assusta.

Mas a verdade é que não é a festa que te dá medo. Mas como você pensa sobre a festa.

Você provavelmente associa estes pensamentos à festa:

  • Vou ficar sozinho no canto a noite toda.
  • Se alguém falar comigo, tenho certeza que direi algo estúpido e então rirão de mim.
  • Tenho certeza que outros vão falar sobre por que sou estranho e o que há de errado comigo.

Pensamentos como esses naturalmente deixam você com medo da festa. Mas se você avaliar a festa de forma diferente, você se sentirá diferente também. Por exemplo, se você acha que vai encontrar pessoas interessantes na festa e se divertir muito, você ficará cheio de expectativa.

Medos surgem de sua avaliação mental

Os medos não surgem de uma determinada situação, mas de sua avaliação mental da situação! Em outras palavras, os medos surgem principalmente na cabeça.

Vamos supor que você sempre pensa sobre seu futuro profissional. Se você tem medo do futuro ou se está calmo, depende de como você avalia isso mentalmente.

Avaliação ansiosa

Muitas pessoas ao meu redor perdem seus empregos. Tenho certeza de que também serei despedido em breve. Mas não posso fazer mais nada. Definitivamente, não vou encontrar um emprego. Com certeza terei que me inscrever no Hartz 4 e perderei tudo: meu apartamento, meu carro, meus amigos.

Esses pensamentos fazem você se sentir ansioso, inseguro, deprimido ou até com raiva.

Avaliação otimista

Tenho a sensação de que muitas pessoas ao meu redor estão perdendo seus empregos. Mas talvez eu esteja apenas imaginando. Mas, mesmo que seja esse o caso, não significa que também vou perder o meu emprego. E mesmo que o faça, posso me familiarizar com algo novo e encontrar um novo emprego.

Esses pensamentos fazem você se sentir confiante, relaxado e otimista .

Isso não é uma fuga da realidade?

Você acha que o segundo exemplo é uma fuga da realidade? Incorreto. É apenas uma avaliação diferente da situação.

Nenhum exemplo é mais real ou provável do que o outro. Eles são apenas pensamentos.

Sejam medos sociais ou fobias, medo do fracasso, medo da mudança , medo do futuro, medo do medo ou mesmo ataques de pânico: todos eles surgem através da sua avaliação mental.

E isso, meu amigo, são boas notícias! Porque significa que você pode se livrar de seus medos – não importa do que você tenha medo.

Você só precisa aprender a diferenciar entre as situações e as coisas que atualmente o preocupam.

Compreender que seus medos são em grande parte causados ​​por seus pensamentos é o primeiro passo. De agora em diante, preste atenção aos seus pensamentos e à sua avaliação mental. Isso o ajudará a entender melhor seus medos.

E agora podemos ver como tudo se parece na prática.

Na parte 3 do artigo, explicarei uma base importante para superar seus medos. Na parte 4, vemos 6 estratégias concretas para lutar contra seus medos.

PARTE 3: SUPERANDO MEDOS (A BASE MAIS IMPORTANTE)

Nesta parte do artigo, mostrarei qual é a base mais importante para superar seus medos e derrotá-los permanentemente. Antes de chegarmos à parte prática, tenho que voltar um pouco (não se preocupe, é interessante).

A psicoterapia clássica assume que as causas da maioria dos problemas psicológicos – como medos e fobias – foram causadas por traumas na infância. Por meio de muitas reuniões e conversas, a pessoa tenta então chegar a um acordo com o passado e resolver a causa do problema.

No entanto, nas últimas décadas, surgiram dúvidas sobre esse modelo e sua eficácia.

É por isso que a terapia cognitivo-comportamental está em alta há algum tempo. Este modelo psicológico trata de lidar melhor com emoções negativas e aprender novos comportamentos.

A terapia cognitivo-comportamental é extremamente eficaz – especialmente quando se trata de combater a ansiedade.

Com a ajuda da terapia cognitivo-comportamental, inúmeras pessoas não só superaram o medo de cães, aranhas e cobras, mas também o mais sério de todos os transtornos de ansiedade, a agorafobia (o medo de sair de casa).

Mas o modelo também é muito eficaz para outros medos – como ansiedade social, medo de medo ou medo de falar em público.

Mas como exatamente tudo funciona? E como você pode superar seus medos?

Moça cansada
Moça cansada

Dessensibilização sistemática

Vimos na segunda parte do artigo que seus medos surgem principalmente de sua avaliação mental:

Você tem que fazer um discurso público na frente de centenas de pessoas e se imaginar fazendo uma promessa, esquecendo seu texto e a multidão rindo de você – e Zack, você está com medo nas calças.

A terapia cognitivo-comportamental agora trata de se preparar para situações assustadoras e, em seguida, enfrentar o medo passo a passo. Os psicólogos também falam de dessensibilização sistemática.

Por exemplo, muitas pessoas têm medo de falar em público. É por isso que os cientistas realizaram um experimento interessante com alunos que tinham medo de apresentações.

O primeiro grupo de alunos foi mostrado como relaxar sistematicamente, a melhor forma de se preparar para o discurso e o que fazer se eles se sentirem nervosos para fazer o discurso. Então, foram mostrados métodos da terapia cognitivo-comportamental.

O segundo grupo recebeu apoio psicoterapêutico de um especialista para investigar a causa de seus medos ( “Qual trauma da sua infância é responsável pelo meu medo de apresentações agora?” ).

E o terceiro grupo recebeu um placebo, que supostamente os ajudaria a ficar mais relaxados e menos ansiosos.

O vencedor claro de todas as três abordagens foi o primeiro grupo. Então, o grupo que havia mostrado se preparar melhor e lidar melhor com o medo.

Mas o que isso significa para você? Como você pode usar abordagens de terapia cognitivo-comportamental para superar seus medos?

Superando medos: um exemplo específico

Digamos que você tenha medo de situações sociais:

Durante as conversas, você fica rígido como uma vara e, na maior parte do tempo, apenas ouve. Grupos maiores de pessoas fazem você suar de medo. Como Dieter Hoeneß, você evita eventos sociais e festas. E falar com um estranho parece algo completamente impossível.

Com esse medo social, você provavelmente está tentando evitar as situações sociais da melhor maneira possível. No entanto, isso só faz com que seu medo cresça ainda mais.

A maneira de superar sua ansiedade social é enfrentá-la passo a passo.

Isso significa que você se coloca repetidamente em situações que o desafiam e o deixam com medo.

O truque aqui, entretanto, é se preparar e dar pequenos passos.

Por exemplo, você pode decidir contar uma pequena história sobre você em uma conversa com outra pessoa.

No entanto, você prepararia essa história em casa. Você pode pensar sobre o que experimentou de forma interessante ou engraçada. E então você pratica a história na frente do espelho, até que possa contá-la com fluência.

Na próxima vez que você falar com alguém e a história estiver meio certa, você a conta. Por exemplo, se você já fez isso algumas vezes e se sente bem consigo mesmo, da próxima vez poderá contar a história em um pequeno grupo de 2 ou 3 pessoas.

Para se preparar melhor para situações sociais, você também pode preparar 2-3 tópicos de conversa. Isso o ajudaria tremendamente se você tem medo de pausas na conversa ou do silêncio constrangedor.

Por exemplo, usei esse método no passado para ficar menos nervoso ao namorar mulheres. Saber que havia preparado 3 tópicos interessantes para conversar me deu mais confiança . Na maioria dos casos, eu não precisava mais dos tópicos preparados para discussão.

Mulher nervosa
Mulher nervosa

Continue saindo da sua zona de conforto

Todo mundo tem uma zona de conforto. A zona de conforto são todas as atividades e situações com as quais você está familiarizado e que vêm facilmente para você. Qualquer atividade ou situação que esteja fora da sua zona de conforto o assusta (ou pelo menos o deixa nervoso).

Talvez você possa traçar limites pessoais dentro de sua família e círculo de amigos e dizer não claramente de vez em quando. A coisa toda não te assusta porque está dentro da sua zona de conforto.

Mas que tal lidar com seus colegas de trabalho ou até mesmo com seu chefe? Talvez você tenha medo de ultrapassar os limites e dizer não no trabalho porque agora está fora da sua zona de conforto.

O que tudo isso significa para você?

Duas coisas:

  1. Prepare-se para situações que o assustam (visualize, pratique, prepare textos / respostas, etc.). Isso torna mais fácil para você enfrentar seus medos.
  2. Enfrente seus medos repetidamente em pequenos passos (portanto, saia regularmente de sua zona de conforto).

O ponto é este: quanto mais você sai da sua zona de conforto , maior ela fica. Com o tempo, há cada vez menos situações ou coisas que o assustam.

Essa também é a razão pela qual eu gravei alguns dos meus vídeos do Youtube em lugares públicos. Falar para uma câmera enquanto os transeuntes passam ou assistem se divertindo foi um desafio para mim. Mas eu sabia que era bom para minha confiança.

Mas e se você estiver com muito medo de enfrentar o seu medo? Ou se tem medos que não consegue enfrentar – por exemplo, o medo de perder o emprego ou de não encontrar um parceiro?

É disso que trata a parte 4 do artigo.

PARTE 4: VENCENDO MEDOS (6 ESTRATÉGIAS EFICAZES)

Nesta quarta parte, apresentarei 6 estratégias eficazes que o ajudarão enormemente a superar e vencer seus medos.

Aqui vamos nós.

1. Pense de forma realista

Muitos medos surgem porque pensamos irracionalmente. Isso significa que nossos pensamentos e imagens na cabeça são completamente irrealistas:

  • Só porque seu parceiro lhe disse para falar com ela, não significa que ele o deixará.
  • Mesmo que você esqueça seu texto durante um discurso ou apresentação, provavelmente ninguém vai rir de você.
  • Só porque você pediu demissão não significa automaticamente que acabará sem um tostão nas ruas.

Se você está constantemente imaginando cenários de terror, não deve se surpreender se o seu medo estiver literalmente comendo você.

A questão é esta: na grande maioria dos casos, seus pensamentos e fantasias negativos são completamente exagerados e têm pouco a ver com a realidade.

Na próxima vez que você se envolver em pensamentos de terror, tente pensar de forma realista. Perceba que muitos de seus medos existem apenas em sua cabeça e têm pouco ou nada a ver com a realidade.

Portanto, não perca o contato com a realidade.

2. A regra dos 3 segundos

Existem situações ou decisões específicas que o assustam?

Então eu tenho uma técnica muito simples, mas extremamente eficaz para você:

A regra dos 3 segundos.

Como o nome indica, trata-se de fazer algo em 3 segundos. Você tem uma ideia ou sente um impulso e reage a ela sem pensar por muito tempo.

Essa técnica é muito útil para enfrentar seus medos. Porque se você agir em 3 segundos, seu cérebro não terá tempo suficiente para inventar desculpas.

Muitos anos atrás, eu era muito tímido com as mulheres. Para mudar isso, decidi me dirigir a mais mulheres. Mas sempre que via uma mulher atraente, de repente tinha mil desculpas para não falar com ela:

  • Ela deve ter um namorado
  • Eu não sei o que dizer
  • Afinal, ela não é tão atraente
  • Tenho certeza que vou conseguir uma rejeição

Quando comecei a usar a regra dos 3 segundos. Sempre que eu via uma mulher atraente, eu caminhava até ela em 3 segundos. Isso impediu minha mente de inventar uma boa desculpa.

Essa técnica também funciona para tomar decisões intimidantes.

Há algum tempo, um dos meus melhores amigos me perguntou se eu gostaria de ser o orador do casamento dele. Como um tiro de arma, eu disse: “Sim, eu faço” (o trocadilho é intencional).

Devido à minha decisão rápida, não tive oportunidade de procurar desculpas e tive que enfrentar o medo de fazer o discurso.

mulher triste
mulher triste

3. Pior cenário

Esse método me ajudou a encontrar coragem para abandonar os estudos e começar meu próprio negócio. Para mim, esta é uma das maneiras mais importantes de superar o medo.

4. Assistir menos notícias

Há notícias de terror na mídia todos os dias. Mas isso não é porque o mundo é sempre perigoso, mas porque as más notícias simplesmente rendem mais dinheiro.

Más notícias chamam a atenção. E atenção é dinheiro. Se você ganhasse mais dinheiro com notícias positivas, o cenário da mídia seria diferente.

Viajei pelo mundo a mais de 5 anos e estive em países como Brasil, Colômbia, Cazaquistão e Rússia por muito tempo. E posso te dizer uma coisa: a grande maioria das pessoas tem boas intenções e o mundo é um lugar bastante seguro.

Se você é uma pessoa ansiosa, reduza suas mensagens. E continue percebendo que nem tudo no mundo é ruim.

5. Aprenda a relaxar

Alguns anos atrás, eu estava em um avião para a Tailândia. No meio do caminho, estávamos sobre uma terra que a maioria de nós não sabe que existe. Então meu amigo fez uma piada: “Eles vão atirar um míssil terrestre em nossa máquina imediatamente.”

Nós dois rimos.

Mas então cometi o erro catastrófico de imaginar a coisa toda …

Eu não conseguia parar meus pensamentos mais . Imaginei como o míssil nos atingiria, como o avião se partiria, como cairíamos.

O pânico me dominou.

Comecei a suar. Meu coração estava disparado. Eu pensei que meu coração estava prestes a pular do meu peito. Fui dominado por puro medo. Achei que mesmo se o míssil não nos acertasse, eu morreria de parada cardíaca.

Então fechei meus olhos e comecei a respirar fundo. Eu me concentrei na minha respiração. Senti meus pés firmes no chão. Então tentei relaxar meus músculos incrivelmente tensos um por um. Poucos minutos depois, tudo estava bem novamente.

Por que isso funcionou?

Porque o relaxamento elimina o medo. Não podemos ficar relaxados e com medo.

Você está com medo agora, tente relaxar:

  • Respire fundo.
  • Concentre-se em sua respiração.
  • Sinta seus pés firmemente no chão.
  • Tente relaxar todos os músculos, um de cada vez.
  • Faça carinho e concentre-se totalmente nas sensações do seu corpo.

E não pense em ser atingido por um míssil terrestre enquanto estiver em um avião …

6. Coragem é uma escolha

O medo é um dos sentimentos mais incômodos que existe. Mas você deve se acostumar com isso. Porque você sentirá medo continuamente em sua vida. Não importa como você aja, sempre haverá situações e coisas que te assustarão.

Perceba que coragem não é ausência de medo. Porque mesmo as pessoas corajosas têm medo. No entanto, eles optam por superar seu medo.

Sim, o medo é extremamente incômodo. Mas no final é apenas um sentimento. Isso afeta você, mas não o controla.

Imagine se você tivesse que fazer algo agora que o assustou enormemente. Provavelmente você diria que não pode fazer isso.

Mas e se eu lhe oferecer um milhão de euros por ele?

Ainda não?

E se eu colocar uma arma na sua cabeça e ameaçar puxar o gatilho?

Você faria isso Porque você pode fazer isso. E porque a coragem é, em última análise, apenas uma decisão.

mulher infeliz
mulher infeliz

O caminho para fora do medo

Como vimos, a maioria dos medos surge na cabeça. Para superar seus medos, é fundamentalmente importante que você esteja no controle de seus pensamentos.

Quanto melhor você controla seus pensamentos, menos seus medos o mantêm sob controle.

Infelizmente, a maioria das dicas de controle da mente não ajudam. Eles aconselham você a sempre pensar positivamente ou apenas substituir seus pensamentos negativos por positivos (o que simplesmente não funciona).

Por esta razão, escrevi um guia no qual você aprende 3 métodos para controlar seus pensamentos. Isso o ajudará tremendamente a avaliar seus medos de maneira diferente e, assim, derrotá-los.

Basta inserir seu endereço de e-mail e enviar o guia gratuitamente.

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